Muniz Sodre > Uma atração fatal Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Daniel Nunes

    Os petistas - assim como o ilustre professor esquerdista, petista e devoto lulista - sempre foram assim: se acham chiques, donos da verdade absoluta e que são integrantes de uma raça superior. Não veem que isso os faz serem justamente aquilo que, pelo menos no discurso, dizem condenar: são no fundo, no fundo: fascistas, nazistas e eugenistas - aqueles que estigmatizam, debocham e querem a extinção dos que pensam diferente.

    Responda
  2. Orasil coelho pina

    Qual a diferença substancial do inominável a de quem compara o governo de Israel, que se defende de cruéis terroristas, a Hitler?

    Responda
  3. Henrique Mello

    Seu texto é daqueles que gostaria de assinar em baixo, se me permitisse. Nossas esquerdas deviriam incorporá-lo no planejamento das eleições, sob pena de continuar a negociar com cunhas, lyras e assemelhados para ficarem livres das pautas-bomba.

    Responda
  4. Helio Cardoso

    Quando ele afirma que a eleição dele foi uma 'kgada', resta saber o que ele está querendo dizer ao povo que o elegeu? Que são todos da mesma laia?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Bingo!

  5. Nilton Silva

    E a humanidade vai cometendo os mesmos erros do passado. Quanta evolução!

    Responda
  6. antonio brito

    Com essa linguagem um ignaro como eu entende pouco. Porém está dizendo que os conceitos clássicos marxistas de luta de classe é incapaz de explicar o que está acontecendo nas mídias sociais.

    Responda
  7. antonio brito

    Com essa linguagem um ignaro como eu entende pouco. Porém está dizendo que os conceitos clássicos marxistas de luta de classe é incapaz de explicar o que está acontecendo nas mídias sociais.

    Responda
  8. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Muito bom texto. A pessoa que participa dos atos do ex-presidente, que morou na Flórida sente-se empoderada: Afinal Malafaia disse: "Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos."

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahah, "Não é boi, é vaca" foi ótemo. Tem burrro no meio, havemos de lembrar.

  9. Alexandre Pereira

    Sugiro ler Bonhoeffer, pois a teoria da estupidez nunca saiu de moda, de Lênin a Hitler, até hoje em dia. Mudam os ditadores, mudam os patrocinadores de narrativas, mas o fenômeno é universal. Diria, quase uma lei.

    Responda
  10. Marcos Benassi

    Sêo Muniz, caríssimo, não tenho dúvidas de que o senhor esteja correto na descrição da mecânica auricular neo-direitista: souberam dar ouvidos aos "iguais da plebe" e conquistar espaço afetivo. Mas na conformação da plebe em geral, há um mundo de gente que, por questões ainda a se mapear, não foram capturadas pelo autoritarismo, pela falaciosa "liberdade" Bozolóide e quetais. E não somente os concidadãos nordestinos, mas em SP capital mesmo: Nuñes e Tarcizão do Massacre temem-nos.

    Responda
  11. Helio Cardoso

    Naquela reunião ficou explícita como seus ministros foram tão covardes como ele, ou piores. Ninguém para questionar de forma direta a sua obsessão, em enfiar goela abaixo, fraudes inexistentes nas urnas, ciente por todos. Em sua megalomania nem percebeu que o golpe não se firmou devido à um milico 'kgão'. De que valeu, esses anos todos, ficar vociferando que é o 'comando supremo das FA! Barroso tem razão, é um 'mané'!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Poi Zé, caro Hélio, creio que todos concordavam com essa percepção bozolina de que ele não passava de "um Herda"; entretanto, pra peitar o sujeito, é necessário discordar de seus atributos essenciais - tipo misoginia, autoritarismo e eticéteras - e é nisso que o bando se igualava. Triste coisa, né não?

  12. Daniel Nunes

    O Sr. Sodré fala com tanto ódio e desprezo que não percebe o quanto está tomado por esses males. Ao chamar os outros de toscos e insignificantes, para dizer o mínimo - o que um cientista social jamais deveria fazer, mas procurar entender, interpretar -, revela-se ele mesmo um ser preconceituoso, cheio de discriminação e de eugenia, que se esquece a podridão moral, ética e criminal do lado e nas pessoas que defende e apoia.

    Responda
    1. Daniel Nunes

      Os petistas - assim como o ilustre professor esquerdista, petista e devoto lulista - sempre foram assim: se acham chiques, donos da verdade absoluta e que são integrantes de uma raça superior. Não veem que isso os faz serem justamente aquilo que, pelo menos no discurso, dizem condenar: são no fundo, no fundo: fascistas, nazistas e eugenistas - aqueles que estigmatizam, debocham e querem a extinção dos que pensam diferente.

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Não é porque o autor denúncia o bolsonarismo, que, necessariamente, ela não percebe a corrupção existente no PT. O problema é que costumaos pensar de modo binário: se não é boi é vaca, mas a realidade de tem muito mais matizes.

    3. Marcos Benassi

      Bem, prezado, há mérito em conseguir articular as ideias de modo inteligível e em bom português, não há dívidas disso. Todavia, o esforço intelectual que reconhece a tosqueira e a incapacidade da "zesquerda" de com ela se comunicar não o põe em pé de igualdade com quem, ao também reconhecê-la, instrumentalizou-a em seu próprio benefício, compreende? Não é que falte crítica às KHagadas esquerdistas: é que carece desmontar as direitolóides, das quais derivou o caos Bozofrênico.

    4. Helio Cardoso

      Está no local errado, cara. Ódio e desprezo sofremos em plena pandemia: desprezo pela vacina e ódio ao povo: 'não sou coveiro' e 'minha eleição foi uma kgada'! Mané.

  13. Claudio Roberto Cândido Rodrigues

    O próprio ex presidente se define como um político insignificante,do baixo clero ...mas uma facada que virou comoção nacional tornou-se presidente. E mesmo assim ainda tem seguidores cegos, tão burros quanto ele.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Facada que, talvez se reencarnação houver e eu voltar novamente como historiador, eu poderei analisá-la melhor. Precisaria ser muito melhor investigada. Que tal o Jornal tentar uma entrevistazinha com o Adélio?

  14. ADONAY ANTHONY EVANS

    O julgamento de Christian Brunckner, na Alemanha, acusado de matar Madeleine McCann e estuprar e matar outras, foi interrompido ontem por causa do Bolsonaro. Uma das juizas, que na Alemanha atua como jurada, postou mensagens contra Bolsonaro no primeiro ano de seu governo, dizendo ser ele um Demônio. Brunckner, talvez simpatizante do Mito, pediu a exclusão da juíza.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, caríssimo, jura? Não é feiqueníus? Pudera, então, que a chanceler alemoa apregoou nossa excelência anti-Bozolóide uns anos atrás, como um país que estava a combater mais eficientemente o blá blá blá direitóide do que eles mesmos, que, pela prática, deveriam estar na vanguarda. Avant garde sêmo nóis, ainda que penando pra enquadrar nossos milico.

  15. José Antônio

    "Como é que eu ganho uma eleição, um fodido como eu? Deputado do baixo clero, escrotizado dentro da Câmara, sacaneado, gozado, uma porra de um deputado". E pensar que cinquenta e sete milhões, setecentos e noventa e sete mil e oitocentos e quarenta e sete pessoas votaram nele. Abaixo o(a)s camisas amarelas.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      E, se depender da pobreza das réplicas à sua afimativa, Zé Antônio, percebe-se que não houve grande melhora...

    2. ARY OLIVEIRA

      ..assim como outros milhões votaram no atual, incompreensível!!

    3. ciro lauschner

      Ganha porque do outro lado tinha um PT detestado até o infinito que repetia que Dilma tinha sofrido um golpe, que tinha tirado milhões da pobreza e infernizava tudo mundo que pensava diferente, coisa que ninguem via.Depois Bolsonaro, trilhou o mesmo caminho e com mais idiotice que o PT.Agora esperemos o próximo espetáculo.

    4. José Antônio

      Valeu, Muniz! O artigo é muito bom!

  16. Luiz Paulo Barreto

    “Um fo dido como eu”. A parte da sociedade doente o elegeu e seria correto afirmar que também é fo Dida como seu eleito? Que se pode afirmar sobre os presentes na reunião e daqueles que se manifestaram?

    Responda
    1. ciro lauschner

      O PT o elegeu, assim como a direita silenciosa elegeu Lula.

  17. Enir Antonio Carradore

    Fala-se, na psicologia, da “síndrome do impostor” quando a pessoa tende à autossabotagem; o ex-presidente não reunia as duas palavras, apenas era o que era, como reconheceu. Quanto ao lumpen, revelou-se, enfim, o seu lugar na história: gravita no entorno dos templos religiosos. A luta pelo poder passou a ser uma cruzada no âmbito da fé; e a fé está além do espaço e do tempo, acima do entendimento científico, os argumentos tradicionais parecem não atingi-la. Armemo-nos de argumentos.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Putz, caro Enir, eu faria uma objeção: *um certo lúmpen*, porque ele existe também fora da esfera de influência pastoral - e nos salvou, aliás, lembrando dos concidadãos nordestinos. Aquele lumpesinato não se rendeu à igrejaria, assim como um proletariado urbano que também a ela "resiste" (senão ativamente, pelo menos ao chamado interesseiro das igrejecas vendidas). O que, evidente, não exclui a necessidade de melhoria argumentativa.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.