Eduardo Sodré > IPI Verde privilegia carro que roda com etanol e prejudica montadoras chinesas Voltar

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  1. Pery Pedro

    É o balcão de negócios reaberto, agora com Vaccari, recém sído do Xilindró, fazendo o recolhe com sua mochila preta. O apelido dele na planilha da Oderbretch é Moch. Quem está disposto a contribuir para o partido para ajudar a manter o amor e a democracia?

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  2. JOAO ENRIQUE DE MOURA ROSEMBERG

    "Eita" assunto complexo. Que tal valorizar e investir nos modelos de transporte público Ou vamos usar o carro modelo Flintstones.

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    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Você tem razão, ninguém fala nada a respeito do transporte coletivo.

  3. Gilberto Rosa

    Correto, logo os carros chineses serão também a alcool, ótima decisão, que as montadoras europeias e americanas invistam lucros em tecnologia e não na recompra de ações para aumentar os ganhos de curto prazo de acionistas, tornando suas indústrias menos competitivas no longo prazo.

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  4. Gilberto Rosa

    Correto, o alcool polui quase o mesmo que um carro elétrico, deve ser privilegiado, pois a gasolina polui 3 vezes mais. As chinesas irão se adequar. Parabéns ao governo por mais esta correta decisão, um carro híbrido gasolina alcool é o suprassumo da tecnologia verde no mundo.

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  5. Cesar Groh

    Novamente o Brasil privilegiando o atraso e favorecendo os senhores de engenho!

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  6. Graco Tognozzi Lopes

    O argumento da ABVE parece fraco. Um veículo híbrido elétrico e gasolina pode ser facilmente convertido em um veículo híbrido elétrico e flex. A tecnologia está disponível e o custo de conversão é baixo. Queixa inexplicável, portanto.

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  7. Silvio Kozasa

    Continuam ignorando a Emergência Climática. O etanol ainda emite 40% do CO2 da gasolina, graças às máquinas agrícolas e caminhões de transporte a diesel. As despesas com as tragédias causadas pelas Mudanças Climáticas é muito relevante! Já beneficiar indústria que não quer investir e a turma do álcool que não precisa de ajuda é estupidez.

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    1. Silvio Kozasa

      Existem caminhões elétricos. É imprescindível fazer a substituição o quanto antes dos caminhões a diesel por elétricos, assim como os automóveis. O custo ambiental da produção de veículos elétricos é semelhante ao dos a combustão, mas a médio prazo o benefício dos elétricos é gigantesco.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Os veículos a diesel não podem ser substituídos por elétricos? Não ouço, ou leio, alguém abordar o assunto. Não há substituto para o diesel?

    3. Silvio Kozasa

      Vale lembrar que mesmo a cana de açúcar absorvendo CO2 ao crescer, o diesel usado na produção e transporte perfazem 40% da emissão em relação à gasolina. Instalar postos de recarga é, a médio prazo, muito mais econômico e racional do que usar diesel em caminhões de transporte. Gasto ZERO com transporte de energia após a instalação. O etanol requer diesel.

    4. Gilberto Rosa

      Você está errado Kozasa, a cana de açúcar ao crescer absorve o CO2, busque estudos recentes que mostram que o híbrido polui quase o mesmo que o álcool, com a vantagem de uma indústria já existente, sem a necessidade de implantação de milhares de postos de eletricidade, cuja poluição nem foi computada neste cálculo, bem como a poluição remanescente das baterias velhas dos carros elétricos.

    5. Silvio Kozasa

      Esses 40% de emissão de CO2 do etanol em relação à gasolina, são após a fabricação do veículo (a fabricação emite CO2 também). Para carros elétricos no Brasil, com 85% da matriz energética não poluente, a emissão é muito próxima de zero. Para quem tem geração fotovoltaica em casa e carrega durante o dia, a emissão é virtualmente ZERO. Mas a quantidade de emissão de CO2 durante anos de uso do veículo a combustão é muito maior que a da fabricação e fabricantes podem usar energia limpa se quiserem.

    6. José Cardoso

      40% é uma enormidade. Um totalmente elétrico também não zera, fica em uns 35%. Um híbrido flex x elétrico talvez seja o melhor para o consumidor.

  8. José Cardoso

    Pensei que o congresso tinha aprovado uma reforma tributária, onde o IPI desaparece. Que IPI verde é esse??

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  9. João Larizzatti

    Enquanto isso, na Europa, ainda tem muito carro movido a diesel rodando.

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  10. Flávio Taylor

    Gente, que erro. Governo retrógrado.

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  11. Giovani Ferreira Vargas

    Modernismo peteziano... kkk Carro a álcool com kit antidengue... kkk

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  12. Giovani Ferreira Vargas

    Petezada não quer que o brasileiro tenha acesso a carros bons, modernos e baratos. Para o pobre, carro a álcool... kkkk

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  13. Marcelo Molinari

    Não existe razão para proteger ainda mais indústrias mais tradicionais em território nacional. Se o argumento for por proteger a indústria nacional, é de se respeitar empresas aqui instaladas gerando empregos direta ou indiretamente. Que o grosso do dinheiro vá para fora, isso já acontece. Indústria nacional msmo, tvz um dia... Os chineses em especial estabelecem plantas fabris novas e de melhor tecnologia? Pois ganham na livre concorrência. Câmbio e desligo.

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  14. Hernandez Piras

    Uma piada de mau gosto e impostura desavergonhada! Não se trata de um IPIVerde, mas de uma política feita sob medida para colocar mais dinheiro no bolso de montadoras estrangeiras já estabelecidas no Brasil e favorecer o setir sucroalcooleiro. Enfim, não faz mais do que ceder aos lobyes que sempre levam nosso dinheiro.

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  15. Pery Pedro

    A reforma previdenciária, a mais difícil de todas, foi feita com uma exceção: militares. Já imaginaram se tivesse sido feita por esse balcão de negócios que é o PT? Triamos exceções para todos os sindicatos e indústrias que estivessem dispostos a pagar, como acontece com a fiscal. Assim que as crianças forem embora, os adultos terão que arrumar mais essa roubalheira. De novo.

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    1. Marcelo Molinari

      Espero que o senhor não esteja se referindo a Bolsonaro e sua patota como adultos.

    2. Hernandez Piras

      A única exceção da reforma tributária é a despesa que mais cresce no sistema. E foi paga com a concessão de novos privilégios. E sao exatamente os beneficiários destes privilégios os "adultos" que o Sr Pery elegeu como salvadores do país. Não, Sr Pery, sua cura é bem pior do que a doença!

  16. Aderval Rossetto

    O IPI do Etanol é Verde devido vários motivos técnicos, vejamos: o veículo emitir metade do carbono por quilômetro rodado, já considerando a menor eficiência energética; ser totalmente renovável enquanto o elétrico pode usar até fonte fóssil; possibilitar empregos na agricultura verde nacional, assim como ser essa a principal cor da nossa bandeira.

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  17. jose prado

    O que o projeto não contempla são certos interesses específicos! Carros elétricos serão apenas montados no Brasil! O principal insumo será importado: a bateria e o motor! Não vamos jogar o etanol fora para satisfazer a classe média alta e os ricos! Tá na cara quais são os interesses específicos!

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    1. Alexandre Bau

      Que tal parar de separar para começar a agregar já que riqueza e bem estar é o objetivo de uma nação ?

    2. Lucas Fernando Amorim

      Que tal começar a produzir algo que presta no Brasil?

  18. Alexandre Sartori Barbosa

    O preço do Corola Cross Híbrido Flex é de cento e noventa mil. Pagando apenas 1% de imposto baixa para cento e setenta mil. O preço do mini BYD é de noventa e nove mil. Pagando 6% de imposto baixa para noventa e três mil. O Dolphin baixa para cento e quarenta mil. Os elétricos vão continuar vendendo que nem água os únicos prejudicados são os híbridos a gasolina que irão continuar carésimos.

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  19. Waldir Roque Maffei

    Aff. O imposto para os carros com etanol são menores porque é energia limpa. Ótimo! Se o imposto fosse "privilegia montadoras chinesas", iriam criticar mais ainda. Não dá para entender essas reportagens.

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  20. Waldir Roque Maffei

    Aff. O imposto para os carros com etanol são menores porque é energia limpa. Ótimo! Se o imposto fosse "privilegia montadoras chinesas", iriam criticar mais ainda. Não dá para entender essas reportagens. PI Verde privilegia carro que roda com etanol e prejudica montadoras chinesas

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  21. José Nilson Gregolis

    O etanol é produtivo a partir do plantio da cana. Temos sim de previgeliziar o etanol. Gera emprego e progresso. Chega desse povo chinês que explora a mão de obra dos trabalhadores . Temos sim de incentivar a indústria nacional com menos dependencia dos chineses ou de qualquer outro pais .

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  22. Alexandre Bau

    Etanol produz emprego não a pobreza da extração mineral para confecção de baterias nem a concentração de renda nos extratores e beneficiadores de petróleo. Agora é dar força para a industrialização da roça para vendermos comida pronta e não Comodities para ou outros enriquecerem. E nem entramos no aspecto ambiental, vão fazer o que com as baterias usadas e qual a origem da energia para carrega-las ? Bom pensar e não repetir o que falam

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  23. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Medidas inteligentes. O híbrido a etanol é o carro mais sustentável do momento (do berço ao túmulo). Precisamos baratear o carro flex híbrido popular. Seria uma excelente estratégia de transição, considerando que a infraestrutura de carregamento de baterias é cara e o país tem dimensões continentais.

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  24. Ivan Bastos

    O Brasil tem etanol, diferentemente de outros países, e esta realidade tem de ser considerada nos aspectos fiscal, tecnológico e ambiental.

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  25. lenise de souza ferreira

    Brasil na retaguarda, sempre.

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  26. claudia pinto

    O problema do elétrico está no descarte das baterias após esgotarem seu uso. Estudos na Alemanha tem esforçado para reaproveitar o lithio das baterias.

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  27. Ian Bacelar

    Repetindo erros do passado com uma visão míope. Enfim não poderia esperar nada diferente. Vamos na contramão do mundo novamente que devemos ser mais inteligentes que os outros.

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  28. henrique peluso

    Essas alíquotas especificadas no texto têm um leve odor de protecionismo, que já se mostrou extremamente danoso para a inovação tecnológica do setor automotivo brasileiro. Uma pena a importação de carros usados ser proibida, mesmo com o imposto de importação em 60%, compensaria muito

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  29. edilson borges

    enquanto a matriz de geração elétrica não for totalmente renovável, queimar carvão ou gás prá complementar, só carro que use etanol como fonte energética é de fato verde. se hoje as hidro dão conta da produção abastecendo os carros, amanhã os reservatórios ficarão vazios e será usada energia fóssil. um carro de 100hp (76kW) consome ao menos 115hp por recarga, descontando o consumo da bateria, que é mais de 1/3 do meu consumo mensal de eletricidade...

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  30. RAULAND BORBA BATISTA

    Não adianta os chineses vão ficar com 50% do mercado , o restante dos 50% ficaram essas montadoras que pararão no tem e no espaço.

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