Samuel Pessoa > Cristina falou Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Não entendo porque os colunistas econômico não levam em consideração os gastos exorbitantes dos polÃticos. Reservam R$53 bilhões para comprar apoio. 513 deputados federais e 81 senadores cada um e tem acima de 30 assessores que ganham muito bem sem produzir nada. Além disso a corrupção é frequente. É aà que está o x que impede o paÃs de andar para a frente.
Falta explicar como os argentinos não aproveitaram o boom das commodities para se livrar de sua dÃvida externa, e construÃrem uma bom estoque de reservas como fizemos. Nessa perspectiva, vemos como a era PT, apesar de ruim, poderia ter sido pior.
O PT foi ruim? Aponte um governo, que você considere bom, por gentileza?
Cristina é tão relevante politicamente quando Dilma. Dois zeros à esquerda. Um zero pra cada uma.
A dÃvida bruta quando o PT chegou ao poder, em 2002, e o paÃs devia 40 bilhões de dólares ao FMI, era de 80% do PIB e quando Dilma saiu, em 2015, estava em 65% (Não toquem nas reservas internacionais. No blog de Mauro Sanatayana, um prêmio á inteligência). Ao deixar o governo, o Inominável deixou a relação dÃvida/PIB abaixo ou acima dos 65%? Colocou quanto nas reservas internacionais? Lula e Dilma criaram uma reserva internacional de mais ou menos US$ 382 bilhões de dólares.
Parece que o artigo de Roncaglia incomodou não só Samuel Pessôa, mas também a alguns leitores que se manifestam aqui. O que eles não admitem é que o custo social dos ajustes econômicos tem muito de decisão polÃtica - a de saber quem paga a conta. De fato, são sempre os mais pobres. Como na matéria hoje sobre a facada dada por um homem branco em um negro: a polÃcia algemou... o negro. Ou seja, o mais pobre. O neoliberalismo, feitas as contas polÃticas, é irracional.
Parece que o artigo de Roncaglia, que toca certeiro na ferida da desigualdade, incomodou Pessôa.
O que Cristina fala o gato enterra
Só quem não viveu a hiperinflação menospreza qualquer controle mais rÃgido, era a potencialização da desigualdade, só os mais ricos tinham acesso à proteção do capital nos bancos, over night, o resto da sociedade corriam aos mercados para a compra do mês antes que seu dinheiro evaporasse. Anos de estagflação, superado só no plano Real, sem dizer as loucuras dos planos anteriores a ele. Resolvendo a inflação, o fator de desenvolvimento seria o gasto mais eficaz do governo, aà está o problema.
Samuel não está em boa fase. Isto acontece também com craques. Ele joga os holofotes sobre Cristina, e, pasmem!, sobre Roncaglia
Claro "Pessoa" tecnicamente Seu texto esta impecável, sem nenhuma contradição e não tem como dizer uma , ao contrário. Mas alguma vez já pensou no "custo social" ou isso é apenas um detalhe ? Passar fome ou ter um filho sem poder ir à escola por estar faminto, isso não significa nada na sua escola de economia ?? Fico nisso pra não assustar o Pêssoa e não alongar.
Acho que 95% da população entende que não devemos deixar pessoas passarem fome. Aliás, governos estaduais e federal têm programas de distribuição de renda que combatem esse problema. O Sr. Luiz Carlos não os conhece?
Em relação ao Brasil, o missivista argumenta que o golpe na presidente Dilma foi necessário, para que erros praticados por Guido Mantega fossem corrigidos, ou a conta viria sobre os pobres. Na real, assistimos a implementação de um teto de gastos sociais, a precarização dos contratos trabalhistas, o confisco da previdência do pobre o estouro dos juros que levaram 125 milhões de brasileiros à insegurança alimentar e 33 milhões à fome. Além de multiplicar as fortunas dos mais ricos. Não entendi?
Prezado Paulo. Não foi a polÃtica da presidente Dilma que levou à recessão, foram as pautas bombas e a lava jato que destruiu o setor produtivo do Brasil. E toda a desgraça veio depois, quando os neoliberais retiraram do povo trabalhador para dar aos ricos. A sorte é que o povo acordou e o presidente Lula novamente põe o paÃs para funcionar. Voltamos a ter respeito internacional e a produzir riqueza pelo trabalho, ao contrário de ficar tirando dinheiro dos pobres para dar aos ricos.
Olha, na real a polÃtica da governanta e seu staff nos levou à pior recessão da história desse paÃs. O Sr. já esqueceu?
Andre Roncaglia, com benevolência, é só cognitiva mente prejudicado. Sem contar o caráter…
Não tenho procuração para defendê-lo, mas o professor André Roncaglia representa o mais alto nÃvel do pensamento econômico, com a postura irretocavelmente ética nas sua publicações.
Eu li o texto do Dr. André, e não sei se me deu pena ou raiva de quem participou da sua banca de doutorado.
Talvez o senhor queria explicar. As análises do Roncaglia são bem embasadas- pode-se discordar, por óbvio, mas seria interessante conhecer seu arcabouço teórico
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Samuel Pessoa > Cristina falou Voltar
Comente este texto