Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. MARIA CHRISTINA DE ALMEIDA

    Gostei da sua análise. Na Argentina é como se todos fossem intelectuais. Todos se consideram herdeiros de Borges e os jornalistas são os príncipes da alta intelectualidade. A Argentina é só um acidente na América Latina. Milei revela-se à altura das doutas letras do país.

    Responda
  2. Gilberto Rosa

    Não podemos deixar de esquecer que a Argentina, com a eleição de Milei, deixou de fazer parte dos Brics, dos mega inimigos dos EUA, China e Russia. Para isto serve as ferramentas de internet americanas, das maiores fortunas do mundo, Amazon Bezos, twiter Musk, Instagran Facebook Zuckerberg, além de Apple e Microsoft Black Rock, 5 mais ricos do mundo duplicaram suas fortunas nos últimos 4 anos, enquanto a grande maioria perdeu. Argentina vai auxiliar no crescimento destas fortunas e de outras.

    Responda
  3. Gilberto Rosa

    Esta coluna quer mascarar os interesses geopolíticos e financeiros das ferramentas da internet por detrás de Milei, os mesmos interesses que atuam no Brasil, que em conjunto com a velha e bilionária elite argentina, elegeram Macri, outro Zé ninguém, que foi sacado no anonimato para virar presidente como solução, tudo arquitetado nos mínimos detalhes com o ator Milei. São estes mesmos bilionários argentinos, junto com financiadores externos, que estão ganhando com a derrota do povo argentino.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      * onde falei Macri, era Milei, mas dá no mesmo.

  4. GERALDO MOURAO

    Interessante não.!? Tá parecendo o que tá acontecendo com um certo país grande mais ao norte da Argentina. Só que aqui a porcentagem é maior, 100 por cento apoia o desgoverno do descondenado.!!!

    Responda
  5. neli faria

    Se for como aqui! Os governos, estaduais, municipais, e principalmente, Federal, entopem os meios de comunicação de propagandas, pessimamente feitas e a mídia se cala num silêncio subserviente.

    Responda
  6. José Moreira

    Antes as coisas estavam feias e agora estão pretas!

    Responda
  7. Evando de Abreu

    Paulo, que roubar democracia? está delirando. Nossa democracia está se tornando uma ditadura de toga, presos políticos sem direito à defesa. Acorda amigo.

    Responda
    1. RANULFO FELIX JUNIOR

      Então aquelas camisetas e faixas estavam pregando era falso? As pessoas saiam as ruas e gritavam slogans para, no fundo, quererem outra coisa? Estavam todos nos enganando? Não queriam golpe de estado? Nossa, cara! Você é um gênio ao descobrir isso.

  8. Nelson Goulart

    Só não entendi falar da inflação de 20% como se fosse cria do Milei. No restante concordo; a mídia sempre está ao lado do governo de plantão. B Estes dias vi até um anúncio do governo federal na TV do tal "apóstolo" de chapéu.

    Responda
    1. Carlos A Nogueira

      É evidente que Milei não tem nenhum plano para acabar com a inflação. A inflação está aumentando e o poder de compra está piorando, com o fim dos subsídios. O povo está ficando cada vez mais pobre, mas agora, sem qualquer proteção estatal. Cedo ou mais tarde, haverá um caos social incontornável. Mas antes lá do que aqui. Enquanto isso, o governo Lula aumenta nossas reservas internacionais protegendo a economia (aliás que só existem por conta do petismo).

    2. Nelson Goulart

      Agora foi. Tirei uma parte do comentário que a Folha não quer que seja lembrada.

  9. José Cardoso

    Quando um presidente acabou de ser eleito e tenta tirar o país de uma situação muito difícil é natural a torcida por ele. O Collor só começou a ser abertamente criticado quando ficou claro que seu plano estava afundando. A entrevista com o Pedro Collor foi a cereja do bolo. Mas no início a cobertura era favorável.

    Responda
  10. Evando de Abreu

    Vanderlei, o tem que apoiar não é no sentido imperativo, talvez tenha me expressado mal e poderia ter escrito que é melhor apoiar quem está tentando acertar, do que o que a imprensa faz aqui, que massacrou bolsonaro durante todo seu mandato.

    Responda
    1. Pedro Albuquerque Neto

      Bolsonaro não governou o país. Ele abdicou desse encargo por duas simples razões. A primeira, porque ele não tinha a menor capacidade de governar o país, por incompetência, inépcia, inabilidade, ignorância. A segunda, porque ele passou os quatro anos construindo o golpe de Estado permanente, armando confusões, plantando o caos, provocando fricções institucionais, aparelhando os órgãos de controle, subvertendo o papel das Forças Armadas, desmontando o Estado.

    2. Paulo Afonso Bisol

      bah, o cidadão de bem tentou roubar a democracia e ainda dizem que ele foi massacrado pela imprensa...

  11. André Silva de Oliveira

    Hoje prevalece, segundo a jornalista Consuelo Dieguez no livro O ovo da serpente, o jornalismo de opinião e não o jornalismo investigativo (existe outro?). Acontece por aqui também, a Argentina não é um caso isolado.

    Responda
  12. ADEMAR EUCLIDES MONTEIRO

    Já vi esse filme.

    Responda
  13. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    O Clarin sempre foi à direita. Inimigo jurado do peronismo, não por causa do autoritarismo, mas pelos direitos trabalhistas.

    Responda
  14. Evando de Abreu

    Tem que apoiar mesmo. A esquerda, da qual você faz parte, torce para que tufo dê errado, mas são vocês que acabaram com a Argentina e com o Brasil. Bolsonaro tentou e conseguiu mas aí vieram as tais urnas e o cara voltou à cena do ceime

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Outra coisa interessante é o censo de democracia: "tem que apoiar." Ou seja, à moda fascista ou stalinista, todos tem de estar ligados na mesma emoção. Prá frente Brasil!

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Acho interessante à força que se atribui `a esquerda. O capitalismo, com seu cortejo de despeito ao meioambiente e a todes e vulvenáveis sempre esteve muito bem de saúde no continente. A última ação de Dilma foi naugurar Belo Monte.

  15. luis augusto batista couto

    É claro que a imprensa o apoia. Veja bem, o Macri se elegeu e fez o empréstimo de bilhies6com o FMI para a elite Argentina mandar sua riqueza para o exterior, pois para isso é necessário dólares. O Miley foi posto lá para vender as empresas e recursos naturais por preço de banana..a bolsa Argentina disparou, mas o argentino comum não tem grana para comprar comida, imagina comprar ações. Impossível. O povo está passando mais fome agora do que no governo Fernandez.

    Responda
  16. marco martins

    Aqui tá acontecendo mais ou menos a mesma coisa, o Lula está fazendo um governo Patético, a economia patina, as reformas não avançam e a grande mídia passa pano, ocupando 80% do seu tempo falando do Bolsonaro, quê tá morto.

    Responda
    1. Carlos A Nogueira

      Um cinismo asqueroso. Economia indo mal? O menor índice de desemprego dos últimos 8 anos. Reservas internacionais de quase 400 bilhões de dólares. Aumento da renda do trabalhador. Economia crescendo a 3% no último ano, isto é, maior que a média do governo do bozo. Superávit comercial recorde. Um cinismo porco.

  17. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    Quem assistiu logo após a posse desse louco, viu uma.jor alista falando para as crianças comerem menos, de preferência somente a noite para dormirem. Então é isso.

    Responda
  18. José Ricardo da Silva Souza

    Milei vai acabar com a Argentina assim como nosso ex delinquente da República fez aqui: comprando tudo e todos com dinheiro público para poder continuar com seu projeto megalomaníaco de poder. Triste para Los hermanos mas quem vota em elementos assim declaradamente marginais merece sofrer como sofremos até hoje com esse câncer reacionário aqui. Que sirva de lição pelo menos. Será?

    Responda
  19. ROBERTO dE OLIVEIRA FLORES

    E no Brasil?

    Responda
    1. RANULFO FELIX JUNIOR

      Está em outras reportagens. Esta é sobre a Argentina. Que tal fazer isso?

  20. ademir sampaio de campos

    O Napoleão de hospício portenho, acobertado pela mídia comprada, vai arrebentar com o que sobrou da Argentina. Não existe plano econômico nenhum. Os pobres vão pagar a conta enquanto a tal da casta vai dar risada da cara dos otários que acreditaram e votaram no Paulo Guedes deles!!!!

    Responda
  21. Paulo César de Oliveira

    Pelo menos a imprensa local está apoiando Milei. Seria uma penas se as reformas propostas por ele não forem aprovadas. Ficaria a triste sensação de que poderiam ter dado certo caso tivessem sido implementadas sem grandes distorções. Uma pena jogar fora um plano tão bom.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Bom prá quem?

    2. Anderson Francisco

      Vai morar lá.

  22. Giovani Ferreira Vargas

    Petezada começando a entender que o mundo não gira em torno do umbigo da esquerda...

    Responda
    1. Flavio Camilo

      Mas desconfio que está girando em torno de um buraco escuro e fedorento dos hermanos, e acho que vai entrar com bastante força !

  23. Nelson Goulart

    Só não entendi falar da inflação de 20% como se fosse cria do Milei. No restante concordo; a mídia sempre está ao lado do governo de plantão. Basta ver que a primeira coisa que se fez em 2023 foi aumentar o percentual de verba das estatais para elas. Estes dias vi até um anúncio do governo federal na TV do tal "apóstolo" de chapéu.

    Responda
    1. RANULFO FELIX JUNIOR

      A inflação atual é sim culpa dele. Era alta, todos sabemos. mas a de hoje é o dobro de antes.

  24. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    A mídia eh sempre porta-voz das elites econômicas liberais. Os banqueiros dominam os meios de comunicacao . Eh preciso meios de catequisar o gado em todo lugar do mundo. Alguns são descarados , mentem sem corar, como o Estadão. A folha sempre disfarçou. Só agora resolveu soltar a franga com a desfeita do golpe liberal que ela ajudou a criar.

    Responda
  25. SERGIO VICENTIN

    A grande midia nacional é respon´savel pelo descalabro governo bozo. Havia chamadas para pessoas irem às ruas contra Dilma, havia patrocinio ao MBL e congeneres. A hipocrisia e interesses excusos e ocultos não tem pátria.

    Responda
    1. Dea maria Kowalski

      E em São Paulo as catracas do metrô foram abertas para o povo poder chegar às manifestações contra a Dilma. A imprensa e a direita abriram a porteira para o inelegível. Fizeram de tudo para colocá-lo no poder.

  26. Paulo Jr

    Aqui tem entrevistas com perguntas difíceis? Eu não tenho tido a oportunidade de assistir.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Paulo Guedes sempre foi uma vaca sagrada. Nunca foi incomodado.

  27. Paulo Jr

    Ainda bem que aqui no Brasil é diferente, e os presidentes são entrevistados a cada 15 dias por jornalistas de diversos perfis, tendo que responder a perguntas incômodas e questionamentos difíceis. Só que não...

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Fui falar em Paulo Guedes e meu comentário foi para o Gulag.

  28. Pedro Amaral

    Sorte nossa, que temos uma imprensa completamente imparcial e objetiva...totalmente livre de interesses. Ufa !! Desse mal não sofremos !

    Responda
  29. Marcelo Godoy

    Vim te five em dezembro último.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Na Gaseta do Povo, jornal francamente bolsonarista está assim: "Miley desacelera a inflação." Acho interessante a visão de que se eu torcer contra alguma coisa vai acontecer.

    2. Marcelo Godoy

      Maior que em janeiro.

  30. Marcelo Godoy

    Só pq falei que em dezembro foi de 25,5%.

    Responda
  31. Marcelo Godoy

    A articulista deveria pelo menos ter dito que a inflação de dezembro de '23 na Argentina foi de 25,5%.

    Responda
  32. Marcelo Barbosa

    Ehhh, entendi as criticas a imprensa argentina que não "entendeu" que o seu papel na sociedade é fazer críticas ao governo, independente de quem esteja lá, talvez estão espantados com o tipo de governo que o país assumiu nunca antes visto na história, e sim, sensacionalismo na imprensa dá audiência e dinheiro, agora eles estão descobrindo isso colocando as periferias como se fosse Medellín nos anos 80.

    Responda
  33. Jean Arakawa

    Em termos de subserviência da mídia, a colunista poderia falar do seu próprio veiculo, esta Folha de São Paulo, que é mero instrumento de propaganda do atual Governo Federal, o “Brasil para todos”.

    Responda
    1. Marcelo Barbosa

      Nossa, nada a ver, ouça "A Voz do Brasil" aí verá o que é propaganda de governo.

  34. Pery Pedro

    Artigo pueril. Os meios de comunicação argentinos estão exaltando Milei, que pegou uma situação econômica controlada e agora crava mais de vinte por cento de inflação. Uma tragedia. Como são ignorantes. Ainda bem que temos o articulista desta Folha, que sabe mais que todos eles. Minha filha tem dezessete anos, foi bem no Enem em redação. Faria melhor. Quanto à imprensa livre, pergunte a qualquer argentino da guerra dos K contra o Clarin. Ate o papel do jornal proibiram de ser importado.

    Responda
  35. Raymundo de Lima Lima

    Esperavam de Milei imprensa democratizada, livre, aberta? Milei se inspira(ou faz plágio?) de Putin, q proibe imprensa e pessoas comuns usarem a palavra Guerra-Ucrânia, é pra dizer Operação Militar Especial. A morte calculada de Alexei Navalvy, não aparece seu nome na imprensa, mas sim 'opositor', 'extremista', etc Ou seja, eles não tem coragem moral de assumir ditadura, mas sim 'democracia relativa', democracia ativa, etc

    Responda
  36. Luiz Carlos D Oliveira

    Dentro desse ambiente, será que podemos aceitar como verdade as próximas "notícias" econômicas de fevereiro ??

    Responda
  37. nestor jung

    ESSES SÃO????? Acho que a colunista quis escrever exceção....

    Responda
  38. Nelson Franco Jobim

    A Argentina tem grandes jornais ligados às classes empresariais, Clarín e La Nación, e um jornal peronista de esquerda, Página 12. Mas Perfil se apresenta como independente e tem sido bastante crítico do governo Milei.

    Responda
  39. Marenildes Pacheco da Silva

    Dizem que dinheiro compra até amor sincero e que dinheiro não compra felicidade, mas manda buscá-la. Infelizmente o dinheiro sempre comprou e vendeu "noticias" falaciosas, é triste ver repórteres com ideologias partidárias, mas repórteres mercenários são piores. Parece uma tendência global, cada um propaga o que lhe convém.

    Responda
  40. Joaquim Rocha

    Aqui também tivemos muita mídia vendida como a jovem pan e outros. A escória do jornalismo.

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      Smartfit, Havan, Madero, Coco Bambu, Mormaii, Localiza, Cyrela, Riachuelo, Centauro entre outras são exemplos de empresas que apoiaram o golpismo do expresidente, lógico, com fins de retorno financeiro, perdão de impostos etc.

    2. Marcelo Barbosa

      Joaquim, sabe o que eu fico encabulado, empresas ainda apoiando a JP News como a SmartFit, cara, eles patrocinam ainda na emissora mesmo depois de tudo que aconteceu lá.

    3. Marcelo Barbosa

      Nossa André, não vejo a CNN Brasil dessa forma não, eles possuem uma "visão" ocidental por questões de valores mesmo mas jamais chega a ser "falsas equivalências dos fatos".

    4. ANDRE MARTINS

      Joaquim, você falou tudo! Vou só acrescentar a CNN, que segue o modelo estadunidense, com falsas equivalências dos fatos. Abs