Opinião > Navalni e a Rússia Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Essa morte simboliza as atrocidades de uma autocracia sanguinária,como foi a de Stálin.Navalni não era um salvador de uma pátria falida,mas era uma voz de questionamento.Discutir se Putin tem culpa nessa morte?Ele até sobreviveu muito!Eu votei no Lula,mas ele é obtuso e fala bobagem demais,parece frontalizado.Como abona Putin ,Maduro ?Eu concordo com as crÃticas ao massacre de Gaza,mas não é coerente atacar Israel e defender a Rússia (e as vidas ucranianas,e os refugiados venezuelanos?)Minha opi
O Pútin é um tirano, sua guerra cruel na Ucrânia dispensa outros comentários, só não vê quem tem pensamentos e valores ditatoriais como ele!
O inacreditável é a crença de parcela ingênua da esquerda que o ditador Putin seja um paladino do anti-imperialismo ocidental, mas esquecem que a Rússia nunca descolonizou a Sibéria e o Cáucaso, onde vivem milhões de várias etnias subjugadas pelo imperialismo russo. Putin é um lÃder autocrata de direita que é apoiado por uma elite que se apropriou de ex estatais soviéticas, Trump e a extrema direita mundial tem ele como modelo, o czar só apoia ditaduras de esquerda para contrapor o ocidente.
A verdade é que democracia é um valor que os ditadores sanguinários de extrema direita, extrema esquerda ou teocráticos odeiam, qualquer dissidência é eliminado. Todos que divergiram do czar russo foram assassinados por envenenamento, quedas de andares altos ou mau subido, até agora não foram esquartejados como na Arábia Saudita ou milhares mortos nas manifestações depois do espancamento de uma moça por usar o véu islâmico errado como no Irã.
Parece que a morte deste "dissidente" causou mais comoção na redação desta Folha que na Rússia, onde o extremista de direita opositor do Putin mal teve 1%, realmente a Folha escolhe mal seus super-heróis...falando nisso tem notÃcias do Assange ?
Aliás, a devoção com que tantos idólatras de Putin se entregam ao trabalho de depreciar e caluniar Navalni demonstram de forma cabal porque ele era tão importante e precisava ser assassinado. Quem precisa de gângsters como Putin como heróis em nome de um pretenso anti-imperialismo (logo ele!), não tem muita autoridade para criticar herói alheio.
Causa estranheza que tantos russos em tantas cidades daquele paÃs estejam depositando flores em monumentos provisórios para pessoa tão irrelevante. E que esta pessoa irrelevante cause tanto temor ao regime que seus esbirros sejam vistos e filmados desmontando cuidadosamente aqueles mesmos monumentos. É muito trabalho para tão pouco importante.
Ao contrário deste editorial, penso que "Navalny morre levando consigo as últimas esperanças de um Rússia livre", Le monde
Parece que a tradição assassina dos dirigentes russos é amplamente apoiada pela população. O Ocidente deve ignorar o estilo russo de viver, apenas tomando os devidos cuidados com sua polÃtica traiçoeira. Um boa medida seria transformar em exclusão permanente, a suspensão desse povo das OlimpÃadas e demais competições esportivas em geral, posto que transparência e honestidade não são relevantes para eles. Trapaceiam rotineiramente e parece que isso não incomoda a ninguém do império da truculência
O que impressiona na Rússia é coragem desses lÃderes dissidentes apesar da brutalidade da repressão. Não se vê isso no Irã, Arábia Saudita ou China. Esse daà voltou ao paÃs, apesar de ser praticamente um suicÃdio. O mesmo com a revolta armada do Pirigogin.
Queria ver a Folha comentar a degeneração crescente do ocidente ao apoiar Israel no seu genocÃdio palestino.
Aqui perto nós temos uma ditadura vira-lata tão sanguinária quanto a russa e que também goza do apoio do governo de plantão.
Bolsonaro foi um grande fã do fundador desta ditadura vira-lata, por sinal. É uma paixão que ele já compartilhou com o PT, assim como compartilha a devoção a Putin. Ou você já esqueceu a visita a Moscou, a film de emprestar seu apoio a iminente invasão da Ucrânia? Memória seletiva, hein?
Putin precisa de assassinar alguém, com grande regularidade, para satisfazer a sua verdadeira natureza.
Acha que um prisioneiro no Ãrtico, que sai para dar uma volta a temperaturas extremas (-24°C), precisa mesmo ser assassinado! Só isso já deve matar, não acha?
Esperando um editorial sobre o calvário do jornalista norte-americano Assange, preso há anos por ordem dos EUA que querem extratita-lo. E quem mandou matar Marielle Franco? Ou só Putin é malvadão e o resto são um bando de quirobins. E não seria melhor aguardar a autópsia antes de apontar o dedo a Putin? Outra, porque as as quase 30 mil mortes na faixa de Gaza não provocão tal comoção?
E recorrer até ao assassinato de Marielke para justificar a morte de Navalni é muito baixo, hein? De fato, o senhor está muito longe de ser um "quirobim"!
Cabe lembrar que, além de ter entregue o governo da Chechênia a um psicopata homicida, Putin continua a oprimir os chechenos com toda sorte de atrocidades. E nenhum dos nossos anti-imperialistas de plantão ousará sequer insinuar que o grande Putin fez isso porque a Chechênia é rica em petróleo. A obsessão por petróleo, como você sabe, é uma singularidade de americanos.
Não "provocão" tanta comoção nos fanáticos porque a comoção destes é sempre seletiva. Veja você que, anos atrás, quando Putin promoveu um verdadeiro massacre na Chechênia, fazendo na capital deste paÃs uma destruição comparável a que sofre agora a Faixa de Gaza, poucos os que gritam neste espaço pelos palestinos ousaram lembrar naquela ocasião que os chechenos também são seres humanos.
O irmão do Navalny, Oleg, era dos Correios e, para atender áreas remotas,tercerizou as entregas para uma empresa, sabem de quem? Do mano Alex. Daà este ser processado por fraude e corrupção (não sei o que ocorreu com o Oleg). Portanto, não encham tanto a bola do cara, pois trigo limpo não é. Está na Internet.
Cadê os putinianos comentando? Só gostam de falar mal da Ucrânia e do presidente artista de lá? Do jeito que são 100 noção vão dizer que o opositor não morreu de morte matada e que a culpa é da Otan.
Coloque uma enorme organização militar hostil ao Brasil no limite de suas fronteiras marÃtimas e terrestres. Daà entenderá o que se passa na Rússia e porque Putin tem aprovação esmagadora.
Os EUA já nos cercam! E sempre estão por tras dos golpes e desestabilizações na América Latina!
Eu não sei porque, mas o nome de Julian Assange me ocorreu ao ver a história de Nalvani. Da mesma forma, o nome Guantánamo me veio à mente, quando descreveram a prisão russa. Porque será?
Porque o extremista sempre acha que a invasão do Iraque justifica a invasão da Ucrânia, o massacre de uns justifica o massacre de outros, o golpe de uns legitima a ditadura de outros, etc. Quem não tem ética, sempre encontra um precedente que legitime os seus crimes.
Autoritarismo na Rússia, assim como entre nós, não é degeneração, é tradição. Yeltzin cantado como democrata, não teve problemas em tentar dissolver o parlamento em abril de 1993 e em outubro dissolver à mão armada.
Só agora o editor vê evidências de autoritarismo no ditador russo?! Que aliás ele não trata como ditador, como faz com outros governantes da esquerda , até menos mortais.
"Outros governantes de esquerda" . Que piada: o maior aliado da extrema-direita europeia, amigo de Orban, Marine Le Pen e Netanyahu, para o petista é de esquerda! O Olavo devia estar certo, até Hitler é de esquerda!
Gulag foi sensacional
Meu comentário ficou preso no Gulag. Bem, Na Rússia ditadura, assim como entre nós, não é degenração é parte da cultura.
Dizem que a Rússia nunca experimentou uma década sem um tirano, seja, tzarista, comunista ou capitalista. Isso numa terra de gênios literários e cientÃficos. Mas uma vez mujique, sempre mujique, ainda tem que tem a vodka...
Eu assisto um canal no Y. T de entrevista aos pedestres nas ruas da Rússia. Hoje vi vários russos dizendo que sim, a Rússia levará a democracia e a liberdade de expressão e bondade para a Ucrânia. A oposição diz que a lavagem cerebral é feita nas escolas e eles só tem a TV como fonte de informação. Na área de comentários, muitos os chamam de "zumbis".
Putin matador não é o que me assusta, mas sim esses 80% de aprovação. Cada ditador tem o povo que merece e o contrário.
Não por acaso o ex-presidente, que morou na Flórida, foi à Rússia lamber as botas de Putin e dizer que o relacionamento "homoafetivo" estava dez. Afinal Putin é tudo o que o ex-presidente, que morou na Flórida, gostaria de ser.
Se fosse aqui e o ditadorzinho tivesse dado o go lpe, um cara como Navalni iria, por ordem dele ou dos filhotes para a tal "pon ta da p raia" que ele enche aquela boca im unda para ameaçar as pessoas que ele julga inimigos. Sem con tes ta ção dos des vai rados se gui do res.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Navalni e a Rússia Voltar
Comente este texto