Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. jose prado

    Breve interrupção! Assim que assumir o devasso derrubarar a lei imediatamente! Os texanos assim i determinarão! Se estiver esperando alguma coisa das eleições no mundo a velhinhas vai morrer esperando!

    Responda
  2. jose prado

    Breve interrupção! Assim que assumir o devasso derrubarar a kei imediatamente! Os texabis assim i determinarão! Se estiver edoerando slguma coisa das eleições no mundo s velhinhas vai morrer esperando!

    Responda
  3. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

    Caro prof.Candido esse seu ótimo artigo,a onde mencionas a relutância de uma das maiores economias do mundo em caminhar para a energia limpa irá fazer falta em termos de tempo quando o Apocalipse chegar

    Responda
  4. Amelides Santos

    Como assim medida a favor do "clima"? É medida econômica e mudará logo que o interesse econômico mudará. Pura hipocrisia. Pra variar!

    Responda
  5. Alexandre Marcos Pereira

    Se os fatos mudam, é razoável que mudemos de opinião. A capacidade de atualizar nossas crenças em resposta a novas informações é fundamental para o pensamento crítico e o aprendizado. Quando nos deparamos com evidências confiáveis e robustas que contradizem nossas crenças anteriores, é sinal de uma mente aberta e flexível reconsiderar e ajustar nossa opinião de acordo com os novos dados. Isso não apenas reflete honestidade intelectual, mas também nos permite entender melhor o mundo. Parabéns!

    Responda
  6. Marcos Benassi

    Seu Candido, deu-me um dó disgramado da Dona Jane, que deixou a paz dos seus amados gorilas de verdade pra brigar com os metafóricos gorilas Republicanos. Olha, o gás, além das questões levantadas sobre os terminais, tem na *absoluta sujeira* do fracking outro enorme inconveniente. O método é horrível, redunda em severo desperdício, poluição dos lençóis de água em níveis alarmantes, extremamente tóxicos para animais e pessoas, um despautério. Olho vivo no financiamento do gasoduto argentino.

    Responda
  7. José Cardoso

    Boa notícia. Esperemos que a Noruega tome coragem e suspenda sua produção de petróleo. Medidas de impacto como essas em países ricos, que podem se dar ao luxo de tomá-las são fundamentais.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Tenho severíssimas dúvidas de que a Noruega pare de explorar petróleo; se não iniciar a exploração subaquática de minérios, já vou ficar feliz, mas até sobre isso há muita incerteza...

  8. RICARDO Silva

    Creio que não há nada absolutamente de preocupação com o meio ambiente na decisão do Biden. O gás que iria para a Europa será consumido nos USA. Os americanos estão tentando reaquecer sua produção industrial e gás barato é um insumo importantíssimo. Acho que sua análise está um pouco equivocada.

    Responda
  9. VITOR LUIS AIDAR SANTOS

    Precisaríamos de gente como Godall na liderança dos países elencados no fechamento de seu artigo, para ter vã esperança de dias melhores, e não é só com o meio ambiente não...

    Responda
  10. João Vergílio Gallerani Cuter

    Fiquei aqui pensando se não há uma chance de essa suspensão ser suspensa assim que deixar de desempenhar algum papel na campanha eleitoral que se aproxima. Fiquei também pensando em como será produzida no curto prazo a energia que não será mais produzida pelo gás americano. Será que os argumentos da indústria petrolífera não merecem ao menos uma reflexão adicional neste ponto?

    Responda