Ruy Castro > Deliciosas efemérides Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Merecia ser lembrado o suicÃdio de Getúlio Vargas, em 1954! Não entendi Folha: O que tem que ser moderado neste fato público e notório?
Xiiiiiii, meu caro, o que foi considerado "suspeito" foram os algarismos arábicos. Houve um sujeito que botava seu CPF nas mensagens, pedindo piquis. Como a folha é radical, proibiram-se os numerais. E, claro, é bom exercÃcio pros leitores escrevê-los em Romanos! Hahahahah!
Grande sacada!
Porque não dá para ficar comemorando a todo momento. Senão não farÃamos outras coisas. Deu para entender Rui?
Planejei celebrar, a partir dos 50, de maneira mais festiva, meu aniversário de 5 em 5 anos, 55, 60, nos 65, a Covid bloqueou. Ano que vem faço 70. Quero retomar as comemorações. Viva a vida!
Fen fa fi o nau, Seu RuyCastro, magnÃfico! De tudo isso, emociona-me o bandeide, sabe? É um sÃmbolo denso da modernidade, juntando higiene, cuidado, engenharia de materiais e estética aderecista. Vale por uma efeméride, duas hipérboles e uns quatro anacolutos. Sempre adorei bandeide. Quando lançaram os de borracha, que a água não vence, que glória! Pigmentados, coloridos, com desenhinhos, que alegria - já nem usava tanto, mas adorava tê-los em casa, em tamanhos diversos. Viva o Ruy e o bandeide!
Gostamos das datas redondas porque o nosso sistema é decimal. Contamos tudo de dez em dez, cem em cem e por aà vai, Ruy.
Imagina, Joaquim, o Ruy é um craque, sabe tudo, mas é um gozador, gosta de brincar...
Rui nunca entenderá isso.
Cristo era, é, e será Deus, então podia ter nascido Depois de Cristo. Amém? Amém!
Discordo, Joaquim. Creio em Jesus, no meu Jesus que me ajudou tanto em minha profÃcua vida, Se Ele venceu, eu também venci com a ajuda Dele.
É ficção pura.
Um bom panorama do que foi a Revolta Paulista e a Coluna Prestes, que nasceu de sua derrota, é o livro "As Noites das Longas Fogueiras", de Domingos Meirelles.
Falha minha: o tÃtulo correto do livro é: "As Noites das Grandes Fogueiras"...
Belo texto, precisamos olhar no retrovisor
Cristo nasceu antes de Cristo, hahaha,genial!
Nos anos 80 (a década perdida), havia em SP uma banda punk chamada Ratos Porão. Aqueles rapazes sim mereciam uma medalha como condecoração.
E à frente dessa banda lá estava o genial João Gordo.
A banda Ratos de Porão nunca deixou de existir e toca até hoje. Mais de 40 anos na ''estrada''.
Para Peter Sloterdijk a vida é uma questão de forma. Toda solidarização é a formação de uma esfera, a criação de um espaco interior. Platão, na entrada da sua Academia, pedia que aquele que não geômetra se afastasse dali. Peter narra longamente sobre as esferas, em seu livro Esferas I, sobre a microesferologia. Uma bolha de sabão é uma esfera, assim como os novos planetas que se formam quando uma estrela explode e dá vida a novos entes. O formato de esfera persegue o universo e nossas vidas.
...e a Terra é redonda.
As crÃticas à falta de conteúdo deste texto são inadequadas. Considero Ruy Castro um dos melhores cronistas que já li, mas certamente não é um jornalista, no sentido amplo de alguém que vá buscar e publicar notÃcias. Curtam o que o cara tem de bom, e sejam felizes.
É sério ?
Os números redondos exerciam atração especial. O historiador Heródoto discutia que os matemáticos pitagóricos tinham pela esfera um fascÃnio. Arquimedes tinha calculado o volume. Os pitagóricos achavam que a Terra tinha forma esférica, pois os fenÃcios tinham navegado ao redor. Toda massa em forma de planeta, no universo, pela gravitação, é esférica. Peter Sloterdijk diz que a vida é uma questão de forma, de esferas.De Platão,Kant, Heidegger,a tese de que histórias de amor são histórias de forma
Com relação aos números redondos, os árabes, supersticiosos, acreditavam que eles atraÃam coisas ruins. O livro "Mil Contos" , da história de Sherazade, no século dez, passou para "Mil e uma Noites". A cultura popular dá importância aos números redondos, queriam comemorar o "novo milênio" em dois mil, a rigor começava no ano seguinte.
Ótimo, Ruy!
Grande Ruy - apesar de alguns mal humorados que não percebem que é necessário talento para prender nossas atenções com quaisquer assuntos, suas colunas serão sempre muito bem vindas. Talvez tenha sido de propósito a omissão mas Getúlio morreu em 54.
Caro Orselli, tivemos o quarto centenário da cidade de São Paulo também em 1954.
Prezado Orselli, o quarto centenário da cidade de São Paulo também ocorreu em 1954.
Pega o almanaque da ABL.
Pega o ALMANAQUE ABRIL!
Pega o Almanaque do Bromil ou. Do Biotonico Fontoura, eles ainda existem por aÃ
Assunto zero!
Mai mau humor, tá em mil!
Quanto besteirol!!!
Mais falta de assunto. Ele tira as pautas do alma aque Abril ou do NATIONAL GEOGRAFIC. NOSSA
Rsrs... o último parágrafo é uma "cereja" de um bolo saboroso!
Sim, muito bom mesmo. Mas Ruy Castro sempre vale a pena conferir.
Muito bom...
Apesar do Maduro, do Trump, do Bozo, do Lula, do Erdogan e do Putin, esse ano vai ser mara.
Junho de 1954: casamento de Wladimir e Presentacion (pre zen ta ssi on e não prezenteichan) Trinidad, meus genitores. Assim posto, pude nascer em janeiro de 1955, todo garboso e pimpão, em Cachoeiro de Itapemirim, já ouviu falar? Não? Pergunte pro Guedes...
Marcos: meu umbigo é quase lisinho: a madre pingou nitrato de prata para evitar infecção no berçário.
Dá-lhe Budu! E botaram um bandeide no umbigo? Aà sim é que é efeméride! Hahahahah!
Marenildes: e com 1,250 Kg.
Oxente! Apessado hein? Naceste de sete meses.
Roberto...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ruy Castro > Deliciosas efemérides Voltar
Comente este texto