Mundo > Fala de Lula sobre Holocausto é equivocada e pode enfraquecer governo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. DANIEL ROUSSO

    Esse incidente será um divisor de águas, o início do fim de Lu la.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Acho que já basta das suas ações aqui: defendendo a morte de civis inocentes e ainda por cima censurando meus comentários onde eu só digo a verdade. Falarei com a moderação da Folha. Lula está mais forte do que nunca. Mas vá domingo à manifestação em favor do seu presidente genocida.

    2. Felipe Araújo Braga

      Vou mandar um e-mail para a moderação da Folha, farto estou de você manipulando o jornal a fim de que sua visão prevaleça.

    3. Felipe Araújo Braga

      Até no Facebook criticaram você que estava procurando uma empregada doméstica para escravizar. Cada dia sinto mais desprezo por você.

    4. Felipe Araújo Braga

      Lula está mais forte do que nunca. Quem vai cair é Netanyahu é a extrema-direita is ra elense. Ninguém suporta mais o massacre de inocentes que você defende.

    5. Felipe Araújo Braga

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  2. Luiz Carlos Silva da Cunha

    30 mil mortes já não bastam? Podem continuar matando e todos ficarem em silêncio? Que posição vergonhosa da grande imprensa mundial e brasileira!

    Responda
  3. Angela Bueno

    Num mundo onde palavras pesam mais do que bombas, seja como seja, tem coisa visivilmente errada.

    Responda
  4. Evando de Abreu

    Gilberto, não, me refiro a nós brasileiros, patriotas que lê estuda e trabalha.

    Responda
  5. Jose Walter

    O conflito Israel-Hamas desgastou os governos europeus e o norteamericano. Nem eles suportam mais ver Gaza como um gueto (população sem moradia, água, comida, medicamento, acuada por bombas, tiros e morrendo à mingua. Historiamente , isto lembra o que?). Parece então que Lula expressou algo que esses governos agora não podem expressar!

    Responda
  6. Jose Walter

    O conflito Israel-Hamas desgastou os governos europeus e o norteamericano. Nem eles suportam mais ver Gaza como um gueto (população sem moradia, água, comida, medicamento, acuada por bombas, tiros e morrendo à mingua. Historiamente , isto lembra o que?). Parece então que Lula expressou algo que esses governos agora não podem expressar!

    Responda
  7. Gilberto Rosa

    É tão triste ver pessoas que sejam contra o extermínio apenas quando este afeta os seus. 8 mil vidas de crianças, mil mutiladas, segundo a Cruz vermelha, não são suficientes para sensibilizar, afinal, não são os seus.

    Responda
  8. Angela Bueno

    ...eu ia comentar sobre o que o BN disse por estes dias sobre a morte (de Judeus?...) não ser "trivial", como se a de algum povo, ou a de alguém, fosse...mas resolvi calar pois, embora não consinta com a fala dele, não se deve cutucar feridas...de ninguém...no entanto, o que ele está fazendo não é cutucar feridas, é abrir uma enorme, e está criando inimigos por séculos... muito triste.

    Responda
  9. Daniel Liaz

    Perfeita a análise. Não discordo da posição do Lula. No entanto, talvez fosse prudente experssa-la de uma forma mais branda, diplomática.

    Responda
    1. Sergio Saraiva

      O texto é um elogio à sapiência de Lula: com seu discurso, se coloca como um líder mundial confrontando publicamente a barbárie que a todos enoja; de outro lado, ao fazer isso, atrai a oposição dos que já eram seus opositores e não deixariam de ser, mesmo que Lula tivesse ficado calado.

    2. Sergio Saraiva

      Aí não era a fala do Lula.

  10. Anna Amélia Meule

    enfraquecer? muito pelo contrário, mostrou que temos ética, um mínimo de humanidade, que a voz do brasil pesa. não é à toa que bibi está desesperado, vociferando isto e aquilo sobre o brasil.

    Responda
    1. DANIEL ROUSSO

      Que dificuldade que a esquerda lha tem em perceber as gafes de Lula, impressionante!

  11. Gilberto Rosa

    Não é só Bolsonaro que discursa com a bandeira de Is ra el, a Folha também, que decadência.

    Responda
  12. Tersio Gorrasi

    As improvisações de Lula tem sido desastrosas. Precisa urgentemente ser assessorado por seus acompanhantes antes de abrir a boca. Se terroristas de países sul americanos invadissem o Brasil e cometessem massacres indiscriminada e aleatoriamente, o que nosso governo faria?

    Responda
    1. Waldir Luiz

      Se vierem a mando do Maduro, ele vai oferecer um jantar na sede do Executivo em Brasília.

  13. Fernando Dolci

    Talvez seja exagerado dizer isso de todo estado iudeu, mas que o tal bibi na IIww seria guarda em campo de concentração contra o próprio povo não tenho nenhuma dúvida.

    Responda
  14. Maria de Felipe Martinez

    Não FSP, nao é problemático chamar as coisas pelo seu nome. Problemático seria olhar para outro lado e ser conivente com um Geno Cidio. Problemática, vergonhosa e indigna e a posição dos países da OTAN, com algumas exceções. E dos EEUU vetando um cessar fogo e financiando a matança. Bravo, Lula!

    Responda
  15. Felipe Araújo Braga

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. DANIEL ROUSSO

      Algum problema pelo fato dos ju deus não reconhecerem Je sus como mes sias? Cada um com suas crenças.

    2. Gilberto Rosa

      São evangélicos sio nis tas, foi um movimento muito bem arquitetado e financiado nos Eua a partir dos anos 50. O primeiro grande nome a aparecer foi Billy Graham, que foi fortalecido pelas grandes emissoras sion isis tas americanas. Hoje o mais rico representante no mundo é Edir Macedo, cuja fortuna ultrapassa 1bi dolares segundo Forbes, dono da Record, seguido de malafaia, que confabulou a manifestação de agora. Ambos estão associados à máfia no poder em Is ra el e Bolsonaro.

    3. Fernando Dolci

      Defendem porque nunca estudaram a Bíblia, só a carregam embaixo do braço como adereço.

  16. Anna Amélia Meule

    Ai, jesus. O termo geno cídio foi criado logo após o holocausto, porque quando são pessoas que parecem europeias a serem dizimadas acha-se até novo vocábulo. Mas se forem de pessoas de cor, árabes então, daí não se pode usar o tal termo, mesmo que a gente veja imagens de uma criança despedaçada e com o resto do corpo dependurado, isto é só um exemplo entre milhares. E os hospitais? Todos destruídos? Ãgua? Nada. Eletricidade? Nada. Comida que entra? Nada. A fala de Lula foi radical e certeira.

    Responda
  17. José Roberto Pereira

    Lula tem um simples trunfo a seu favor: a história! Num futuro próximo, depois que Gaza for terraplanada, será a vez da Cisjordânia virar escombros. Quando o expansionismo e genocídio não puderem mais ser escondidos sob retóricas ou cooptando TVs, jornais e redes sociais, a história irá provar que a extrema-direita e o nazifascismo nunca morrem, apenas hibernam mudando de forma, discurso e país sede.

    Responda
  18. Marcos Medeiros

    Alguém tem que falar a verdade, doa a quem doer. Viva Lula, Viva a democracia. O que fez Hi tle r foi terrível, mas o que estão fazendo com os palestinos também é c ri m e.

    Responda
  19. Adalto Fonseca Júnior

    A abordagem que usa estes cálculos coloca na "sopa" alguns dilemas, o dos evangélicos, da polarização ideológica e outros. A escolha de Lula traz para o debate a questão da equiparação do Holocausto com a as práticas das forças armadas israelenses na Guerra destrutiva que protagoniza. A distância moral entre a cena da Segunda Guerra e a cena da Guerra atual protagonizada por Israel é retirada pela destruição assustadora infligida ao Povo Palestino.

    Responda
  20. jef ferreira

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Daniel Liaz

      Sarcástico coisa nenhuma Ferreira. Notório apoiador de golpista fascista não consegue esconder seus preconceitos. Além de falar uma bobagem enorme, uma vez que Lula tem destaque no cenário geopolítico como poucos no Brasil tiveram.

    2. Gilberto Rosa

      Este tipo de comentário é bom para vermos o nível de quem apoia a destruição da vida de 8 mil crianças, mil mutiladas, segundo a Cruz vermelha. Desumanidade com escárnio.

    3. jef ferreira

      Caramba ! Estou apenas sendo sarcástico . Quem disse que ajudante geral não serve pra nada foi o próprio Lula. Já esqueceram ?

    4. Felipe Araújo Braga

      Seu comentário é torpe e triste. Você despreza milhões de brasileiros, a maioria do povo, que luta diariamente para fazer deste país um bom lugar. Parece que o senhor é daqueles ricos que se serve do trabalho alheio.

    5. Marli Moras Garcia

      Quem é você na fila do pão?

    6. Marcos Medeiros

      Ajudante geral, como diz, o mais importante presidente que esse país já teve ou terá, enquanto quem é vc, zé.

    7. Valdir Teixeira da Silva

      Deixa de ser invejoso e preconceituoso, só porque o ajudante geral e nordestino ascendeu na vida e você continua por baixo. Se você tivesse mérito também subiria na vida kkkk

  21. Gaya Becker

    Não me diga que os ju Deus vão dar um gol pe no Bra sil e der ru bar o Lula? Eles deveriam dar um gol pe no país do cara de bigodinho. Foi esse cara e o pó vo dele que cri aram o tra uma que eles usam como bandeira pa ra se vi ti mi zar con tra o res tô do mundo. Vão re cla mar dos a le mães!

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Oliveira, dinheiro da máfia no poder em Is ra el é venenoso.

    2. Paulo César de Oliveira

      Não, Gaya. Apenas vão pensar duas vezes antes de investir no Brasil.

  22. Maria Luiza Menten

    Parabéns pela sua coragem, presente Lula!!!

    Responda
  23. Adalto Fonseca Júnior

    Barbárie é sempre Barbárie. A redundância foi necessária pra reconhecer a Barbárie no Holocausto e também reconhecer a Barbárie praticada por Israel nesta guerra desumana. A fala leva o debate para lugares onde o desconforto dos judeus é o desconforto de se olhar no espelho e ver o mesmo monstro que destruiu seu povo naquele período triste para a história da humanidade como é este que somos obrigados a assistir.

    Responda
  24. Alexandre Cunha

    Guerra só serve para a indústria bélica, este presidente de vocês é uma égua.

    Responda
  25. José Davi

    Vamos falar sobre os lucros exorbitantes com a venda de armas.

    Responda
  26. Vitoria Machado

    Materia paga.

    Responda
  27. Reinaldo Bertagnon

    Triste situação, um Brasil que precisa de paz, e aqui estão discutindo e disputando sobre direita e esquerda. Até qdo vamos ter esse olhar tão pequeno, que não consegue enxergar o seu umbigo, acordem discutam para melhorar nosso país, que falta competência de todos os políticos para acabarem com o nível de pobreza em que estamos, mas está por aí querendo aparecer e resolver os problemas do mundo, qdo não sabe nem cuidar do seu quintal, é querer aparecer

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Triste é tentar defender o extermínio que ocorre em Gaza, achando que engana ao desviar o foco. O alerta de Lula a humanidade, não impede em nada o que ele busca fazer no Brasil, que se recupera daquele que discursava justo na frente da bandeira da estrela, com tudo que sabemos isto significa, reforçado por conib e a vergonhosa viagens de juízes, consul se reunindo com Bolsonaro e Lira, censuras na imprensa...

    2. Alexandre Cunha

      Excelente, gostei

  28. Evando de Abreu

    Lula gosta de ditadores e terroristas. Não nos representa

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Abreu, quando dizes não nos representa, você se refere a que grupo?

    2. Alvaro Almeida

      Lula, prêmio Nobel da Paz. Isso incomoda os beligerantes, parece o seu caso!

    3. José Davi

      Neta Nyahu é um grande humanista?

  29. leondino souza cavalcante

    Exageros à parte de Lula, não é possível que Israel em defesa das 1.200 mortes dos seus filhos promova a morte de 25.000 palestinos.

    Responda
  30. Jacques Toron

    Mais uma evidência que Lula está indo pelo caminho errado, sua derrocada está começando.

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. Felipe Araújo Braga

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. Alvaro Almeida

      Se derrubarem ele, o Nazismo e o Fascismo venceram!

    4. Joao Cellos

      E quem está no caminho certo? Por acaso é bibi? Aquele assas sino de pal estinos que foi escolhido pelos isr aelenses para representá-los? Se sim, vocês se merecem.

  31. Tomeh Sapienza

    A questão sobre a morte de civis (mulheres e crianças) não deveria ter sido abordada com ênfase neste artigo? Ou a questão humanitária do passado é mais importante? Vejo comparações como 6 milhões X alguns milhares... Achava que a perda da vida, 1 única, não podia (devia) ser mensurada. Tempos sombrios. Mad Max está logo ali...

    Responda
    1. José Davi

      Essa gente da direita, principalmente da direita americana está lucrando como nunca nessas guerras sem sentido, bastou criticar que os pitbulls da imprensa liberal logo falam em antiss mitismo. Aqui a censura recebe o nome fofo de moderação prévia.

  32. gustavo alves de oliveira

    A cada guerra, um avanço territorial, uma nova arma, um novo financiamento e novos heróis. Guerra, um baita negócio. Deus de fato morreu.

    Responda
  33. Horácio Tostes

    O Holocausto foi um mal praticado por um governo contra a humanidade, contra os oprimidos, os apátridas. Esse termo não é de uso exclusivo para um determinado povo, mas sim para a humanidade e tem muita propriedade o significiado dado pelo presidente ao momento beligerante de um governo contra os palestinos.

    Responda
  34. André pedrosa

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  35. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    O mais estranho nessa discussão é a mistura intencional entre ataque as besteiras do primeiro ministro de Israel com ataque generalizado aos judeus do mundo todo. O primeiro ministro é o grande misturador desses assuntos. Existem grandes genocídios e pequenos genocídios. Ambos matam inocentes. Muitos judeus estão criticando o governo atual de Israel. Isso não os tornam antissemitas.

    Responda
  36. RAULAND BORBA BATISTA

    Estado Israel foi criado em 1948 sob o intacto de 6 milhões mortos, de judeus em campos de concentração nazistas, a comparação que Lula fez é pura provocação .

    Responda
    1. Marli Moras Garcia

      As vidas dos trinta mil palestinos, grande parte crianças, que se foram nos bombardeios sistemáticos valem menos para você?

  37. João carlos Gonçalves de souza

    Até agora a Folha vem trazendo opiniões de personalidades da direita e extrema direita. Cadê outras opiniões ? Nunca vi nada tão ridículo como este cidadão dizer que opinião enfraquece governo , o sujeito deveria estar procurando os terroristas não atacando e matando mulheres e crianças.

    Responda
  38. Emilio do Amaral Vergueiro Junior

    Este Guilherme Casarões é da extrema direita, ativista israelense! Esqueçam o !d!@t@!

    Responda
    1. João Lourenço dos Anjos

      Essa informação deveria constar da apresentação do escrevente O assunto do cara é extrema direita.

  39. Christian Feitosa

    Excelente texto. Ponderado e claro. Lula é um Estadista. Não pode abrir a boca e falar feito.a latrina do Bolsonaro. Fez o mesmo que ele: falou demais, fatos dolorosos e desproporcionais. Agredir o povo judeu não é o mesmo que defender a Palestina. Que já deveria ter um Estado próprio a décadas. A ONU não ajudou nisso. Infelizmente.

    Responda
  40. Sérgio Silva

    Quando o Lula improvisa só fala besteira. Votei nele em 2022, mas espero ter uma opção melhor em 2026.

    Responda
  41. MARIA F LUPORINI

    Está muito parecido e, no fundo, todos estão fazendo essa comparação.

    Responda
  42. MARIA F LUPORINI

    Pode ser ruim para o Brasil porque os líderes do mundo estão jogando a bondade e a justiça no lixo. Parece sim ser um ato na zis ta, porque há um povo sem defesa sendo massacrado por um exército feroz. #ceasefirenow!

    Responda
  43. Telma Saraiva

    Em 2026, "bye bye", sr. Lula.

    Responda
  44. Joao Cellos

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Marcelo Moraes Victor

      Do rio ao mar fassista???

    2. Marcelo Moraes Victor

      Racista! Caí fora!!!

  45. Vitoria Machado

    Imprensa marrom.

    Responda
  46. WELLINGTON SILVA DE MIRANDA

    Texto fraco e tendencioso.

    Responda
  47. Alvaro Almeida

    Meu Deus do céu, defender um povo massacrado é enfraquecer um governo...pois prefiro um governo enfraquecido ao defender os oprimidos.

    Responda
  48. antonio brito

    Não gosto do L, porém nisso está certo. O Brasil sai fortalecido apoiando os oprimidos.

    Responda
  49. Rubens Ventura

    Ser contra a destruição de gaza e milhares de inocentes é enfraquer o Brasil? Falta empatia humana nessa análise.

    Responda
  50. Elismar Dias

    Lula está mostrando ser um dos poucos estadistas com coragem o suficiente para enfrentar essa hedionda narrativa. Querem infantilmente tentar dizer que o holocausto não é holocausto, pois não está sendo praticado contra os judeus. Violência é violência em qualquer uma de suas formas. Que as palavras corajosas de Lula ecoem como testemunho da dignidade e de fraternidade a um povo que está sendo dizimado.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.