Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ANISIO FRANCO CAMARA

    Essa visão velha de política internacional não pode mais ser imperante. As metades da laranja, EUA e Israel, carne e unha, dois amantes, dois irmãos são sem noção, esperam que cada país da ONU mande proposta de resolução para rejeitá-las, deveriam atentar que as rejeições são sempre dad duas que se atraem e morrerão atraídas e abraçadas nesse mar de empáfia. Por que nossa imprensa servil julgou e condenou Lula se nenhuma outra nação o fez? Nossa imprensa parece não saber o que Lula significa.

    Responda
  2. LUIZ LEAL

    "Não esqueceremos nem perdoaremos", diz o chanceler do regime sio nista. É bom que não esqueçam mesmo. Ao contrário, que reflitam sobre a validade das afirmações. Quanto a perdão não precisa. Não estamos pedindo e não vamos pedir perdão por ter ficado ao lado dos oprimidos.

    Responda
  3. CARLOS SERGIO MARZOLA

    Esse povo gosta é de guerra quanto mais melhor. Impressionante! Agora uma pergunta não se cala: "Por que, passado quase um século, nenhum outro país tanto desenvolvido como emergente não se preocupou em estabelecer um território definitivo ao povo Palestino, ao meu ver ninguém está preocupado com as mortes de crianças e mulheres. O mundo se tornou materialista e completamente insensível. A culpa é de todos e inclusive o Brasil.

    Responda
  4. CARLOS SERGIO MARZOLA

    Esse povo gosta é de guerra quanto mais melhor. Impressionante! Agora uma pergunta não se cala: "Por que, passado quase um século, nenhum outro país tanto desenvolvido como emergente não se preocupou em estabelecer um território definitivo ao povo Palestino, ao meu ver ninguém está preocupado com as mortes de crianças e mulheres. O mundo se tornou materialista e completamente insensível. A culpa é de todos e inclusive o Brasil.

    Responda
    1. ANISIO FRANCO CAMARA

      Não sei se é muito justo "esse povo", mas os EUA vivem em outra dimensão. Acho que é a única nação "civilizada" do.mundo que mata os seus. Um país ter pena de morte diz muito sobre esse país.

  5. maria de Fátima Rodrigues

    Que honra para Lula! Grata pela humildade de nosso presidente. Sua declaração atingiu como uma bomba em Netanyahu. Ele se sentiu atingido no âmago.

    Responda
  6. CARLOS ALBERTO CERETTA

    História é uma área de conhecimento linda, mas também nos mostra como povos que foram brutalmente massacrados, em outros momentos agem da mesma maneira, ou não é um massacre o que Netanyahu (não o povo judeu) está promovendo contra os Palestinos? Pior, resoluções da ONU e eles simplesmente se colocam acima de tudo e de todos para seus fins .... repito, me refiro ao Netanyahu e não ao povo judeu.

    Responda
  7. Andréa Haddad Gaspar

    Quem é Bibi? O que é istael?

    Responda
  8. sidnei esbizera

    Lula falou a verdade mesmo. Tá certo que o Hammas é um bando de Filho da Fruta mas esse ataque foi o pretexto para Isarel empurrar esse povo pro mar, que é exatamente isso que eles querem, varrer os palestinos do mapa. Bando de Filho da fruta também.

    Responda
  9. DOMIS VIEIRA LOPES

    Você já pensou que um Presidente que durante todo o mandato de seu antecessor declarou a política internacional um caos e ao comandar o País compra briga com todo mundo, estamos com um presidente sem as suas faculdades mentais normais? Ou um presidente que nunca buscou entender as causas de Israel e fica perambulando pelo mundo na busca de protagonismo político sem se importar com o que fala e o que faz? Agora já contabilizamos em nossas vergonhas um título de persona non grata, isso não é pouco

    Responda
    1. LUIZ LEAL

      Não vejo assim, Domis. O Brasil não está comprando briga com todo mundo; apenas com um certo regime geno cida. Veja que até o poderoso representante do governo estadunidense pediu uma audiência com o presidente Lula. Quanto ao resto do mundo o que está acontecendo é uma recuperação das relações, que foram destroçadas no governo anterior. E isso dá trabalho.

    2. José Bueno

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  10. SAMYR AUAD

    IsraHell e seus carniceiros se tornaram país e personae non gratae no mundo. Parabéns presidente. Ju deus não possuem o monopólio do holo causto e do sofrimento. Há um genocídio em curso é é preciso denunciar.

    Responda
  11. Reinaldo teles

    a maioria nos países que olham pra essa guerra (ounoutra qualquer) sempre esta ligado a laços. É como se um filho roubasse e os pais dissessem : a ele é bom esta fazendo sem pensar e aofreu muito, vamos compreender sua atitude. mas ao ser o filho do outro dizem: bamos acabar com esse bandido. Então Israel Netanyahu, russia putin, etc, são gente ruim e extremista que mat..am pra se livrar de oposição e chamados inimigos. Mas nos aqui no Brasil é lado de acordo com religião ou política.

    Responda
  12. Marina Gutierrez

    ISreal vem usando a tragédia do Holo causto como justifição para todas as atrocidades e a limpeza étnica do povo palstino. Lula está absolutamente correto em sua comparação.

    Responda
  13. Marina Gutierrez

    Para o primeiro ministro do estado pária uma "Persona grata"/ bem-vinda/ agradável é o ex presidente alguem se esqueceu que o BibiNeta foi um dos poucos que apareceram na posse do sujeito?

    Responda
  14. Paulo Rosario

    Nunca antes na História deste país, um presidente recebeu esta declaração.

    Responda
    1. LUIZ LEAL

      É verdade, Paulo. Mas vindo que quem veio equivale a um elogio pela defesa dos oprimidos.

    2. José Bueno

      De quem?!?

  15. armando moura

    Mande este extremista assa ss no, que governa is rael,pra ponte perto do rio. Não exis te guerra, não há dois estado, o que há é um massa cre de mulheres e crianças. Há mas é só um produto de Is rael.

    Responda
  16. frankklim alencar figueiredo

    Lula. De prisioneiro dos EUA no Brasil, a pautador de geopolítica dos EUA. EUA se move sob pressão do Lula? Kkkkk

    Responda
  17. frankklim alencar figueiredo

    EUA vão propor ao Conselho de Segurança da ONU cessar-fogo em Gaza e oposição à ofensiva de Is rael em Rafah. Viva Lula. Lula tira a bund.. gorda dos EUA do comodismo omisso.

    Responda
    1. José Bueno

      As posições de Lula defendendo que os conflitos Ucrania-Russia, Palestina-Israel, e outros, sejam resolvidos na mesa de negociação começam ganhar peso na diplomacia internacional. Não estava enganado.

  18. fauzi salmem

    Fico orgulhoso do presidente q temos. Acho q é o maior estadista dos últimos tempos. A comparação q ele fez não é perfeita, pq o ollokausto pal eStino está sendo pior. Houve atrocidades comuns aos dois episódios da história, embora não tenha havido a mesma carnificina de crianças pelos nazistas. A reação irada de shael mostrou que o planejado ataque ao sul poderia comprovar td que foi dito e, por isso, não poderia ser feito por ora. Ser persona non grata para evitar outro massacre foi honroso!

    Responda
  19. LUIZ LEAL

    Interessante observar que os leitores que defendem o regime sio nista e suas atro cidades ao comentarem aqui só fazem xingamentos ao presidente mas não apresentam nenhum argumento. Nada que desqualifique sua fala. Simpatizando ou não com o Lula o fato é que suas falas estão incomodando os donos do poder mundial e sua máquina de propaganda. Imagine se não fossemos um "anão diplomático" como querem alguns.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Luiz Leal, apenas insultam leitores que discordam deles pois não tem argumento, é impossivel defender o indefensável.

  20. Gustavo Michelin

    Coitado, deveriam relevar o que ele diz, ele é muito ignorante

    Responda
    1. Joel Domingos

      Marina, eis as arlequinadas do Lula "inteligente": "Eu não mudei ideologicamente. A vida é que muda. A cabeça tem esse formato justamente para as ideias poderem circular"; "Vocês viram como é duro fazer preconceito premeditado?"; "Estou pronto para a briga. Também vou entrar no tapume" (em 27.set.2005, em reunião com judocas brasileiros, confundindo tatame com tapume.

    2. Marina Gutierrez

      De mecanico a presidente eleito democraticamente três vezes! Quem é o coitado ignorante?

    3. José Bueno

      Isso de chamar Lula de ignorante é porque é insuportável para muitos ressentidos da classe média emergente ver o sucesso do ex-torneiro mecânico defendendo os interesses da potência que é o Brasil com a mesma determinação das outras potências mundiais.

    4. Fábio Nogueira

      Gustavo "Sapientíssimo" o que foi dito foi somente a verdade. Os judeus se acham as eternas vítimas e usam isso como argumento para o genocídio dos palestinos.

    5. Fábio Nogueira

      Realmente, é uma ignorância o que os israelenses estão fazendo com o povo palestino. Um absurdo, crueldade, genocídio que só perde, em números, para o Holocausto, pois a matança é semelhante.

  21. Filipo Studzinski Perotto

    Eles matam 50 mil pessoas e ainda ficam ofendidinhos. Bravo Lula ! Nacionalistas de extrema direita israelita vão responder por genocídio.

    Responda
  22. ARI JOSE ANTONIA

    Esse marginal apoiador de fascínoras deveria ser declarado person@ non grata no Brasil também.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      O nível da maioria dos defensores do estado de ISreal foi demonstrado acima.

  23. José Nilson Gregolis

    Isso foi o que o governo do L está conseguindo fazer.

    Responda
  24. DANIEL ROUSSO

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Waldir Roque Maffei

      Acho que ignorante é vc que fica na bolha.

    2. Waldir Roque Maffei

      Acho que ignorante é vc que fica na bolha.

  25. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Típico: não esquecem, nem perdoam. São as eternas vítimas. Até os Filisteus são amaldiçoados até hoje.

    Responda
  26. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    Lógico que a fala de Lula, foi péssima. Agirá, deveria ser colocado para TODOS o hidro de 2015 do primeiro ministro de Israel. Sim, esse Sr. Que falava com o Hamas, para acabar com a possibilidade do estado palestino. Assistam as declarações desse ministro de extrema direita.

    Responda
  27. Gildázio Garcia

    Para o Primeiro-Ministro Netanyahu, "persona grata" é o Inelegível, desde a campanha de 2018. Por isso, esteve presente na posse.

    Responda
  28. Wil Leon

    Lá como aqui o Luis não é bem vindo.

    Responda
    1. Mauro Tadeu Almeida Moraes

      Há muita controvérsia nessa afirmação.

    2. Gildázio Garcia

      Só para a extrema-direita, de lá e daqui.

  29. Joao Cellos

    Ser persona non grata para um estado ter rorista é uma distinção! Lula me representa. Orgulho do meu presidente!

    Responda
    1. Gustavo Michelin

      Nossa, como tu é ignorante

  30. ABRAHAO E ANNA NASSIF

    Lula está certíssimo!! Israel/Netanyahu está agindo mil vezes pior que Hitler. O que está acontecendo em Gaza não é uma guerra e sim um extermínio do povo palestino. E nesse caso, ser persona non grata, é um elogio.

    Responda
  31. Vilarino Escobar da Costa

    Ser considerado persona non grata por Isr ael é um grande elogio ! O melhor é fechar a embaixada em Isr ael e não ficar dando assunto para extremista de direita genocida !

    Responda
    1. Mauro Tadeu Almeida Moraes

      Não generalizo que todo o Estado de Israel. Esse primeiro ministro que é incendiário.

  32. AILTON SOUZA

    Se não pedir desculpa vai dar munição pra essa mídia extremista que temos no Brasil e notado. Não pediria!

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      O presidente Lula está certo. Não deve se desculpar por nada.

    2. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      O presidente Lula está certo. Não deve se desculpar por nada.

  33. AILTON SOUZA

    Se não pedir desculpa vai dar munição pra essa mídia extremista que temos no Brasil e notado. Não pediria!

    Responda
  34. José Bueno

    Lula não está só e está em boa companhia! O físico j ud eu Einstein, um dos maiores cientistas do século passado, foi probido de visitar I sr ae l porque, há décadas, prenunciou no que iria dar um estado s io n is ta.

    Responda
    1. José Bueno

      Russo, quem foi Einstein você sabe?

    2. LUIZ LEAL

      Um dos maiores pensadores da atualidade, o quase centenário Noam Chomsky, ju deu americano, também foi proibido de entrar em Is hell quando tentou visar a Universidade da Cis jordânia. Nelson Mandela estava na lista de ter orista dos EUA e Is hell até 2008.

    3. DANIEL ROUSSO

      Não sabia disso. Poderia informar em qual veículo da esquerda lha obteve essa informação?

  35. Marcelo Galvao de Oliveira

    Parabéns Lula. Conseguiu ser o primeiro presidente da república federativa do país a ser declarada persona non grata por algum governo estrangeiro.

    Responda
  36. frankklim alencar figueiredo

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  37. Waldir Roque Maffei

    Ok. Se Lula cometeu excesso nas suas falas, Israel tem como explicar os mais de 30 mil mortos em Gaza? Eram todos do grupo H.? Resposta??? E os jornais brasileiros....com alarde gigantesco.

    Responda
  38. Paulo Henrique

    Presidente Lula, parabéns! Poucas vezes tive tanto orgulho de ser brasileiro! Ser considerado "persona non grata" por um governo genocida é uma distinção honrosa!

    Responda
  39. Vanderlei Nogueira

    Se a Intenção não era essa , então, são péssimos políticos

    Responda
  40. Antônio João

    A fsp está censurando a maior parte das postagens que botam o dedo na ferida do governo de Israel, não se pode fazer referência às crianças palestinas de Gaza, dizer o termo correto que ocorreu, nem o número, que a fsp censura.

    Responda
  41. Maria Antonia Di Felippo

    Pela criação do estado da Pale sti na.

    Responda
  42. Luciana de Luna Toprak

    Mais um motivo para admirar este grande Estadista. Que atire a primeiro pedra quem acredite que Israel não está cometendo geno cidio como foi o holo causto .

    Responda
  43. leonardo oliveira

    Um PR copro lálico e ignorante , não pode falar de improviso.

    Responda
  44. Antônio João

    Benjamin "Bibi" Netanyahu deu um tiro no pé, quis acertar Lula, mas mostrou que seu governo está nu. Ajudou a acender os olofotes sobre a chacina de milhares de crianças palestinas em Gaza.

    Responda
  45. Marcio Reis

    Parabéns a Israel! Lamentável que no Brasil, essa criatura ainda seja admirada, por parte de sua população!

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Parabéns a um estado que foi denunciado na Corte Internacional de Justiça, cujo primeiro ministro está respondendo a processos de corrupção, estado que ocupa ilegalmente o território de outro povo? Um estado pária.

    2. Maria Antonia Di Felippo

      Lamentável é o seu comentário. Perdeu mané vê se não amola.

  46. Antonio Benedito Alves da Silva

    A mídia Otan/Sionista não permite aos seus assinantes comentarem verdades, pois até hoje sobreviveu de mentiras.

    Responda
  47. Henrique Marinho

    O ex condenado agora será ex convidado. Será que teve aula de história mundial?

    Responda
  48. Idario Costa Junior

    O Brasil deveria expulsar o embaixador de Is rhael. Não tem nada de antissemita: trata-se de críticar um Estado invasor que massacra um povo inteiro. 29 mil mortos por armas - quantos outros morreram por falta de remédio, comida, higiene? Quem vai parar Netanyahu???

    Responda
    1. DANIEL ROUSSO

      Maria Antonia, por falar em corrupção, nada se compara ao praticado nos governos PT e de Lula em nível mundial. São insuperáveis.

    2. Maria Antonia Di Felippo

      E ainda se dá ao luxo de criticar um estadista. BN com vários processos de corrupção, pq não te calas?

  49. ademir sampaio de campos

    Parabéns presidente Lula. Ser inimigo de um genocida como esse psicopata é pra sentir orgulho!!!

    Responda
    1. Maria Antonia Di Felippo

      Ser considerado "persona non grata" por um assa@ssi@no é um elogio.

  50. ademir sampaio de campos

    Parabéns presidente Lula. Ser inimigo de um genocida como esse psicopata é pra sentir orgulho!!!

    Responda