Dora Kramer > Palpite para lá de infeliz Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 4 5 Próximas
Porque?
Estamos vivendo tempos muito difÃceis, e as declarações dos Chefes de Estado, no caso do Brasil, do Presidente da República, não podem criar conflitos internacionais ou mesmo comparações equivocadas, aumentando tensões e colocando o Brasil do lado “errado” ou em cima do muro quando deveria criticar.
Como é reacionária a colunista, nenhuma palavra sobre o massacre em curso, o fato é que há muito mais semelhanças do que diferença entre os horrores da segunda guerra e o genocÃdio que vem sendo praticado.
FSP se contabilizando com o que perdeu a Jovem Clã. Tá ruim, hein F$P?
Como descendente de judeus, pois os meus ancestrais foram perseguidos no passado, ficando escondidos pelo mundo até chegar no Brasil, onde ficaram escondidos por muito tempo, vejo hoje a Dora falar só do holocausto, claro que foi uma coisa horrÃvel, mas os anteriores, com judeus, que morriam queimados vivos pela igreja católica, e sou católico. Hoje vejo Israel fazendo exatamente o que o Hamas quer, eles poderiam ficar como vÃtima. ajudando o americano ganhar com a guerra.
Diga-nos, ó sábia Dora Zambelli, a partir de quantas crianças pales tinas desmembradas poderemos chamar esse extermÃnio programado por seu verdadeiro nome? Avise-nos quando poderemos ousar compará-lo com outros genocÃdios históricos. Até lá aguardaremos pacientemente a morte sistemática das crianças restantes à espera de sua autorização semântica.
Bravo! Pena que não irá sensibilizar a colunista.
Depois que a DK se rebaixou e foi pra JP, pra mim perdeu totalmente a referência de jornalista imparcial e agora nem perco mais o tempo de ler os seus textos!!
Lula também seria persona non grata na Alemanha nazista.
Pensei a mesma coisa
Na mosca!
Cara Dora, entendi e concordo que foi infeliz a comparação, mas porque você não aproveita e se posiciona corretamente sobre o g.en.oci.dio praticado por I.sr.a.el ao povo p.al.est.i.n.o? Qual a sua opinião? Apesar de adivinha-la, acho que seria justo fazer o contro-ponto da crÃtica.
De fato indefensável, pois não trará utilidade alguma. Toda informação ou declaração ou outro deve ser útil, mas entendo o que ele diz, pois não é aceitável limpar tudo e a todos para atingir o seu objetivo.
A vida dos outros não lhe é útil?
"Hi tler dizimou 6 milhões de vidas", Neta nyahu assassinou até agora algo próximo de 30 mil pales tinos, 70% mulheres e crianças; conclusão de Do ra: Neta nyahu ainda não matou o suficiente para ser comparado com Hi tler. Realmente, a obrigação de fazer oposição a Lu la ultrapassa as noções de decência desse pessoal.
O que eu tenho visto de alma de cachorro vira-latas balançando o rabinho desde domingo é coisa para dar nojo.
O Lula deveria ler mais, se informar, estudar história, os fatos verdadeiros, os acontecimentos que mudaram o mundo, o genocÃdio, câmara de gás, o Holocausto é único e esperamos nunca mais ver essas atrocidades, o que está acontecendo em Gaza é uma guerra, guerra ninguém nunca ganha, todos perdem , mas comparar o conflito com o Holocausto é inaceitável.
Os atos de Israel são exorbitantes? Ou são criminosos, desumanos, repugnantes?
A culpa desta fala é do Bolsonaro, que deixou o Lula ganhar. Se Bolsonaro tivesse ganho, Lula não teria a chance de falar tamanha asneira. Acho que deveriam intimar Bolsonaro em mais um inquérito e chamar ele à responsabilidade.
Patridiota.
Niemeyer Franco: cara, acorda. Bolsonaro pode ter seus defeitos, mas o Brasil teve eleições. Bolsonaro pode até ter cogitado golpe, não duvido, mas quando viu que não daria certo, que o paÃs iria sofrer, que um iria matar o outro, ele saiu do paÃs e pronto, Lula assumiu. Em Gaza não tem eleição e a resposta ao terrorismo era mais que certa. Ou tu achas que o Hamas iria fazer o que fez e não teria resposta. O povo de Gaza tem que ajudar Israel a punir esses opressores.
Chamar Bolsonaro á responsabilidade? Sairia preso de prima. Termo responsabilidade não faz e nunca fez parte do dicionário de Bolsonaro. Aliás, miliciano tem responsabilidade sim - com seus pares.
Na realidade, Lula está justificando a prática nazista, como se Hitler tivesse motivos para ter feito o que fez. O que está acontecendo agora, o contra-ataque a G a z a teve motivos, mas na época, nada teve, Judeus pagavam impostos, eram ordeiros, produziam, trabalhavam, empregavam. Nada justificou qualquer ação feita, mesmo que fosse uma reprimenda, sem o genocÃdio e si. No fundo, ao nivelar os dois fatos, o presidente tenta nivelar os dois episódios, minimizando as atrocidades do passado.
Suas justificativas morais jamais legitimarão a prática "atualizada" de genocÃdio pelo Estado de Israel contra o Povo Palestino. A prática impiedosa e cruel vem insistentemente corroborada pela narrativa dominante e são várias as estratégias para garantir a adesão da massa ao que na verdade é inaceitável.
As mulheres e crianças dizimadas também pagavam impostos e foram para o Sul conforme I pediu. Quem olha as fotos e vÃdeos sempre vai comparar o que I está fazendo ao que H fez.
A maior parte dos palestinos mortos em Gaza também pagavam impostos, eram ordeiros, produziam, trabalhavam e empregavam. Mas nada disso importa para o autocrata israelitas.
Isso mesmo, Evandro, e ele, boquirroto como é, e adorador da própria voz, diz sandices e asneiras e não é criticado pela grande mÃdia que passa o pano em qualquer ato seu.
Exorbitantemente imorais são os assassinatos de crianças e mulheres grávidas cometidos pelo exército de Israel com apoio das potências ocidentais. Pare de usar a palavra exorbitante quando falar do posicionamento de Lula. Deixe de oportunismo.
Exatamente
Pede para ela levar os netos,sobrinhos,filhos para conhecer a faixa Gaza e depois ela comenta...só cuidados com as bombas...
Palpite infeliz este seu , querida . Religião e governo são coisas distintas . Estude um pouco antes de escrever sandices
Artigo vergonhoso . Confunde religião com governo .
Infeliz e insensato é esse palpite da Dona Dora. Essa FSP está se tornando um jornaleco onde palpiteiros escrevem sandices para defender o indefensável. Já se foram quase 30 mil em Gaza. Vai ser preciso chegar a um milhão? Não sejam ridÃculos...
Defensável deve ser a morte de 30 mil mulheres e crianças Dora?
É pessoal infelizmente é a lei do mais forte. Eu sou totalmente pro Israel nessa guerra mas o tamanho da reação tem sido absurdo e milhares de inocentes morrem. Da mesma forma que Portugueses aniquilaram milhares de nativos, idem à Rota matando 30 em Santos para vingar 01 policial. O desejo do mais forte sempre prevalece gostemos ou não. E Lula , do qual sou fã, talvez tenha soltado o pior comentário em sua trajetoria PolÃtica, coisa de amador , o qual definitivamente não é. Incoerências da vida
Indefensável é o terrorismo. Tanto o de Estado, praticado por Israel, quanto o de grupos polÃticos, como o Hamas. Indefensável também é a defesa de qq forma de terrorismo!
Dora Kramer: errada, errada, errada. A partir de qual número devemos considerar genocÃdio? No caso alemão foram 6 milhões, precisamos chegar nesse número no caso israelense?
Em qualquer guerra, o maior lucro$ é de quem fornece armas, bombas e equipamentos, além daqueles que ganham para impor a tal ''narrativa'' perante a opinião pública. Portanto, ninguém defende extermÃnio de graça.
Definitivamente, nem Lula e nem nós entendemos o suficiente quem foi Hitler. Se houver o mÃnimo de interesse em compreender História e entender que a comparação é incabÃvel, leiam a biografia do Cabo Adolf de autoria de Ian Kershaw.
Não se trata de defender, se trata de chamar atenção. O mundo está assistindo de camarote a tomada territorial, a custo de muitas vidas, com a justificativa da guerra contra um grupo terrorista. Depois do infeliz comentário, quem sabe os palestinos terão um alento.
Excelente artigo. Os seguidores do presidente enxergam em sua figura um semi-deus, guru, um ser iluminado - tudo que diz é anotado, defendido, se diz que a o Sol gira em torno da Terra então assim deve ser! Igual aos minions. O presidente cometeu uma das mais absurdas declarações de um chefe de estado nos últimos anos.
Em outras palavras, Moreira não se importa com 8 mil crianças, sem vida, mil mutiladas, também não se importou com as vidas que se foram por covid no Brasil.
Acho este artigo um lixo. Ele não contextualiza e não faz pensar. A respeito da sua análise sobre as posições em torno do que Lula eventualmente fala, sabemos que este comportamento é o tÃpico destes tempos de polarização burra. Ou seja, a mesmÃssima lógica e comportamento valem para todas as asneiras que o Bolsonaro tanto falou e ainda fala. Tempos pobres. Cidadãos pobres.
Absurdo são crianças tendo as pernas amputadas sem anestesia.
Muito bom
Indefensável é a morte de crianças e civis inocentes. São cÃnicos, matam e fazem o teatro de vÃtimas. Exterminar um povo, esse é o objetivo. Fora Netanyahu, fora extrema direita, genocidas.
Temos um presidente que fala de improviso as piores besteiras uma vergonha. Engracado que na mesma entrevista perguntando sobre a Venezuela expulsar integrantes da ONU que ele defende ele disse não saber de nada.
Lula está corretÃssimo tanta faz matar 30 mil ou 6 milhões o crime é o mesmo genocÃdio.
Como é que é Zucker, admite-se o genocÃdio somente se for contra os seus? Lógica tribal nefasta.
Tanto faz pra você! Não foram teus parentes mesmo, né? Impressionante como é fácil tomar partido quando não se tem o menor envolvimento.
Lula está como tÃpico idoso que não tem mais filtro e fala o que vem na cabeça. Temos um homem assim regendo o nosso paÃs.
E vai continuar regendo a partir de 2026
Você está correta, Dora. Infelizmente, há brasileiros que apoiam grupos terroristas que covardemente utilizam crianças e mulheres como escudos humanos.
Todos os que criticam os excessos da potência ocupante são chamados de apoiadores do grupo terrorista. Ora, isso é mistificar o que está acontecendo e apoiar a morte de trinta mil pessoas, onde certamente a grande maioria seriam inocentes. Infelizmente, hoje temos os ditos seguidores de Jesus que apoiam a Lei de Talião.
Seu comentário é de uma desumanidade. 27 mil civis mortos e você apoiando. Melhor pedir perdão a Deus, pois Ele vê!
difÃcil votar em Lula acreditar nele e ter que ouvir volta e meia uma asneira sem tamanho. Quem viveu na Europa sabe o peso que a palavra Hitler ou Nazista tem, muito maior do que imagina quem nunca morou lá.
Quem mora em Gaza também sente o mesmo peso com a palavra Netanyahu . É sobre isso que Lula falou!
Muito antes de Hitler, os europeus já cometiam genocÃdios na América, Ãfrica e Ãsia!
No fim das contas o problema de i não é bem o que lula disse, mas o enorme desconforto que essa guerra desproporcional tem causado. O preconceito contra eles está sempre a espreita e o temor que saiam da posição de vitima na história passada para a de algozes no futuro, é uma realidade possÃvel no inconsciente coletivo.
Quase trinta mil mortes, maioria esmagadora da mulheres, crianças e velhos. Ocupação/ invasão ilegal de território destinado aos palestinos, condenação pela ONU. Lula é o vilão! Distorcer fatos tem limites !
Lula falou o precisava ser dito.
Disse a verdade, embora talvez não devesse ter dito
Nunca esqueci a fala de um Judeu brilhante , politico e influente à época : Alberto Goldman, muito jovem, nos tempos em que era filiado ao PCB , salvo engano, em um debate no Bom Retiro sobre as desavenças entre Palestinos e Judeus, ao ouvir um "Judeu" com a fala cheia de ódio , o reprimiu e fez uma Ode a Paz, o que ficou em minha mente para sempre. O Caminho é esse, em minha opinião comparar o Holocausto ao que esta ocorrendo é um exagero, face a motivação de cada caso.
Péssima maneira de ser um instrumento que inspire a paz.
Indefensáveis são os atos de 08 de janeiro. A senhora certamente está habituada a defender o indefensável, basta lembrar do seu best-seller sobre os grandes feitos de Pedro Collor de Melo.
Imagino mesmo a indignação dessa articulista da extrema direita disfarçada. Suas posições diante do golpe 1 e do golpe 2 é que são defensáveis não? Acha bonito o Ster mÃnio de um povo sem chances de defesa. Será que é tão grande a diferença entre bombardear e destruir hospitais com doentes, crianças, idosos e profissionais de saúde é os campos de concentração com seus fornos?
Exatamente Dora, depois do desastroso perÃodo bolsonaro, o que o Brasil menos precisa é de um outro fanfarrão cheio de opiniões rasas e populistas.
Não pode Lula se pautar, ao contrário do que indica Dora, pela opinião dos evangélicos que representam o segmento mais retrógrado de nossa sociedade. Contrariá-los é um bem para o paÃs. Quanto aos hebreus, mistura a colunista antissemitismo com antissionimo. A parte mais esclarecida da comunidade judaica desaprova a polÃtica expansionista de Netanyahu é sua trupe de fanáticos religiosos
Indefensável , uma mistura de ódio, ignorância e despreparo.
Concordo, não se pode defender o genocÃdio.
A frase realmente é mal formulada. Mas o genocÃdio em Gaza tem que ser interrompido imediatamente. Cabe à s outras nações do mundo chamar atenção ao absurdo, e de uma forma ou de outra o Lula está conseguindo.
E Nethanyahu seria comparável a Hitler?
Coma assim, indefensável? Maldade, massacres, covardias, brutalidades e tantas outras incoerências (aqui caberia expressão impublicável) humanas são irmãos gêmeos. Os fins, em nome da coerência, jamais justificam os meios. Hamas e o Estado de Israel (não os Judeue) são bárbaros. Ambos usam dos fins malignos para justificarem suas barbáries.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Dora Kramer > Palpite para lá de infeliz Voltar
Comente este texto