Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Alexandre Dias

    O ministro da Segurança Nacional de Iael, Itamar Ben-Gvir, defendeu o fim da ajuda humanitária a Gaza horas após a morte de mais de cem pessoas durante distribuição de suprimentos.

    Responda
  2. Alexandre Dias

    A ministra da Igualdade Social e Empoderamento Feminino de Iael, May Golan, disse estar orgulhosa da destruição deixada na Faixa de Gaza e desejou que cada criança possa contar a seus netos o que fizeram os ueus.

    Responda
  3. Antônio João

    Prezada Dora, enquanto você vem com o milho, o presidente Lula já está voltando com o fubá.

    Responda
  4. Max Morel

    Tio Rei diz com razão que Bolsonaro era a favor da ditadura militar que praticou tortura, mas Tio Rei não diz que Lula era amigão de ditadores que também praticam tortura. Qual a diferença, moralmente falando? nenhuma, ambos são a favor de ditadores e torturadores.

    Responda
  5. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

    Infeliz é ter Dora Kramer na FSP.

    Responda
  6. fauzi salmem

    A comparação foi perfeita no q tange à mortandade de seres humanos. A forma com q cada um operou para matar é que foi diferente. O OL oca usto dos jWdus foi único como motivo. O dos pa l es tinos tem outro motivo. Pelo sentido de defesa da população de civis, que inclue crianças (já tantas milhares mortas, mutiladas e orfanizadas) e pela preocupação em evitar a continuidade da matança, vê-se que a comparação do Lula foi coerente e merece apoio incondicional. Não tem de haver retratação.

    Responda
  7. Max Morel

    O cerne do artigo da Dora Kramer é o uso indevido do Holocausto por Lula. Além de tudo um erro histórico, pois só na África, onde ele disse suas barbaridades, já houve vários massacres e genocídios, como o dos Ibos na Nigéria, ou dos Tutsis em Ruanda.

    Responda
  8. Max Morel

    Excelente como sempre o artigo da ótima jornalista Dora Kramer.

    Responda
  9. Joao Medina

    Sinceramente? 6 milhões ou 22 mil para mim é holocausto. Firulas de jornalistas que usam as palavras quando lhes convém. A ditadura de Franco na Espanha matou infinitamente mais que a brasileira . Então, a nossa ditadura é menos sombria ? Vá dizer isso a quem perdeu um filho, marido , irmão, mãe... 22 mil pessoas de covid e Bozo (que odeio ) já era fascista e tudo mais que pudéssemos chamar ... ou seja, temos que esperar 6 milhões de palestinos morrerem ? Coerência jornalistas!

    Responda
  10. algaci pimenta de miranda

    Eu acho sinceramente que está havendo um excesso de palco a este tema, engraçado quê; quando mexe com Israel a comunidade de colunistas e jornalistas e pseudos jornalistas, ficam em polvorosos! Mas cabe lembrar que enquanto os colunistas, ficam vomitando ideias sobre isso ou aquilo, esquecem que Israel está dizimando um povo, sob a justificativa de caçada ao terror. Será que alguém realmente não tem que colocar os nove dedos na ferida, e realmente chamar a atenção?

    Responda
  11. Luiz Guilherme Boneto

    O cargo do chanceler Mauro Vieira está em risco! Depois de ler este artigo repleto de tantas ideias originais, certamente o presidente Lula irá querer nomear a Dora Kramer como ministra das Relações Exteriores. Porque ela, sim, entende de diplomacia! Porém Lula deve se conformar: ela não aceitará o convite. Ainda tem muito a nos brindar com tanta originalidade.

    Responda
  12. Orasil coelho pina

    O Luta e o PT vão receber o que merecem nas próximas eleições municipais, desempenho pior que nas últimas eleições, exceto a presidencial contra um candidato que se autodenomina ex- deputado do baixo clero, só elegeu governadores do Nordeste!

    Responda
  13. Thiago Rodrigues Miota

    Poxa Folha, vamos melhorar o nível dos colunistas. Assim fica difícil!

    Responda
  14. JOS LEANDRO

    os últimos presidentes do brasil nos matam de vergonha!

    Responda
  15. Fatima Oliver

    Cara Senhora Dora, lhe incomoda um mandatário de um país, o nosso, posicionar-se contra o genocídio em curso? É um posicionamento político e não um "palpite". A senhora poderia rever seu "Palpite Infeliz" Tantos outros se manifestaram contra o genocídio e a senhora não foi tão infeliz.... com seus palpites.... enfim. Sofrível, lamentável, mas também esperado.

    Responda
  16. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Na história, não há repetições. Por isso mesmo é que se há de fazer comparações. O governo de extrema-direita está tentando acabar com um povo e um estado (a Palestina). Pode-se chamar isso de holocausto? Claro que não. Mas o desastre está em curso e há de se aprender com o passado. Por ironia do destino, o mesmo povo que sofreu tanto precisa agora tomar uma posição firme contra esse que assumiu o poder em israel.

    Responda
  17. bruno silva

    Todos os meus comentários são censurados: "O seu comentário não pode ser publicado automaticamente. Há palavras no seu texto indicando que uma moderação prévia será necessária. Caso queira publicar seu texto assim mesmo, clique em Enviar"

    Responda
  18. bruno silva

    Parabéns Lula. Estou com você em 2026 e com muito orgulho

    Responda
  19. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Lula riscou uma linha no chão e mostrou o tamanho da sua liderança

    Responda
  20. armando moura

    Quer dizer que se o holo causto tivesse sido a morte de trinta mil perdas então Lula poderia comparar? Lula falava para o sul global e mais de cinquenta países aplaudiram, não pode mais nenhuma morte ocorrer. Lula não pode ser conivente com um líder extremista responsável de genocidio.

    Responda
    1. BRAULIO S ALVES FERNAN

      É isso, Armando. Na história, não há repetições. Por isso mesmo é que se há de comparar. netanyahu está acabando com um povo. É um holocausto? Claro que não, porque este só ocorreu uma vez. Mas há semelhanças a serem feitas? Muitas. Por ironia do destino, o mesmo povo que sofreu tanto precisa agora tomar uma posição firme contra esse que assumiu o poder em israel.

  21. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Lula é mais inteligente e potente do que todos os articulistas da folha, somados. Sua fala simplesmente impediu o governo israelense de consumar o seu intento: atacar Rafah; sob pena de, se o fizer, dar razão à fala do presidente brasileiro. A comunidade judaica começa a agradecer ao Lula.

    Responda
    1. Paulo Lustig

      Se informa melhor

  22. MARCOS ANTONIO N J

    Acho interessante quando as pessoas tratam o extermínio dos nazistas como sendo Hitler o único monstro da história. E as grandes empresas que o apoiaram? Preciso citar nomes? Pura hipocrisia. Parabéns ao Presidente Lula. Ele criticou o atual governo de Israel que vem comentando grande genocídio.

    Responda
  23. Manoel Messias Borges de Araujo Filho

    A cronista confunde qualquer crítica ao governo de Israel como sendo antissemitismo e não uma crítica ao sionismo, este que historicamente defende a extinção dos Palestinos, agora no brasil a externa direita condena como antissemita as pessoas que discordam do assassinato de Palestinos, em sua fala o Presidente condenou o ato terrorista do Ramas e a desproporcionalidade do ataque que está sendo feito.

    Responda
  24. Maria Luiza Menten

    Parabéns pela coragem, Presidente Lula! As consequências virão, mas muitos estão ao seu lado. Realmente admirável seu discurso!!!

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Concordo! Parabéns, presidente Lula.

  25. Paulo Roberto Cugini

    Parabéns senhora Dora Kramer pela bela narrativa. A discussão aqui é a ESTUPIDEZ na fala do "cara", que não sabe NADA de NADA. É um leigo em quase tudo. Gosta mesmo de "aparecer". Igual seu antecessor, o "famoso BOZO". Imprestável! Que fique claro, óbvio que as mortes de milhares de Palestinos também é uma estupidez , uma tragédia. Assim como vem fazendo o "mostro" criminoso e ditador VLADIMIR PUTIN na Ucrânia. Estamos fritos!

    Responda
  26. Fábio Nogueira

    Também acho. O lugar mais triste que eu já visitei foi um campo de concentração... No entanto, isso não pode servir de argumento para Is_rael cometer essas atrocidades contra os palestinos.

    Responda
    1. JOAO CARLOS MOREIRA GOMES

      A,comparação é entre o genocida Bibi e o genocida Adolf.

  27. ana marques

    Também penso que não se deve comparar o que está acontecendo em Ga za com o holo causto. Mas a senhora não demonstrou compaixão para com os trinta mil pales tinos mor tos pelo exército vizinho. Eles merecem a indife rença dos que estão longe do per igo?

    Responda
    1. ana marques

      Não vamos fazer comparações. Cada caso é único mas dá tempo de fazer um ces sar-fo go e acabar com a mata nça de inoce ntes.

    2. ana marques

      Lembre-se do gue to de Varsóvia, milhares de pessoas confin adas em um local aper tado, sem comida, sem assistência médica, sem higiene adequada. Ga za está nessas mesmas condições. Foram expu lsas no norte para o sul, agora querem reduzir Ra fah a esco mbros.

  28. Marina Ferreira Pacini

    Os argumentos desse texto sao tao esdrúxulos que parece uma redação de ensino médio. Se Hitl er exec utou um sistemát ico exte rm ínio é porque resolveu e limi nar os ju de us da Europa. Isr ae l vem sistematicamente e limi nando os pal estin os, por meios diversos daqueles usados pelos n azi stas. Os resultados sao os mesmos. Só uma pe sso a des pr ovida de pe rce pção ou possuidora de m orali dade du vidosa nao reconhece esse fato.

    Responda
  29. fabiana seppe laforga

    Esse Sr é muito desinformado e mal assessorado. A gente só passa vergonha...

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Fale por você. Presidente Lula, parabéns!

  30. bruno silva

    6 milhões de judeus foram assassinados na Alemanha mas muitos deles conseguiram se exilar. Os Palestinos em Gaza não tem esse privilégio porque são assassinados e suas casas são destruídas. O Holocausto Palestina o é uma verdade histórica.

    Responda
  31. Maria jose dos santos

    Com tantos problemas para resolvermos aqui como a questão climática a fome a violência que cada dia ganha mais terreno c.Vc não pode nem sair com um carro de marca ou um celular que é riscado a perder a vida .O que Lula tem que se meter com um assunto que não é nosso .A sede de aparecer de virar estrela global virou a cabeça de nosso presidente muito mau assessorado nas questoesinterlacionarai Vai mecher em vespeiro para poder aparecer .Deu uma do ex presidente abrir a boca na hora errada .

    Responda
  32. Maria de Felipe Martinez

    Por que que o sofrimento dos pals tinos não pode ser comparado ao sofrimento dos Ju Deus? Parece existir uma exclusividade no sofrimento. Se o que faz a diferença é a intenção de eliminar um grupo humano, homens, mulheres e crianças, essa intenção ficou patente pelas declarações do Bi Bi e outros. Se for a escala, já um 2% do povo de Ga Za foi eliminado e a conta segue. Se for pela crueldade e o método, as semelhanças são gritantes.

    Responda
  33. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    Essa senhora é totalmente fora da realidade. Minha senhora, mostrar discordância com o governo de Israel não é ser antissemita. Lula tem realmente exagerado na maneira como se expressa embora esteja certo. Mas em cima disso, entrar no estardalhaço feito pelo governo israelense em cima disso é ser totalmente partidária e não "isenta" como deveria ser uma jornalista.

    Responda
  34. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    Essa senhora é totalmente fora da realidade. Minha senhora, mostrar discordância com o governo de Israel não é ser antissemita. Lula tem realmente exagerado na maneira como se expressa embora esteja certo. Mas em cima disso, entrar no estardalhaço feito pelo governo israelense em cima disso é ser totalmente partidária e não "isenta" como deveria ser uma jornalista.

    Responda
  35. Caetano Mader Gisi

    Seu comentário não tem nada da inteligencia diplomatica necessária para lidar com uma situação real, atual e extrema de violência contra os civis palestinos. Não há ignorância mas conhecimento histórico do presidente a respeito da comparação. De fato, as mortes de civis em dezenas de milhares só são comparáveis àquelas da segunda guerra. A real diferença entre tua fala e a de Lula não é de conhecimento, mas sim de coragem e humanidade. E nesse o presidente nos orgulha como brasileiros.

    Responda
  36. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    Como sempre a autora está do outro lado, sempre tentando denegrir o governo. Acho que Lula usou a imagem da maneira equivocada, mas não está errado no que realmente quis dizer. O governo de Israel sim é que está fazendo um circo, jogando a população e parte da opinião pública a respeito do assunto. A fala não tem nada de antijudaica, mas sim contra o que está acontecendo em Gaza.

    Responda
  37. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    Como sempre a autora está do outro lado, sempre tentando denegrir o governo. Acho que Lula usou a imagem da maneira equivocada, mas não está errado no que realmente quis dizer. O governo de Israel sim é que está fazendo um circo, jogando a população e parte da opinião pública a respeito do assunto. A fala não tem nada de antijudaica, mas sim contra o que está acontecendo em Gaza.

    Responda
  38. Luís Cláudio Marchesi

    Quantos diplomas Lula tem em seu currículo escolar? As bobagens catastróficas do líder petista não vão parar por aí. Incrível, mas consegue superar Bolsonaro em desatinos e besteiras.

    Responda
    1. Fábio Nogueira

      Pense bem no que você disse... O inelegível  limitado, não consegue se expressar, prepotente, armamentista e negacionista...

    2. BRAULIO S ALVES FERNAN

      Lula é inteligentíssimo. Sua fala simplesmente significará que netanyahu não poderá executar o ataque final a Rafah, sob pena de, se o fizer, dar razão ao que Lula disse. Lula, por algum motivo, é o líder político mais inteligente, sensato e ousado do mundo, hoje. Pode morrer de raiva, Luiz Cláudio, mas é assim que ele é visto, até mesmo por líderes como Macron, Biden e tantos outros.

    3. José Bueno

      Luis, consulte a lista de dezenas de títulos de Doutor Honoris Causa concedidos ao Lula por universidades, algumas dentre as mais importantes do mundo. Tenho orgulho de nosso Presidente, que tem na sua história a experiência de retirante da fome e de lider sindical que se tornou presente em todos os momentos relevantes de últimas décadas da história do Brasil.

    4. bruno silva

      Qualquer um pé de chinelo que concluiu o primeiro grau pensa que é mais inteligente do que o Presidente Lula

  39. MARCOS ANTONIO N J

    Deu vontade de vomitar ao ler esse artigo. Onde Lula tomou partido, onde Lula está condencendente com Vladimir Putin? O problema é com o governo do Benjamin Netanyahu. Procure ler a revista Veja de 21 de outubro de 2015. As falas desse ser repugnante que é o primeiro ministro de Israel.

    Responda
  40. Eugênia Rodrigues

    Lula em sua escalada para esconder o aumento da dengue e a fuga dos detentos.

    Responda
    1. julio alves

      Eugênia Rodrigues na escalada para o campeonato de bes theiras ditas nos comentários

  41. ERMELINDA SANTANA MATOS

    Lula com essa fala pode perder votos de evangelicos , gente insensensiveis , desinformados e gente reza pra pneu ,mas teve a sabedoria de nso perder dignidade e ficar calado , sendo cúmplice da carnificina do sr Netanyahu.

    Responda
    1. bruno silva

      E você pensa que os evangélicos gostam dos judeus????

  42. Carlos Roberto Viana Milward de Andrade

    Infeliz é este artigo . A “ jornalista “ confunde religião com governo . O fato de pagar meia dúzia de tostões pela assinatura deste pasquim não significa que tenha que me sujeitar a ler textos mal escritos e rasos .

    Responda
  43. frederico barbosa

    Que bom Dora Kramer provando do próprio veneno. Defensora do líder da Petralhada. Agora, guenta….. Gosto muito de ver a turma defendendo Lulinha e seus amiguinhos: Putin, Ortega,Maduro, os irmãos Castro etc Relaxem, que dói menos

    Responda
    1. Marcos Medeiros

      Muuuuuuuu

    2. julio alves

      Tu bebeu? A dona Kramer sempre esteve à direita!

  44. Edgar Alves

    Cada vez mais com vontade de cancelar esse jornaleco, defensor de ass@ssinos, genoncidas e criminosos... Parabéns Lula pelas palavras e pela coragem.

    Responda
    1. Edgar Alves

      Debie, também acompanho estas mídias que vc citou e acho necessário termos leitores como a gente pra contrapor essas matérias absurdas. Mas tem horas que desanima bastante.. Cansado de comentar na folia. Na verdade esses jornais da grande mídia nem mais tem tanta relevância assim. Estou enojado com a cobertura dessa guerra, sinceramente. Fora os leitores r@acistas, malucos e apoiadores dessa gue rra que aqui comentam.

    2. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Rodrigo, ótima sugestão. Mas Edgar, não cancele sua assinatura. Eu assino a FSP e tbem apoio o 247, gosto tbem do Diário do Centro do mundo e da Revista Fórum, além do ICl. Sempre bom ter contrapontos aos jornalões, que, felizmente, não têm mais a hegemonia da informação.

    3. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Edgar, não cancele sua assinatura. Eu mantenho a minha e tbem apoio o 247, sempre bom ver vários lados. O presidente Lula está correto.

    4. RODRIGO NAFTAL

      Por favor.indique a parte do texto em que ela defende a operação de Natanyahu?

    5. Sergio Siqueira

      Esse jornaleco é seletivo. Meu dinheiro fica; meu comentário volta.

    6. RODRIGO NAFTAL

      Tenho uma ótima ideia. Opoie o brasil247, o diário do centro do mundo. Lá eles compartilham posições muito democráticas como a aprovação ao regime da Venezuela, Cuba, regimes teocráticos, Rússia, etc..

  45. Edgar Alves

    Lamentável, grotesco, repugnante e vergonhoso o texto dessa senhora Dora. Como pode uma pessoa dessa escrever na folia? Não dá pra aceitar. Esse geno cídio sendo normalizado e defendido pela grande mídia é uma vergonha. A articulista não se importa com as vidas palestinas? As palavras do Lula são piores que as mort3s praticadas pelos isra elensses?

    Responda
    1. julio alves

      Quem não entendeu o artigo foi o Rodrigo Naftal aqui

    2. julio alves

      Quem não entendeu o artigo foi o Rodrigo Naftal aqui

    3. RODRIGO NAFTAL

      Acho que vc nao entendeu o texto. Ela não defende Nataniahu. Ela apenas pontua que não é possível comparar o incomparável. O resultado prático da improvisação de Lula é zero.

  46. Felipe José Fernandes Macedo

    extrema direita tem genocidas de estimação... ser contra a morte de crianças e mulheres palestinas nos faz, automaticamente, "apoiador do hamas" aos olhos dos "cidadãos de bem". Essa gente não sabe separar as coisas. Tudo é fla-flu.. binário... são muito limitados

    Responda
  47. Alberto A Neto

    Lula confundiu Adolf Hitler com Heinrich Himmler. Após os ataques do grupo Hamas contra alvos civis e militares em território israelense, já há mais de 28 mil palestinos mortos. Em entrevista ao conservador "Le Figaro", o professor e anestesista militar Raphael Pitti - que assistiu os feridos em diversos conflitos armados na Bósnia, Líbano, Guerra do Golfo, Síria e Ucrânia -, igualou a situação na "Faixa de Gaza" à razia imposta pela "SS" de Himmler aos judeus do "Gueto de Varsóvia" em 1942.

    Responda
    1. julio alves

      Parece que a posição do Ridrigo Naftal é bem semelhante à do bolsonaro, não?

  48. Marcos Medeiros

    O mundo sabe que o presidente Lula é um humanista; Dora, quem é?

    Responda
    1. Carlos Roberto Viana Milward de Andrade

      Uma ilustre desconhecida que defende o indefensável

    2. RODRIGO NAFTAL

      Sei. Muito humanista. Que se alinha cada vez mais a regimes teocráticos e ditaduras. Não é à toa que a posição de Lula e Trump sobre a Rússia é muito semelhante

  49. José Fernando Marques

    Moderação ou censura? O jornal tem lado? Não deveria ter, diante das vidas humanas dizimadas sem piedade, nem mesmo racionalidade.

    Responda
  50. José Fernando Marques

    Moderação ou censura? O jornal tem lado? Não deveria ter, diante das vidas humanas dizimadas sem piedade, nem mesmo racionalidade.

    Responda