Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Antonio do Caju

    Porque?

    Responda
  2. ANDRE LUIZ SACRAMENTO DA SILVA

    Estamos vivendo tempos muito difíceis, e as declarações dos Chefes de Estado, no caso do Brasil, do Presidente da República, não podem criar conflitos internacionais ou mesmo comparações equivocadas, aumentando tensões e colocando o Brasil do lado “errado” ou em cima do muro quando deveria criticar.

    Responda
  3. Rodrigo Flexa

    Como é reacionária a colunista, nenhuma palavra sobre o massacre em curso, o fato é que há muito mais semelhanças do que diferença entre os horrores da segunda guerra e o genocídio que vem sendo praticado.

    Responda
  4. NIEMEYER FRANCO

    FSP se contabilizando com o que perdeu a Jovem Clã. Tá ruim, hein F$P?

    Responda
  5. goncalo agra de freitas

    Como descendente de judeus, pois os meus ancestrais foram perseguidos no passado, ficando escondidos pelo mundo até chegar no Brasil, onde ficaram escondidos por muito tempo, vejo hoje a Dora falar só do holocausto, claro que foi uma coisa horrível, mas os anteriores, com judeus, que morriam queimados vivos pela igreja católica, e sou católico. Hoje vejo Israel fazendo exatamente o que o Hamas quer, eles poderiam ficar como vítima. ajudando o americano ganhar com a guerra.

    Responda
  6. José Roberto Pereira

    Diga-nos, ó sábia Dora Zambelli, a partir de quantas crianças pales tinas desmembradas poderemos chamar esse extermínio programado por seu verdadeiro nome? Avise-nos quando poderemos ousar compará-lo com outros genocídios históricos. Até lá aguardaremos pacientemente a morte sistemática das crianças restantes à espera de sua autorização semântica.

    Responda
    1. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Bravo! Pena que não irá sensibilizar a colunista.

  7. ALEXANDRE MOURA

    Depois que a DK se rebaixou e foi pra JP, pra mim perdeu totalmente a referência de jornalista imparcial e agora nem perco mais o tempo de ler os seus textos!!

    Responda
  8. Carlos Lima

    Lula também seria persona non grata na Alemanha nazista.

    Responda
    1. Alexandre Rodrigues

      Pensei a mesma coisa

    2. Gilberto Rosa

      Na mosca!

  9. Frederico Goulart

    Cara Dora, entendi e concordo que foi infeliz a comparação, mas porque você não aproveita e se posiciona corretamente sobre o g.en.oci.dio praticado por I.sr.a.el ao povo p.al.est.i.n.o? Qual a sua opinião? Apesar de adivinha-la, acho que seria justo fazer o contro-ponto da crítica.

    Responda
  10. Regina Fonseca

    De fato indefensável, pois não trará utilidade alguma. Toda informação ou declaração ou outro deve ser útil, mas entendo o que ele diz, pois não é aceitável limpar tudo e a todos para atingir o seu objetivo.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      A vida dos outros não lhe é útil?

  11. Sergio Saraiva

    "Hi tler dizimou 6 milhões de vidas", Neta nyahu assassinou até agora algo próximo de 30 mil pales tinos, 70% mulheres e crianças; conclusão de Do ra: Neta nyahu ainda não matou o suficiente para ser comparado com Hi tler. Realmente, a obrigação de fazer oposição a Lu la ultrapassa as noções de decência desse pessoal.

    Responda
  12. Sergio Saraiva

    O que eu tenho visto de alma de cachorro vira-latas balançando o rabinho desde domingo é coisa para dar nojo.

    Responda
  13. Vitor Gomes de Almeida

    O Lula deveria ler mais, se informar, estudar história, os fatos verdadeiros, os acontecimentos que mudaram o mundo, o genocídio, câmara de gás, o Holocausto é único e esperamos nunca mais ver essas atrocidades, o que está acontecendo em Gaza é uma guerra, guerra ninguém nunca ganha, todos perdem , mas comparar o conflito com o Holocausto é inaceitável.

    Responda
  14. jarbas cabral

    Os atos de Israel são exorbitantes? Ou são criminosos, desumanos, repugnantes?

    Responda
  15. Evandro Loes

    A culpa desta fala é do Bolsonaro, que deixou o Lula ganhar. Se Bolsonaro tivesse ganho, Lula não teria a chance de falar tamanha asneira. Acho que deveriam intimar Bolsonaro em mais um inquérito e chamar ele à responsabilidade.

    Responda
    1. Alberto Henrique

      Patridiota.

    2. Evandro Loes

      Niemeyer Franco: cara, acorda. Bolsonaro pode ter seus defeitos, mas o Brasil teve eleições. Bolsonaro pode até ter cogitado golpe, não duvido, mas quando viu que não daria certo, que o país iria sofrer, que um iria matar o outro, ele saiu do país e pronto, Lula assumiu. Em Gaza não tem eleição e a resposta ao terrorismo era mais que certa. Ou tu achas que o Hamas iria fazer o que fez e não teria resposta. O povo de Gaza tem que ajudar Israel a punir esses opressores.

    3. NIEMEYER FRANCO

      Chamar Bolsonaro á responsabilidade? Sairia preso de prima. Termo responsabilidade não faz e nunca fez parte do dicionário de Bolsonaro. Aliás, miliciano tem responsabilidade sim - com seus pares.

  16. Evandro Loes

    Na realidade, Lula está justificando a prática nazista, como se Hitler tivesse motivos para ter feito o que fez. O que está acontecendo agora, o contra-ataque a G a z a teve motivos, mas na época, nada teve, Judeus pagavam impostos, eram ordeiros, produziam, trabalhavam, empregavam. Nada justificou qualquer ação feita, mesmo que fosse uma reprimenda, sem o genocídio e si. No fundo, ao nivelar os dois fatos, o presidente tenta nivelar os dois episódios, minimizando as atrocidades do passado.

    Responda
    1. Adalto Fonseca Júnior

      Suas justificativas morais jamais legitimarão a prática "atualizada" de genocídio pelo Estado de Israel contra o Povo Palestino. A prática impiedosa e cruel vem insistentemente corroborada pela narrativa dominante e são várias as estratégias para garantir a adesão da massa ao que na verdade é inaceitável.

    2. MARIA F LUPORINI

      As mulheres e crianças dizimadas também pagavam impostos e foram para o Sul conforme I pediu. Quem olha as fotos e vídeos sempre vai comparar o que I está fazendo ao que H fez.

    3. Eduardo Rocha

      A maior parte dos palestinos mortos em Gaza também pagavam impostos, eram ordeiros, produziam, trabalhavam e empregavam. Mas nada disso importa para o autocrata israelitas.

    4. Max Morel

      Isso mesmo, Evandro, e ele, boquirroto como é, e adorador da própria voz, diz sandices e asneiras e não é criticado pela grande mídia que passa o pano em qualquer ato seu.

  17. Adalto Fonseca Júnior

    Exorbitantemente imorais são os assassinatos de crianças e mulheres grávidas cometidos pelo exército de Israel com apoio das potências ocidentais. Pare de usar a palavra exorbitante quando falar do posicionamento de Lula. Deixe de oportunismo.

    Responda
    1. Larissa Bertani

      Exatamente

  18. wilson mazza junior

    Pede para ela levar os netos,sobrinhos,filhos para conhecer a faixa Gaza e depois ela comenta...só cuidados com as bombas...

    Responda
  19. Carlos Roberto Viana Milward de Andrade

    Palpite infeliz este seu , querida . Religião e governo são coisas distintas . Estude um pouco antes de escrever sandices

    Responda
  20. Carlos Roberto Viana Milward de Andrade

    Artigo vergonhoso . Confunde religião com governo .

    Responda
  21. Luiz Carlos Silva da Cunha

    Infeliz e insensato é esse palpite da Dona Dora. Essa FSP está se tornando um jornaleco onde palpiteiros escrevem sandices para defender o indefensável. Já se foram quase 30 mil em Gaza. Vai ser preciso chegar a um milhão? Não sejam ridículos...

    Responda
  22. Luiz Carlos Silva da Cunha

    Defensável deve ser a morte de 30 mil mulheres e crianças Dora?

    Responda
  23. CARLOS EDUARDO MARTINS

    É pessoal infelizmente é a lei do mais forte. Eu sou totalmente pro Israel nessa guerra mas o tamanho da reação tem sido absurdo e milhares de inocentes morrem. Da mesma forma que Portugueses aniquilaram milhares de nativos, idem à Rota matando 30 em Santos para vingar 01 policial. O desejo do mais forte sempre prevalece gostemos ou não. E Lula , do qual sou fã, talvez tenha soltado o pior comentário em sua trajetoria Política, coisa de amador , o qual definitivamente não é. Incoerências da vida

    Responda
  24. marcio branco de assis

    Indefensável é o terrorismo. Tanto o de Estado, praticado por Israel, quanto o de grupos políticos, como o Hamas. Indefensável também é a defesa de qq forma de terrorismo!

    Responda
  25. LUIZ GUILHERME DE OLIVEIRA

    Dora Kramer: errada, errada, errada. A partir de qual número devemos considerar genocídio? No caso alemão foram 6 milhões, precisamos chegar nesse número no caso israelense?

    Responda
  26. Antonio Catigero Oliveira

    Em qualquer guerra, o maior lucro$ é de quem fornece armas, bombas e equipamentos, além daqueles que ganham para impor a tal ''narrativa'' perante a opinião pública. Portanto, ninguém defende extermínio de graça.

    Responda
  27. VITOR LUIS AIDAR SANTOS

    Definitivamente, nem Lula e nem nós entendemos o suficiente quem foi Hitler. Se houver o mínimo de interesse em compreender História e entender que a comparação é incabível, leiam a biografia do Cabo Adolf de autoria de Ian Kershaw.

    Responda
  28. Sergio Makrakis

    Não se trata de defender, se trata de chamar atenção. O mundo está assistindo de camarote a tomada territorial, a custo de muitas vidas, com a justificativa da guerra contra um grupo terrorista. Depois do infeliz comentário, quem sabe os palestinos terão um alento.

    Responda
  29. Marco A Moreira

    Excelente artigo. Os seguidores do presidente enxergam em sua figura um semi-deus, guru, um ser iluminado - tudo que diz é anotado, defendido, se diz que a o Sol gira em torno da Terra então assim deve ser! Igual aos minions. O presidente cometeu uma das mais absurdas declarações de um chefe de estado nos últimos anos.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Em outras palavras, Moreira não se importa com 8 mil crianças, sem vida, mil mutiladas, também não se importou com as vidas que se foram por covid no Brasil.

    2. ALEXANDRE PETROCINI FALLEIROS

      Acho este artigo um lixo. Ele não contextualiza e não faz pensar. A respeito da sua análise sobre as posições em torno do que Lula eventualmente fala, sabemos que este comportamento é o típico destes tempos de polarização burra. Ou seja, a mesmíssima lógica e comportamento valem para todas as asneiras que o Bolsonaro tanto falou e ainda fala. Tempos pobres. Cidadãos pobres.

    3. Larissa Bertani

      Absurdo são crianças tendo as pernas amputadas sem anestesia.

    4. Horacio Cerzosimo

      Muito bom

  30. Ricardo Lobo

    Indefensável é a morte de crianças e civis inocentes. São cínicos, matam e fazem o teatro de vítimas. Exterminar um povo, esse é o objetivo. Fora Netanyahu, fora extrema direita, genocidas.

    Responda
  31. Jeferson Nascimento Sousa

    Temos um presidente que fala de improviso as piores besteiras uma vergonha. Engracado que na mesma entrevista perguntando sobre a Venezuela expulsar integrantes da ONU que ele defende ele disse não saber de nada.

    Responda
  32. AILTON SOUZA

    Lula está corretíssimo tanta faz matar 30 mil ou 6 milhões o crime é o mesmo genocídio.

    Responda
  33. AILTON SOUZA

    Lula está corretíssimo tanta faz matar 30 mil ou 6 milhões o crime é o mesmo genocídio.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Como é que é Zucker, admite-se o genocídio somente se for contra os seus? Lógica tribal nefasta.

    2. Marcos Zucker

      Tanto faz pra você! Não foram teus parentes mesmo, né? Impressionante como é fácil tomar partido quando não se tem o menor envolvimento.

  34. Gregorio Amarante

    Lula está como típico idoso que não tem mais filtro e fala o que vem na cabeça. Temos um homem assim regendo o nosso país.

    Responda
    1. julio alves

      E vai continuar regendo a partir de 2026

  35. EDUARDO MAMAN

    Você está correta, Dora. Infelizmente, há brasileiros que apoiam grupos terroristas que covardemente utilizam crianças e mulheres como escudos humanos.

    Responda
    1. Joaquim Branco

      Todos os que criticam os excessos da potência ocupante são chamados de apoiadores do grupo terrorista. Ora, isso é mistificar o que está acontecendo e apoiar a morte de trinta mil pessoas, onde certamente a grande maioria seriam inocentes. Infelizmente, hoje temos os ditos seguidores de Jesus que apoiam a Lei de Talião.

    2. Felipe Araújo Braga

      Seu comentário é de uma desumanidade. 27 mil civis mortos e você apoiando. Melhor pedir perdão a Deus, pois Ele vê!

  36. Eduardo Bildeberg

     difícil votar em Lula acreditar nele e ter que ouvir volta e meia uma asneira sem tamanho. Quem viveu na Europa sabe o peso que a palavra Hitler ou Nazista tem, muito maior do que imagina quem nunca morou lá.

    Responda
    1. julio alves

      Quem mora em Gaza também sente o mesmo peso com a palavra Netanyahu . É sobre isso que Lula falou!

    2. Anderson Aparecido Candido

      Muito antes de Hitler, os europeus já cometiam genocídios na América, África e Ásia!

  37. Paulo Sales

    No fim das contas o problema de i não é bem o que lula disse, mas o enorme desconforto que essa guerra desproporcional tem causado. O preconceito contra eles está sempre a espreita e o temor que saiam da posição de vitima na história passada para a de algozes no futuro, é uma realidade possível no inconsciente coletivo.

    Responda
  38. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    Quase trinta mil mortes, maioria esmagadora da mulheres, crianças e velhos. Ocupação/ invasão ilegal de território destinado aos palestinos, condenação pela ONU. Lula é o vilão! Distorcer fatos tem limites !

    Responda
    1. SOLANGE DE OLIVEIRA

      Lula falou o precisava ser dito.

  39. Sérgio Silva

    Disse a verdade, embora talvez não devesse ter dito

    Responda
  40. orlando gomes de freitas

    Nunca esqueci a fala de um Judeu brilhante , politico e influente à época : Alberto Goldman, muito jovem, nos tempos em que era filiado ao PCB , salvo engano, em um debate no Bom Retiro sobre as desavenças entre Palestinos e Judeus, ao ouvir um "Judeu" com a fala cheia de ódio , o reprimiu e fez uma Ode a Paz, o que ficou em minha mente para sempre. O Caminho é esse, em minha opinião comparar o Holocausto ao que esta ocorrendo é um exagero, face a motivação de cada caso.

    Responda
  41. Joya Fernande Sachs

    Péssima maneira de ser um instrumento que inspire a paz.

    Responda
  42. Emerson César de Campos

    Indefensáveis são os atos de 08 de janeiro. A senhora certamente está habituada a defender o indefensável, basta lembrar do seu best-seller sobre os grandes feitos de Pedro Collor de Melo.

    Responda
    1. julio alves

      Imagino mesmo a indignação dessa articulista da extrema direita disfarçada. Suas posições diante do golpe 1 e do golpe 2 é que são defensáveis não? Acha bonito o Ster mínio de um povo sem chances de defesa. Será que é tão grande a diferença entre bombardear e destruir hospitais com doentes, crianças, idosos e profissionais de saúde é os campos de concentração com seus fornos?

  43. Horacio Cerzosimo

    Exatamente Dora, depois do desastroso período bolsonaro, o que o Brasil menos precisa é de um outro fanfarrão cheio de opiniões rasas e populistas.

    Responda
  44. Sérgio Sayeg

    Não pode Lula se pautar, ao contrário do que indica Dora, pela opinião dos evangélicos que representam o segmento mais retrógrado de nossa sociedade. Contrariá-los é um bem para o país. Quanto aos hebreus, mistura a colunista antissemitismo com antissionimo. A parte mais esclarecida da comunidade judaica desaprova a política expansionista de Netanyahu é sua trupe de fanáticos religiosos

    Responda
  45. leonardo oliveira

    Indefensável , uma mistura de ódio, ignorância e despreparo.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Concordo, não se pode defender o genocídio.

  46. leonardo oliveira

    Indefensável , uma mistura de ódio, ignorância e despreparo.

    Responda
  47. leonardo oliveira

    Indefensável , uma mistura de ódio, ignorância e despreparo.

    Responda
  48. FERNÃ O CARRARI MORATO

    A frase realmente é mal formulada. Mas o genocídio em Gaza tem que ser interrompido imediatamente. Cabe às outras nações do mundo chamar atenção ao absurdo, e de uma forma ou de outra o Lula está conseguindo.

    Responda
  49. José Ricardo Braga

    E Nethanyahu seria comparável a Hitler?

    Responda
  50. gustavo alves de oliveira

    Coma assim, indefensável? Maldade, massacres, covardias, brutalidades e tantas outras incoerências (aqui caberia expressão impublicável) humanas são irmãos gêmeos. Os fins, em nome da coerência, jamais justificam os meios. Hamas e o Estado de Israel (não os Judeue) são bárbaros. Ambos usam dos fins malignos para justificarem suas barbáries.

    Responda