Comente*

* Apenas para assinantes

coment√°rios

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Alexandre Dias

    A ministra da Igualdade Social e Empoderamento Feminino de Iael, May Golan, disse estar orgulhosa da destruição deixada na Faixa de Gaza e desejou que cada criança possa contar a seus netos o que fizeram os ueus.

    Responda
  2. Nader Savoia

    Lula falou o que está na cabeça de qualquer humano consciente e tomou postura internacional importantíssima. Quem não respeita o povo nessa "guerra" é o premiê daquele país e fanáticos "religiosos" que mentem, matam e usam esse mesmo povo e o vizinho a mando e interesse do poder e riqueza de poucos. Folha, Hélio, mão na consciência. Jornalismo deve ser coisa séria.

    Responda
  3. Eduardo Rocha

    Lula, não dê pasto ao gado! Deixe essa discussão para o Itamarati.

    Responda
  4. Orasil coelho pina

    Parabéns Folha! Algum assessor do Presidente Lula deveria informá-lo que Silva, seu digníssimo sobrenome, significa Selva e ou Floresta e é de originário de Judeus Sefarditas! Folha o que tem de censurável neste simplório texto? Que absurdo!

    Responda
  5. José Cardoso

    Mas pelo aplauso do Amorim, não foi só um deslize do Lula. Pelo jeito a chancelaria brasileira realmente acha que a comparação feita pelo presidente foi perfeita. Houve também o apoio de Frau Hoffmann, mas aí não surpreende ninguém.

    Responda
  6. WALKIRIA COSTA FUCILLI CHASSOT

    A fala emocionada de Lula, que n√£o cita a palavra Holocausto, expressa a vis√£o humanista. Quando os judeus come√ßaram a ser perseguidos ainda n√£o hav√≠amos perdido 6 milh√Ķes, mas nenhum chefe de Estado falou como "dirigente do gr√™mio". Articulistas, que agem como se o massacre palestino tivesse come√ßado ap√≥s o ataque sangrento do Hamas, pintam a realidade posterior a 1948 com as cores do arco-√≠ris. Os sionistas agradecem.

    Responda
    1. Orasil coelho pina

      √Č na fala emocionada que a pessoa √© mais verdadeira, √© o que ela sente e n√£o √© por acaso que o Lula trata Maduro, Castros, Noriega e P√ļtin com tanta defer√™ncia !

  7. William Rachid

    Entra e sai governo e as rela√ß√Ķes internacionais do Brasil v√£o se deteriorando. O Lula como cidad√£o comum pode falar o que quiser, mas como presidente deveria pensar mais em suas palavras e seguir o que o Itamaraty aconselha. Se n√£o considera a Diplomacia do Itamaraty adequada deveria acabar com a chancelaria.

    Responda
  8. Edson Jos√© Neves J√ļnior

    Agora um l√≠der global disse exatamente o que acontece na Palestina: genoc√≠dio. Ser√° √≥timo pautar esse debate na esfera p√ļblica para que a farsa do governo de Israel n√£o perdure.

    Responda
  9. José Bernardo

    Digna de lider de gr√™mio estudantil √© a estrat√©gia que o articulista repete:"E Putin? E Maduro? E o PT?" ; ou dos que buscam justificar a invas√£o da Ucr√Ęnia lembrando a invas√£o do Iraque. Ah, H√©lio Schwartsman... Criar todo este escarc√©u em torno de palavras √© repercutir a estrat√©gia de Netanyahu: cortina de fuma√ßa sobre a monstruosidade que comete em Gaza.

    Responda
  10. antonio brito

    Colunista usa palavras ternas para uma tragédia sem fim "mão pesada " para um bombardeio sobre civis.

    Responda
  11. adenor Dias

    Nosso presidente está numa condição de que calado está errado, se falar tem que ser preso! Essa é a vontade da oposição...

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Poderia ser calado e preso.

  12. JUSCELINO PEREIRA NETO

    Não há improviso algum na fala do presidente. Os que equiparam o líder nazista com a nação israelita são os mesmos que pregam a destruição deste Estado, que por sinal, congratulou Lula pela declaração, o Hamas. Isso somado ao silêncio quanto a morte do opositor ao Putin e aos desmandos de Maduro. De qual improviso estávamos falando?

    Responda
  13. Ezequias De Lima

    A comparação foi exagerada, mas Netanyahu, o criminoso de guerra, merecia uma reprimenda. Aliás, Netanyahu deve um pedido de desculpas ao Lula por mandar matar mulheres e crianças palestinas e paraplégico dentro do hospital.

    Responda
  14. Fernando Alves

    Já mataram pelo menos 2% da população e querem mais.

    Responda
  15. Vinicius Branco

    O problema n√£o eh falar de improviso, e sim aquela pinga que ele toma antes de discursar.

    Responda
    1. José Bueno

      Lula √© um dos mais l√ļcidos l√≠deres mundiais. As outras pot√™ncias come√ßam a propor aquilo que Lula j√° vinha dizendo desde o in√≠cio do agravamento dos conflitos, com as invas√Ķes da da U cr an ia e da P al es ti na. Sabia bem o que estava falando e acertou.

  16. Antonio Neto

    A comparação histórica dita não mereceria sequer atenção se fosse feita em um boteco de grêmio ou em uma roda de cerveja após uma pelada de casados e solteiros. Acontece que foi em evento internacional e vestido como Presidente do Brasil. Entre todos os erros que já o vi cometer esse foi, de longe, o pior.

    Responda
    1. Antonio Neto

      Adenor, voc√™ considera que diplomacia √© o que? √Č hipocrisia pura, pensada, planejada e aplicada com intelig√™ncia. N√£o √© um sentimento pessoal.

    2. Antonio Neto

      Adenor, voc√™ considera que diplomacia √© o que? √Č hipocrisia pura, pensada, planejada e aplicada com intelig√™ncia. N√£o √© um sentimento pessoal.

    3. adenor Dias

      √ďtima sua opini√£o, quer dizer que nos congresso internacionais, √© o lugar de hip√≥crita, mentiroso! Nosso presidente n√£o aprendeu a ser hip√≥crita...

    4. Antonio Neto

      Marina, a refer√™ncia √© pela falta diplomacia de um chefe de Estado. A conota√ß√£o de tribo fica por conta da sua insol√™ncia e ignor√Ęncia. Elas sim, projetam uma tribo que habita algum cantinho nebuloso do seu interior.

    5. Marina Gutierrez

      A vida de milhares e milhares de mortos e os ainda soterrados e não contados, mais os que estão morrendo de fome e sede não é conversa de botequim a não ser entre aqueles que consideram seres humanos apenas os que pertencem à sua tribo, o que no caso se chama raccismo.

  17. neli faria

    A partir do momento que o Brasil apoiou um egípcio em detrimento da ONU para a Unesco, há uns tempos, a diplomacia começou a ficar em frangalhos.Um Estadista mede as palavras, porque sabe que fala em nome do País que governa. Já o oportunista, não mede as palavras e dá a sua opinião pessoal, sem pensar nas consequências para o País..

    Responda
    1. neli faria

      Corrijo-me: a partir do momento em que o Brasil, cujo ministro das Rela√ß√Ķes Exteriores era o celso amorim, apoiou um eg√≠pcio em detrimento de um brasileiro para a Unesco, a Diplomacia brasileira come√ßou a ficar em frangalhos. Hoje √© o reflexo de ontem...! Quanta falta faz um Osvaldo Aranha, Souza Dantas,Aracy de Carvalho e tantos outros que dignificaram o Itamaraty e o Brasil com a posi√ß√£o de Neutralidade no Mundo;n√£o ficar √† margem e instigar o mundo a pegar mais fogo ainda.

    2. RODRIGO NAFTAL

      Neli. Vc foi precisa.

  18. Jane Medeiros

    H√° que se ter coragem! Os l√≠deres ocidentais t√™m se omitido! Lula fez cr√≠ticas proporcionais √† atitude insana de Is-ra-el que, por sua vez, n√£o admite opini√Ķes contr√°rias as suas a√ß√Ķes b√©licas contra civis palestinos!

    Responda
  19. Robson J Oliveira

    Lula falou o que a maioria das pessoas de bom senso e com sangue nas veias falaria. E vc helio calado é um genio por favor fique genio e nao cidas.. Sobre frangalhos olhe no espelho.

    Responda
  20. Manoel Marcilio Sanches

    Um pronunciamento infeliz. Concordo com o articulista. Deveria ser proibido de falar de improviso sobre assuntos internacionais. Seu discernimento √© sofr√≠vel nesse assunto. √Č coisa para profissionais. Deixe o Itamaraty cumprir o seu papel. Nossos diplomatas s√£o muito bem pagos para fazerem esse servi√ßo. Lula √© amador nesse assunto. Nos torna an√Ķes diplom√°ticos.

    Responda
    1. José Bueno

      Lula √© um dos mais l√ļcidos l√≠deres mundiais. As outras pot√™ncias come√ßam a propor aquilo que Lula j√° vinha dizendo desde o in√≠cio do agravamento dos conflitos, com as invas√Ķes da da U cr an ia e da P al es ti na. Sabia bem o que estava falando e acertou.

  21. Adalto Fonseca J√ļnior

    Esvaziar a realidade da crueldade da destrui√ß√£o de um povo √© uma tentativa insana. N√£o se esvazia a destrui√ß√£o, n√£o se esvazia o assassinato de crian√ßas, n√£o secesvazia o assassinato de mulheres gr√°vidas. Manipular significados √© o que resta pra quem nega a gravidade das a√ß√Ķes de Israel.

    Responda
  22. Valdo Neto

    A lógica deste caso é mais ou menos assim: o filho de alguém é assassinado e esse alguém devolve exterminando a família toda e até os amigos do assassino. Isso não é se defender, é escalar a violência.

    Responda
  23. Fatima Oliver

    Então, jornal e articulistas com "palpites" e "análises" absolutamente sofríveis..... um dia talvez tenham sido mais competentes.Genocídio de cerca de 11.000 crianças para encerrar e selar a capacidade de existência de palestinos.Simples de entender para aqueles com um mínimo de humanismo possível. Matar, bmbardear hospitais impedir ajuda humanitária.... sem problemas, não é mesmo?

    Responda
  24. Leonardo Monteiro Borlot

    O que o governo de Israel faz n√£o √© ¬ďreagir desproporcionalmente a um ataque terrorista¬Ē. Esse governo h√° d√©cadas faz um apartheid contra o povo n√£o judeu que habita Gaza e a Cisjord√Ęnia, tentando de todas as formas expulsar os n√£o judeus desses territ√≥rios. Ap√≥s os ataques terroristas, Israel passou a massacrar todo o povo palestino, com o intuito claro de exterminar todo ele do territ√≥rio (inclusive com general sugerindo oficialmente que todos os palestinos fossem deslocados para o Egito).

    Responda
    1. antonio brito

      Certo. Qual é a diferença entre o gueto de Varsóvia e Gaza? Nenhuma. Ambos tratam humanos pior que animais. A diferença é que só sabemos pelo registro histórico e dos filmes o martírio do povo escolhido, veja O Pianista. porém em Gaza assistimos ao vivo o bombardeio destruidor

  25. Athos Rocha Trindade

    Alguém com a estatura de um dos grandes líderes mundiais, teve a coragem de dizer a verdade, que Israel promove uma carnificina em Gaza. Mata crianças, mulheres, idosos e quem mais lá estiver, isso tudo com a falácia de promover sua defesa. Na verdade faz uma limpeza étnica, destruiu completamente a região, após, seguramente promoverá sua ocupação. Quem se cala, fica do lado do opressor. Parabéns Presidente Lula.

    Responda
  26. andre s cardoso

    Pelo sobrenome, o colunista talvez tenha alguma ascend√™ncia jud√°ica. Se for isso mesmo, pode ser que a opini√£o contenha certa parcialidade. Concordo que o Lula, √†s vezes, n√£o √© muito feliz em suas falas de improviso. Mas, esse n√£o deve ser o foco. Ali√°s, insistir nisso, √© uma tentativa pat√©tica de desviar as aten√ß√Ķes para coisas de poupa import√Ęncia nesse massacre. S√£o mais de 29.000 mortos, sendo 11.000 crian√ßas. Al√©m do Lula, que outra autoridade de peso fala pela paz e pelos palestinos ?

    Responda
    1. Mauricio Soares

      O papa e Lula. Ninguém mais. Os europeus meus amigos estão todos furiosos com Isrrhrrael, e furiosos com os seus governos que seguem como cachorrinhos os interesses da política interna americana, e não dão um basta na guerra...

  27. Valdo Neto

    O Bibi aproveitou a oportunidade dada pelo Hamas para: 1. Renascer das cinzas, visto que sua debilidade política era evidente e deveria perder o mandato; 2. Acelerar o processo de enfraquecimento do estado palestino que já era extremamente frágil; 3. Acelerar o projeto de Israel de dizimar e enfraquecer o povo palestino; 4. Acelerar seu processo de tomada de poder e domínio de toda Faixa de Gaza. Não há como e porque defender o Hamas, mas Israel se igualou à barbárie do agressor.

    Responda
  28. Waldir Roque Maffei

    Desde quando o Estado de Israel, criado pelos USA, são referência de democracia? Vao contar outra anedota. Os mais de 30 mil mortos na Faixa de Gaza mereciam ser exterminados? As cidades viraram ruinas. E o povo jogado pra cá e pra lá, como uma peteca. Isso não conta nada? Convenhamos!!!!

    Responda
  29. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Lula é mais inteligente e potente do que todos os articulistas da folha, somados. Sua fala simplesmente impediu o governo israelense de consumar o seu intento: atacar Rafah; sob pena de, se o fizer, dar razão à fala do presidente brasileiro. A comunidade judaica começa a agradecer ao Lula.

    Responda
    1. Nelson Franco Jobim

      Com certeza, Israel n√£o toma nenhuma decis√£o militar preocupado com a posi√ß√£o brasileira. O peso da fala de Lula no campo de batalha √© zero. Ele joga para a milit√Ęncia de esquerda, para quem j√° apoia a posi√ß√£o dele.

    2. César A C Sanchez

      Rs ... sério? Eta vassalagem!

  30. Maria José de Carvalho

    Crianças e idosos exterminados , bombas em hospitais, fome, miséria, proibição de entidades humanitárias para amenizar o sofrimento e doenças por uma guerra insana "não é Genocídio... nem crime..." mas a morte de um preso russo por outro sanguinário "é um crime extremamente chocante e desumano". No que "a imprensa" se transformou!?

    Responda
  31. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Lula é mais inteligente e potente do que todos os articulistas da folha, somados. Sua fala simplesmente impediu o governo israelense de consumar o seu intento: atacar Rafah. A comunidade judaica começa a agradecer ao Lula.

    Responda
  32. Marcus Guedes

    Biden est√° de Alma lavada. Ouviu Lula falar o que ele nem pode ousar em pensar.

    Responda
  33. Sergio Makrakis

    O comentário do presidente chamou a atenção? Se sim, atingiu o objetivo. Então, os comentários do jornalista são dispensáveis.

    Responda
    1. Daniel Marques

      Em Maracaibo, Pyongyang e Havana comentarios de jornalistas também são dispensáveis.

  34. Alvaro Almeida

    √Č impressionante como existem pessoas que defendem um governante nazista. A√≠ quando um cineasta filmar o que est√° acontecendo nos territ√≥rios Palestinos essa gente vai sair chorando dos cinemas...gente hip√≥crita!

    Responda
  35. Carlos Eduardo Salles

    Até quando mando meu positivo ele é censurado pela FSP. Se escrever minha opinião então...

    Responda
  36. eli moura

    Lula √© bem objetivo fala para o sul global, para o hemisf√©rio norte s√≥ querem ouvir lula falando de meio ambiente enquanto queimam carv√£o e petr√≥leo. Foi aplaudido de p√© no congresso africano com mais de cinquenta paises, agora tem um pais, bra√ßo armado de um potencia do norte, comandado por um extremista que n√£o gostou da indigna√ß√£o pelo massacre de milhares de palestinos. porque so poderia comparar com o holo cau sto se fos sem 6 milh√Ķes de pales ti nos? Frangalho √© a cabe√ßa do colunista.

    Responda
  37. Luiz Carlos Silva da Cunha

    Senhor H√©lio, o √ļnico s√©rio no Brasil √© o senhor. Folha de S√£o Paulo avassalou sua consci√™ncia ou j√° tinha esse conceito? Se n√£o concorda com essa linha de jornalismo, tenha coragem, arrume outro emprego. Se concorda, perdeu o meu respeito...

    Responda
  38. Joao Cellos

    Pal estina livre! Do rio ao mar.

    Responda
    1. RODRIGO NAFTAL

      Explico a posi√ß√£o do democrata e humanista Jo√£o Carlos. O territ√≥rio de Israel e da Palestina compreende do Rio Jord√£o ao mar mediterr√Ęneo. O que ele deseja √© um √ļnico Estado, ou seja, a Palestina, sem Israel. Posi√ß√£o semelhante √© defendida pelo Ir√°.

    2. Valdo Neto

      Andreia, acredito que o plano é a Palestina livre da dominação de Israel, no seu próprio estado.

    3. Andrea Heimann

      Boa noite Jo√£o, Voc√™ poderia nos dizer claramente qual a sua ideia? Qual rio, qual mar? E o que voc√™ pensa sobre o que deveria ser feito com a popula√ß√£o que mora nesta regi√£o? S√£o 12 milh√Ķes de pessoas. E com as cidades constru√≠das? Qual o plano? Obrigado

  39. Caetano Mader Gisi

    Veja amanhã os resultados da politica externa brasileira sob comando do Lula e depois me responde aqui quem é o cara…

    Responda
    1. Mauricio Soares

      Caetano, salve! O Lula pois todas as fichas contra o massacre dos palestinos. Vai ser criticado por isso? Certamente. Mas "o cara" está mais uma vez apostando no lado certo... Se o que disse ajudar a salvar uma vida que seja, já terá valido. (A propósito, o que você escreveu acaba por ser um pouco ambíguo, mas te conhecendo sei que você está, também, do lado certo. Abraço!

  40. Carlos Fernando de Souza Braga

    √Č no m√≠nimo curioso o gado criticar o Lula, quando apoiam um sujeito que recebeu apoio da Klu Klux Klan e de partidos neo nazistas alem√£es. √Č s√≥ fazer uma pesquisa r√°pida no Google.

    Responda
  41. Carlos Fernando de Souza Braga

    Como alguém já comparou: é como destruir o Complexo da Maré e assassinar todos os seus moradores para (tentar) acabar com o tráfico de drogas.

    Responda
  42. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Ele ama ditaduras e terroristas .

    Responda
  43. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Ele ama ditaduras e terroristas .

    Responda
  44. Carlos Fernando de Souza Braga

    "eu mesmo que crítico semanalmente a mão pesada do governo Netanyahu " precisa falar mais alguma coisa?

    Responda
  45. Oswaldo Luis Bracco

    Lamento que voc√™, que diz discordar do governo fascista em Israel, n√£o levante a voz para concordar que genoc√≠dio n√£o tem bandeira ou nome: pode ocorrer na Pol√īnia ou na Palestina.

    Responda
  46. RODRIGO NAFTAL

    O que eu acho engraçado é que a maioria dos comentários passa por moderação. A cada 10.ppsts meus 9 vão para análise. Contudo, não acho que sou perseguido pela Folha. Faz parte da cautela. Porém, parte do eleitorado de Lula que defende a sua política externa entende que é perseguida.

    Responda
    1. Galdino Formiga

      √Č autom√°tica.

    2. Daniel Pimentel

      O que tem a ver? Diminua a dose de cloroquina.

    3. Daniel Liaz

      Não acho que sejam perseguidos. Acho que há um rigor excessivo na moderação. Agora, em alguns casos chega a ser absurdo: o comentário vai para moderação, por exemplo, se vc escrever o nome do país que está sendo tratado na matéria. Daí se vc escreve ixhaell, não passa pela moderação.

  47. Joabe Souza

    A fala foi mesmo inoportuna. Mas parece que, na diplomacia ou na guerra, a reação do governo Netanyahu será sempre desproporcional.

    Responda
    1. Caetano Mader Gisi

      A oportunidade ou inoportunodade vai ser medida pelos efeitos que produzirem. Vejamos amanh√£ no CS da Onu se essa fala n√£o foi oportuna.

  48. RODRIGO NAFTAL

    Parabéns pelo corajoso e ponderado texto. Pelos comentários, acredito que talvez pela cegueira ideológica não compreenderam as suas claras palavras. Vc, em nenhum momento,.defende Natanyahu. Pelo contrário. Crítica os excessos. Vc diz o óbvio. Não há como comparar o incomparável. E a fala de Lula é uma.aberracao.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Nenhuma pessoa asssasinda é excesso, israelesnse ou palstino.

    2. silvia ramos

      "Excessos"? Mais de 25 mil mortos, e algu√©m tem a ousadia de chamar de "excessos"? O "direito" de rea√ß√£o significa assassinar at√© dizimar as novas gera√ß√Ķes de palestinos? O mundo tem conhecimento de que a lideran√ßa do Hamas est√° em outro territ√≥rio, s√£ e salva. BN n√£o sabe?

    3. Carlos Fernando de Souza Braga

      Excessos..

  49. Marina Gutierrez

    O presidente é um homem que conhece injustiça e como não foi comprado pelo lobby é livre e pode se manifestar a respeito

    Responda
    1. Mauricio Soares

      Cintia, n√£o escreva bbobbagens. Ali, palestinos e jjudeus, s√£o todos semitas.

    2. Cintia Klein

      Ela acredita que os ju de us são brancos, ricos, dominam a mídia e os Estados Unidos, são uma sociedade secreta que agem em conluio.

    3. RODRIGO NAFTAL

      Claro, Marina. Apenas quem pensa igual a voce6 ao foi comprado pelo lobby. Engraçado que os seus posts mas colunas da Folha apenas são nas colunas sobre a Palestina

    4. Hernandez Piras

      Não! Então passe para ele o telefone! Atender a lobyes é a especialidade deste governo.

    5. DANIEL ROUSSO

      A qual lobby você se refere?

  50. Anisio Antonio Meinerz

    Lula tem razão,, o que o sionismo está promovendo é das maiores barbáries de todos os tempos

    Responda