Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Gustavo Castro

    Imparcialidade e objetividade, lamentavelmente é o que menos se pratica atualmente no jornalismo. A pesar dos grandes "avances tecnológicos", nossa civilização está INvolucionando, um espelho disso, é o fato de que a maioria dos chefes de Estado no mundo de hoje, são verdadeiros psicopatas. (Com raras exceções)

    Responda
    1. Gustavo Ferreira

      sim. o destino é um engolir o outro e ambos morrerem juntos...

  2. FELIPE RIBEIRO PORTO

    O que escreverá este articulista quando a Corte Internacional de Haia confirmar a existência de genocídio? E quando Natanyahu for deposto e preso por crimes contra a humanidade?

    Responda
    1. Anna Amélia Meule

      gustavo: "entrar no seu país"? você fala dos sionistas né que roubaram as terras palestinas.

    2. FRANCISCO DOS SANTOS

      Gustavo, pra vc , algumas vidas importam mais que outras??

    3. Gustavo Ferreira

      E essa mesma corte diria o que de um grupo entrar no seu país para matar aleatoriamente? condenaria também?

  3. Carlos Eduardo Cunha

    Parabéns Hélio pelo comentário bem articulado. Muita gente que nunca encarou uma guerra nem um genocídio resolve dar palpite em assuntos que nunca vivenciaram. Lu la é só um exemplo .

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Não é preciso vivenciar uma guerra ou genocidio. É necessário estudo histórico e atual para conhecer e comentar.

    2. Gustavo Ferreira

      exato.

  4. amauri araujo

    Israel e o colunista ainda não perceberam que já vivemos sob nova ordem mundial, e a narrativa ocidental esta sendo fragorosamente derrotada na batalha da informação. Que mais líderes sigam o exemplo de Lula ao apontar a atrocidade cometida contra civís palestinos.

    Responda
  5. Sergio Siqueira

    Arrependimento matasse,,,

    Responda
  6. Vilson Buss

    Vergonha perante o mundo , panos quentes não resolvem…

    Responda
  7. Marcelo Carneiro da Rocha

    Não há como justificar o bombardeio de civis até a horrorosa guerra tem regras .

    Responda
  8. Vilson Buss

    Vergonha global…, panos quentes neste caso não resolvem…

    Responda
  9. João Carmo Vendramim

    Lula e diplomacia agem corretamente em condenar veementemente a ação de Israel. É genocídio nas barbas de todas as nações e poucos ousam condenar e apontar o dedo para Israel que comete crimes lesa humanidade

    Responda
  10. frankklim alencar figueiredo

    O Mestre Jesus também foi persona non grata em Is rael. Nunca devemos esquecer disso.

    Responda
    1. Sergio Siqueira

      Comparar Jesus com Lula é excelente.

  11. Marcelo Carneiro da Rocha

    Para passar a censura da Folha hoje foi preciso muita gente se manifestar, eu pela manhã desisti, defender bombardeio a civis é desumano ponto. entenderam judeus, motoristas de taxi, gatinhas estudantes , vendedores de refrigerante, motoqueiros sertanejos senhoras esperando o ônibus com as netas.

    Responda
  12. Marco A Moreira

    Excelente texto. O fato de criticar os excessos faz parte da obrigação de qualquer presidente de País democrático, é fato que o governo Israelense não se importa em salvar vidas palestinas, o objetivo é a destruição do Hamas . A ignorância está na comparação.

    Responda
  13. VITOR LUIS AIDAR SANTOS

    Triste observar que, embora a avaliação seja bastante razoável por parte do articulista, os comentários em sua grande maioria são extremados para um lado ou outro, com poucos tratando da situação com certa parcimônia. Já mencionei diversas vezes que nada, absolutamente nada, se compara a Hitler; nosso plenipotenciário anterior se aproximou de algumas de suas idéias, e bem por isso, Lula errou. No mais, Bibi erra mais ainda e desproporcionalmente, ao matar crianças e mulheres em Gaza.

    Responda
  14. Ana Monteiro

    Presidente denunciou o horror que está acontecendo lá, enquanto outros se calam. Simples assim.

    Responda
  15. César A C Sanchez

    Neste momento Lula deve estar reunido com grandes especialistas em política internacional, discutindo estratégias para remediar a auto-infligida trapalhada "Meti as mãos pelos pés" "Claro que não, Lula, você é o maior estadista da história da humanidade", prontamente retrucou ...Janja!

    Responda
  16. Nilo Mismetti

    Hélio, Discordo com "Lula parece mais diretor de grêmio estudantil". Para parecer ele teria que ter estudado, coisa que jamais fez. A pergunta é, o que o país ganha em criar caso com Israel? Nada, ou pior perde. Deixem a briga dos outros para ... os outros e pare de fazer viagens inúteis e foque nos nossos problemas: Dengue, criminalidade etc.

    Responda
    1. Nilo Mismetti

      João, Fico honrado em receber uma resposta de um salvador do mundo, mesmo que seja uma to li ce.

    2. Joao Carlos Felicio de Oliveira

      Quem falou em entrar em guerra ? Só você. Desisto

    3. Nilo Mismetti

      Bruno, Explique-me como se eu tivesse 5 anos, o que você quis dizer. Ou o teu nível é muito acima do meu ou você não se comunicou corretamente. Nota: não estudei lá.

    4. Bruno Dias

      Muito desgastado esse classismo nu dos formandos dos Mackenzies da vida que tem o diploma mas parecem não ter aprendido m— nenhuma.

    5. Nilo Mismetti

      João, "Mateus, primeiro os teus". De que adianta ruminar sobre uma guerra de terceiros? Vamos entrar nela, com a nossa "poderosa" força? Falou para aparecer e só.

    6. Hermes Yaly

      Não ganhamos nada, Nilo, mas Lula pensa que está somando pontos para a sua futura nomeação como secretário geral da ONU, antepasso para o sonhado Nobel da Paz. Seria o primeiro monoglota a ocupar o cargo, o que lhe permitiria jactar-se: "Nunca antes na história dessa organização..." Para nós, sobra a vergonha de ter eleito um língua de trapo irresponsável embora a alternativa no segundo turno de 2022 fosse ainda pior.

    7. Joao Carlos Felicio de Oliveira

      É isso mesmo. Que se exploda o mundo em que vivemos, não vou dar palpite ou ideias que possam ajudar em nada. Vou pegar uma espingarda e um mata mosquitos, e resolver os meus problemas.

  17. José Henrique Neto

    Diplomacia séria é aquela que denuncia genocídios e condena governos nazi-fasci$ta. Jornalismo em frangalhos é aquele que faz vistas grossas para genocídios e governos nazi-fasci$tas.

    Responda
  18. Carlos Zalaf

    Einstein e Hanna Arendt estavam entre os célebres judeus que assinaram carta publicada no NYT em 1948 e que manifestava repúdio em relação às ações e matanças de grupos extremistas sionistas na Palestina, comparando as mesmas àquelas praticadas por fascistas. Os “ jornalistas e colunistas” se posicionam “ indignados” contra a fala de Lula e muito menos indignados e medindo palavras relação ao genocídio de mais de 100 jornalistas e mais de 12 mil crianças previamente expulsas de casa e cercadas

    Responda
  19. Paulo Henrique

    Deveríamos criar uma pesquisa de opinião: os jornalistas da FSP, Estadão e rede Globo estão mais incomodados com a fala do Lula ou com as mais de 13 mil crianças assassinadas?

    Responda
    1. Sam Duart

      Certamente se incomodam mais com a fala de Lula. Pois 13 mil crianças mortas não é nada perto do Holo causto segundo eles.

  20. Juliana Correa

    Como dizem: Israel ataka como Estado, mas se defende como religião.

    Responda
  21. Carlos Rogerio Camargo

    Em jornalismo deveria existir regra de autocontenção semelhante àquelas obrigatórias aos juízes, de serem impedidos de opinar quando há evidente e notória parcialidade do articulista. Não há possibilidade de esse jornalista elaborar qualquer juízo isento nesse tema. Portanto, a regra de Wittgeistein -- "o que não se pode falar, deve-se calar" -- deveria ser seguida neste caso.

    Responda
    1. Gregorio Amarante

      Vocês estão louco para instalar a censura no país para calar todos que não pensam igual.

  22. Rodrigo à vora

    Hélio, é incomparável mesmo. Nem Hitller conseguiu criar um campo de concentração tão grande, duradouro e eficiente como Israhell vem fazendo, há décadas, em Gaza, na Cisjordânia e em bairros árabes de Jerusalém.

    Responda
    1. Gustavo Ferreira

      Passar vergonha em público é o novo normal. Nem contar consegue. Faz um google aí.

  23. Ronaldo Almeida

    O colunista diz criticar a "mão pesada" de Netanyahu. Queria ele que fosse mais leve, talvez matando "apenas" umas 20 mil pessoas e expulsando não mais do que 1,5 milhão de palestinos de Gaza e Cisjordania. Homeopaticamente (!) ele aceitaria que o restante fosse aniquilado no decorrer dos próximos anos.

    Responda
  24. Henrique Marinho

    A diplomacia em frangalhos é o caminho para países párias na comunidade internacional. O ex condenado está trabalhando avidamente nisso.

    Responda
    1. Ronaldo Almeida

      Quem trabalhou para estraçalhar a diplomacia brasileira, colocando-a nas mãos de um lunático, foi aquele que, em breve, será inquilino da Papuda

    2. Ronaldo Almeida

      Quem trabalhou para estraçalhar a diplomacia brasileira, colocando-a nas mãos de um lunático, foi aquele que, em breve, será inquilino da Papuda

  25. Alvaro Almeida

    Sr. Colunista, Lula é o maior líder político da atualidade. Ele tem coragem pra defender o povo palestino de extermínio. O resto a História vai falar.

    Responda
  26. Tadêu Santos

    Como cidadão brasileiro, meu senso crítico de esquerda participativa, discorda da forma como o Lula da Silva 3, tem se comportado como pres da República, no que diz respeito às manifestações públicas, emitindo opiniões pessoais sobre temas de extrema relevância, principalmente no tocante às relações exteriores, sem mencionar se houve debate com os chanceleres do Itamaraty. Declarações impetuosas não ficam bem para o Lula, um histórico estadista revolucionário!!!

    Responda
  27. Paulo Roberto Fernandes

    Fica claríssimo que o valor dominante na consciência do senhor Netanyahu e o seus comandados é o ódio.

    Responda
  28. Vera Luz

    Por vezes me parece que você se daria melhor como articulista de um jornalzinho escolar. Roberto Gervitz

    Responda
  29. Neucir Valentim

    Maduro e Putin já chegaram a matar 30 mil civis, entre eles mulheres e crianças como Netanyhau na Palestina? Caso contrário o argumento do articulista é falacioso.

    Responda
  30. Paulo Henrique

    Só uma pessoa que nunca foi eleita nem para presidente de grêmio de futebol de botão do condomínio acha que a fala foi improvisada. O Lula foi eleito três vezes na décima maior economia do mundo. Sobrevive e tem sucesso no mundo político que é um dos mais barra pesadas do mundo. Por favor, vamos nos colocar em nossos devidos lugares.

    Responda
    1. César A C Sanchez

      Pelo visto você é apreciador do populismo demagógico... Lula é bravateiro contumaz em busca de redenção por ter a imagem indelevelmente tisnada pelo Mensalão e o Petrolão que "habilmente" comandou.

  31. ANTONIO ZENIVALDO COELHO

    Excesso de legítima defesa desconstrói a própria legítima defesa.

    Responda
  32. José Sobrinho

    A verdade dói Hélio.

    Responda
  33. ANTONIO ZENIVALDO COELHO

    Bibi já declarou que pretende reação reação desproporcional. Então a analogia é cabível.

    Responda
  34. Anna Amélia Meule

    FSP: faz o favor de liberar o meu comentário? Vai censurar até uma resposta minha aqui ao hélio? está difícil, ein?

    Responda
  35. NIEMEYER FRANCO

    A FSP convocou seus "missivistas" a detonarem Lula, a qualquer custo. Isso está se dando por ideologia política ou por monetização. Não importa por qual viés, os dois são perigosos.

    Responda
  36. Christina Silva

    Panfleto folha , com seus comentaristas rasos.

    Responda
    1. César A C Sanchez

      Mais raso do que o fanfarrão Lula? Difícil, heim?

  37. Sam Duart

    Bom mesmo era quando Bolsonaro e seus asseclas atacavam nosso maior parceiro comercial sem nenhum motivo. Isso não era crise diplomática pois o homem era tão irrelevante que ninguém o levava a sério. Então se estão fazendo todo esse estardalhaço por Lula contar umas verdades, logo é porque esse senhor tem peso na política mundial.

    Responda
  38. heber machado menezes

    Concordo em parte com os argumentos do Hélio. De fato, não se pode bananizar o holoc.*, já banalizado entre nós. Para um país que tem a inútil aspiração de ocupar um assento no CS da ONU, espaço onde não se decide mais nada, deveria "vigiar" mais as suas palavras. Agora, com relação ao desfecho do artigo, diga-me, quem é q faz política externa séria no mundo? Os EUS, com o seu apoio incondicional a quem estava com sangue nos olhos?

    Responda
  39. heber machado menezes

    Concordo em parte com os argumentos do Hélio. De fato, não se pode bananizar o holoc.*, já banalizado entre nós. Para um país que tem a inútil aspiração de ocupar um assento no CS da ONU, espaço onde não se decide mais nada, deveria "vigiar" mais as suas palavras. Agora, com relação ao desfecho do artigo, diga-me, quem é q faz política externa séria no mundo? Os EUS, com o seu apoio incondicional a quem estava com sangue nos olhos?

    Responda
  40. Joao Cellos

    Missivista, você também achou isso quando o mundo apontou o apartheid? Jud eus não são piores que ninguém, mas também não são melhores. Is rael vive usando o holo causto como álibi para massacrar pal estinos há oito décadas. Parabéns, presidente Lula, pela coragem de expor esse estado ter rorista!

    Responda
  41. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Chuvartzeme. Deve ser belga

    Responda
  42. Valdo Neto

    Diplomacia para muitos é passar pano no plano de longo prazo de extermínio ou controle dos palestinos por Israel. Não há como defender o Hamas, mas já passou da hora da tortura em banho maria de Israel sobre o povo palestino acabar. Israel precisa dizer se seu projeto de estado inclui ou não os palestinos e seu estado.

    Responda
  43. orlando gomes de freitas

    Não há dúvida do que ocorre na faixa de Gaza, milhares foram mortos indiscriminadamente, civis inocentes e mulheres e crianças indefesas. A comparação é que foi indevida, porém nossa diplomacia é capaz de dirimir dúvidas e restabelecer nossas relações com o povo Judeu.

    Responda
  44. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    Falta seriedade nos que "ignoram" as mortes provocadas pelo exército israelense, falta compaixão aos que se calam com a liquidação de mulheres, crianças e velhos indefesos, assim como há 80 anos, quando muitos se calaram durante a ofensiva alemã, no passado e no presente, essa obra é exclusiva de responsabilidade da extrema direita!

    Responda
  45. maria gouvea

    Cansada destes eufemismos deson da,diplomacia ocidental : exagero, desproporção, eufemismos estes que vêm sustentando o gen em curso . Lula deu nome aos bois e botou o bode na sala . Ele fede como a morte, senhor limpinho

    Responda
  46. Pedro Luis S C Rodrigues

    A opinião séria é aquela que minions de ambos os lados se recusam a admitir, Lula e Bolsonaro são praticamente a mesma coisa com sinal trocado

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Cuidado com a parede

  47. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    O mais estranho de tudo nesse episódio é que a mortandade de milhares de crianças e mulheres inocentes provocada por Ihsrhael, e nem a limpeza étnica que tentam promover na Cisjordânia ocupada, não causa tanta indignação nos supostamente civilizados quanto a simples fala de um presidente de um país periferico.

    Responda
  48. Luís Wanderley da Costa Zanini

    Sério mesmo é a opinião do colunista pró-Israel.

    Responda
  49. ANTONIO ABEL G CARRASQUILLA

    Há genicidio em Gaza contra mulheres e crianças. Nenhum líder occidental teve colhões para denunciar isso por questMes interesseras. Lula teve, não recua Lula!

    Responda
    1. Arnaldo Lev

      genocidas açontece quase que diariamente, aconte que o caudilho, que não é dado a ler jornais e revista, e dentro da sua eterna mediocridade e retardamento mental só fala coisas coerentes quando alguém escreve o discurso.

    2. Renato Almeida

      Quem também critica fortemente é a África do Sul e Turquia. Com eles o tal bibi não fala grosso. Ele sabe que por aqui criticar o Lula tem plateia do gado acéfalo

  50. ANTONIO ABEL G CARRASQUILLA

    Há genicidio em Gaza contra mulheres e crianças. Nenhum líder occidental teve colhões para denunciar isso por questMes interesseras. Lula teve, não recua Lula!

    Responda