Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Paulo Roberto Waldemiro

    Exelente !

    Responda
  2. Joao Massucci

    Marx tampouco demonstrou alguma gratidão pelo asilo que recebeu do Reino Unido. Igual ao articulista, não vê diferença entre uma ditadura e uma democracia. No caso do alemão, nem sofrendo a experiência em primeira pessoa.

    Responda
  3. fauzi salmem

    Excelente comparação! Gostaria de ler sua posição sobre as declarações de Lula.

    Responda
  4. RENATO LOPES

    A diferença é básica nobre jornalista, nos EUA você pode escrever o que quiser sobre o Presidente, quero ver você escrever contra Putin na Rússia, é fácil criticar os países democráticos e enaltecer ditaduras desde que você não trabalhe ou tenha que enfrentar os ditadores

    Responda
  5. Bernardo Luiz

    A equivalência entre ambos países é abjeta. Se houvesse paridade moral entre EUA e Rússia, Assange e Snowden já teriam sido sufocados com novichok. Sem contar que, ao contrário deles, o “crime” de Navalny foi apenas discordar do poder.

    Responda
    1. fauzi salmem

      Bernardo, ele foi condenado por ter ficado com alguns milhões que não eram dele...

    2. PETER MAURICE ERNA CLAESSENS

      E por tudo de podre que possa haver nos EUA e na atuação deles, há coisas que só acontecem na Rússia: dias depois da morte de Aleksei Navalny, chegou a vez do irmão dele, Oleg, ser mandado para um tribunal com uma acusação ridícula. Mais um pro gulag.

  6. Nelson Franco Jobim

    Pelo raciocínio do autor, parece que os EUA são tão antidemocráticos quanto a Rússia.

    Responda
  7. Marina Gutierrez

    Os USA , organização terroirrista número uno em todo o mundo novamente vetou a resolução de cessar fogo.

    Responda
    1. fauzi salmem

      Acabar com o veto foi sugerido pelo Lula. É uma utopia, porém se vier a terminar, as decisões da maioria qualificada no Conselho de Segurança teriam de ser cumpridas, se necessário, pela força e sem intervenção do opositor.

  8. Charles Moreira Cunha

    Infelizmente no ocidente e oriente essas mortes se repetem. Quando se pensa e se vive com a tese de que os diferentes são inimigos, o resultado tem sido esses e outros sem notícias. Falta o quê para superarmos isso? Faltam leis? Valores? Ideias? Um aprendizado que ajuda é mudar/amadurecer/superar a diferença na política de inimigos para adversários. Outro mundo é possível! A vaidade, vícios de poder, falsos diálogos, marketing político também atrapalham! A democracia radical falta-nos!

    Responda
    1. fauzi salmem

      Sim, nos falta, mas só por um período transitório. A democradura poderia elevar o nível civilizatório, terminando com práticas criminosas em gestões administrativas. Mas dispomos de liderança qualificada para o exercício da presidência, nesse sentido?

    2. Ernesto Pichler

      É isso! O problema é que a democracia e o capitalismo são incompatíveis, como denunciou o Von Hayek, da Escola de Chicago, guru de pinochet.

  9. Eduardo Giuliani

    A plutocracia americana nomeada de democracia liberal é uma grande hipocrisia. Corporações de defesa, farmacêuticas, petróleo etc. controlam as instituições de governo e a mídia. E fazem de maneira exagerada a Propaganda Ocidental, criando guerras para vender armamentos e subir preço do petróleo, adoecendo e engordando pessoas para vender remédios e vacinas. Sistema está doente e precisa ser reformado. Tem muito a aprender com o sistema chinês, muito mais competente e democrático.

    Responda
    1. Eduardo Giuliani

      Dá para aprender muito com os chineses. Sugiro assistirem ted talk de Eric Li sobre a tale of two political systems. Podemos efetivamente evoluir nosso sistema político para evitar esta captura pelo 1%. China usa pesquisa de opinião ao invés de voto para promover seus líderes, com um grande e eficiente departamento de RH. Chamam nossas eleições de Circo. Presidentes americanos não se qualificariam nem para serem prefeitos na China. RFK Jr talvez seja exceção, mas o sistema está dificultando.

    2. Ernesto Pichler

      Não se trata de aprender com os chineses. São diferenças de classe. Na China, o poder está com a classe trabalhadora, que elege os parlamentos via sindicatos. Nos EUA o poder está com uma classe dominante de 1%, que elege representantes pelo poder econômico, pela enganação, alienação.

  10. LUTHERO MAYNARD

    É o rei das falsas equivalências e do desejo insano dos holofotes. E, acima de tudo, um chato.

    Responda
    1. Dagmar Zibas

      Tentar desqualificar autor sem ter argumentos para rebater os fatos narrados é simplesmente tosco.

  11. Ernesto Pichler

    Não estou entendendo a Dona Solange...

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Retiro. Não foi censura, foi demora.

  12. RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA

    Glenn você é o americano que precisávamos aqui. Obrigado.

    Responda
  13. Paulo Augusto

    Quando os EUA matam inocentes nas suas guerras, é apenas "dano colateral". Quando alguém mata um estadunidense, é terrorismo !!!

    Responda
  14. Elizabeth O Costa

    Texto muito bom e informativo.

    Responda
  15. Ernesto Pichler

    É bem provável que Navalny tenha sido assassinado. A questão é: por quem? Por um agente de Putin ou por um agente da CIA (ou do "ocidente"). A resposta pode estar no cui prodest. Para Putin não haveria qualquer interesse em acabar com quem já estava acabado. Já as forças do "ocidente", reunidas no Munich Security Conference (MSC, Febr 16-18, 2024) teriam todo o interesse nessa morte, justamente para tentar atingir Putin, seu grande inimigo que não está sendo derrotado na guerra por procuraç

    Responda
  16. Ricardo Candido de Araujo

    Os EUA sempre condenaram assassinatos politicos! Mas só os feitos pelos que eles entendem serem "inimigos", os perpretados por amigos, tudo bem. E de pensar existirem brasileiros que fazem continência para a bandeira deles...

    Responda
  17. Pedro Piedade

    O que não falta é hipocrisia nesse nosso mundo…

    Responda
  18. Marcus Machado

    Verdade. E os abusos em Guantánamo?

    Responda
  19. João Neutzling Jr

    Em 1973 o governo dos EUA executou um golpe de estado no Chile derrubando o governo de Allende e ajudou Pinochet a assumi o poder. Ao colaborar com a nova ditadura, o governo americano enviou o famigerado Dan Mitrione, policial americano especializado em tortura. Mitrione colaborou com a operação condor, que unia as três ditaduras do cone sul: Brasil (1964), Chile (1973) e Argentina (1976), ensinando aos militares chilenos as mais horrendas, bestiais e atrozes técnicas de tortura (made in usa).

    Responda
    1. LUIZ LEAL

      Todas as ditaduras e golpes militares na América Latina foram incentivados e patrocinados pelos EUA e apoiados depois até a sua extinção.

  20. João Neutzling Jr

    Centenas de civis iraquianos inocentes foram presos e torturados, e muitos assassinados , na prisão de Abuh Graib no Iraque depois da invasão dos EUA em 2003. os soldados americanos fizeram fotos e videos dos casos de tortura e assassinatos e tudo vazou para a imprensa. absurda violação dos dtos humanos dos iraquianos pelo exercito dos EUA.

    Responda
  21. Marcelo Barbosa

    "não perseguem e matam seus dissidentes como faz a Rússia." Hahaha Julian Assange e Edward Snowden manda lembranças aos Estados Unidos da América, o país que não persegue seus críticos.

    Responda
    1. Pedro Albuquerque Neto

      Rubens, exemplo de 2 que morreram na cadeira elétrica: Nicola Sacco e Bartolomeo Vanzetti.O jurista Edmund Morgan, da U. de Harvard, investigou o processo e o julgamento durante vários anos. Em 1948, chegou à conclusão de q foi um erro judicial. Em suas palavras, foram "vítimas de uma sociedade preconceituosa e perversa". Em 1977, o gov. de Massachusetts, Michael Dukakis, assinou uma declaração na qual reconheceu a injustiça cometida e reabilitou o nome dos dois italianos militantes anarquistas

    2. Milton Cohen

      Algum deles foi assassinado enquanto preso?

  22. José Cardoso

    A defesa da liberdade de expressão por parte do Glenn lhe dá credibilidade. Defendeu o Monark da censura descabida, e também o abuso de poder do Alexandre de Moraes e do stf no inquérito das fakenews. Essa liberdade deve ser defendida, seja no Brasil, nos EUA, na Ucrânia, na Rússia e nos países muçulmanos. Inclusive nesses últimos a liberdade de se dizer ateu, satirizar a religião dominante, e criticar os regimes locais, como fazemos por aqui.

    Responda
  23. Matheus Battistoni

    O governo americano é dominado por Israel, que está por trás da guerra da Ucrânia. Zelensky é mais israelense que ucraniano. Putin é odiado por ter tirado a máfia israelense do poder na Rússia (Berezovsky, Khodorkovsky, Gusinsky, etc.). Enquanto o povo americano não acordar, caminharemos para a 3° Guerra Mundial.

    Responda
  24. Pedro Luis S C Rodrigues

    Sem duvida hipocrisia é a tonica da sociedade americana, mas a coluna abusou de comparações forçadas. Desconsidera o histórico russo, há varios casos semelhantes, o fato de que é uma autocracia, iguala a ação direta do governo russo a ação de aliados e que Assange e Snowden, ainda que presos injustamente, estão vivos. A hipocrisia dos EUA chega ao cinismo, dai não decorre que a situação dos direitos humanos lá seja comparavel a da russia

    Responda
    1. Dagmar Zibas

      Estao vivos? Muita hipocrisia. Com tanto sofrimento, talvez morrer fosse um alívio.

    2. Marcelo Barbosa

      Na guerra fria os pais teve o Marchatismo que perseguiu qualquer cidadão crítico ao governo e ao país prendendo-os lá em Guantanamo que, aliás, Obama prometeu desativar porque lá é famoso por ocorrer crimes contra os direitos humanos, muito fácil dizer que na América não há crimes de DH sendo que o país pode terceirizar isso em outros lugares.

  25. Wil Leon

    Os EUAs o Glenn.. todos americanos.

    Responda
  26. João Perles

    Putin é um carniceiro tanto quanto outros existentes no mundo, mas que os EUA sejam de uma hipocrisia deslavada não há dúvida. Existem pouquíssimos eventos bélicos nas últimas décadas que não tenham sido instigados direta ou indiretamente pelos Estados Unidos, sempre pronto a disseminar desavenças e a apoiar massacres que lhes sejam economicamente convenientes.

    Responda
  27. Sílvio Luís Guimarães de Mello

    Colunista da doença infantil do comunismo como dizia Lenin. Pra defender putin ( que ele infantilmente pensa que é stalinista e comunista) ataca Ucrânia o presidente da Ucrânia, os EUA. Todos são culpados da invasão da Ucrânia, das bombas em hospitais e creches 3 das ucranianas estupradas e mortas ( Brecht falava que não se pode tocar um disco só uma vez). Menos o idolo delebo putin. Colunista vê se cresce, leia Trotsky, Lenin, Gramsci. Putin = trump. Slava Ukraina!

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Puxa, Silvio, como você é ilustrado!... Cita Brecht, Trotsky e Gramsci num só fôlego. Não entendi nada, mas algo dito desta forma só pode estar certo... O dotô tem um site onde eu possa aprender essas coisas? Juro me esforçar!

  28. RODRIGO NAFTAL

    Texto sem noção. Todos os países violam os direitos humanos e a liberdade da imprensa. Por essa razão, há organizações internacionais transparentes que fiscalizam, medem e classificam os países. Com certeza, a Rússia está entre as nações, cuja importância desses valores é nula.

    Responda
    1. LUIZ LEAL

      Sim, organizações internacionais controladas pelos EUA como se pode ver nos vetos ao cessar fogo em G aza, contra o voto de treze países e nenhum voto contrário. Essa fábula que você contou é só mais uma da máquina de propaganda eua/Is hell.

  29. Gino Passos

    A Folha marca um gol ao publicar esse artigo. Talvez por isso eu ainda me mantenha assinante. #FreeAssangeNOW

    Responda
  30. IVAN MATHIAS FILHO

    Ok Greewald, os EUA são hipócritas, os europeus são omissos e têm rabo preso pelo passado imperialista. Mas isso torna aceitável a prisão e morte do Navalny? Isso torna Putin um ser humano menos ruim? Isso o redime dos assassinatos de seus opositores? Mao e Stalin mataram milhões. Seria hipocrisia da esquerda acusar a ditadura brasileira pela morte de seus militantes?

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Mao e Stalin mataram milhões, de japoneses e alemães invasores, principalmente. A ditadura brasileira matou pessoas que nunca pegaram em uma arma, como Herzog, e matou muitos na tortura.

    2. Ernesto Pichler

      É bem provável que Navalny tenha sido assassinado. A questão é: por quem? Por um agente de Putin ou por um agente da CIA (ou do "ocidente"). A resposta pode estar no cui prodest. Para Putin não haveria qualquer interesse em acabar com quem já estava acabado. Já as forças do "ocidente", reunidas no Munich Security Conference (MSC, Febr 16-18, 2024) teriam todo o interesse nessa morte, nesse timing, justamente para tentar atingir Putin, seu grande inimigo que não está sendo derrotado na guerra.

    3. Ernesto Pichler

      É bem provável que Navalny tenha sido assassinado. A questão é: por quem? Por um agente de Putin ou por um agente da CIA (ou do "ocidente"). A resposta pode estar no cui prodest. Para Putin não haveria qualquer interesse em acabar com quem já estava acabado. Já as forças do "ocidente", reunidas no Munich Security Conference (MSC, Febr 16-18, 2024) teriam todo o interesse nessa morte, nesse timing, justamente para tentar atingir Putin, seu grande inimigo que vence a guerra.

    4. LUIZ LEAL

      Sr Ivan, talvez não tenhamos lido o mesmo texto mas não li nada que significasse defesa de Putin. Quanto ao restante do artigo parece que estamos de acordo, pelo que se deduz da sua primeira frase.

    5. IVAN MATHIAS FILHO

      Pediu para tirar o meu post Carlos? Medrou? Bateu, levou.

    6. IVAN MATHIAS FILHO

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    7. Carlos Fernando de Souza Braga

      Amore, o colunista não escreveu nada disso que vc está falando. Leia a coluna novamente com calma. Ou então, peça para alguém explicá-la pra vc.

  31. Adalto Fonseca Júnior

    Talvez tudo tenha sido assim. Uma narrativa hegemônica capaz de engajar a massa em torno de imagens, sentimentos, ideias predominantes capazes de definir a escolha das pessoas. Quem atinge as intenções da narrativa dominante se torna alvo.

    Responda
  32. Joao Quadros

    Deviam ter freios de dizer tanto a palavra hipocrisia...sendo tão hipócritas e falsos

    Responda
  33. João Vergílio Gallerani Cuter

    Você é indispensável, Glenn Greenwald!! É isso que seus colegas de profissão deveriam aprender a fazer e não fazem: não pensar em grupo. Olhar para a situação com olhos desimpedidos. Não surfar na última reação de rebanho. Examinar de perto, comparar, discernir. Neutralidade não é letargia. É atenção redobrada. Obrigado!!!

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Guilherme é desonesto, covarde, ao insinuar sem fazer acusação concreta.

    2. Guilherme Carmo

      não se deixe enganar pelo glenn greenwald. ele já emitiu dúzias de opiniões duvidosas também, pra dizer o mínimo. é que ele às vezes ele esquece a máscara de bom moço, igualzinho o texto que ele acabou de escrever sobre os estados unidos. ah, ele é de lá, tá explicado.

  34. Aderval Rossetto

    Também hipócrita ao acusar a China de poluir, quando os EUA emitiram historicamente oito vezes percapitos mais poluentes que os habitantes do hemisfério sul desse planeta.

    Responda
  35. Luiz Carlos D Oliveira

    "Nem sabe quem é" Mas sabe quem seria G. Rosa: Navvalny seria uma réplica de Zeelenski na Rússsia

    Responda
  36. Luiz Carlos D Oliveira

    "Nem sabe quem é..." Mas sabe quem será G. Rosa: Navvalny seria uma répplica de Zeelenski na Rrússia

    Responda
    1. Cristina de

      Justificado o assassinato dele então?

  37. Alberto A Neto

    "Democracia é quando eu mando em você; ditadura é quando você manda em mim". (Millôr Fernandes)

    Responda
  38. Marcelo pires

    Esse colunista está só falando verdade, logo, logo. será censurado pela imprensa e diplomacia(hipocrisia) internacionais

    Responda
    1. LUIZ LEAL

      Se for só censurado menos mal. Pior se acontecer com ele o que acontece com Julian Assange, Edward Snowden ou então as dezenas de jornalistas que foram eliminados por tentarem mostrar o que acontece em G aza e que Eua/Is Hell querem esconder .

  39. Marcelo pires

    Como já disse em outros comentários a Diplomacia é a arte da hipocrisia, neste quesito Israel e U.S.A são experts.

    Responda
  40. Marcelo pires

    Como já disse em outros comentários a Diplomacia é a arte da hipocrisia, neste quesito Israel e USA são experts.

    Responda
  41. Gilberto Rosa

    Que tremenda coluna essa. Vejo pessoas falando de Navalmy, nem sabem quem é, nem que interesses representava, pessoas que nunca falaram do absurdo de Gaza, nunca falaram de uma criança morta por policiais no Brasil. Impressionante como a imprensa e as ferramentas de Internet americanas ditam quais problemas podem ser relevantes.

    Responda
  42. SERGIO HENRIQUE DIAS MARQUES FARIA

    Excelente texto!

    Responda
  43. Valter Luiz Peluque

    Excelente, Glenn diz o que nós leitores não podemos dizer. A hipocrisia norte-americana é da nossa imprensa global é dar dar engulhos. Quando vejo um certo jornal televisivo, sou obrigado a desligar a ATIV para não vou mitar.

    Responda
  44. Fernando Alves

    Não adianta. No Brasil, a grande maioria dos "jornalistas especializados em cobertura internacional" têm o sonho de conseguir uma residência permanente nos EUA e não ousam criticar o país que pode decidir se eles vão realizar o sonho da vida ou não.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      E uma viagenzinha da Conib.

  45. José Augusto Bernabé

    Meu amor, vais comentar a fala do presidente do Brasil sobre Israel?

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Pra isto já tivemos vários colunistas da Conib.

  46. Rodrigo Flexa

    Excelente, e o Glenn fala sobre o seu país o que a mídia brasileira não tem coragem de dizer.

    Responda