Joel Pinheiro da Fonseca > Fala de Lula nos isola do mundo democrático e fortalece a oposição no Brasil Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 3 Próximas
O ministro da Segurança Nacional de Iael, Itamar Ben-Gvir, defendeu o fim da ajuda humanitária a Gaza horas após a morte de mais de cem pessoas durante distribuição de suprimentos.
A ministra da Igualdade Social e Empoderamento Feminino de Iael, May Golan, disse estar orgulhosa da destruição deixada na Faixa de Gaza e desejou que cada criança possa contar a seus netos o que fizeram os ueus.
Quando, no futuro, essa atrocidade, esse genocidio praticado por Israel for estudado, haverá uma expressão que irá resumir tudo isso. Essa expressão, a ser criada, será, certamente, semelhante a palavra holocausto.
Todos os colunistas e articulistas concordam que Israel tem o direito de se defender mas ao mesmo tempo criticam a estratégia militar adotada, que de fato causa muitas vÃtimas civis. No entanto NENHUM colunista até agora apresentou uma estratégia militar alternativa e seus efeitos na libertação dos reféns, nas baixas de soldados israelenses, na duração do conflito e seus impactos na economia israelense e que seja operacionalmente crÃvel. Sem essas informações a opção é a rendição de Israel.
Jesus da Goiabeira, Joel, "esfriou ainda mais as relações do Brasil com o mundo democrático"? *Ainda mais*, onde? Mais do que o quê? Cara, tá ficando difÃcil ler teus textos. E, como cereja do bolo, o arju-mento de que tomou o espaço do debate público "nas últimas 24horas": orra, além do nosso mediocrizado debate público ser abduzido por qualquer idiotice, pouco importa à razoabilidade.ou relevância de algo estar nas paradas de sucesso do zap, pô. Tá ficando q nem o filósofo clickbait da phôia..
Meu bom Bena, quem será que está isolado do mundo democrático e fortalecendo a oposição no paÃs? Não seria o próprio colunista (e Freud explica)? Te lembras do texto passapanÃstico ao Bozo que esses dias mesmo cometemos o autoflagelo de ler?
Palestinos voltaram à s manchetes. Jornalistas ocidentais chocados. Horrorizados pelo fato deles realmente resistirem. Por que deveriam? Se sabiam que o governo de extrema-direita de Bibi retaliaria violentamente apoiado pelos EUA com União Europeia de boca fechada? Os judeus do Gueto de Varsóvia são os palestinos do Gueto de Gaza! Antes Bibi e sequazes criminosos de guerra expulsavam e matavam lenta, gradualmente. Hoje o fazem célere e intensamente sob olhar conspÃcuo e apoio tácito do Ocidente.
Sério mermo que tu desfrutou dos recursos da USP pra isso? É isso que tu me apresenta como resultado, depois de ter experienciado um dos maiores universos do conhecimento da atualidade? Que terreno desértico é tua cabeça.
Pior, Chiara: filho do Gianetti, deve ter estudado na fina flor das escolas. E tudo a fina flor da "casa cabeçuda" na qual crescer. Vai tudo pro lichxo.
E os covardes sempre atacando o mensageiro por não conseguirem refutar a mensagem.
Oi, Joelzinho, como você é marronzinho!
E pensar q foi prá ler isso q demitiram Jânio de Freitas
Aquele já foi. Ainda bem.
Lula disse o que os grandes lÃderes mundiais deveriam ter dito. Creio que a fala do Presidente vai acelerar o término da barbárie contra o povo palestino.
Joel, El chutador, mais uma vez com suas afirmações sem qquer evidência. Até o momento, desconheço qquer crÃtica de autoridades de paÃses americanos ou europeus à declaração de Lula. Se a declaração é tão mal vista, pq ninguém se manifestou? O silêncio aqui diz muito. USA e Europa deram-se conta dos crimes de Bibi, mas não sabem como pará-lo. Secretamente, devem estar comemorando tudo q pressione Bibi, inclusive as declarações de Lula.
Ao contrário do que diz Joel, hoje um amigo bolonhês me escreveu um zap começando justamente com "Da voi nel mondo civile come va?" -- "como vão as coisas aà no mundo civilizado", a propósito do papel do Brasil em condenar o massacre. Os europeus em sua maioria estão contra o massacre, e não entendem como seus governantes se deixam levar pelos interesses polÃticos internos estadunidentes.
O que o Lula fez foi romper esse discurso cheio de verniz que só condena os ataques do exército israelense sobre Gaza, como se fosse algo novo, e defende a existência dos dois estados que a gente sabe que Israel não quer. E chega daquele repetitivo discurso de que Israel só responde ao ataque do Hamas. A verdade é que o pouco do território ainda destinado à Palestina é ocupado pelas FFAA israelenses. Lula colocou o dedo na ferida. E humanidade ainda vai agradecê-lo por isso.
"Se da oposição surgir alguma liderança que não atente contra a democracia como fez Bolsonaro, esse tipo de posicionamento irresponsável pode cobrar um alto preço lá na frente." Eu votei no Lula por falta de opção. Vai brincando!
Joel, me explica uma coisa: esfriou relação com quem, além do próprio Estado de Israel? Acompanhando a mÃdia internacional não consigo perceber essa sua afirmação. Talvez seja apenas o seu ponto de vista não é. Agora, o que percebo, lendo os sites noticiosos da Europa e da América do Norte, é que a fala dele soou forte, muito forte, e recebeu apoio de diversas entidades de direitos humanos internacionais, como Médicos Sem Fronteiras, UNESCO, Repórteres Sem Fronteiras, etc.
O sofrimento humano concreto não parece ser uma preocupação relevante do articulista. Ele precisa sair de sua bolha intelectualóide faria-limer. Fala em "mundo democrático" e "oposição", mas depois de mais de 4 meses de sofrimento intenso dos palestinos, qual a relevância disso? Ora, Lula é um animal polÃtico, ele percebeu que a separação entre os dirigentes de muitos paÃses "democráticos", temerosos da influência do partido J.., e suas populações, que querem o fim do massacre.
A mediocridade do texto é proporcional a vigarice intelectual. Tem gente que leva essa gente a sério? Isso sim meu caro é terceiro mundismo capacho.
Articulista no Brasil é preguiçoso. Vai o cara colocar a mão em cumbuca? Gostam de seguir o fluxo, é cômodo, e conveniente. No fim do mês o cheque chega e tudo bem!
Qual o mundo democrático que você se refere? Aquele que fecha os olhos para a barbárie que está acontecendo na faixa de Gaza? Ele estaria próximo do mundo democrático se estive apoiando a fúria assassina de primeiro-ministro israelense e dos membros do seu gabinete? É este mundo democrático?
Sei que LULA não está mais olhando seu povo para o tal salário mÃnimo para comer picanha, mas, sou a favor dele no que disse que Israel está fazendo Holocausto contra o povo palestino em Gaza.
A picanha continua distante. Mas o contra-filé já está bem em conta.
O mundo democrático do Joel foi retirado do meio do c* dele para criar a falsa retórica de isolamento e párea internacional, vig*ari ce intelectual. O mundo democrático do Joel se cala diante de genocÃdio. Esquece o colunista que nenhuma proposta de cessar fogo, não mais justificado, inclusive pelos EUA, não foi aceita pelo extremista Netanyahu.
O que se opõe aos fracos da cabeça, seguidores do Lula, são os cabeças duras seguidores do Bolsonaro?
Não vi nenhuma nação democrática criticar a fala de Lula, somente s mÃdia nativa corporativa.
Mula. Vai acabar sendo impichado pela verborragia.
O Joel.
Como Lula e seus admiradores são fracos da cabeça temos que ser didáticos e falar as coisas de um jeito que eles entendam. Para (censurado), a partir de certo momento da guerra, a eliminação dos (censurado) por serem (censurado) era a grande prioridade. Já para o exército de (censurado) a grande prioridade é a eliminação dos combatentes do (censurado). As mortes de civis são um lamentável efeito colateral.
José Carlos, desculpe não ter conseguido explicar as coisas a seu nÃvel de entendimento. Mas a censura da Folha atrapalha bastante.
Delirante contorcionismo para defender estado expansionista que expulsa, concentra e isola um povo em espaço cada vez menor sem recursos básicos à vida, em condições desumanas, isolado fisicamente, socialmente e economicamente por dec, sobrevivendo humilhados pela caridade do próprio opressor intolerante e supremacista que usa cada pretexto para destruir toda infraestrutura precária e praticar assassinato em massa de civis incluindo crianças e mulheres,de forma cruel e indefensável. Repugnante.
Impressionante ver os comentários. A Folha virou um chorume de recalcados
Verdade, petistas perderam a noção.
caro colunista, genocÃdio não é, certo? tem uma relação de ações impostas para essa classificação e faltam um ou dois Ãtens, nos ajude a classificar essa ação de "justa defesa" como diz. seria um massacre? uma vez que já matou cerca de 3% da população, sendo 70% mulheres e crianças? como se classificaria o fato de cortar o fornecimento de água, energia elétrica, alimentos básicos, destruir mais da metade de toda infraestrutura com bombardeios sistemáticos sem se preocupar com o popul civil?
A Folha e a sua incessante saga em defender estados fasci$tas e governos genocidas. O moço dessa opinião aqui, nesse flagelo de texto, pode nos dizer quem compõe o "mundo democrático"? Se refere à Europa Colonialista e aos Yankees (senhores da guerra)? Impressiona o servilismo dessa gente...
Diz aÃ, Joel, quantos lÃderes democráticos condenaram a fala do Lula?
Pois é! e agora, até o Biden está querendo que Israel pare com o morticÃnio. Acho que o Joel precisa ler no dicionário o que é um genocÃdio. Os paÃses do BRICS, todos eles, condenaram Israel. Só faltava o Brasil. Os paÃses que compõem o BRICS, em pouco tempo subverterão a ordem mundial e estão começando pela não utilização do dólar como moeda principal para seus negócios. Vejam o tamanho da população do Brasil, Rússia, Ãndia, China e Ãfrica do Sul e o valor dos seus PIBs. Lula não é bobo.
Caricatura de filósofo, pode dizer só um grande lÃder do "mundo democrático" que refutou a fala de Lula? Ou vai fingir que não viu que, após ela, até os imponentes USA pediram o cessar fogo na faixa de gaza?
Que papelão Joel, agora até os EUA pedindo o fim do genocÃdio e tu ainda nessa de vendido!
Lula expressou corajosamente seu posicionamento que, diga-se de passagem, está em concordância com vários paÃses. E as gigantescas manifestações mundo a fora? Até quando vamos presenciar, inertes, como já aconteceu em tantos outros massacres, um genocida exterminar um povo?
Quando Lula fala de improviso diz bobagem e verbaliza o seu radicalismo contra a civilização ocidental. O seu desequilÃbrio mostra também que está idoso e na hora de se aposentar.
Aliás, falando em aposentadoria, a sua já venceu há muito.
"Civilização ocidental" é aquela que vive da indústria da guerra e apóia o extermÃnio de um povo desde 1948?
Verdade. Mas ainda tem seu gado fanático que defende tudo que ele faz . Como o mane abaixo…
Você além de ser preconceituoso é um analfabeto polÃtico ou é um....
Pobre colunista, ouviu o galo cantar mas não sabe onde foi. Guie-se pelo raciocÃnio do coletivo hebraico que busca paz e apoiou as palavras do Presidente do Brasil.
Lula está tão preocupado com os direitos humanos que não deu nenhuma fala contundente a respeito de Navalny na Rússia. Quando os paÃses não são ocidentais, as suas atrocidades são desculpáveis.
Talvez fosse bom o sr. entender um pouco sobre comércio internacional e estudar as demandas brasileiras e russas por produtos do parceiro comercial.
Joelito é um insignificante em luta constante para manter o emprego. Para tanto, usa das mais conhecidas estratégias como adesão total ao patrão, fishing, provocação e sensacionalismo raso e barato para conseguir clicks. Não deve ser levado a sério. Eu tinha parado de o ler, mas o jornal está tão pobre. Veja o tÃtulo desse artigo sem qualquer relação com a realidade. Puro fishing e sensacionalismo tosco. De onde não se espera nada, nunca vem nada. A folha não vale os menos dez reais mensais.
pior, a provocação de joelito está funcionando. Centenas de comentários, inclusive o meu. Vou me penitenciar e depois ignorá-lo.
As simpatias de Lula se dirigem a Cuba, Venezuela, China, Rússia. Trata-se de um democrata?
Sugiro que o colunista assusta o vÃdeo de 2015 do primeiro ministro
Sério? Foi uma fala infeliz, o hilocausto não houve precedentes, mas, deu munição para o primeiro ministro de extrema direita, e, falou o que o mundo democrático pensa e nai tem coragem de dizer.
Pela veemência das crÃticas contra a fala do Presidente Lula faz parecer que o massacre é insignificante. Já que não querem o termo genocÃdio, substitua-o por matança desenfreada em gasa. Não importa o lado, são seres humanos morrendo, qualquer tentativa de salvamento será louvável. Para os insensatos isso pouco importa.
Ao contrário, a fala de Lula fortalece a democracia, a liberdade de expressão e condena a autocracia, as atrocidades dos poderosos e se posiciona contra o extermÃnio de uma população indefesa.
Joel sendo Joel. Folha sendo Folha. Eu fico com Edgard Morin, Filho de judeu, que do alto de seus 102 anos, condena de forma veemente os ataques aos palestinos e a forma colonizadora que os veem tratando há décadas! Fico com Chomsky igualmente corajoso na denúncia da forma como Israel vem colonizando e violentado palestinos. Fico com Breno Altman, judeu e crÃtico da forma como Netanyahu tem conduzido a guerra. Paz para Israelenses e Palestinos!
Daà a César o que ele César: mooon
Lula sendo Lula: a fanfarronice de sempre.
O termo "genocÃdio" não existia antes de 1944; ele foi criado como um conceito especÃfico para designar crimes que têm como objetivo a eliminação da existência fÃsica de GRUPOS nacionais, étnicos, raciais, e/ou religiosos.
isola não. o mundo não tem uma só opinião.
Ao contrário, a fala de Lula fortalece a imagem do Brasil no mundo. Ele disse em voz alta o que todo mundo fala baixinho mas não tem a coragem de dizer publicamente. Alguém teria que ir contra essa hipocrisia de pensar que todos apoiam a polÃtica genocida de Netanyahu. Entre a população em geral, é certo que quase ninguém apoia a polÃtica genocida de Israel contra o povo da Palestina.
Sobre a matéria! Se para agradar o mundo democrático Lu-la tem que se posicionar em favor de Israel, a guerra é o sÃmbolo da democracia! Ou seja: ser democrático, é ficar do lado mais forte! Se ficar calado em relação a esta guerra, Lu-la será criticado por omissão, se falar sobre a mesma, será criticado também. Ou seja vale para Lu-la aquela frase: calado está errado, se falar vai preso...Vai tomar no cu!!!!!
Me parece que a Coréia do Norte também é exemplo a ser seguido pelo Brasil do PT. Aliás tudo que soa antiamericano é música nos ouvidos dessa gente; os seus arautos são Ortega, Maduro, Putin, Cuba, Coreia, Irã, ou seja a parte podre da maçã. PaÃses onde oposição não existe, lugar de opositor é nas prisões e nas valas. Deveriam ao menos passar férias por lá, não seria um bom passeio?
Nossa cara. Ainda essa narrativa tosca e mentirosa. Lula já foi a todos os lugares do planeta menos nesses exatos paÃses que você cita. Se liberte!
Caro Orlando: numa curta réplica, o Adenor Dias confessou dois dos desejos mais ardentes dele: um é morar nos EUA...
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Nem em férias, os esquerdistas querem passar alguns dias no inferno que eles vendem como o paraÃso na Terra! Por que deixariam o Brasil, onde têm o melhor dos dois mundos: a estabilidade no emprego, visto que a maioria é de funcionários públicos, com a liberdade de ir e vir, de expressão, de organização polÃtica, a disponibilidade de vÃveres, etc.? Podem ser boooohos mas não são bezzzzztas!
Lula somente falou a verdade !! O articulista mente !!!
Lula só falou a verdade! Infelizmente no Brasil só está certo quem se posiciona do lado mais forte! Dentro da oposição tenho certeza de que há quem concorda com Lula, porém vai usar isso contra ele...
Discordo completamente. Outros paÃses democráticos como Chile, Colômbia, Ãfrica do Sul, BolÃvia, Holanda estão criticando o geno cidio em curso
Se isola, isola porque são paÃses hi po crita. Não aceitam um único es fa que ado na Eu ropa, mas fazem vista grossa para bom bar dear predios resi den ciais mat tando e mu ti lando familias inteiras. É sim o ho lo caus to paIestlno.
Da vontade de rir, pra não chorar(eles não valem uma só lagrima) ao ler os comentários que explicitam o tamanho da cegueira dos fanáticos pelo chefe do nosso executivo. Lula já era, ficou no passado, e começou uma pagavao de mico irreversÃvel. Vergonha.
eu rio de você, adorador do bozó. Vá aquecer comida no microondas de 22em22 segundos para se satisfazer. Joga essa lá no zap da carluxa pavão de condomÃnio, quem sabe eles gostam e colocam você na folha de pagamento da disseminação digital de mentiras. E nem adianta replicar porque eu não vou voltar a ler jornal hoje.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Joel Pinheiro da Fonseca > Fala de Lula nos isola do mundo democrático e fortalece a oposição no Brasil Voltar
Comente este texto