Joel Pinheiro da Fonseca > Fala de Lula nos isola do mundo democrático e fortalece a oposição no Brasil Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 Próximas
"Um terceiro mundismo tão caricatural que defende até a Coreia do Norte". Mas quando os EUA ficavam cortejando a Coreia do Norte na era Trump, não era chamado de terceiro mundismo....que estranho, não ?
O genial Jô Soares, tinha um quadro em um de seus programas ainda no século da ditadura M brasileira, onde diante de um absurdo (grande asneira) dita por alguém totalmente alheio a realidade, respondia: FICA VERMELHA, CARA SEM VERGONHA. Então eu digo para esse Joel Pinheiro: fique calado, cara-pálida!
É o colunista repetidor... repete o que os outros já disseram!
O mundo do colunista deve se resumir à redaçao da FSP. Aqui na França e no Reino Unido, as palavras de Lula foram elogiadas. A partir de quantas mortes pode-se dizer que ha genocidio?
Libération, Guardian, Mediapart, pele-vermelha.
Elogiado por quem , cara pálida ?
É justamente o contrário, sr. Colunista. Que vergonha!
Outro colunista que não vale a pena ler. Quanta bobagem. Fui
Errado! Vale apena ler, o cara para sabermos os inimigos que temos no jornalismo!
O mundo democrático deve aceitar passivamente o massacre de milhares de crianças e civis, sr. Joel?
Quem está isolado não é Is rael? Salvo pelo voto único dos EUA! Não cresce no mundo todo a rejeição ao horror na Palestina? A definição de genocÃdio q vale nesse caso não está no dicionário, seu filósofo!
Fala pra gente Paulo Oliveira, em outras palavras você defende a morte de 8 mil crianças, mil mutiladas? Afinal não são os seus, não são o seu grupo. Por sorte muitos humanos de seu grupo estão contra o genocÃdio.
A lÃngua é viva. Nas próximas edições está definição de genocÃdio estará nos dicionários. Basta acompanhar a evolução histórica da área ocupada por Ãrabes palestinos que fica indiscutÃvel o projeto de eliminar este povo.
Se não está no dicionário, não vale não. As pessoas não podem definir as palavras conforme sua conveniência.
Uma fala i sola, mas ninguém se pre ocupa com tonel adas de bom bas que mat tam e mut ilam mulheres e crianças paIestlnas por um estado sem em patia com o pró xlmo e que só pensa em cumprir prom essas da Bi blia.
A palavra exata para descrever esse artigo é " sem noção" . Nos isolar do mundo democrático? De onde saiu essa ideia "gênio da lâmpada" ? Lula colocou o dedo na ferida, algum lÃder mundial tinha que falar.. É GenocÃdio sim!! Netanyahu é o sanguinário que recomenda aos palestinos irem para um lado onde não iria atacar e depois ataca...
Renata, minha querida, a orientação era irem para o sul quando os ataques estavam ocorrendo no norte e no centro. Agora, o serviço será terminado com a ocupação do sul e as pessoas devem seguir para o norte. GenocÃdio é outra coisa, e supõe a eliminação intencional de um grupo étnico.
A declaração frita por Israel não nenhum efeito prático.
É claro que Lula não quer ofender judeus com esta fala!! Tem que ter muita má fé, malÃcia, para insistir nisso. Até agora, o mundo democrático - vulgo ocidental - não estrebucha contra Lula, talvez Bibi ouviu o que a civilização queria dizê-lo.
Depois fala que nós não temos sindromevde vira-lata. Olha o que este senhor faz
Que tal procurarmos e lermos a carta publicada no NYT em mil novecentos e quarenta e oito por Albert Einstein, Hannah Arendt, dentre outras personalidades j sobre o Sionismo? Vale a pena tomar conhecimento. (mas, só se for honesto intelectualmente, não precisa ser gênio para isso, apenas honesto e saber ler e interpretar). Vamos lá? Fonte: Repórter investigação Leandro Demori.
SRs, sim, Rives, "honestas e razoavelmente inteligentes": seu convite tem como fonte um expoente da Vaza Jato. Quer mais parcialidade do que isso? Lulopetismo sempre querendo enaltecer o regente do Mensalão e do Petrolão que mete os pés pelas mãos todas as vezes que quer aparecer no cenário internacional. Citar um fÃsico famoso e uma intelectual não o qualifica ou o engrandece, só mostra até onde pode ir a vassalagem dos sabujos. Passar bem.
Cesar, o convite foi para pessoas honestas e razoavelmente inteligentes, se é que me entende. O seu comentário depõe em desfavor. Passe bem!
Rs, li no NYT, em dois mil e quatro, artigo de Larry Rohter, correspondente no Brasil, dizendo que Lula tinha o hábito de bebericar. Não mentiu, mas o "democrata" Lula quis expulsá-lo do paÃs. Quis, como pegou mal, mandou que lhe fosse retirado o visto de trabalho. Triste não?
Joelzinho, dos vinte e sete paÃses da UE somente um paÃs se manifestou contra a fala de Lula. A Hungria, da extrema direita. Os demais até então estão quietos, inclusive Inglaterra e Alemanha. O que significa isso? Seria Lula um interlocutor da UE?
Vergonha alheia, constrangimento. Lula já tomou bomba do Mácron , não precisa de mais. Ou precisa ? O resto é blábláblá mimimi
Como o mundo dá voltas: Lula, em quem votei, torna-se praticamente persona non grata em seu próprio paÃs. JK
Jayme, faz o L
De fato. Existe até a piada de que existem dois paÃses onde Lula não pode andar na rua: I. e Brasil.
Lula está conseguindo transformar o Brasil num paria internacional.
Essa é para rir muito. A ultradireita já se apropria das frases dos outros, por falta de imaginação e também por falta de caráter, mas essa foi a cerejinha do bolo.
Isso o governo anterior já fez!
O cientista polÃtico Jairo Nicolau examinou a eleição de 2018 no livro "O Brasil dobrou à direita". A partir dos macro-dados eleitorais concluiu que surgiu "um Lula da direita". O modo bipolar do falatório de Lula é tÃpico de "um Jair da esquerda". Ninguém no Itamaraty explica a Lula? A única condenação irretocável ao governo israelense cabÃvel é associar a carnificina palestina na Faixa de Gaza em 2024 ao extermÃnio judeu no Gueto de Varsóvia em 1942! À "Shoah", nunca. Mas agora já é tarde.
Textinho ruim Joel !
Esse tipo só escreve asneira! Que vergonha alheia!
Da pena, afinal, vida de jagunço não é fácil, jagunço não pensa, jagunço só executa o que os coroné pedem, a moral que se dane.
Não dá Paulo, o disco do Joel tá aranhado, vai se repetir, goste ou não : )
Vira o disco, Gilberto Rosa.
Lula deu munição ao Bolsonaro, às vésperas da passeata da direita. Fez besteira.
O certo deve ser feito. É isso que diferencia os que entram pra história e os que vão para a lata de lixo dela. Lula sabe disso também
Depois do jogo, vêm comentaristas cheios de razão... Não acredito que colunistas tenham sempre na memória dados históricos, como cobram de quem possivelmente falou sob pressão e inflamado por conta de informações de tantas vÃtimas, destruição e ruÃnas. Tem que procurar avaliar toda a fala e o contexto, falas e ações pregressas. Foi uma fala infeliz, mas o foco era e é interromper massacre, buscar solução e a paz.
Kkkkkk.....nenhum lÃder relevante disse nada a respeito. Lula expressou o sentimento de muitos chefes de Estado. Sua análise carece de fatos. Nenhum governo estendeu a mão para Israel. Essa crise é bilateral. Mas seu bolsonarosmo falou mais alto, né?
Ótimo texto.
Joel já levou um nocaute na sua extrema direita com uma chinelada essa semana, na maravilhosa coluna que dissecou o animal, mas entendo, a conib tem uma forma de convencer rápido alguns colunistas, sem necessidade de viagem.
Como, Gilberto? Com promessas de contratos? Apoio para continuar escrevendo Folha Pan? Privilégio em locais de influência? Hummmmm! Se for, que pobreza intelectual. "Ele só tem $".
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Destacaria esta parte: "...e fez com que o assunto central do debate público brasileiro das últimas 24 horas voltasse a ser o conflito Israel-Palestina". O único presidente do dito mundo democrático a se posicionar de forma enfática contra o evidente genocÃdio em Gaza. Os palestinos estão sendo dizimados na sua própria terra. Então, pergunto, é preciso que o número de palestino assassinados chegue à casa dos milhões para que se possa falar alguma coisa?
Elogio do ha mas e demais. Hoje eu estava em um predio no 5 andar e indagei a uma paciente . Imagine. Os palestinos morando assim e do nada receberem um missel de um aviao e reduzinho a escombros. Como seria aqui no brasil.
Parece que vc se enganou, caro Joel. O mundo civilizado hoje a tarde começou a se manifestar, nenhum contra a fala de Lula e todos pedindo o cessar fogo imediato. E se vc fizer a conta de numero mortos por dia , se essa matança durar cinco anos, Bibi vai bater o record do alemão nazista.
Israel está longe do mundo democrático. É um Estado que funciona em regime de apartheid, com palestinos vivendo em guetos.
Relembrando aqui uma frase do glorioso Romário nos idos anos de 2005,e trocando os atores da questão.... O LULA calado é um poeta.Mas quando abre a boca....
Excelente artigo. Contra fatos não há argumentos. Elogios até da organização terrorista, nosso presidente esta superando até o insuperável ex!
Fatos: milhares de crianças palestinas sendo mortas por Israel. Parabéns, presidente Lula, pela coragem de denunciar esse genocÃdio.
A intensidade que a oposição e até o colunista se manifestam contra a fala do Presidente Lula (inoportuna a comparação) o resto é verdadeiro, pois, de fato a matança em gasa é descomunal. Pela reação dessa gente esse é um fato menor o que é grave é a fala do Lula. Francamente. Ao contrário coloca de novo na mesa do mundo democrático esse problema humanitário que é o massacre em gasa. Um povo que sofre sem ao menos ter seu estado reconhecido. O receio talvez seja o MD criar os estados.
O colunista não parece compreender que fala por si mesmo. Das contradições da sociedade em 2023 e 2024 a guerra que Israel nos impõe cotidianamente com o seu sem fim de crueldades é a que escancara seu declÃnio moral. A ironia e a novidade é a legitimação da barbárie permeada pelo ultraje seletivo. Fale por si colunista e analise suas pretensões de parecer universal.
Lula tem razão. Alguém no mundo democrático tinha que quebrar esse tabu. Deixar um mal uco ma tar crianças, mulheres e idosos só para ter benefÃcios eleitorais. Isso não é uma guerra nem aqui nem em nenhum canto do universo. É um ge no cà dio. E os ge no cà dios se igualam. Então o que Naranyahu faz na Faixa de Gaza é semelhante ao que Hitler fez com ju-deus. As análises dos comentaristas da Folha têm a profundidade de uma fatia de muçarela.
Vc, como professor de filosofia, devia se dedicar a esse tema. Quando entra na área polÃtica, se perde.
Sério, Olavo, Pondé e Joel filósofos, é de lascar, quanta vergonha a categoria. Tem coisas que são incompatÃveis como filosofia e extrema direita, é o mesmo que policial bandido, médico assassino, engenheiro que não sabe matemática, humano sionista.
É verdade, Lula como "Dr." em Ciência PolÃtica e PhD em Relações Internacionais não se perde metendo o bedelho nesses temas...
A fala de Biden acusando Putin da morte de Navalny, sem investigações conclusivas, não causa alvoroço por qual motivo?
Ainda não se sabe a causa da morte de Navalny. Putin não inspira confiança mas pessoas também morrem de causas naturais. Ideal seria uma necropsia feita fora da Rússia.
Rs, é verdade, Navalny teve uma gripe, espirrou e Deus o levou...
É muito engraçado essa turma da ultra direita ,quase todos são na zistas ,e agora vem em defesa de algo que eles queriam eliminar(Judeus) Quanto ao colunista com sua tese de isolamento do mundo democrático, não passa de uma asneira !
O mundo democrático nunca assistiu inerte ao massacre de civis, mulheres e crianças, como agora está cometendo o governo de Israel. Nesse teu "mundo democrático ", caro cronista, prefiro passar ao largo ...
Netanyahu é mundo democrático? Tá bem mal informado. Se Netanyahu é democrático, Bolsonaro é ainda mais. Os governos do mundo deveriam ter vergonha de se calarem perante o genocÃdio e o Apartheid na Palestina e perante um tipo de extrema direita como Netanyahu
Que mundo democrático? O que emite notinha de repudio diante da matan ça de crianças e mulheres? Que assiste inerte hospital, escola e campo de refugiado sendo bombar deado? Quero distância desses tais democratas que faz a egÃpcia diante dessas atrocidades com medo de ser taxado de anti semi tá, esse cartão sempre guardado no bolso de qualquer q defenda o Sio nismo.
O Abraço do Afogado. Acuado pela opinião pública internacional, com retirada de apoio até do histórico aliado Estados Unidos, com alta rejeição intern, Netaniahu se agarrou na fala de Lula para, voltando ao papel de vÃtima, escapar do isolamento e da condenação mundial. A primeira impressão que tive era de que realmente Lula havia feito tolice. Ouvindo o discurso no Jornal Nacional, o que se vê é um apelo pelo fim do morticÃnio de mulheres e crianças, e que não se repita o que os jews sofreram.
Também disse que o único fato comparável na história foi o próprio extermÃnio dos jews na Segunda Guerra, um evidente exagero. Os bombardeios por área mataram centenas de milhares de civis na Alemanha e no Japão.
Excelente artigo! Muito sensato e verdadeiro.
Conib.
Quer dizer que o mundo democrático aprova o extermÃnio do povo palestino? É para isso que serve a democracia? Apoiar o opressor? Não isola nada, junta o Brasil aos oprimidos. Qual a diferença entre o gueto de Varsóvia e o de Gaza?
Só se for o seu brazil, porque o Brasil nosso está mais forte que nunca
Joel, esse seu "mundo democrático" é aquele que colonizou (i.e., roubou, m*tou, est*prou) meio mundo? Ou é aquele que promove golpes no terceiro mundo sempre que lhe é útil? Ou é aquele que inventa desculpas para invadir o paÃs dos outros atrás de petróleo, ou, se não der para invadir, embarga e confisca ativos deles?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Joel Pinheiro da Fonseca > Fala de Lula nos isola do mundo democrático e fortalece a oposição no Brasil Voltar
Comente este texto