Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Francisco Saraiva

    Ao contrário, a fala de Lula joga na cara do mundo falsamente civilizado uma barbárie que não pode perdurar! Que falta de estofo moral o desse articulista.

    Responda
  2. Leonardo Reis

    Prezoado Joel, matar 29.000 pessoas, sendo 2/3 mulheres e crianças e forçar a movimentação de 1,5 milhões não é genocídio? Tudo bem denunciar publicamente fazendo notinha de protesto? Francamente, há de se ter cojones.

    Responda
  3. Andre Ramos Lievori

    Aos que defendem esse erro histórico, moral e indigno do Lula (petista ou não) uma pergunta: onde está o Lula? Seus ministros? Até ele sabe que errou, outra vez, e por isso está quieto. Ele não tem argumentos para justificar seu erro. Vai ficar escondido por um bom tempo....

    Responda
    1. Jose Roberto de Souza

      Indigno é o massacre da população civil em Ga/za! Erro é apoiar o genocida Bibi.

    2. Sergio Makrakis

      Capaz de ir pra Miami, vender umas joias, depositar uns 800 mil, de boa…

    3. silvia ramos

      Parabéns ao Lula por sua coragem.

  4. wilson kfouri

    Joel ,nenhuma palavra sobre 30 mil mortes e 170 mil feridos em Gaza ? Até quando essa matança indiscriminada deve continuar?

    Responda
  5. José Roberto Pereira

    Essas quase 15 mil crianças mortas do Ha+ devem ter sido combatentes Fedayins de alta periculosidade. Vi vídeos deles destruindo tanques e drones com os pés descalços. Obrigado por nos alertar, Joelzinho. Por um momento quase acreditei na vasta rede midiática e de desinformação pales tina. Ouvi dizer por fontes confiáveis que eles vendem softwares espiões para os regimes anti-democráticos da Coréia do Norte, que espiona juízes de direita da Suprema Corte.

    Responda
  6. João Vergílio Gallerani Cuter

    O problema não foi Lula ter feito uma comparação. Tudo é comparável a qualquer coisa sob algum aspecto. Se Lula tivesse comparado a ação em Azag com qualquer outro crime de guerra, não haveria problema algum. Poderia ter falado de armênios, de cambojanos, de ruandenses. No máximo, teria errado devido às proporções. Uma gafe numérica, não uma barbaridade.

    Responda
    1. silvia ramos

      Ué, mas o propósito foi o de comparar o processo de desumanização que cometeram , e cometem, contra os palestinos (são animais, não gente), com o processo que sofreram nas mãos dos nazistas, quando foram desumanizados, comparados a vermes. Você não aprendeu nos livros de história? A indignação é exatamente esta, como são capazes de exterminar crianças e mulheres palestinas, sob a "desculpa" de que é ato de defesa? Já são mais de 25 mil mortos, é genocídio, é extermínio. Parabéns ao Lula.

  7. wilson kfouri

    Alguns jornalistas se preocupam com as falas do Lula e estão pouco se lixando com a tragédia em curso em Gaza 30 mil mortos e 170 mil feridos até agora , correspondendo à 10% da população. É como 2 milhões de pessoas fossem atingidas no Brasil

    Responda
  8. Claudio Carvalho

    Desistam do Joel. Se ele mesmo já desistiu dele, por que levar esse rapaz a sério?

    Responda
  9. wilson kfouri

    Joel eu aconselharia vc procurar o que Boechat mandou o Malafaia procurar

    Responda
  10. JOAO CARLOS DA SILVA

    O tal mundo democrático é o genocida? Este se supera. Se fosse na época do nazismo, provavelmente diria o mesmo, se criticassem o Adolfo.

    Responda
  11. silvia ramos

    para que não cresçam e adquiram consciência política, e para que essas mulheres não engravidem das próximas gerações palestinas. O extermínio tem método.

    Responda
  12. silvia ramos

    O colunista já deveria ter entendido que o presidente Lula continuará pensando livremente sobre essa grave questão, e não adianta os bolsonazistas, os tucanos da academia paulista, os evangélicos não escolhidos por deus, os congressistas da bancada da Bíblia insistirem em ditar o seu discurso, porque é perda de tempo. Finalmente, um Presidente rasgou o verbo, dizendo o que todos sabemos. Ismael pretende dizimar a população palestina, especialmente as mulheres e crianças para que (continua)....

    Responda
  13. Deborah Teixeira

    Ninguém se solidarizou com Israel, somente a mídia brasileira. Já com relação à fala de Lula, o silêncio do resto do mundo pode ser lido como um endosso. Reveja sua posição, meu caro.

    Responda
  14. Manoel Cardoso

    Tá deprimido? Algum problema bipolar? Não amola.

    Responda
  15. Felipe Araújo Braga

    Eu não sou radical, sou bem moderado. Mas o mundo democrático, para Joel, está ao lado do massacre de civis em Gaza? Is ra el não está se defendendo, está cometendo genocidio contra o povo pales tino a fim de tomar todo o Levante. Por fim, Joel, você sempre com esses posicionamentos elitistas: um estudante do Insper e do Santa Cruz, que estudou na USP e fala mal dela, você mostra como nossa elite é ainda escravista!

    Responda
  16. Sergio Siqueira

    Lula, Bolsonaro, Temer, etc , nós brasileiros, somos completos idiotas.

    Responda
    1. Jose Roberto de Souza

      Pela sua comparação você com certeza é!

    2. Gilberto Rosa

      Tive que rir com nós somos idiotas, estamos de acordo, valeu pela sinceridade com os seus.

    3. Claudio Carvalho

      Fale por você. Não existe equivalência entre Lula e Bolsonaro...

  17. MARCO ANTONIO POLISELI

    Se os canhota estão bravos, é porque o Joel está certo!!

    Responda
    1. MARCO ANTONIO POLISELI

      Falem pro lula peitar o Putin e exigir que ele saia da Ucrânia tbm ué. Ou lá não se mata mulheres e crianças?

    2. Jose Roberto de Souza

      83% só se for no seu grupo de tiozões de extrema direita do whatsapp!

    3. MARCO ANTONIO POLISELI

      83% da população está contra tal declaração. Serve de argumento?

    4. Arthur Danton

      "Os canhota"? Você nem sabe escrever... Desenvolva um raciocínio inteligível.

    5. Felipe Araújo Braga

      Moço, isso não é argumento!

  18. Manoel Cardoso

    Quem é esse? Foi aluno do Bolsonaro?

    Responda
  19. Andre Ramos Lievori

    Os defensores (petistas ou não) desse desastre que Lula fez não julgam com verdade, fincam seus pensamentos em enganos e fingem que não viram o erro. Lula apoia o Maduro, o Putin, Ortega, Cuba, Irã, Cores do Norte e outros (os defensores de Lula vêem esses ditadores e países como democráticos). Só não enviam seus filhos para passar as férias lá.

    Responda
    1. Jose Roberto de Souza

      Até o texto desses trogloditas de extrema direita é truncado. A dificuldade cognitiva é imensa!

  20. Elcio Simielli

    Ele é mestre em filosofia na USP.

    Responda
  21. Fernando Alves

    Os lindos que falam que "é correto condenar a reação desproporcional" nunca condenaram e sempre defenderam incondicionalmente a limpeza étnica sendo realizada. A FSP acha que seus leitores são todos incapazes mentais ao cobrar deles para ler esse puro suco de hipocrisia.

    Responda
  22. Dionisio DeBarros

    Alguns colonistas da Folha sao um caso perdido. Ao invez de condenar o uso excessivo da forca militar, que ja matou mais de trinta mil Palestinos e continua matando, esses caras tem a cara de pau de criticar Lula, aquele juntamente bilhoes de outros seres humanos, nao se conforma com a matanca exercida pelo exercito de Netanyahu. Quem afinal paga os salarios desses colunistas? A Folha, ou o a aipac? O ha-mas atacou civis em Is-rael e por isso tem que ser eliminado, mas nao o povo Palestino.

    Responda
  23. LUIZ GUILHERME DE OLIVEIRA

    Creio que vcs sao orientados a manter essa linha pelo editor responsável (só isso explica seu txt)

    Responda
  24. Marcelo Magalhães

    Lula sabe que será julgado pela história. Acho muito difícil, com o que já vimos até agora, que a fala dele sobre o geno cidio seja considerado algo deletério à civilização. Muito pelo contrário, com certeza ele vai ser elogiado pela coragem e compaixão com o povo palestino.

    Responda
  25. Ricardo Lobo

    Só é mais um cínico esse Joel Pinheiro. O mundo democrático não admite o extermínio de um povo. Comentarista mal intencionado. O governo brasileiro está de parabéns por não se omitir perante essa mancha na história.

    Responda
    1. Eduardo Fabr

      Teu comentário é caricato.

  26. Jorge Carlos Reiners

    Caro repórter se não sabe pergunte ao Google o que é GENOCÍDIO.

    Responda
  27. Roberto Pimenta

    Muito pelo contrário. Em breve o mundo irá no mesmo sentido do Brasil, a favor de um cessar fogo e contra o genocídio contra os palestinos. No mais, ser chamado de persona no grata por um governo de extrema direita como o do Netanyahu é um atestado de idoneidade moral. Já esqueceu que Bibi tentou calar a Justiça de Israel?

    Responda
  28. Luiz Carlos Silva da Cunha

    Vai orar pra pneu e procurar emprego, pois jornalista não é...

    Responda
  29. Luiz Carlos Silva da Cunha

    Você é que está isolado jornaleiro...

    Responda
  30. Sheila Ribeiro

    Genocídio não é pq vc decidiu? Uma vez li um jornalista brasileiro falando que Madonna parecia um grilo. Tá na mesma dimensão: arrogância dos ignorantes.

    Responda
    1. Eduardo Fabr

      Que horror. É claro que um grilo é muito mais bonito e elegante que a Madonna.

  31. Sergio Makrakis

    Mais um comentarista fundamentalista. Dar opinião passou a ser não democrático.

    Responda
  32. vicente machado

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  33. Ana Monteiro

    Mente que nem sente mesmo. O suposto mundo democrático do autor é apenas ele mesmo e o governo de extrema direita de Israel. Até agora não teve reação nenhuma dos grandes países, e falar em "defender Coreia do Norte" (fruto da imaginação anti petista do autor). O autor nem cita que há grandes nomes, até judeus, que já faziam essa comparação antes.Pura ladainha em texto para atiçar a direita e extrema direita contra o presidente Lula.

    Responda
  34. Mauricio de Oliveira e Silva

    Ô Joel, já são 21h30 da noite e até agora nenhum País Democrático criou as falas de Lula. Ou seja, todos pensam como ele. Lula foi de uma coragem imensa. Claro que as ações do Hamas devem ser repudiadas, mas nada justifica a morte de mais de 29 mil palestinos.

    Responda
  35. Flavio Leal Rodrigues

    O ICJ acha que o genocídio em Gaza é passível. Lula critica o governo de Netanyahou.

    Responda
  36. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

    Nossa, a FSP chamou todos os seus jornalistas a adiantarem suas colunas. Lula está certíssimo na sua fala. Parabéns, Presidente Lula, por não se calar diante desse genocídio em Gaza.

    Responda
  37. Djalma de Almeida

    A oposição está de quatro!

    Responda
  38. RODRIGO NAFTAL

    Joel. Parabéns pelo ponderado artigo. As críticas de parte da esquerda radical apenas demonstram quão acertada é a sua análise. As legítimas críticas ao ataque de Israel à Gaza não autorizam o nosso presidente comparar o incomparável. Como consequência da sua irresponsável fala, o nosso presidente conseguiu o apoio do Hamas.

    Responda
    1. RODRIGO NAFTAL

      Na verdade, todo radical entende que tem o monopólio da verdade e da humanidade. Em nenhum momento defendo o excesso praticado por Natanyahu, que utiliza a guerra como mecanismo para se manter no poder. O que eu crítico é a visão distorcida dia fatos. Que se calam que Israel foi atacado por um grupo terrorista teocrático, que mantém reféns

    2. Felipe Araújo Braga

      Não é ser de esquerda radical, é ser humano.

    3. Fernando Alves

      Falou o que fica dia e noite nos comentários criticando qualquer um que critique o ataque e endeusando a matança. É só mais um daqueles que estão ofendidos com a crítica ao governo de outro país porque tem todo o sustento conquistado no Brasil, mas sua devoção é a esse país criticado.

  39. PAULO CURY

    que bom, ja estava cansado desde ideia de brasil global

    Responda
  40. Marcos Araujo

    Eu que não faço parte do mundo político nem diplomático acho que o Lula não falou nenhuma inverdade. No mundo real, onde as verdades são ditas, este sentimento de injustiça é bem verdadeiro

    Responda
  41. Rui Calaresi

    Joel, se Is Rael realmente tem como objetivo somente atingir combatentes como alvo, está errando feio. E isso precisa ser cessado imediatamente. Assim como a comunidade internacional deve exigir do Ha mas a liberdade dos reféns.

    Responda
  42. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Lula incomodou demais esse pessoal. Prova de que está correto em sua crítica ao Estado de Is rael. Não criticou os ju deus e os que se abespinharam vestiram carapuça.

    Responda
  43. Jesus evangelista Almeida

    Esse jornalista defende os assassinatos na faixa de Gaza porque seus filhos não residem lá

    Responda
  44. CL UDIO Brum

    O comentarista deve estar digitando de seu escritório refrigerado na Faria Lima, perto do colégio Sta Cruz, enquanto consulta seus investimentos entre seus amigos banqueiros. É de um elitismo e um alheamento do real patológicos. O Estado Is dissolve Gaza já há meses! Chega! Agora não interessam as questões eleitorais, se perdeu o apoio da elite hebraica, da liberal, o escambau. Chega! Não tem mais hospital, não tem prédio, não tem água, não tem luz, não tem comida... Acorda alienado!

    Responda
  45. Wilson Rossi

    Esse rapaz, Fonseca, deveria procurar outra profissão. Falta capacidade e honestidade intelectual para o exercício da profissão de jornalista.

    Responda
  46. Marina Ferreira Pacini

    Hahahahaha. Vai procurar a sua turma, irmao.

    Responda
    1. Sheila Ribeiro

      Melhor comentário..