Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Mozart Cabral

    Eis a grande mídia que vendeu a sua humanidade - se é que algum dia a teve - por 30 dinheiros .

    Responda
  2. Gaya Becker

    A humanidade chegou a um ponto sem retorno moral mesmo. Sentam o sarrafo no presidente que mostrou pie dade por aquele povo que, deliberadamente está sendo dizimado por outro povo que já esteve nessa situação terrível. A única preocupação do povo que está promovendo a mat ança é exigir o direito de posar de vítima em meio aos pedaços dos corpos mut ilados por eles mesmos. Eles acham incrível que ninguém entenda isso! Surreal!

    Responda
    1. Selma Silva Leite Flores

      Falou tudo agora! Eta mundo hipócrita! Ficam chocadinhis com uma fala do Lula nas não com o extermínio de homens, mulheres e crianças em Gaza! Insano!

  3. Gaya Becker

    A humanidade chegou a um ponto sem retorno moral mesmo. Sentam o sarrafo no presidente que mostrou pie dade por aquele povo que, deliberadamente está sendo dizimado por outro povo que já esteve nessa situação terrível. A única preocupação do povo que está promovendo a mat ança é exigir o direito de posar de vítima em meio aos pedaços dos corpos mut ilados por eles mesmos. Eles acham incrível que ninguém entenda isso! Surreal!

    Responda
  4. Evando de Abreu

    Alberto, provavelmente você já deve ter tomado azeite cabernet sauvignon

    Responda
  5. Tadêu Santos

    Comparar a matança dos sofridos povos palestinos em Gaza, pelo exército do sanguinário Netanyahu de Israel, ao holocausto de 6 milhões de judeus, praticado pelo nazista Hitler é uma grave falta de consideração do PR Lula, mas pode fazer avançar a reformulação do questionável Conselho de Segurança da ONU, com poder de veto apenas aos 5 países do total de 193. ((UM ABSURDO A DESPROPORÇÃO))

    Responda
  6. Rodrigo à vora

    Lula só disse as verdades que tomo o mundo pensa a respeito do Estado de Israhell.

    Responda
  7. Antônio João

    O 'incidente diplomático é grave', a mortandade de crianças e mulheres palestinas em Gaza, não?

    Responda
  8. Sergio Saraiva

    Em outras palavras, a não condenação do discurso de Lula por nenhum chefe de governo europeu é um vigoroso recado ao governo sio nista de Is rael. As publicações apenas descreveram o que aconteceu, foram neutras; agora, quem leu os comentários constatou o enorme apoio popular a Lula, menos nos jornais portugueses, onde, apesar do apoio a Lula, havia muitos comentários depreciativo aos brasileiros e de brasileiros.

    Responda
    1. Selma Silva Leite Flores

      Portugas fascistas, amigos de Bibi e Bozo! Kkkkkkk!

    2. Alberto Melis Bianconi

      Pois é, a Folha até tentou azedar o cardápio mas não conseguiu. Cadê o Nelson de Sá? Devem ter mandado embora também, né?

  9. ARMANDO MARRA

    a A profundidade da ignorância desse presidente não tem limites!!! Envergonhou a todos os brasileiros de bem!!!

    Responda
    1. ARMANDO MARRA

      Boa noite. Respeito as opiniões contrárias. Muito obrigado pela interação.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Me parece justamente o contrário. Um presidente com fibra e coragem de cutucar o establishment mundial não é comum nestas plagas. E você parece não ter percebido que nenhum líder mundial condenou as declarações do brasileiro. A gritaria que houve, quando houve, foi de uma pequena parte da imprensa, notadamente a israelense, o que era esperado, e a brasileira, o que é um péssimo sintoma.

    3. Selma Silva Leite Flores

      De brasileiros de bem a papuda tá cheia!

    4. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Brasileiros de bem é muita marra.

  10. LEANDRO SCHMAEDEKE

    Todos os supostos covardes perante o carniceiro sanguinário Bibi saíram das tocas para criticar quem mostrou o óbvio: os caras tão matando milhares de crianças, mulheres e idosos a título de "direito de defesa".

    Responda
  11. Francisco Gonçalves

    Lula definitivamente abriu os olhos da humanidade para o que está acontecendo em Gaza. Verdadeira bar-bare

    Responda
  12. Ivo Ferreira

    Lula queria destaque internacional. Conseguiu. Ao que parece, virou unanimidade. Um desastrado!

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Só é unanimidade na bozolandia, óbvio! O bozoloide finge ignorar que nenhum líder relevante do mundo condenou as declarações do Lula. Se houve algum alvoroço ficou limitado à óbvia reação dos jhudheus e, pasmem, da imprensa brasileira.

  13. Lucas Travassos

    De vez enquanto alguém tem que soltar uma besteira assim para os líderes mundiais lembrarem das pessoas que estão morrendo A G O R A e não no século passado. Tanto em Ga za quanto na Ucrâ nia as pessoas devem estar agradecendo por alguém lembrar da situação terrível em que se encontram.

    Responda
  14. Airton Borzi

    A grande maioria sabe que alguém tinha que dar voz aos que estão sofrendo uma indiscriminada mortalidade na Palestina. Deixou de ser o Hamas. É puro ódio e tomada das terras palestinas para assentamentos. Mais de 30 mil mortos. Quantos desses eram terroristas? Qual o número de terroristas que atacaram Israel foram mortos? Ou seja, matar por matar, não existe mais nada na faixa de gaza, destruiram tudo, residências, escola, hospitais, isso tem nome GENOCÍDIO.

    Responda
  15. JEFFERSON ROZEIRA

    O L de 2022 foi o mais bem feito da minha vida, escrevam, Lula será reconhecido como o precursor do cessar fogo e consequente término do genocídio perpetrado por Israel contra os Palestinos!

    Responda
    1. Selma Silva Leite Flores

      Sim, a tendência é que o absurdo da situação fique cada vez mais evidente e que Lula seja reconhecido como o primeiro a ter coragem de apontar o dedo para a fuça do genocida Netaniaho!

  16. OTAVIO gomes

    Israel libertou o hoje lider do Hamas, que esteve 21 anos preso em Israel. Ele e mais mil foram trocados por soldado israelense preso em Gaza. Israel disse que só para os ataques quando prender o elemento ou matá-lo e, enquanto isso não acontece, crianças e mulheres continuam sendo assassinadas, violentadas, passando fome e todo tipo de misérias. Lula teve a coragem de meter o dedo na ferida e parar com homeopatias e partir para a amputação.

    Responda
  17. jose ferreira

    A esbanja ( vice-presidente) tá por traz destas presepadas .

    Responda
    1. Daniel Marques

      Bianconi, isso é uma auto-critica, não? Veja o comentario da nossa colega logo abaixo. Muita classe e eloquencia. A onomatopeia caiu muito bem nela.

    2. Selma Silva Leite Flores

      Muuuuu!

    3. Alberto Melis Bianconi

      A mediocridade e a grosseria são marcas registradas do bolsonarismo.

  18. Marcelo pires

    Com seu discurso Lula demostrou que não irá pavimentar a indiferença com a qual outros líderes mundiais tratam o massacre que está acontecendo em Gaza.

    Responda
  19. OTAVIO gomes

    Em reunião no Tribunal de Haia na Holanda, 52 países discutem a invasão de Israel em Gaza e apenas dois concordam, EUA e Fiji, 50 estão contra. Resultado, Lula está certo.

    Responda
  20. José Carlos Soares Costa

    O absurdo é distorcer as coisas, conhemos o improviso do PR principalmente quando faz comparativos, o holocausto foi o fim de um plano, mas a historia mostra em etapas, começa, quando os identificam como os responsaveis pela crise que a Alemanha passava, depois tomam todos os bens que possuiam, são identificados com placas e numeros, para todos saberem quem são, confinados em becos, e finalmente transferidos para prisões e executados. Quem no mundo os defendeu enquanto isto acontecia? E agora ?

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Houve uma guerra mundial contra os nazistas. Não se lembra? Agora isso é passado, a antiga vítima agora é algoz.

  21. Antônio João

    O foco no 'incidente diplomático' é para tirar e afastar a realidade que ocorre com as crianças e mulheres em Gaza. Vimos aos milhares as imagens do ataque do Hamas a Israel, mas não vemos imagens do massacre de crianças e mulheres palestinas em Gaza. Por quê?

    Responda
  22. Ezequias De Lima

    O Tribunal Penal Internacional expediu uma ordem de prisão contra o Putin pela invasão da Ucrânia. Hummm... Beleza; agora, não me lembro de ter lido em nenhum meio de comunicação, uma ordem de prisão expedida pelo TPI contra qualquer primeiro-ministro de Israhell ou contra o Bushinho (George W. Bush) pela invasão sem moderação ao Iraque. Por que será? Freud explica?

    Responda
  23. Hercilio Silva

    Qual líder mundial apoiou Netanyahu? Imprensa é igual a daqui. Vassala de certos interesses.

    Responda
  24. Paulo da Silva batista

    Lula estrategicamente quis mexer nessa ferida que a maioria dos países estão fazendo vista grossa.

    Responda
  25. Paulo Roberto Falcao Ribeiro

    Lula não atacou o povo judeu, não o comparou aos nazistas alemães. Assim como o povo alemão não praticou o genocídio de judeus, culpa dos governantes de então, a população de Israel não é culpada pelo que vem sendo feito em Gaza, contra palestinos inocentes, na luta contra os terroristas do Hamas. Lula comparou as ações de Netanyahu às de Hitler. Imaginem as forças de segurança brasileiras bombardeando comunidades, matando milhares de inocentes, a pretexto de exterminar integrantes de facções.

    Responda
  26. Ezequias De Lima

    Há 56 anos Israhell invadiu e ocupa a Faixa de Gaza. E o Putin -- ô, coitado! --, é que leva a fama de "bad boy" por uma invasão e uma ocupação meia-boca de... 2 anos! Hehehehe... quem tem a máquina de propaganda dos EUA e de Israhell sempre aparece na fita como o 'mocinho'. Hehehehe... Hellp.

    Responda
  27. marcos fernando dauner

    fui çenssurado - Nosso idoso deveria se preocupar com o que acontece na visita Argentina, e desconsiderar esse pequeno país asiático .

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Etarismo? Que coisa feia, meu caro! Por que não se limita a criticar, com argumentos, é claro, civilizadamente?

    2. José Bonato

      Esse pequeno país asiático que se refere, tem o segundo maior exército do mundo além de armas nucleares.

  28. Ezequias De Lima

    Gaza 'a maior prisão a céu aberto do mundo'. Hehehehe... Choremos, irmãos!

    Responda
  29. Patrícia Viana

    No Instagram abram a notícia do Le Monde e traduzam os comentários. Até lá, o país da compostura, a coragem de Lula em falar o óbvio é unamidade. Coisa linda!

    Responda
  30. Márcio Castro

    Não podemos tolerar o massacre de israhell contra o povo palestino durante décadas. Agora arrumaram uns desculpa para efetuar a limpeza étnica, massacrando de vez os palestinos de Gaza.

    Responda
  31. Ezequias De Lima

    Israhell... hehehehe... hellp!

    Responda
  32. José Cardoso

    Quando vamos parar de nos envergonhar de nossos presidentes? Cada um desce mais um nível na ignorância e perversidade.

    Responda
    1. José Cardoso

      Meu caro Padilha. Isso é uma guerra numa região altamente urbanizada. É claro que morreram e vão morrer muito mais civis. Como em batalhas semelhantes da segunda guerra. Isso é muito diferente de dizer que os soldados do IDF estão 'combatendo' mulheres e crianças, e muito menos que, mesmo que se rendam, os palestinos serão exterminados. O que acontecia com um certo povo na época.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Me parece justamente o contrário. Temos finalmente o orgulho de ter um presidente que afirma nossa independência perante qualquer potência mundial, que não se subjuga aos interesses e pressões das hegemonias e que tem coragem de expor os fatos como nenhum outro tem feito, ou você também acha que não está havendo matança desenfreada de inocentes, principalmente crianças e mulheres indefesas em Gaza?

    3. Selma Silva Leite Flores

      E do massacre de 40 mil inocentes em Gaza você não se envergonha? Que loucura!

  33. Ezequias De Lima

    Israhell não perdoa nem paraplégico dentro de hospital.

    Responda
    1. Ricardo Zuppo

      E o Hamas não perdoa mulheres grávidas

  34. Ezequias De Lima

    Netanyahu, conte "pra nóis": Quando Israhell vai parar de enxuriçar a vida dos palestinos?

    Responda
  35. Rosalino Pansica

    Críticos da fala de Lula deveriam assistir os vídeos das centenas de crianças ensanguentadas, traumatizadas, violentadas, feridas na estrutura infantil, aleijadas do amparo e proteção do mundo, mortas sem piedade, que O Governo Israelense efetua, sem nenhum sentimento de humanidade, na faixa de Gaza.

    Responda
    1. Selma Silva Leite Flores

      Isso os meios de comunicação ocidentais não mostram!

    2. Patrícia Viana

      Sigam perfis no Instagram como o do @motaz_azaiza, @wizard_bisan1,@ahmedeldin, @aljazeera.

  36. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    A colunista petista Mônica , não acha nada. Tá igual ao Levandoski no mensalão que diante da avalanche de provas apresentadas pelo Joaquim Barbosa dizia que não via nada de mais.Perdeu de balaiada pelo orgulhoso STF daquela época.

    Responda
  37. Ezequias De Lima

    A invasão e a ocupação da Faixa de Gaza por Israhell já se estendem por 56 anos. E os que praticam terrorismo são os palestinos? Choremos, irmãos!

    Responda
  38. Ezequias De Lima

    A matança generalizada promovida por Netanyahu, o criminoso de guerra, tem um objetivo não declarado: a anexação da Faixa de Gaza. A desculpinha de revide é só 'farolagem para dormitar bovinos'. Oremos, irmãos!

    Responda
  39. Valderi Silveira Pinto Júnior

    As dez mil crian ças pales tinas mor tas deveriam como ver, escan dalizar e enver gonhar a comunidade internacional, não uma fala do Lula!

    Responda
  40. Rafael Silva

    Vocês estão criando uma crise que ninguém, em nenhum outro lugar do mundo, ligou. Exemplo é essa notícia que teve de "cavar" em um blog do The Guardian para dizer que repercutiu.

    Responda
    1. Patrícia Viana

      Meu amigo, todos os jornais do mundo dão capa disso todo santo dia. Pare de falar bobagem e se dê o trabalho de abrir o Guardian de hoje e, se puder, olhe bem pra foto da principal notícia.

  41. Ana Barbosa

    Nenhum governo no mundo criticou Lula, somente Israel obviamente. Os EUA vão entrar hoje com o pedido de cessar fogo no conselho de segurança da ONU. Então mais uma vez Lula se demonstrou um grande Estadista.

    Responda
  42. NACIB HETTI

    Lula agora já pode se preocupar com o gueto brasileiro. São 30 milhões de miseráveis famintos e 40 mil assassinatos por ano. Ele prometeu na campanha.

    Responda
  43. Evando de Abreu

    Só nos faz passar vergonha

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      A vergonha é um sentimento ruim. Então me vejo feliz pelo ti. Especialmente porque não tens motivo nenhum para isso, mas deves fazer por merecer.

  44. FABIO FIORAVANTI

    ah, então o tri-presidente Lula comparou a guerra hamas-israel ? Eu achava que ele estava comparando o massacre da população palestina e à expulsão de milhares de pessoas de sua casas....

    Responda
  45. Clinério Vieira

    Infeliz comparação sobre uma massacre de inocentes perpetrado por um pária!

    Responda
  46. stenio miranda

    É muito simples de entender: enquanto as lideranças internacionais se calaram e se omitiram na ocasião do Holocausto, hoje líderes levantam suas vozes, expõem sua indignação e denunciam o massacre de inocentes. Que bom que uma dessas vozes seja a do líder brasileiro. Estamos de volta ao mundo civilizado!

    Responda
    1. Patrícia Viana

      Bravo! Toda a humanidade perde com a banalização do mal.

  47. Patrícia Viana

    Sabe o que eu acho engraçado? Todo mundo critica a falta de tato do Lula em falar o que todos veem e pensam, mas e a falta de tato diplomático de Israel? Bibi vem aos gritos no X e em vídeos rebater e, depois, com essa reprimenda totalmente fora dos padrões? Sejamos justos.

    Responda
    1. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Patricia, o Bibi sentiu a estocada. Essa exposicao do embaixador foi uma vendeta juvenil. O da diplomacia apreende gestos e sinais.

    2. Dagmar Zibas

      A ira do Bibi é proprocional a importância de Lula no cenário internacional. Teve a coragem de enfrentar o poderoso lobby, lobby que a grande imprensa nacional e internacional tem medo de desafiar. Por isso omite fotos e vídeos da "limpeza" em curso. Esse lobby persegue cruelmente todos que dizem a verdade. Veja a perseguição ao Breno Altman. Nos EUA, a reitora de Stanford foi obrigada a se demitir depois de defender o povo oprimido. Lobby inventou fakes sobre seu curriculo.

    3. Dagmar Zibas

      A ira do Bibi é proprocional a importância de Lula no cenário internacional. Teve a coragem de enfrentar o poderoso lobby, lobby que a grande imprensa nacional e internacional tem medo de desafiar. Por isso omite fotos e vídeos da "limpeza" em curso. Esse lobby persegue cruelmente todos que dizem a verdade. Veja a perseguição ao Breno Altman. Nos EUA, a reitora de Stanford foi obrigada a se demitir depois de defender o povo oprimido. Lobby inventou fakes sobre seu curriculo.

  48. Andréa Haddad Gaspar

    Que preguiça de tanta cortina de fumaça. O branquelo (que pregava o extermínio de muçulmanos e chamava imigrantes de baratas) morreu na prisão na Sibéria e o Ocidente já saiu dizendo que foi apagado sem ao menos aguardar o resultado da biopsia, a UNRWA a mesma coisa. Enquanto isso, lá em Gaza... mas quem se importa?

    Responda
  49. Laudgilson Fernandes

    A pergunta que não quer calar: genocidio é genocídio deem o nome que quiserem dar. Quando se busca exterminar um povo é sempre genocídio. E quando se busca exterminando mulheres e crianças é uma guerra pensada, tramada e urdida pelo que há de pior na humanidade. Lula tocou na ferida, e tem muita gente grande que sentiu nas partes baixas, já que no coração não há o bem que se possa buscar.

    Responda
    1. Patrícia Viana

      Exatamente. Tocar no calcanhar (ou outra parte rsrs) de Aquiles foi o que garantiu a repercussão que pode mudar o destino de Rafah.

  50. DANIEL STORCH

    Vozes Judaicas por Libertação é um grupo Fake que na prática tem uma pessoa. Breno Altman. Desafio a citar 20 hebreus desse grupo.

    Responda
    1. DANIEL STORCH

      Não Patrícia, não tem. Busque dados sobre esse "grupo". Não vai encontrar nada que não seja relacionada as falas do Lula. São laranjas. Me prove errado

    2. Patrícia Viana

      Leia o artigo, tem nome, sobrenome e profissão.

    3. Dagmar Zibas

      Quem não tem argumentos, tenta ofender pessoalmente. Grotesco. Tente negar que há um plano desde da década de 30 para ocupação de todo o território. Negue as fotos e vídeos do massa cre que a grande imprensa não tem coragem de publicar.. Negue a ocupaçao ilegal e desumana da Cisjordânia onde não há o há mas. Hipócrisia, vingança, poder econômico que domina até o congresso americano. Viva Breno Altman e todos os jews humanistas.

    4. DANIEL STORCH

      Dagmar, quem sou eu para dizer as vozes da sua cabeça estão erradas

    5. Dagmar Zibas

      Fake é dizer que não está havendo limpeza étnica em Gaza.