Mônica Bergamo > Coletivo de judeus defende Lula e diz que petista externou 'o que está no imaginário' Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 3 4 5 Próximas

  1. Arnaldo Teodoro

    Com todo o respeito a esse grupo e aos seus demais apoiadores, mas será que se um de seus familiares estivesse em poder do "Hamas" eles pensariam dessa mesma maneira???

    Responda
    1. AIK MAURICE ESKINAZI

      Vale o mesmo tipo de pergunta a você, Arnaldo: será que se você tivesse familiares em situação similar aos palestinos em Gaza, passando fome, sede, frio e sem saber qdo a próxima bomba os atingirá, você continuaria pensando da maneira que se deduz que está pensando?

  2. MARCELO DE FREITAS

    O que Lula falou não tem defesa somente no imaginário...errou feio.

    Responda
  3. Roberto Pimenta

    Lula está certo. Ponto.

    Responda
  4. Jefferson Soffer

    O coletivo de judeus são de três pessoas? Concordo com o texto, mas não chega a um porcento do imaginário da comunidade judaica. Muito menos dos familiares que possuem reféns sobre domínio do Hamas, quiçá das famílias enlutadas pelo holocausto.

    Responda
  5. OLAVO ANTONIO

    Esse grupo, conseguiu compreender exatamente o que eu sinto sobre o assunto.

    Responda
    1. Eloisa Giancoli Tironi

      É um grupo que, por um lado, faz excelente trabalho em Israel, defendendo e protestando pelos palestinos na margem do Jordão contra os agressivos colonos judeus. Por outro lado, ignora a história de perseguição, assassinatos e expulsões e pogroms por que passou o povo judeu nos últimos 2.000 anos. Parecem não entender o que isto significa.

  6. Mauricio de Oliveira e Silva

    Finalmente uma reportagem isenta sobre este episódio sanguinário que está acontecendo em Gaza. Nada contra o povo Judeu, um povo maravilhoso, mas que não merece Netanhyahu.

    Responda
  7. Aloísio de Araújo Prince

    Manifesto contém afirmações verdadeiras, mas perde credibilidade quando não condena igualmente ações do Hamas, que nada contribuem para a busca de uma solução justa para israelenses e palestinos.

    Responda
  8. CARLOS ALBERTO CERETTA

    Parabéns ao Vozes Judaicas por Libertação, pois se manifestaram com uma lucidez que muitos governantes, políticos e jornalistas ainda não demonstram perceber. Lamento demais que Netanyahu esteja prejudicando muito a imagem dos judeus no mundo em sua resposta criminosa ao povo palestino, quando deveria ser contra o grupo terrorista Hamas. Netanyahu é um bandido, o povo judeu NÃO.

    Responda
  9. Mario Donizete Pelissaro

    Muito barulho por nada. Lula só falou o que a maioria das pessoas no mundo pensam

    Responda
    1. Eloisa Giancoli Tironi

      Para começar não é o que a maioria das pessoas do mundo pensa. E o barulho foi ele mesmo que causou por abrir a boca sem refletir e, na verdade, dizendo algo altamente incorreto e ofensivo.

  10. Sandra Maria Cabral

    Manifesto lúcido e coerente! Parabéns aos seus autores, e à colunista que nos deu o benefício dessa informação!

    Responda
  11. Sandra Maria Cabral

    Manifesto lúcido e coerente! Parabéns aos seus autores, e à colunista que nos deu o benefício dessa informação!

    Responda
  12. Marisa Migueis

    Genocídio é sempre genocídio seja praticado por nazistas no passado, seja praticado por judeus contra palestinos no presente. Ê preciso conhecer a história para entender o que aconteceu a partir da criação do estado de Israel sob o manto de decisão não unânime ocorrida na ONU e que, com a expulsão dos palestinos do território por eles ocupado há séculos, gerou os conflitos entre esses povos. Aplaudo o Lula que mais uma vez revelou coragem ao dizer o que muitos pensam.Genocídio é sempre genocídio

    Responda
  13. SAULO SANTOS

    passando pano exageradamente pro governo que vergonha, o mundo inteiro condenando e ela acha um minúsculo grupo a favor dessa tese, até os EUA condenaram...

    Responda
    1. João carlos Gonçalves de souza

      Colega você tem lido a mídia internacional a respeito ? Acredito que não pela colocação acima.

    2. Jose Roberto de Souza

      Só se for o mundo inteiro dos tiozões de extrema direita do whatsapp!

  14. Maria Luiza Gomes Brandão

    Se Israel se sente ameaçada numa terra que não lhe pertence, a solução é simples: saia dessa terra!

    Responda
    1. Luiz Alberto Brettas

      Com certeza, têm grana suficiente para comprar uma terra, até, de melhor qualidade, em outro lugar do planeta...

  15. Marcos Araujo

    A Conib pede moderação do presidente Lula. Quem? Moderação? Conib? Muita hipocrisia. Uma entidade de extrema direita pedindo moderação

    Responda
  16. ARMANDO SOBRAL

    Faz uns anos assisti um doc israelense no qual um dissidente judeu critica o sionismo imperialista e brutal da extrema direita israelita, alertando para o que chamou de 'indústria do holocausto'. Sob esta égide, Israel pode tudo. Bem, prefiro ouvir o que eles pensam deles próprios.

    Responda
    1. Miguel Arturo

      Presidential da Republica na mesa de um bar opinamÂ…, ja num evento publico com cobertura internacionalÂ…

  17. RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA

    Os países poderosos são os primeiros a desacreditarem a ONU, portanto, Lula embora errando acabou acertando, o Bozzo de Israel comete crimes de guerra.

    Responda
  18. RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA

    Não se pode combater atos terroristas dizimando uma população cuja maioria são mulheres e crianças.

    Responda
    1. João carlos Gonçalves de souza

      Vamos dizer pra mídia nacional que apoia o primeiro ministro extremista

  19. Graça Almeida

    Como Chefe de Estado não há como contemporizar o que Lula falou. Infelizmente. Fazer comparações com dois fatos tão sensíveis extrapolou e muito, ele é um presidente, o imaginário precisa ficar fora do contexto. Is ra el prática cri mes e di zi ma palestinos. Coragem seria ter tomado medidas diplomáticas concretas con tra is ra el.

    Responda
    1. Maria Luiza Gomes Brandão

      Tanto Hitler, quanto Natanyahu estão matando populações civis! Os Nazistas faziam-no discretamente, longe dos olhos da população alemã! Já Natanyahu faz com toda publicidade possível! A justificativa de Natanyahu é que os Palestinos são uma ameaça, mas quem está tomando as terras de quem? Porque Israel não foi fixada numa terra despovoada? Os Palestinos foram expropriados e não podem se sentir ameaçados? Mas o usurpador, pode?

  20. Marcelo Magalhães

    A outra vez que um rebuliço dessa natureza ocorreu, foi quando Hannah Arendt publicou seu livro Eichmann em Jerusalém. Naquela época ela estendeu o que já se conhecia como banalidade do mal, em que identificou a participação de envolvidos na replicação do mal. Embora repleto de críticas, hoje fica claro como a percepção da autora viria a se confirmar de uma maneira inconteste diante dos eventos que assistimos pasmos, a reedição protagonizada pelos que foram vítimas.

    Responda
  21. Pedro Albuquerque Neto

    O premier da Autoridade Palestina, Mohammad Shtayyeh, horas antes do encontro de Lula com as lideranças africanas na 37a Cúpula da União Africana, em Adis Abeba, na Etiópia, disse a Lula: "Israel não tem o monopólio da dor. Eles sofreram, mas hoje eles fazem com nós, palestinos, soframos". Lula falou o q poderia ter falado antes. Mas, c/ as palavras de Shtayyeh, falou o que deve ser falado hoje, amanhã e até o cessar-fogo imediato. Só a guerra mantém Netanyahu no poder; na paz, cairá.

    Responda
  22. anderson santos

    Agora o 7/10 ficou calado, nenhuma nota condenando o ataque covarde e olha que não precisava ir até lá pois foi gravado, mas nosso Presidente tem sua posição bem definida sempre apoiando regimes totalitários com discurso da democracia relativa, os EUA vetaram o cessar fogo por que será? Já que surgiu um novo Holocausto.

    Responda
    1. Joel Pedt Silvestre

      Talvez o Biden esteja agradando a comunidade judaica americana, maior doadora da campanha presidencial.

  23. Marcelo Semiatzh

    Há nesse coletivo uma tentativa de apoiar qualquer coisa que vá contra o Estado de Israel. Eles são na essência pelo fim desse estado e não se importam com declarações antissemitas. Mas a fala em que Lula diz nunca ter visto nada igual, desconsiderando a tragedia dos Ianomâmis e da população negra brasileira além de outros genocídios na africa, trás a importância de denunciar o genocídio do governo de Israel contra os palestinos.

    Responda
  24. Marcelo Magalhães

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  25. Altevir Odoricio Bardassi

    Considero tendencioso o titulo do artigo pois a meu ver COLETIVO DE JUDEUS é totalmente diferente de COLETIVO VOZES JUDAICAS. Cuidado com a precisão das palavras.

    Responda
  26. Roberto Jorge Chaves Araujo

    Não é só o imaginário. O planejamento da morte de milhares de crianças e mulheres pelos ataques com as chamadas bombas loucas, a destruição da infraestrutura civil de um povo, são fatos que podem ser compreendidos como uma política de eliminação de grupo social como povo, nação, estado...?

    Responda
  27. Antonio Catigero Oliveira

    Sabemos que Netanyahu não possui o apoio da maioria do Povo Judeu. Esperamos que este extermínio termine logo e os crimes de guerra sejam investigados e os culpados punidos.

    Responda
  28. RENATO Dias

    Sou um crítico das ações populistas do Lula, mas não posso deixar de elogiar a sua fala, ainda que com alguns tropeços, mas atingiu a insanidade que orienta as ações do governo de Israel. Aliás, tá na hora do exército israelense demonstrar toda sua propalada capacidade e eficiência militar, na busca dos soldados/terroristas do Hamas, ao invés de covardemente despejar bombas sobre casas e população civil de Gaza. Assim é fácil !!!

    Responda
  29. Rogerio Liguori

    Esse coletivo, não lota um coletivo.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Então você sustenta que a maioria do povo ju deu defende o genocidio pales tino?

  30. Jane Medeiros

    Parabéns ao Coletivo pela elaboração do documento e pela lucidez!

    Responda
  31. Jane Medeiros

    Documento estupendo que realça o poder e as palavras de Lula contra a fe-ro-ci-da-de dos ataques indefensáveis de Is-rael aos palestinos e, agora, aos PR do Brasil!

    Responda
    1. Jane Medeiros

      Digo: ao PR do Brasil

  32. ciro lauschner

    Existia também o capitão do mato no período da escravidão que se prestava a esse serviço que hoje esquerdistas "intelectuais" se prestam.

    Responda
    1. Jose Roberto de Souza

      Existe também o capitão miliciano que apalermados de extrema direita como você idolatram!

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Depois a comparação do Lula é que é descabida!

    3. Marli Moras Garcia

      Para você bombardear crianças e mulheres parece normal, não é?

    4. Antonio Araújo

      Boa

  33. Helio Cardoso

    Vamos no popular, Netanyahu quis passar por cima do supremo deles lá e se não fosse o conflito estaria na corda bamba. Lula explicitou o bom senso ao mundo de que não se pode destruir um prédio com cinquenta famílias, só por que tem um soldado inimigo lá dentro. Israel tem como evitar isso!

    Responda
    1. FRANCISCO DE OLIVEIRA

      O que temos nessa questão é uma política (de extermínio) de estado implementada por um parlamento com fortes traços da extrema direita contra os Palestinos. Não se trata do povo judeu contra o povo palestino

  34. FERNÃ O CARRARI MORATO

    Nossa que texto lindo. Temos tanto a aprender com este povo sábio e complexo.

    Responda
  35. Ezequias De Lima

    As comparações são sempre difíceis e quase sempre injustas, conforme explicitado com maestria no manifesto. Mas, era necessário alguém por o dedo na ferida. Agora ouviremos os prós e os contras, e isso enriquecerá o debate. Viva a democracia!

    Responda
  36. wilson kfouri

    É alentadora essa corajosa manifestação do Coletivo de ju deus em contraponto à radical posição da Conib

    Responda
    1. silvia ramos

      A Conib deveria ser proibida de manifestar-se politicamente no Brasil, pois sua atuação é panfletária e violenta, além de perseguidora, vide Breno Altman.

  37. anderson santos

    Nem o grupo globo conseguiu passar pano dessa vez, mas os ávidos leitores da esquerda precisam de uma matéria para manter a narrativa, afinal os coitados são o Hamas oprimidos por Israel.

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Até a Ãfrica do Sul, gestora de um terrível apar theid, está condenando as ações do governo de Is rael.

    2. anderson santos

      Daniel, acha fácil ou está fazendo piada, não existe nota oficial e te convido a dar um google, porque assim o fiz para verificar, ele sequer reconhece como grupo terr, aliás hoje esse mesmo grupo fez elogios, mas espera ai esse grupo não o mesmo do 7/10 e elogia nosso presidente estranho né.

    3. Daniel Liaz

      Cadê a nota do Lula? Ora amigo, é só dar um Google que vc acha fácil fácil a condenação oficial que ele fez. Melhor se informar pra não passar vergonha. Aqui ninguém está defendendo o Hhhammmas. Ninguém. Todos condenam. Mas a resposta de Ixhaell, em termos de vidas humanas, tem sido muito pior. Isso sem falar no que já faziam até então é que leva a ascenção de radicais como o Hammmmmasss

    4. anderson santos

      Silvana, o que faz sentido é o 7/10 que aconteceu tudo isso que você comentou, mas ao contrário as 1200 pessoas estavam vivendo suas vidas calmas, sem preocupação quando chegou o terror gratuito, ainda existe mais de 100 reféns na mão desse grupo, se eles amam a Palestina por que não entregam os reféns? A verdade que esse grupo só quer o terror e não a paz, cadê a nota do Lula no 7/10 condenando o grupo?

    5. silvia ramos

      Não, coitadas são as mulheres e crianças estraçalhadas, torradas, amputadas, divididas ao meio pelas bombas, esmagadas pelos escombros. A ação de Ismael tem método e objetivos claros, exterminar as próximas gerações de palestinos. Faz sentido para você?

    6. silvia ramos

      Não, coitadas são as mulheres e crianças estraçalhadas, torradas, amputadas, divididas ao meio pelas bombas, esmagadas pelos escombros. A ação de Ismael tem método e objetivos claros, exterminar as próximas gerações de palestinos. Faz sentido para você?

    7. Carlos Fernando de Souza Braga

      Cite um chefe de Estado que criticou a fala do Lula, exceto, claro, Netanyahu.

    8. vicente oliveira

      quem disse que o hamas é coitado? só cerebros de seguidores do coiso ainda encharcados de de clororoquina e carrapaticidas podem imaginar isso

  38. leonardo oliveira

    Fora Lule.

    Responda
    1. RICARDO LEME

      Isso é tudo que você tem a dizer sobre o assunto?

    2. Antonio Costa

      Leonardo só pra lembrar que todo Bol so na rista tem uma mother daspu

    3. Ricardo Candido de Araujo

      Fora você, bolsonazista. Estarei na Paulista no domingo, escarnecendo de vocês.

  39. Maria Antonia Di Felippo

    Amo esse povo jud. maravilhoso. Parabéns. Pela criação do estado da Pales.

    Responda
  40. Maria Antonia Di Felippo

    Judeus humanistas e maravilhosos. Esse é o povo que sempre admirei. Pela criação do estado da Pales.

    Responda
  41. Ezequias De Lima

    Manifesto do Vozes Judaicas por Libertação. Que manifesto lindo! Pró-Israel e pró-Palestina. Não dá nem para citar alguns parágrafos, seria injusto com outros parágrafos pois compõem um todo humano, demasiado humano. Aleluia, irmãos!

    Responda
  42. Ricardo Candido de Araujo

    Qualquer comentário que remeta ao assassinato em massa hoje perpretado pelas forças armadas de um certo país, é bloqueado automaticamente? Bela "democrático acia", FSP!

    Responda
    1. Maria Antonia Di Felippo

      Concordo Ricardo. Mesmo que o comentário seja para elogiar o povo ju., somos censurados. Pela criação do estado da Pales.

  43. Ricardo Candido de Araujo

    Tudo é política, não é? O que se faz hoje aos palestinos de Gaza não pode ser chamado de Holocausto, pois eles "não merecem"? Já o que Stálin fez com os ucranianos, sem usar forças armadas para tanto, pode ser Holocausto? Se Putin não tivesse invadido, nem se pensar poderia. E os armênios? Foi o que? Um soldado turco tropeçou e a arma disparou sem querer?

    Responda
    1. Paulo Lustig

      O Lula esqueceu do massacre de Ruanda, talvez para não se indispor com algum líder africano

  44. JOSEPH LAWRENCE DE SOUZA

    Só Bozolandias e Evangélicos com déficit de inteligência, com negação a realidade, com o cérebro fora da caixa para defender um extremista como Natanyahu kkk

    Responda
  45. Adriano Santos de Oliveira

    Parabéns presidente Lula, é uma guerra e flores que eles não estão entregando, e falou corajosamente é terror da parte do Hamas e é genocidio da parte de Israel, um milhão de vezes parabéns presidente Lula por dizer a verdade!

    Responda
    1. Felipe Macedo

      infelizmente a maior parte da população sempre trata tudo de forma binária. Hamas e Israel merecem ser duramente criticados por motivos diferentes, mas aqui tudo vira fla-flu.

  46. JOSEPH LAWRENCE DE SOUZA

    Aplausos pela sensatez do Coletivo Vozes Judaicas para Libertação. É lúcida e disse toda a verdade em seus comentários típicos de um coletivo inteligente Parabéns

    Responda
  47. José Carlos Soares Costa

    O absurdo é distorcer as coisas, conhecemos o improviso do PR principalmente quando faz comparativos, mas quando tomaram todos os bens que possuiam, identificaram com placas e numeros, para todos saberem quem são, confinaram em becos, e finalmente foram transferidos para prisões e executados. Quem no mundo os defendeu enquanto isto acontecia? E agora ? em que fase está?

    Responda
  48. marcos fernando dauner

    ju-deus e pales-tinos guerreiam desde quando a sojalândia era habitada apenas por guaranis, tupis, caigangues, botocudos e gês . Nosso idoso não deveriam se intrometer nisso .

    Responda
  49. Felipe Macedo

    Só as viuvinhas do genocida daqui saíram em defesa do genocida de Israel. O resto do povo sabe que Lula está certo em denunciar o extermínio do povo palestino

    Responda
  50. José Augusto Bernabé

    Esse coletivo é do bom retiro, da Higienópolis ou da Ãfrica?

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Veja no Google.

1 2 3 4 5 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.