Mônica Bergamo > Coletivo de judeus defende Lula e diz que petista externou 'o que está no imaginário' Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 4 5 Próximas
Perfeito, assino embaixo!
Eu também assino em baixo. Tem que acabar com essas histórias sobre o holocausto. Nós da esquerda, sabemos que não como são ditas, o LULA esta certo.
Lula pode até ser infeliz na sua comparação. No entanto, subentende-se que ele se referia ao governo sanguinário de Netanyahu e não, ao povo judeu. Ninguém por mais simplório que seja, é cego para não ver que esse governante quer realmente exterminar aquele povo. Aproveita-se do seu combate ao Hamas para fazer uma carnificina, matando velhos, mulheres e crianças
Bloco "Os Filhos de Altman"...
Prefere Os Filhos de Netanyahu?
E se fosse?
O Estado de Israel (leia-se Nethanyahu) diz que está se defendendo; só não explica o motivo que o leva a ceifar a vida de milhares de mulheres e crianças.
30 mil palestinos mortos. Destes, 12 mil são crianças. 70 mil feridos ou mutilados. 85% das residências em Gaza foram destruÃdas. Aà a fala de Lula não foi oportuna? Me poupe
O conceito de autodefesa emanado envolve cancelar todos os parentes e o bairro inteiro onde nasceu o transgressor.
Gostei, fina ironia. As vezes me escapa.
Não estou não, só emprestei o significado que a direita arruaceira deu a palavra, inclusive na própria voz do arruaceiro mor. Foi bom , assim não fui censurado pela folha e de quebra obtive revelações como a sua.
Cancelar? Você não está confundindo o real com o virtual?
A Folha ouvindo o outro lado? Vai trovejar hoje.
TEMOS MANIFESTADO PREOCUPAÇÃO COM A CONDUTA DO PR LULA desde o discurso na Paulista, sobre uma carreta, qdo foi improvisado, diferente da manifestação escrita, dada antes no hotel, que foi lida! Os tempos são outros e a internet não é favorável às bobas improvisações!!! OBS. No entanto, apesar de discordar das impetuosidades do Lula, o exagero da fala presidencial poderá dar um susto na ONU, que está cometendo erros imperdoáveis c/ o Conselho de Segurança...!!!
Você não enxerga um gol nem quando acontece na sua frente, né não?
O Lula disse o que todo o mundo sabe e não tem coragem de dizer.
Ele não citou a palavra holo-causto. Ele disse que "Sabe o que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino não existe nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os ju-deus." Ele afirmou que a iniciativa de matar qualquer palestino em Gaza é a similar ao que Hitler fez quando pensou em matar os judeus.
Numa situação horrÃvel como essa de extermÃnio de um povo, Lula radicalizou sim, e fez muito bem. Alguém precisa expressar o que todos já comentam. Parabéns Lula¹ Você é um Gigante
Mazuca: Nada a ver. A Rússia está apenas se defendendo do avanço e ameaças dos EUA (NATO) em torno de suas fronteiras e protegendo as populações russas do Donbass, massacradas pelos neo-n do Ze. Maduro está tentando combater a influência do dollar nas eleições venezuelanas, defendendo a democracia contra o Império. A china se desenvolve como uma grande democracia.
Ele esqueceu, da Ucrania da Venezuela e da china, e um Gigante em tolices
E num momento crÃtico em que Rafah está sob sério risco. Gênio!
Esse pequeno paÃs asiatico massacra um povo. Homo sum: humani nihil a me alienum pu to.
Tive que alterar a última palavra para passar na sem sura.
No fundo os petistas são iguais os bolsonaristas. Seguidores cegos do seu lÃder passam pano pra tudo que fazem . A declaração do Lula foi um desastre. E ainda deu munição para os bolsonaristas no ato em defesa do B ozo.
Parabéns ao grupo!!! Nos EUA temos vários grupos semelhantes como o que lançou o documentário Israelism (2023) e os Jewish Voice for Peace e Jews4Decolonization. Sinceramente, faz muito mais para conter o antissemitismo esses judeus que erguem suas vozes contra essa barbárie.
Alcatéia ?
Essa censura eu já esperava, é a mesma atitude de calar quem discorda que usam contra Lula.
Gostaria de saber quanto foi usado de tecnologia pela Conib e/ou outra representação de Israel no impulsionamento das reações contra o presidente nas redes. Quanto a sabujice da imprensa brasileira, essa é mais que conhecida e não tem esse poder todo. Vital essa manifestação para inibir o crescimento do antissemitismo, é preciso dessacralizar o Holocausto.
Claro que não interessa. O sujeito possui um salvo-conduto para a prática de qualquer atrocidade, mas na origem a penitência da Europa (por extensão do ocidente) tinha boas justificativas.
Não dessacralizam pois instrumentaram-no , desde o inÃcio era tentador demais não faze-lo . A máquina de propaganda que os perseguiu, acabou usada por eles , para conquistar territórios no oriente médio.
Norman Finkelstein e a Simone Zimmerman (@israelism no Instagram), ambos judeus, falam sobre a estratégia da utilização do antissemitismo para frear oposições e crÃticas ao governo que segue o seu projeto sionista de obter a maior quantidade de terra com o menor número possÃvel de palestinos.
Parabéns à coragem das Vozes Judaicas pela Libertação pela sua sensatez e coragem de se contrapor à corrente majoritária da mÃdia subserviente a Israel e seu patrocinador, os Estados Unidos. Muito bom saber que há judeus conscientes e contrários à s barbaridades cometidas contra o povo palestino. Todo meu respeito e admiração a vocês.
Certo. Acho que o Bozo e os milicos externaram o que estava no imaginário de 58 mi de brazucas.
Acredito que os conceitos de guerra, atentados terroristas e genocÃdio tenham se tornado demasiado próximos, gerando imprecisões semânticas, históricas e confusões diplomáticas.
Corrigindo, mas mantendo a conclusão, acima eu quis dizer “crimes de guerra” e não apenas guerra.
Conceitos geram confusão inevitavelmente, por serem criações humanas. Criados muitas vezes justamente na disputa de narrativas. E na disputa atual quem perde inevitavelmente é o ocidente, que segue aceitando ser refém de Israel... por razões históricas reais, mas que não podem desculpar qualquer coisa.
Certo. Acho que o Bozo os milicos externaram o que estava no imaginário de 58 mi de brazucas.
Os juheus não são representados pelo governo nahionista de Isa hell. O humanismo juhaico se concentra nos juheus que se lhe opõem. Muitas vezes me reuni no ICIB na luta pela democracia, contra a ditadura militar. A esquerda juhaica vem de um forte movimento humanista.
Lula falou o q o povo pensa!!
Os juheus não são representados pelo governo nahionista de Israel. O humanismo juhaico se concentra nos juheus que se lhe opõem. Muitas vezes me reuni no ICIB na luta pela democracia, contra a ditadura militar. A esquerda juhaica vem de um forte movimento humanista.
Lula falando de Hitler para os judeus é como o Bozo falando do Ustra para os torturados. No mÃnimo, uma falta de educação.
Uma parte dos torturados não se converteu em torturador, se não me engano.
Apenas falou a verdade.
Lula acertou no conteúdo mas errou na forma. Poderia ter dito a mesma coisa mas usado outras palavras, para evitar a his teria e hi po crisia da direita.
Concordo PatrÃcia. Ainda que nem tudo tenha sido antecipado, nunca seria possÃvel. E mesmo que algumas vezes o resultado possa ser negativo. Lula improvisando não é o ingênuo que a mÃdia gostaria que fosse. E ele usa com todo direito do fato de ser subestimado.
Refleti muito sobre isso e, sinceramente, acho que o resultado não teria sido o mesmo. Pensando no resultado, de recuo do trator israelense sobre Rafah, acho que foi bom tocar no calcanhar de Aquiles. Veja a nova proposta dos EUA de cessar-fogo temporário com a condenação expressa à ocupação de Gaza por colonos israelenses que vem sendo estimulada pelo Governo.
E, também, para ser mais bem educado.
Lula deveria se preocupar con lo que se pasa en la casa de nuestros hermanos argentinos e ignorar esse pequeno paÃs asiático . Qual o tamanho da balança comercial entre o Brasil e aquele pequeno paÃs asiático cujo nome é censurado aqui na FSP ?
Que bom Dauner. Atualizou a opinião. Já não está mais usando as "importantÃssimas" relações comerciais entre ixhaell e Brasil para criticar o Lula. Meus mais sinceros comprimentos. Importante poder avançar nas ideias
A qual paÃs asiático vc se refere?
Como é bom começar o dia lendo um texto assim. Parabéns ao COLETIVO VOZES JUDAICAS PELA LIBERTAÇÃO por tamanha lucidez e pelo corajoso posicionamento.
Fiquei emocionado e esperançoso. A única forma de o conflito ser solucionado é por uma tomada de consciência do povo. Oxalá seja a fagulha.
Fiquei emocionado e esperançoso. A única forma de o conflito ser solucionado é por uma tomada de consciência do povo judeu. Oxalá seja começo.
EUA enviam emissário pra ameaçar Lula. Ou Passa pano pra o genocida Is rael ou faremos uma Revolução Colorida no Brasil.
A polêmica ao invés de chamar atenção para o oprimido acabou dando destaque ao opressor!
Um pouco de racionalidade finalmente. Todos sabemos que as crÃticas de Lula foram para o extremista de direita BN que usa a religião para fazer sua g contato o do da P, mulheres e crianças principalmente, aqui no Brasil entidades que apoiam Bolsonaro e suas falas pela ditadura de 64 se sentiram ofendidas, mas o que importa é o lucro com essa g.
Davi, vc está insinuando tratar-se daquela recolhimento de intermediação das compras das "ferramentas " que se usa na guerra, chamada de comis$ao. Alias, quanto mais prolongada , mais faturam, todos ganham.
Não faz muito tempo irmãos brigaram e romperam entre si por questões semelhantes nas últimas eleições e em muitas situações se mostrou algo inconciliável. Imagino o quão difÃcil é, dentro da comunidade judaica, posicionar-se como faz o Coletivo. Sujeitam-se a sanções as mais variadas fugir do senso comum de se verem apenas como vÃtimas da História.
"O oprimido de hoje será o opressor de amanhã." São dois genocÃdios diante da indiferença da grande maioria dos chefes de Estado do mundo, mas não de Lula.
O genocÃdio de povos é algo que vem sendo perpetrado desde sempre por grupos mais fortes contra os indefesos e por diversos motivos, mas os geopolÃticos e religiosos são os que predominam agora na Faixa de Gaza e logo mais na Cisjordânia, onde a outrora Palestina deixará de existir, e ali, tudo, será tão somente a Israel Judaica, homóloga ao projeto politico que havia na Alemanha dos anos 30 e 40, na qual os oprimidos são os opressores dos palestinos de hoje.
No dia em que houver câmaras de gás para os palestinos essa comparação será mais apropriada.
Lula externou o que está no coração de pessoas com um mÃnimo de sensibilidade também! Não é possÃvel ver aquelas crianças sozinhas ,sem futuro, muitas ainda embaixo dos esc.e não sentir nó na garganta.
Roberto finge não saber que a Ucrânia é um Estado que está sendo agredido mas se defende. Gaza é o puro horror.
Roberto, uma situação é guerra. A outra é puro massacre. Ambas ruins, infelizmente.
E as crianças ucranianas? Liberado?
Ainda que sem nomes e rostos acredito que o referido Coletivo exista de fato e esteja sendo corajoso em seu manifesto pois mostra que nem todos de sua nacionalidade se vejam apenas como vÃtimas no passado mas também como algozes no presente. Ainda que esse posicionamento sem identificação possa gerar dúvidas, penso que seja conveniente que assim o seja, pois geraria um grande mal-estar sentar-se em famÃlia e com amigos como alguém que pense tão diferente do senso comum.
Vc leu mesmo o artigo?
Sem nomes e rostos, René? A matéria dá os nomes e sobrenomes (judaicos!) e o que fazem os que subscreveram a nota. Basta 'googlar' que encontrará os rostos e as falas, pois são pessoas destacadas nos seus campos de atuação.
Resta agora Lula demonstrar o mesmo senso de justiça e a mesma coragem em relação a Putin e Maduro. De todo modo, tem razão ao comparar as duas situações de sofrimento de gente indefesa - a do século passado e a atual.
Concordo plenamente. Não se pode querer ser isento numa análise e não o ser em outros, com as mesmas semelhanças.
Misturou alhos com bugalhos. Só espero que o senhor não esteja entre aqueles que ontem acusavam Lula de anticssemmmita e agora ficaram sem argumentos
Nada a ver. A Rússia está apenas se defendendo do avanço e ameaças dos EUA (NATO) em torno de suas fronteiras e protegendo as populações russas do Donbass, massacradas pelos neo-n do Ze. Maduro está tentando combater a influência do dollar nas eleições venezuelanas, defendendo a democracia contra o Império.
Enfim uma voz parecida com as dos meus amigos hebraicos no Brasil. Parabéns pelo humanismo que está em falta nos dias de hoje.
Por que Israel se encomodou tanto com a fala de Lula, já que somos, segundo eles próprios, um "Anão Diplomático?"
Disse tudo o que deve ser dito a respeito. Editorialistas e colunistas têm o dever de meditar sobre essas palavras.
Uma luz de inteligência no mar de fanatismo e hipocrisia que se externou desde a fala do Lula.
Lula pode ter errado na forma… mas é fato que está havendo genocidio
Não nenhuma covardia na fala do presidente. Ao contrário de outras nações que se calam diante da matança do povo palestino de forma cruel. Não são os terroristas que estão morrendo. Somente crianças, idosos e mães … indefesos . Genicidio mesmo
Ao contrário da covardia, Lula foi corajoso e justo. Covardes são os que se omitem ante um gen o cid io.
Não se pode combater atos terroristas dizimando uma população cuja maioria são mulheres e crianças.
Na multidão de cegos, sempre há quem tenha, pelo menos, um olho.
Lula gosta mesmo é de aparecer na mÃdia internacional. Fala muito das 39 mil mortes em Gaza. Mas o que ele disse das 40 mil pessoas assassinadas no Brasil em 2023, segundo o próprio governo??
Faça a comparação entre o tamanho das populações envolvidas e o tempo decorrido e talvez perceba a falsa simetria, estratégia sempre usada para confundir, aliás. O problema da violência no Brasil, fruto da desigualdade, é sério, mas não deve ser usado levianamente.
E o que ele pode fazer a esse respeito? Esse assunto demanda leis mais rigorosas, mais punição, mais policiais, mais justiça, mais juÃzes. É todo um complexo. E veja que as investigações sobre o assassinato da vereadora Mariele e do Bruno e Dom Philips só avançaram no governo Lula. O que o desgoverno anterior fez?
Parabéns ao Presidente e à instituição!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mônica Bergamo > Coletivo de judeus defende Lula e diz que petista externou 'o que está no imaginário' Voltar
Comente este texto