Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Adonay Engelke da Cruz

    Senhora Cintia Klein: tenho certeza que não sofri nenhum delírio, ou devaneio ou que tenha sonhado. Procure com afinco por essa declaração feita no início deste mês por um dos radicais de direita sionista coleguinhas do Netanyahu, que eu tenho certeza que ela deve ter deixado vários vestígios na imprensa televisionada e digital.

    Responda
  2. José Augusto Bernabé

    Sinto muito te afirmar Lafer, o Lula não é responsável disso, responsáveis são os que o puseram lá no Planalto e vc com sua experiência sabe disso, vai ser difícil consertar esse caos, mesmo que liberem o presidente anterior. A Ditadura Militar matou quase todos nossos Líderes e o PT matou o resto.

    Responda
  3. jane Ventury Leal

    Lafer,o Presidente Lula fez uma fala irresponsável para um Estadista quanto ao Holocausto.Leva a desconfiar da sua cognição:sem filtro,frontalizado !!!Mas o termo genocídio se aplica ao que está ocorrendo em Gaza ,como foi em Ruanda ,nos Bálcãs em 90,e outros .Quando você joga bomba em campos de refugiados você também avançou na Moralidade,na linha do aceitável.Mulheres e crianças totalmente vulneráveis (é um extermínio).Israel quer ocupar o território e pronto!Se possível sem palestinos!

    Responda
  4. Adonay Engelke da Cruz

    Sr. Lafer, pode até não ser a motivação principal de Israel e do povo judeu em geral, porém para o aquele primeiro ministro e outros certamente que é, pois foi dito há semanas atrás por um deles em alto e bom som: "a faixa de Gaza deveria ser completamente pulverizada de palestinos e passar a pertencer só e totalmente ao Israel". Portanto, senhor Lafer, a declaração de Lula pode ter sido exagerada (talvez), e criado grande ruído e perplexidade à comunidade judaica porém não foge à realidade.

    Responda
    1. Cintia Klein

      Olá Adonay. Procurei tal fala na mídia e não achei. Se importa de citar a fonte?

  5. José Bueno

    Na verdade, Lafer mostra ' falta de sensibilidade em relação ao que está ocorrendo' com o povo p al est ino. Ele pode ter a opinião pessoal que quiser, mas esta contraria as evidências dos fatos e das declarações de dirigentes i sr a el en ses de ' intenção de destruir em todo ou em parte um grupo'. O ge noc id io é fato, uma tragédia, não é questão de opinião pessoal emiitida num convescote político partidário.

    Responda
  6. Catharina Pinheiro

    Como disse abaixo o amigo: "Procurei aqui na fsp informações sobre o que está acontecendo hoje em G aza e na Cis jordania e não encontrei nada. Deve estar tudo em paz por lá".

    Responda
  7. Catharina Pinheiro

    Entendi. Acho que ser sensível é ficar calado enquanto o governo israelense trancafia pessoas dentro de uma cidade e bombardeia ela diariamente, sem poupar hospitais e escolas, passando por cima das decisões da ONU.

    Responda
  8. MARIA F LUPORINI

    É muito sensível matar mulheres e crianças desarmadas todos os dias, então?

    Responda
  9. AILTON SOUZA

    Que tal agora ouvir a opinião dovex chanceler Celso Amoim. Imparcialidade!

    Responda
  10. AILTON SOUZA

    Que tal agora ouvir a opinião dovex chanceler Celso Amoim. Imparcialidade!

    Responda
  11. Marina Ferreira Pacini

    Aham. Falou.

    Responda
  12. Bruno Dias

    A vontade de noticiar críticas ao Lula é tão grande que estão indo exumar ministros do governo Collor.

    Responda
  13. Max Morel

    Deveria haver limite de idade para servidores públicos em todos os poderes e todos os níveis. Entendo que setenta e cinco anos, tal com é para os ministros do STF estaria de bom tamanho. Sendo assim, presidentes, governadores, prefeitos, juízes, congressistas, vereadores e deputados estaduais, promotores, todos deveriam ser automaticamente aposentados aos setenta e cinco anos, com isso estaríamos livres de ouvir abobrinhas de alguns mandatários da nação.

    Responda
  14. washington portela

    É assim caminha a desumanidade…

    Responda
  15. washington portela

    É a mesma coisa: um motoboy pobre e negro, leva uma facada de um branco e rico , ele pobre denuncía e é preso

    Responda
  16. lilian santos

    Cont...E joga bomba e atira, destrói tudo...E depois essa gente desqualificada e uma mídia sabuja, bolorenta e ignorante ...temos que aturar o xilique mimizento e desumano....

    Responda
  17. lilian santos

    Insensível? Francamente...os sabujos de Israel dando xilique por Lula ter a coragem de falar a verdade? Agora os vítimistas de plantão para serem convencidos de tem um genocídio em curso, precisa de câmera de gás, pessoas esqueléticas e estar em campo de concentração? Aí pois o campo de concentração existe a décadas sendo feito por Israel, ainda não estão esquelicas? Pois ficaram, não chega comida e água, câmera de gás? Encularra 1,5 milhões, faz essas pessoas vazarem de um canto para outro e j

    Responda
  18. Fernando Ramalho

    Tem coisas que tem que ser ditas, são ditas e não são ouvidas, nem quando se grita. O Lula, apesar de ter exagerado metaforicamente no grito, disse o que tinha que ser dito, e pelo jeito, foi ouvido. O bom israelita não apoia Benjamin Netanyahu e sabe o mal que ele está fazendo, o resto é mimimi.

    Responda
  19. Vilarino Escobar da Costa

    O que se vê é muita gente gastando energia para críticar a fala de Lula , que , apesar de ter sido equivocada , buscava realçar a grave situação do povo pales tino. Povo este que vem, paulatinamente e por anos , sendo vítima de genocídio por parte do Estado de Isr ael !

    Responda
  20. orlando gomes de freitas

    Lula falou o que ninguém tem coragem de falar: Estão matando civis indefesos em Gaza, em massa! Se errou diplomaticamente, é outra história, que nossa Chacelaria muito hábil saberá contornar. E não esqueçam , são 12 milhões de arábes em nosso pais que pensam como nosso Presidente. Terminando: A comparação com o Holocausto não foi feliz, circunstâncias, personagens, motivações, nada a ver!

    Responda
  21. Jaciara coelho

    É porque a sensibilidade dos sionistas de Israel é exemplar, são apenas 30 mil assassinatos em Gaza.

    Responda
  22. LUIZ LEAL

    Procurei aqui na fsp informações sobre o que está acontecendo hoje em G aza e na Cis jordania e não encontrei nada. Deve estar tudo em paz por lá. Enquanto isso proliferam artigos de opinião tendenciosos, que focam na fala de Lula e ignoram - deliberadamebte o geno cidio em curso. Chama-se diversionismo.

    Responda
  23. Milton Fagundes

    Lazfer está errado. Todos os principais países europeus já entenderam que esta matança de palestinos tem que parar. Só uma pessoa demente, ou fanática, não percebe que o que Netanyahu está fazendo é um crime e deve ser contido. Lembrando que o Netanyahu não é o povo Judeu. Netanyahu e o seu partido político são o que tem de mais detestável.

    Responda
  24. Eriete Teixeira

    A pergunta que não quer calar: É moralmente aceitável a matança indiscriminada de 30.000 pessoas ? Trata-se de lógica reversa, professor ? O ativismo e ativismo imparciais comprometem o bom conceito, menos snr!!

    Responda
  25. Wilson Rossi

    Certo, Pres. Lula deveria ignorar o que acontece en Gaza segundo a boa prática diplomática . Vou mais longe, deveria, talvez, parabenizar Netanyahu pelo sucesso na sua campanha em Gaza.

    Responda
    1. José Bueno

      É issoi mesmo, Luis. Você notou que Bolsonaro apareceu num evento vestindo uma camiseta com inscrição 'Israel'? Ninguém precisou perguntar se estava se referindo ao povo de Is ra el ou era manifestação de apoio ao g en oc idio! Para quem tem como lider quem torturou uma professora e chamou dois filhos menores para ver, porque se comoveria agora com o assassinato em massa de milhares de crianças p al est i nas?

    2. Luiz Santos

      É verdade. Se apoiasse o genocídio, o extermínio de crianças, mulheres e idosos, o bombardeio de importantes hospitais; talvez fosse ovacionado pela dominante e covarde imprensa brasileira.

    3. silvia ramos

      Ismael não pode ser criticada, e o extermínio dos palestinos não é genocídio por enquanto. Nos poupem.

  26. Tersio Gorrasi

    É visível o peso da idade nesse mandatário e de degeneração neuronal na capacidade raciocinar e falar espontaneamente de forma coerente. Existem pessoas bem mais velhas, lúcidas e inteligentes, como o recém falecido Abilio Diniz, por ex

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      O método é o mesmo em Gaza: matar um povo de fome, de doenças, de medo, de tiros, exterminar.