Mônica Bergamo > Celso Amorim diz que fala de Lula sobre Israel 'sacudiu o mundo' e pode ajudar a resolver a guerra em Gaza Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 Próximas
Sim, sacudiu o mundo para perceberem que somos governados por um irresponsável.
Irresponsável é o que foi feito na pandemia
Qdo é q vamos acabar com esse fla/flu na polÃtica brasileira? Temos um encantador de bu*rros e um encantador de ga*do, não importa o q eles sejam ou façam, os seu seguidores deixam levar pelo fanatismo, nenhum dos lados tem bom senso, nós pobres mortais das arquibancadas somos massas de manobras para o projeto de poder pessoal dos governantes. PolÃticos tem q ser cobrados e não amados e idolatrados, afinal todo aquele q se dispõe a um cargo prometem em dar o melhor de si se eleitos.
Sacudiu mesmo, quanta ignorância nas palavras do presidente
Qdo é q vamos acabar com esse fla/flu na polÃtica brasileira? Temos um encantador de b *urros e um encantador de ga*do, não importa o q eles sejam ou façam, os seu seguidores deixam levar pelo fanatismo, nenhum dos lados tem bom senso, nós pobres mortais das arquibancadas somos massas de manobras para o projeto de poder pessoal dos governantes. PolÃticos tem q ser cobrados e não amados e idolatrados, afinal todo aquele q se dispõe a um cargo prometem em dar o melhor de si se eleitos.
Concordo com o Dr. Amorim. Da mesma forma, quando Jair criticou as vacinas, era para sacudir a indústria farmacêutica e melhorá-las, o mesmo fez com as urnas eletrônicas, criticou para aperfeiçoar o sistema eleitoral, enalteceu a época militar para melhorar a democracia e assim era o motivo de suas reuniões e opiniões, sempre para resolver. Parabéns, Amorim!
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Na Historiografia há o conceito de trauma histórico: o Holo causto foi um dos maiores traumas da História da humanidade. É um trauma agudo que ocorreu em menos de uma década. Há porém, os traumas crônicos: como a escravidão negra e o genocidio indÃgena em nosso paÃs, que a direita frequentemente menospreza (o genocidio indÃgena ocorre ainda neste momento aliás). O Holo causto tem sido usado para menosprezar outras violências tão terrÃveis quanto (como nossos 300 anos de escravidão).
MaurÃcio eu sou formado em História pela USP e estudei História Antiga de Is ra el. Essa narrativa da escravidão dos hebreus no Egito e do Êxodo não é verÃdica: o Egito no Novo Império dominou as cidades cananéias até que elas caÃssem diante das invasões da Era do Ferro (filisteus, hebreus e etc.). Os Reinos de Is ra el e Judá somente se formaram depois. Não há nenhuma fonte histórica que aponte para essa escravidão, que é na verdade simbólica.
E a escravidão dos judeus pelos egÃpcios?
Lula não conhece história, não teve chance. Deveria desligar imediatamente o Celso Amorim seu assessor anti ocidente antes que queime ainda mais sua imagem. É todo dia !
Há crianças comendo grama e ração de cachorro e tomando água de esgoto porque os poços de água foram concretados pelos soldados israelenses, ou sio nis tas se preferir dar um nome e o Lula está errado???? Há bloqueio para entrada de medicamentos, comida e água e o Lula está errado??? Há hospitais invadidos, médicos e doentes assa ssi nados, crianças com membros amputados sem anestesia e o Lua está errado????
Foi dado um grito de socorro em defesa destes inocentes que estão sendo exterminados de forma fria por delinquente , Presidente Lula talvez não tenha sido feliz na colocação das palavras, agora o mais importante que foi chamar atenção do mundo, fazendo todos se mexerem conseguiu !!!!!
Lula que seguidamente tenho criticado, quero parabeniza lo agora. Pela coragem discernimento e por o dedo numa ferida e na hipocrisia do ocidente. Com relação ao genocÃdio e o massacre quase secular contra a Cisjordânia. Cisjordânia que conheci de carro por várias cidades. Conheci a vergonha dos Checkpoint e dos muros de concretos , do controle desde a água ao ir e vir. Uma vergonha para o dito mundo democrático
Parabeniza ele quando ele passa pano pro Putin também.
Conheço muitos Israelenses contrários a esse tipo de tratamento que o senhor apresentou. Que bom que isso venha a tona. Porém a comparação do presidente não tem fundamentação histórica.
Obrigado por relatar sua experiência Valdonir.
Outro antisemita sem senso crÃtico.
Parabéns Presidente Lula! A voz do amor fala através da sua boca.
e quando ele passa pano pro genocida assassino autor de guerra de agressão Putin, a voz do amor é que fala?
kkkkkk
Em qual Universo paralelo?
Tá certo Senhor Marco. Mas não há duvidas que a fala do Lula mexeu um tantinho com o cenário geral do conflito né? E como nenhum paÃs no mundo (fora ixhaell) se manifestou contra a fala, talvez ela tenha recebido certo acolhimento. Não será? Pós isso repito: melhor aguardar o desenrolar dos acontecimentos. Não é impossÃvel que o Amorim (que entende de diplomacia e geopolÃtica mas do que nós) tenha certa razão.
Senhor Daniel a influência do presidente em relação ao conflito era mÃnima, após a declaração não tem mais valor. Os PaÃses escolhem ou aceitam os interlocutores, se um não aceita não tem negociação. A diplomacia funciona assim.
Bom. Será que não vale a pena aguardar os acontecimentos? Talvez ele tenha certa razão, até pq, mesmo com a intimação feita pelo Bibi, nenhum paÃs repudiou a fala do Lula. Pode ser então que tenha mesmo um efeito mais amplo e benéfico para a humanidade
Sacudiu o Mundo? Até agora recebeu elogios do Hamas.
Kkk , falou tudo. Esse lula tá se achando o bombom de banana da caixa da garoto kkk
Lula, sempre à frente do seu tempo, parabéns
Você acha mesmo, Amorim ?
Lula foi sincero e disse o que é fato. Ou se aguardará os milhões de mortos para que a comparação ganhe, nos quantitavos, o que no qualitativo já se mostra presente? De resto, não é nenhuma novidade que o poder está nas mãos de boa parte dos judeus, estes que por amor ao tal "destino manifesto" não encontram limites nas suas pretensões. Gostemos ou não.
No desgoverno Satanaro eram compras do 'aparelho espião Pegasus', do software espião FirstMile, tudo para infectar e monitorar "trocentos" mil celulares, com acompanhamento do gabinete do ódio. Agora tudo mudou, respiramos ar puro. No governo do 'Lulinha paz e amor' são tantas... emoções. Oremos, irmãos!
A única sacudida que deu, foi mostrar o verdadeiro bobão que é o Lula. Acha que por enganar brasileiros, vai tapear o mundo. Nos poupe.
GenocÃdio mesmo acontece em Cuba há sessenta anos, e a esquerdada chama aquilo de resistência face ao imperialismo, rssss.
parabéns LULA.
Erdogan já declarou que o ge no ci dio em Gaza é igual ao ho lo ca us to e não houve nenhuma reação por parte de Is ra el contra a Turquia e o presidente turco. Também, o secretário geral das Nações Unidas foi considerado persona non grata por e, nada, por que com o Lula e o Brasil foi diferente? Acho que deveria ter reciprocidade por parte do Brasil com Is ra el já que eles não ligam pro Brasil, o "anão diplomático".
"A contradição do povo judaico ser ora vÃtima e agora algoz é palpável, tenebrosa e desalentadora. Lula externou o que está no imaginário de muitos de nós", afirma o texto. E segue: "Apoiamos as colocações do presidente Lula e cobramos que a radicalidade de suas palavras seja colocada em prática". Vozes Judaicas por Libertação
Como dizem existe Celso Amorim e o Itamaraty...quem comanda Lula na área externa é Amorim, que é um radical.
A comparação foi descabida mas muitos lÃderes concordam com o Lula e não tem coragem de expor essa opinião a respeito do ge no ci que o paÃs comete contra os pa les ti nos , abre-se uma crise moral. É comum a desumanização dos pa les ti nos em Is ra el e no mundo todo pra tentar banalizar o ge no ci o que ocorre por lá, igual um episódio de Black Mirror que os sodados exterminaram uma espécie de monstros mas na verdade eram pessoas comuns e o capacete que eles usavam é que disfarçava.
Não sei se é tão descabida assim. Trata-se nos dois casos de se prender toda uma população para massacra-la. Inclusive uma instituição que não lembro o nome fez um cálculo: se tomarmos o número de dias desse conflito e o número de civis massacrados e compararmos com número de dias da Segunda Guerra, por proporção, esse conflito já matou mais pallestihnos do que juhdeos foram mortos no segundo caso
Erdogan já fez isso e ser terceiromundista não é demérito até porque a SuÃça e a Irlanda sempre foram terceiro mundo e a Turquia, de Erdogan, que fez declarações iguais, sempre foi primeiro mundo e fundador da NATO.
Não são muitos os chefes de estado que se dispõe expor-se ao ridÃculo, só os terceiro mundistas sem desconfiômetro.
Que loucura, meu Deus. E quanto ao que está acontecendo na Rússia, algum comentário? Ucrânia pode ser massacrada? E quanto à Venezuela ameaçar invadir a Guiana, algum comentário?
Não entendo esse tipo de comentário. O fato de haver conflitos em outras regiões tira a razão da fala do Lula. Havendo guerra entre Ucrânia e Rússia, deixa de ter massacre de pahlestinno?
Despejar bombas todos os dias, matar crianças, mulheres, destruir tudo e confinar em Raffa e continuar a invasão.
Vamos no popular: Netanyahu não é confiável, quis passar por cima do STF deles lá e se não fosse o conflito estaria na corda bamba. Lula foi duro mas explicitou o bom senso ao mundo de que não se pode destruir um prédio com cinquenta famÃlias, só por que tem um soldado inimigo lá dentro. Israel tem como evitar isso!
Lula está correto. Nenhum jornal internacional se escandalizou com suas declarações como se fez no Brasil. A imprensa brasileira necessita de mais compromisso com a verdade e menos arrogância.
Não se escandalizaram mesmo, na verdade eu tenho a versão impressa do The New York Times e não houve "escândalo" até porque esse tipo de comparação não é novidade em outros paÃses, na verdade o que a imprensa internacional repercutiu é a reação de Is ra el de tornar Lula da Silva "persona non grata" por conta da declaração, só houve escândalo aqui e em Is ra el.
tá precisando sair da bolha, hein?
A luta contra a direita fascista não se restringe aos extremistas brasileiros. Tipos como Bannon, Trump, Orban e Netanyahu são sócios do mesmo clube e devem ser combatidos pela ideologia que compartilham. Qualquer conotação racista que se dê a isso é puro cinismo.
Então Cláudio, pelas declarações que Lula fez a guerra na Ucrânia e Maduro da Venezuela o PT e o governo não tem lá muita moral pra combater o neofascismo.
Via o Putin, Xi Ping, Maduro, e todas democracias relativas!
Declaração sem pé nem cabeça, desconexa e ilógica. Gostaria de saber o que o Celso Amorim está tomando, na próxima happy hour a que eu for vou querer que o garçom traga duas doses.
Cada vez que Lula fala de improviso no exterior nos dá vergonha, foi a promoção do ditador Maduro recebido com tapete vermelho nas vésperas de uma reunião de nações sul americanas em BrasÃlia, ao dizer que a Ucrânia também era culpada pela guerra e agora comparar o revide de Israel ao Hamas ao genocÃdio promovido por Hitler. Poupe-nos Lula, só leia o que foi preparado pelo Itamaraty.
Cito ainda Reinaldo Azevedo: Porta-Saco - certo tipo de jornalismo especializado em ser porta-voz e puxa-saco do governo ao mesmo tempo. Tio Rei disse tudo, e o que disse se aplica à colunistalulista que assinou este artigo e que nunca nos surpreende.
parabéns lula ,e o massacre continua na palestina . ESTADOS UNIDOS é o empregado de israel infelizmente .
Mais uma narrativa vinda direta do bologneverse! Alguém avisa ao anão que toca a nanodiplomacia da tigrada que o único grupo que apoiou a fala do chefe foram os gente finas do Hamas.
Sacudiu o mundo kkkkkkkk
Cito Reinaldo Azevedo: Megalonanico - sua expressão material é Celso Amorim, nanico para todos os efeitos práticos, mas megalo nas intenções e, na visão que tem de si mesmo. O megalonanico criou na polÃtica externa brasileira a diplomacia que oscila entre o terceiro-mundismo e a estupidez, uma faixa estreita. A caracterÃstica marcante é falar grosso com democracias e fino com ditaduras e tiranias. Tio Rei falou tudo.
O problema é que estes paÃses democráticos estão elegendo lideres nada democráticos como Netanyahu e Trump, e outra é a velha politica do faça o que eu digo mas não faça o que eu faço.
A Folha anda inovando na censura quando o comentário sobre seus queridinhos contém algum termo que o jornal não goste. AÃ, vem o bloqueio com a frase "Houve um erro inesperado". Ou, seu comentário contém termos não aceitos ou coisa assim. Agora, procure ler os comentários dos esquerdistas pra ver como eles podem tudo, principalmente quando é contra o Bolsonaro ou alguém simpático a ele.
Que narrativa bonitinha, não? Só que não colou. O despresidente enfiou o dedo e escrafunchou na ferida existente na alma de cada israelense. Não se pode brincar com o Holocausto e, irresponsavelmente, ele brincou.
Holocausto é passado, que devemos respeitar sempre repudiando quando deixaram um louco ultrapassar os limites. Lula foi infeliz na colocação das palavras, mais alguem tinha que chamar atençao do mundo para o Masacre que é atual, este Genocida tem que ser impedido de continuar exterminando inocentes!!!!
O mundo aos pes do tal Celso Amorim e de Lula. Gente sem escrúpulos. Ignorantes e oportunistas.
Quanta nulidade fiquem calados que e melhor
So falam bobagem, o Brasil zero a na diplomacia, vai abalar o mundo kkkkk
Lula colocou Biden numa sinuca de bico. O presidente americano será forçado à tomar uma decisão objetivando o cessar fogo
Eita, tinha alguma droga nesse tabule?!
Piadista de mal gosto. Os E.U.A. soltam um pum e a República das Bananas estará acabada.
Toda Europa acovardada.
Lula está a procura do seu Nobel da Paz, sonho dele era ser um Mandela, nunca será
Na realidade todo os paÃses Europeus obedecem ao EUA. Ninguém falava em sancionar os colonos Ju ds da Cisjordânia. Só foi o Biden decidir sancionar alguns colonos que outros paÃses europeus tomaram mesma medida
Seria cômico, se não fosse trágico.
cade a foto de gaza destruÃda e dos corpos cobertos?
Concordo, Nos grupos de WhatsApp das tiazinhas patriotas, nunca vi esta foto.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mônica Bergamo > Celso Amorim diz que fala de Lula sobre Israel 'sacudiu o mundo' e pode ajudar a resolver a guerra em Gaza Voltar
Comente este texto