Wilson Gomes > Lula fez provocação que ofende até quem condena premiê de Israel Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
O Lula deu uma declaração infeliz, não há dúvida. Mas há judeus decentes que condenam corajosamente o genocÃdio palestino - ao contrário da nossa mÃdia palestina e do Sr. Wilson Gomes, que preferem se juntar ao gângster Netanyahu.
Parte da imprensa e alguns extremados de oposição fizeram da fala do Lula sobre o massacre de vidas em gasa como se fosse um terremoto a provocar na comunidade internacional uma avalanche contra o Brasil. Deu o contrário, basta ver a reunião com secretário americano hoje. O Presidente se fortalece, o mundo está contra esse massacre. Quem está se apequenando é o causador dessa matança, não respeita nenhuma recomendação nem da ONU.
Até a Ãfrica do Sul, com seu terrÃvel passado de apar theid, está condenando o geno cÃdio do governo de Is rael contra os palestinos.
Palavras lúcidas do colunista, excelente texto. Lula, na sua velha demagogia, usa de prosetilismo para defender, de forma improvisada, o arraigado anti-semitismo da esquerda brasileira em clara fala oportunista, feita em evento sem qualquer relação com o conflito em Gaza. Volta com inédito titulo de persona non grata, exposição negativa nas midias globais e afasta o paÃs de uma cadeira permanente no conselho de seg. da ONU. Isso são fatos, independentes da real intenção do mandatário.
até vc Wilson !! tá querendo os bolsonaristas de volta. é ?? ou vc acha q palavra mal colocada é mais importante q o sofrimento dos outros.
Israel se comporta como um assassino de mulheres e crianças, imaginem a Rússia ou qualquer outro pais do mundo fazendo isso, seria classificado como terrorista, genocida e nazista, chega de dois pesos e duas medidas, Israel acabou com a moral das instituições mundiais, que não agiram em relação ao massacre de civis palestinos. Vergonha mundial. Olhem vÃdeos de crianças e mulheres palestinas mortas.
Lula deu uma de bolsonarista e, numa diplomacia de TikTok, acusou outros de fazer diplomacia de TikTok.
Perfeito. Lula precisa descer do palanque e parar de pregar pra convertidos. A eleição foi ganha por uma pequena margem e só porque o outro candidato era um não candidato.
A inveja que os medÃocres sentem não tem preço. Deviam se recolher à sua mediocridade e choramingar.
O pau mandado dos Frias e da Faria Lima tinha que contribuir com o seu capachismo usual. Afinal de contas tem que garantir a coluninha e o prestÃgio junto aos coroneis contemporâneos.
Brasileiro medÃocre só entende Fla x Flu, Daniel. Essas pessoas com esses pontos de vista sectários só querem torcer pra alguém.
#daniel: esta extrema-direita tosca é tosca mesmo, pois defende uma ditadura abertamente. Não se pode colocar opiniões contrárias a do imperador e à sua? Só pode concordar com o imperador e seus baba 'huevos' mesmo que ambos estejam nus? A ideia geral dos comentários é que algumas pessoas possam refletir sobre eles, mas definitivamente quem é acéfalo como você, não pode se esperar nada, a não ser o vento passando livremente entre suas 2 orelhas.
#daniel: vocês extremistas de direita se olham no espelho para desaforar seus inimigos. Nós sabemos quem vivia de rachadinhas na ALERJ, quem malocou diamantes e relógios rolex dos árabes etc. Mas tenho certeza que vc não conseguiu concluir a 5ª série e por isto não pode mandar ninguém ler nada. Sou contra e vou continuar criticando a extrema-direita e nada tenho a ver com a SECOM e o governo. Aos desinteligentes como vc: para criticar a extrema-direita não precisa ser do PT ou governista.
Cara, vai se tratar, ler um livro. Se é tão contra, o que faz por aqui? Tem assinatura paga pela Secom?
O Holocausto foi liderado por um lunático que convenceu parte de um povo, empobrecido pela primeira guerra, a embarcar nas suas ideias sangüinárias. Isso durou 6 anos e custou 6 milhões de vidas. O Brasil teve 350 anos de escravidão. Trouxeram 4,9 milhões de africanos para a escravidão. Esses tiveram filhos, netos, bisnetos que nasceram e morreram escravos. Uma vergonha que durou muitas gerações. Pior? Melhor? Todos deveriam se indignar com genocÃdios (religiosos, econômicos e territoriais).
A questão não é se Lula exagerou ou não na comparação. É delimitar um campo: estamos com o zion is mo ou com as vÃtimas do massacre que esse executa? Mais: I sha el está atrás de ter ror istas do ha mas ou completar a limpeza étnica. O resto é conversinha fiada de acadêmicos e jornalistas que estão sempre tentando colocar-se acima dos conflitos, como se fossem uma reserva ética e moral da sociedade.
O Lula, com ajuda da oposição, teve mais repercussão que a ONU no tema. Quem sabe sua fala desperta a indignação necessária para parar o genocÃdio em andamento. É óbvio que Israel tem que retaliar o Hamas, mas parece que o que está ocorrendo é mais complexo. Não aceitar o estado palestino, fazer assentamento nas terras dos outros, destruir hospitais, deslocar milhares de pessoas de um lado para o outro e bombardear a ponto de matar 30000 civis merece ponderação e ações mais efetivas da ONU.
O colunista diz que: "a memória do holocausto existe para nos lembrar que toda brutalidade humana dirigida contra um povo deve ser condenada." Pergunta-se: Não há brutalidade humana contra os palestinos confinados em seu próprio território? E bhombhardeados ao gosto de Bi bi, em consórcio com EUA e a maior parte dos paises da Europa? Bi bi os mantém em Gaza, maior ghueto do mundo, p/ escolher dia, hora e local onde vai mhasshacrhar a população, sem respeitar nada e ninguém. Lula está certo.
Lendo os comentários aqui, vejo que os leitores já bateram demais nesse colunista. Vou apenas aconselha-lo que, da próxima, seja mais objetivo. Guarde seu coração em casa e escreva um texto com certo distanciamento.
Por que não se pode evocar o holocausto? É um paradigma da tragédia humana, sempre será uma referência para atrocidades descomunais, como acontece em Gaza agora.
Vc quer que lula seja mais um cordeirinho dos EUA e de Ysrrael e fimja que o matanssa desenfreada de palestinos é algo natural. Mas o presidente tem coragem e dignidade!
Precisa de muita coragem para falar um monte de besteiras, impróprias para um presidente.
Lula vai se distanciando do prêmio Nobel da Paz ou da possibilidade de no futuro se tornar secretário geral da ONU.
Os Brics substituirão a ONU!!! Nem a China sofre deste delirio, felizmente.
a Onu tem que é absolutamente inefetiva, o brics decerto substituirá a onu
Nenhum jornalista, principalmente os ativistas, tem a coragem de comparar as falas do Lula com as do Mussolini, são absolutamente idênticas. Pesquisem.
Que comparação esdrúxula. Temos democracia e não fascismo no Brasil graças a ele. Essas viúvas do ex PR (2019-2022) são impressionantes! Desonestos demais!
É exatamente i que achei! ImpossÃvel defende lo! Falou bobagem e está demonstrando arrogancia, soberba alem de ter demonstrado sua completa ignorância sobre o assunto! Lamentacel! Falta lhe humildade!
Mais um que abraça o discurso da suscetibilidade da fala de Lula, repisando o vozerio reacionário medroso que desfoca o verdadeiro fato. Lula foi corajoso e se colocou alto na História , ao contrário da nossa imprensa tÃbia e servil
'Não é uma guerra entre soldados e soldados; é uma guerra entre um exército altamente preparado e mulheres e crianças" não é uma frase tão ruim.' Já é uma frase ruim, porque desonesta. Os palestinos são sanguinários mas são bons soldados, tendo transformado Gaza numa fortaleza de túneis e foguetes. As mulheres e crianças são usados como a terra que cobre os túneis: proteção e camuflagem.
Piras, segundo pesquisas recentes de opinião, a maioria deles apoia seus lÃderes. São responsáveis por tudo o que está acontecendo.
O Hamas é sanguinário, não todo povo palestino. Sua frase é racista!
Boa observação, frase altamente desonesta.
O jornal folha agora está com censura, não pode falar do certo PaÃs, porque? Vou cortar a assinatura
o que mais tem aqui é censur@ use simb0l0s e núm3r0s para escrever assim v0cê consegue expressar melhor a sua opinião
Tanto esforço pra um texto tão desconectado dos resultados alcançados por Lula. Que bom que ele teve essa coragem e saiu da vala comum. Incomodou até mesmo os americanos, isso é excelente. Que se faça um debate acadêmico, isso mostrará o quanto ele está certo e o quanto se precisa sacudir também a academia e sua preguiça conceitual.
Muita gente no mundo concorda com sua declaração, mas dentre esses outros tantos se perguntam por que ele não diz nada sobre a Rússia, Venezuela nem Nicarágua?
Esses paÃses despedaçaram crianças aos milhares nos últimos meses?
Fiquem dando aval pra Netanyahu chegar aos 6 milhões de inocentes mortos então. Só quando marca for atingida podemos comparar ao Holo causto talvez?
lambe botas
Errado, errado, errado
Eu discordo. É preciso evocar Hitler sim. É FUNDAMENTAL fazer essa relação com o nazismo para deixar bem claro que é o mesmo princÃpio (erradicação de um povo) que permeia as ações da Alemanha de Hitler e Israel de Netanyahu!!! Muitos jornalistas, pensadores e polÃticos da Europa (e até dos Estados Unidos) já vêm falando sobre isso há algum tempo. O sionismo (irmão gêmeos do nazismo e do facismo) já vem sendo denunciado desde o pós guerra. Só que agora foi um Chefe de Estado independe que disse!
Muita emoção e nenhuma razão.
Não adianta. Até o Jaques Wagner admitiu que a comparação é descabida. É uma regra moral implicita, nunca se usa o nazismo e seu lider como exemplo para nada. Mas a idolatria cega dos lulopetistas os impede de enxergar o obvio, e criam retorica diversionista para passar pano. Se é para comparar, por que Lula não falou do massacre de Mao, de Stalin, de Pol Pot, ou da faxina étnica nos Balcas?
Ainda que crÃtico,o capachismo salta aos olhos... Triste.
Esses "jornalistas " e o seu complexo de vira-latas. Quanta besteira!
Frase do autor: "O FATO CITADO existe para nos lembrar que toda brutalidade humana dirigida contra um povo deve ser condenada". O que Lula fez,? Usou o FATO CITADO, "que existe para nos lembrar que toda brutalidade humana dirigida contra um povo deve ser condenada".
Como podem esses intelectuais não serem capazes de fazer o exercÃcio mais elementar de reflexão, colocar-se no lugar do outro? No ambiente climatizado, sentado em sua confortável cadeira, assiste de longe o filme de terror e exibe sua retórica irretocável. Afinal, basta fechar a tela e o filme desaparece. E se fosse você, nesse 'filme', vendo tudo e todos serem destruÃdos?
Regra moral vs politica ver Maquiavel, o prÃncipe. A moral na politica só no discurso para ganhar votos, infelizmente. Os canais formais estão funcionando? A regra moral é praticada na resolução do conflito? Quando o interesse polÃtico-econômico é profundo a regra moral fica de lado - haja vista votações da USA e Russia na ONU. Não existe regra moral na competição capitalista internacional, é só um verniz polÃtico.
O bedel criticando o "bedel". E a FSP está comprovando a tese de Nelson Rodrigues: toda unanimidade é bur ra. Unanimidade aqui na indignação seletiva diante da fala de Lula (valendo qualquer coisa, mesmo desonestidade intelectual ao distorcer falas e conceitos), unanimidade aqui no silêncio e omissão diante da monstruosidade que o Estado de I comete em Gaza...
De novo este textinho pobre, José! Pelo jeito você é daqueles que citam autores sem ao menos conhece-los, que vergonha! Nelson Rodriges, era absolutamente contra a esquerda. Selecionei uma frase dele que é sua cara, espero que goste. "Não há ninguém mais bobo do que um esquerdista sincero. Ele não sabe nada. Apenas aceita o que meia dúzia de imbecis lhe dão para dizer."
Até a Ãfrica do Sul, que teve seu terrÃvel apar theid, condena a operação de Is rael contra os palestinos.
Wilson Gomes, ótimo como sempre! Muito bem apontada a indignação seletiva de Lula com as tragédias humanas de nosso tempo. Há guerras pelo mundo todo, sobretudo na Ãfrica onde esteve há pouco, mas essas não rendem os holofotes que Lula anseia sofregamente para se colocar entre os grandes interlocutores mundiais. Nada na História se compara ao Holocausto mas Lula, em sua vaidosa ignorância, não vê problemas em banalizá-lo desde que lhe renda uns poucos instantes de proeminência.
Texto perfeito!!
Se o Netanyahu não quer ser comparado com o Hitler, que pare com a matança de palestinos e de invadir seus territórios.
O Presidente Lula com seu pronunciamento sobre o massacre em gasa, mais uma vez chamando atenção do mundo, recebe da imprensa brasileira fortes crÃticas e indignação por ter citado a crueldade do passado, sim poderia ter evitado. Pergunto: com essa citação morreram quantos? Nenhuma morte. Pois é, queria ver da IB a mesma indignação e crÃticas contra os que, em nome da defesa, provocam a morte de milhares de civis indefesos em gasa. Ou será que isso não importa? Pensar.
Excelente texto! Equilibrado!!!
Matar pessoas para tomar as suas terras com motivo racista é nazismo sim. Israel é um paÃs racista e assassino, como a Alemanha nazista. Quem nega é cÃnico.
A decisão de Lula foi tomada faz tempo, foi o presidente da reconciliação até o dia 30 de outubro de 22
Sugiro ao jornal uma matéria especial, dessas q duram um mês e saem uma vez por semana sobre o sofrimento do povo palestino.
Passa um dia, passa outro e mais outro, e a infeliz alusão do presidente da República à Shoah continua a repercutir negativamente no Brasil e no exterior. Mas a claque petista mantém fidelidade ao lÃder e não arreda pé do discurso aberrante.
" Por vossas palavras és julgado!" o presidente Luis Inácio Lula da Silva foi irresponsável qd falou que Israel, a nação escolhida por Deus, que nessa guerra com o Hamas era tão igual à Alemanha nazista! Isso dito pelo chefe supremo de um Estado é grave!
Nação escolhida por Deus ? Só se for para se lascar....
Quem não tem nada a falar, fala sobre o que Lula falou. Quem se importa, fala o que Lula falou.
Não exagere ,o que foi dito por Lula foi provocação do bem !
Wilson Goma, será mesmo professor? De que mesmo? De onde mesmo?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Wilson Gomes > Lula fez provocação que ofende até quem condena premiê de Israel Voltar
Comente este texto