Mariliz Pereira Jorge > Celso Amorim está certo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 4 Próximas
Mais sionismo por aqui?
Que texto primário, lamentável, sem informações ou argumentos. Um desastre, Sra. Jorge.
Ótimo texto, essa turma pedestre incapaz de julgamentos complexos não pode ser o norte da diplomacia horrenda do paÃs defendendo Putin, Venezuela e patota fascista dos paÃses muçulmanos. Essa esquerda pouco inteligente não consegue ver que essa turma é homofóbica, misógina, racista, ditatorial? O que isso tem a ver conosco, com vocês mesmo?? Seriam mortos lá dizendo o que dizem aqui. Não tem defesa
Conversinha errada a sua o Lula não defendeu o putin e nem os outros pare de tentar lacrar
Não me lembro de outro episódio de massacres em que um povo é confinado numa estreita faixa de terra e impedido de fugir dali por qualquer meio e bombardeado incessantemente. Em outras guerras os povos em meio ao conflito tem ao menos a oportunidade de fugir para qualquer canto, daà o termo refugiados. Os palestinos sequer podem se refugiar, no máximo a benevolência do algoz os avisa, corram em tal direção. Agora preparam um ataque ao último local para o qual mandaram o povo se deslocar.
Discordo do eixo da argumentação. Qualquer coisa é comparável a qualquer outra sob algum ponto de vista. Se uma pessoa usa palavras para agredir outra de forma contÃnua, destrutiva e violenta, alguém pode ter razão se disser que a situação é comparável à de um homem que agride a esposa fisicamente. Foi uma comparação, só isso. Não é conivente com nenhum crime. É crÃtico dos dois.
Mas uma que soma aos interesses da MÃdia vassala
Mais uma que come na tigelinha...a história dirá..
Sofisticação e embasamento sólido.
O problema da midia no brasil e que temos nos noticiarios de todo dia uma faixa de gaza. Basta ver os homicidios assaltos roubos estelionatos trafico de drogas. Prisao de negros pobres pardos. E por ai vai.
Segundo este argumento, uma pessoa que denunciasse o que acontecia em Aus chwitz ou Var sóvia na WWII deveria ser aconselhada a se preocupar primeiro com a criminalidade em seu paÃs, cidade ou bairro, não é isso?
Diante do teor do artigo acima, a opinião formada de Celso Amorim apoiando o Hamas desde março de 2023, não há sombra de dúvida de que ele soprou no ouvido de Lula essa gafe, que não é tão gafe assim: tudo foi friamente calculado. O tal do Amorim é perigoso. Sempre achei isso.
Ela mente, descaradamente, vergonhosamente.
Há como se argumentar que há um paralelo sim, não eh uma mera guerra quando um dos lados nem é uma nação soberana. É a mesma coisa que a aquilo que ocorreu na 'solução final'? Certamente não, mas antes do partido do bigodinho chegar a isso, como foi a perseguição aos judeus? Proibição de casamento, cidadania, livre circulação, trabalho, etc. Confinaram em guetos até a o plano dos campos. A ultima parte não ocorre hoje, certamente (ainda), já o resto, sei não hein.
Ah, tá certo Sra. Mariliz. Então quem deve ser julgado é o Lula e não o Netanyahu. Quem está cometendo crime não é o Netanyahu. Fala mais...
Está, sim, mas não dá para comparar ao nazismo.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Obrigado por mostrar o nÃvel de quem apoia o genocÃdio.
Alguém já leu alguma coluna dessa jornalista criticando o governo de extrema direita de Israel e o massacre de palestinos, sobretudo de mulheres e crianças ? Então, é só mais uma das suas diatribes, ironia chula tÃpica do padrão Folha de jornalismo, que observa o que se passa em Gaza como "sequelas da guerra" e direito de Israel de se defender.
Esse pigmeu nunca estará certo!
Vish, Jornalista da Folha falando mal do Painho os assinantes em sua maioria Professor, Funcionário publico e Peteba estão fumaçando aqui...
Texto primário, pautado em excesso. O mote é falar mal do Lula.
ELe deveria ser mais aberto à crÃtica. Prometeu governar para todos.
Com todo o respeito, mas sequer há argumento no texto, o fato é que 40 mil mortes são ignoradas por gente que se diz jornalista, isso é falta de compromisso com a verdade.
Segundo o HamasÂ…
Sabe quantos jornalistas já foram mortos ?? Nem isso condoi eles Sr Rodrigo
A regra de se usar o nazismo e os horrores da 2 guerra mundial como comparação ou argumento eh uma só: nunca se deve usar o nazismo e Hitler como argumento para nada. Lula já fez isso antes e parece não aprender. Ou a vontade de lacrar eh grande demais. Errou e erra quem defende que o que ele fez eh aceitável.
Até o Jaques Wagner admitiu que a comparação é descabida. É uma regra moral implicita, nunca se usa o nazismo e se lider como exemplo para nada. Se é para comparar, por que Lula não falou do massacre de Mao, de Stalin, de Pol Pot, ou da faxina étnica nos Balcas?
Por que não, Claudio? Explique, por favor.
Nao, errado. Estamos falando do que Lula disse. Este eh o debate. Vamos assumir primeiramente que ele errou, e feio, e depois podemos falar de qualquer outra coisa. Sem mas. Sem ponderações. Sem comparações. Houve na história outros massacres e faxinas étnicas. Por exemplo o que Mao Tse Tung promoveu na China. Ou o de Stálin. Ou o de Pol Pot. Pq Lula não falou destes? Na 2a guerra 6 milhões de judeus foram mortos. Indefesos. Em campos de concentração. Em câmaras de gás. Nunca comparar com nada
Felipe Araújo, você não perde por ser ridÃculo. É melhor virar essa boca prá lá. O que você diz é uma injúria.
Meu caro, tudo depende da régua. Evidentemente são episódios distintos, contextos diversos e modos de ação também, porém tem sim algo em comum, ambos resultam no morticÃnio deliberado de um povo e não fazem distinção sequer entre mulheres e crianças. O que é certo é que não se trata de uma guerra mas de um massacre. No entanto, para alguns parece que o que é muito mais grave é a imprecisão da comparação nãos as mortes e o massacre impiedoso.
O que é mais grave: o Holo causto ou a escravidão? Sofrimento é sofrimento e violência é violência e não é ranqueável. O massacre do povo pales tino é tão grave quanto o Holo causto!
Qual estado é expansionista e usa toda força e pretexto para conquistar e ocupar território enquanto expulsa, segrega, e concentra o povo genuÃno em áreas cada vez menores desprovidas dos recursos mais básicos à vida, isolando-os fisica, social e economicamente? Que obriga o povo genuÃno a sobreviver humilhado da piedade do próprio opressor enquanto aguarda pretexto para destruir toda construção e assassinar milhares de civis indefesos e inocentes impiedosa e cruelmente?
Esse estado é supremacista; não aceita convivência ou dois estados. O plano é tomar todo território do povo genuÃno. Isso não é projeto de governo! É polÃtica de estado que já dura 8decadas! Tenha dó colunista. A parcialidade já lhe tomou os olhos que não veem desumanidade! E a mente. Se eu acreditasse, eu sugeriria para vc se afastar antes de perder a alma.
Certo, nada. Defendeu grupo terr or ista. Mas a ironia foi válida, Mariliz.
Não entendi. Vou fazer de conta q a Sra não sabe o q é colona. Paulo Henrique Amorim. Quantos mataremos mais ?
Discriminacão racial?
Nunca na minha vida vi um sujeito tão covarde, sem noção como um tal de ( CAMAROTE DaGlobo News ) Esse sujeito não teve umpingo de vergonha de dizer queLULA deveria pedir desculpas ao ( Genocida, o Carniceiro que jogou bombas de uma tonelada na cabeça de crianças palestinas ) Fiquei con m NOJO de ver a covardia desse sujeito ### O que esse cara tem na Cabeça ?
Pois é Tadeu. Mas parece que muitos ju deus estão vestindo carapuça.
@Cláudio gomes. As palavras de Lula foram, literalmente: "o que o Governo de is ra el faz com os palestinos na faixa de gaza". Não disse o povo ju deu, foi o governo de is ra el.
Quem não entende eh vc. As desculpas não são ao presidente de Israel, e sim ao povo judeu que não deve ser desrespeitado ao se comparar o holocausto com qualquer outro evento, por pior que este possa ser.
Se fosse pouco mais de 80 anos atrás, iriam cobrar do Lula desculpas à Hitler.
Dois
Menos, Mariliz...
Quem é essa que escreveu essa matéria?
Like errado
Lula poderia continuar a fala comparando a resposta americana ao wtc, a permanência desastrada por dez anos no Iraque, se não houver um paradeiro agora, daqui a dez anos estaremos ainda contando os mortos e os colunistas da FSP comentando a re tórica dos discursos.
Fale da carnaficina humana, segregacão, destruição e bombas dia e noite.
Só mais uma coluna que toma a forma pelo conteúdo nas palavras do Lula. É preciso tirar o espÃrito da letra do que ele falou. Ele não se referiu a nenhum povo ou etnia, só Comparou ação de dois governos, ponto.
Eu queria saber qual é o espÃrito do que Lula fala quando passa pano para o genocida assassino promovedor de guerra de agressão Putin.
Coisas que não são comparáveis. Esse o problema. Nunca se deve usar o horror da 2a guerra como comparação para nada. Chega a ser ofensivo.
Chamar um representante dos palestinos que é bom nada, né? Só jornalista sionista.
Mariliz, fale sobre os 27 mil civis mortos na Pales tina (sobretudo crianças, mulheres e idosos)?
Para os Sionistas de extrema-direita, essas pessoas não são humanas. Mas não podemos comentar isso, pois vai que eles acham que estamos comprando-os com os nazistas, que também tratavam suas vÃtimas como sub-humanos.
Cláudio, o que é pior? A mulher estuprada ou o garoto que perdeu as pernas após um sequestro? Sofrimento não é ranqueável. O massacre de pales tinos é sim tão grave quanto o Holo causto.
Quantos milhões de russos morreram, Cláudio ?
Vinte e sete, só ?
Vc quer comparar com os milhões que foram exterminados nos campos de concentração, fora todos os outros horrores? Lula errou e feio. Nunca se usa o holocausto como comparação para nada.
Independente da comparação mal feita e desnecessária,Lula falou o que todo o mundo gostaria de falar e não tem coragem: Israel pratica verdadeira carnificina em Gaza, mata civis desarmados,mulheres,homens e crianças. Isso é verdade!
Explique por que não, Cláudio, por favor.
Mas e aÃ, é verdade também que tem que comparar o caso de Navalny ao de Marielle?
Que se limitasse a falar isso. Nunca comparar com o horror nazista.
Aqui na Folha, Lula correto é opinião unânime, sim.
Melhor ver as estatÃsticas online sobre a adesão a fala. Está bem longe da unanimidade.
Enquanto grandes lÃderes do passado como Martin Luther King, Gandhi e Mandela falavam sobre a não violência como luta pela justiça, Lula vai na linha do: a o H _ma s é um mal necessário. Percebem o nanismo moral de nosso presidente? (Desculpem pelo capacitismo).
Quem leu as outras colunas da integrante orgulhosa do movimento "somente vidas brancas importam" acha normal eliminarem mais de 2% da população civil de outro paÃs, desde que seja população não branca. O equivalente seria matarem 4 milhões de brasileiros em cem dias, incluindo mais de 1 milhão de crianças. Se fosse aqui, tudo bem?
Faz falta um assessor.
Celso Amorim ainda está na Guerra Fria e no terceiro mundismo. Está desatualizado.
Pois é, além da cegueira ideológica.
O H_loc_ust foi o ato de matar milhões e se livrar dos cadáveres desses milhões num processo célere e altamente eficiente, numa escala industrial e por meio do modelo de gestão burocrático.
Excelente análise!
Análise? Aonde?
Análise, tem certeza? Só uma opinião, como a de qualquer boteco.
@pecadesculpaslula
Deixa de demagogia, afinal você apoia o massacre do povo palestino?
Sr. Colombino, fica a proposta. Vão você e a senhora sua mãe lá pra Faixa. Ah! E faça alguns vÃdeos e nos mande para você crescer moral e socialmente.
Explicando: tenho um amigo que sempre foi simpatizante de um policia braba, que bate e arrebenta, que faz justiça, etc. No carnaval de 2017 o jovem filho dele, de 18 anos, tomou um pau danado de admiráveis cumpridores da lei. O rapaz tomou uma lição merecida. Mas, inexplicavelmente, meu amigo mudou de ideia. É a velha história da pimenta nos olhos dos olhos é refresco. Espero que tenha entendido.
Vicentino, você é descendente de um dos 6 MILHÕES de ju deus que foram assassinados durante o Holocausto? Sabe quantos mais milhões de pessoas estão nessa condição de descendentes? Chega de demagogia lulopetista!
Se a sua mãe estivesse lá na Faixa de Gaza você faria essa campanha? Se é que você tem uma.
Está na hora de Amorim voltar a Inglaterra para concluir seu doutorado.
Tá com saudades do Ernesto Araújo, né?
Ou permanecer fazendo relações públicas do Ha más.
O que é mais importante debater: a fala infeliz do Presidente Lula que tem legÃtima preocupação com o povo palestino ou o ataque que será realizado brevemente no sul de Gaza pelo exército israelense com trágicas consequências para a população civil palestina?
O que é mais importante debater: a tragédia da população civil palestina na faixa de Gaza sendo exterminada diariamente pelo exército de Israel ou a fala infeliz do Presidente Lula, que tem legÃtima preocupação com o povo palestino?
O que é mais importante: debater a tragédia da população civil palestina, enjaulada, faminta, desprovida de qualquer infraestrutura,sem poder fugir, enquanto é morta diariamente pelo exército israelense
Lula tem razão!
E quando ele passa pano pro Putin, tem razão também?
Hashtag eLe Lacrou
"A contradição do povo judaico ser ora vÃtima e agora algoz é palpável, tenebrosa e desalentadora. Lula externou o que está no imaginário de muitos de nós", afirma o texto. E segue: "Apoiamos as colocações do presidente Lula e cobramos que a radicalidade de suas palavras seja colocada em prática". Vozes Judaicas por Libertação
A fala de Lula foi infeliz mas sua preocupação com o povo palestino é legÃtima. A população civil em Gaza está enjaulada, esfomeada, sem hospitais, sem escolas, sem moradia, sem água, vagando a mando do governo de Israel e sendo morta diariamente. Estou falando da população civil. Mais de 30 mil mortos. Agora, o último reduto destes palestinos sofrerá um ataque de Israel que certamente provocará uma chacina. O que é mais importante discutir? Isto, que é real, ou a fala infeliz de Lula?
Meu comentário passará por moderacão antes de ser publicado. Fica difÃcil entender esta moderação. Falar de 30 mil mortes de palestinos exige moderação? Não é o que está acontecendo?
Gostaria que meu comentário anterior fosse publicado FSP!
Não vimos muita empatia do go verno Lu la com as và timas de sete.10 e tampouco algum empenho na liber tação dos re féns, incluindo um brasileiro. Poderia ter intercedido via I rã, paÃs amigo do Bra sil.
Li a sua coluna 3 vezes e sinceramente acho que a articulista não escreveu nada , só viajou na maionese
Seria interessante e sincero ver se o 'desastre', realmente, está se dando na retórica polÃtica ou na realidade dos palestinos, que estão sendo exterminados como ratos.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mariliz Pereira Jorge > Celso Amorim está certo Voltar
Comente este texto