Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ednilson Valia

    Título oportunista, coluna vergonhosa, será que a sua amizade com a viúva do Octávio Frias é tão valiosa, que é relevado todos os descalabros que escreve? Não é possível ! É uma sequência interminável, vergonha onerosa para o jornal, que tem que desmentir. E mandaram o Jânio de Freitas embora e deixaram a "nova barbara Gancia"

    Responda
  2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Americanos, do Alasca à Terra do Fogo, somos todos filhos de um enorme genocídio, que foi a conquista da América. Mas uma coisa sou eu escrevendo neste jornal, outra é o presidente da República. Como me ensinou uma enfermeira de meus dias de internamento: Somos senhores de nossas palavras, antes de pronunciá-las, mas somos escravos delas, depois que as dizemos.

    Responda
  3. RICARDO TEIXEIRA MARINHO COSTA

    Um deleite para a colunista continuar flertando com a extrema direita .

    Responda
  4. Elenice Gomes

    Mulher do céu! Acorda pra realidade humana, sai da sua bolha!!!

    Responda
  5. Milton Cohen

    Alguém precisa impedir que o Lula beba antes de discursar, pois todos sabemos como ele se comporta quando sob influência. É um verdadeiro shitshow e não foi a primeira vez. Todos concordamos sobre a desproporcionalidade israelense, mas comparar o Holocasuto só indica a falta de cultura e educação formal do descondenado. Lula e sua claque precisam entender que não são o Estado brasileiro, apenas representantes do poder executivo.

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Obs: se Ixhaell simplesmente soltasse uma bomba em cima não seria sistemático, né?! E aí a comparação mais adequada seria cós EUAs com o Japão

    2. Milton Cohen

      Daniel, ninguém aqui está negando a existência de crimes de guerra ou que o PM deles seja um criminoso. Deve ser punido por isso. Mas sim, um genocídio exige uma forma sistemática de extermínio. Você não acha que Israel tem bala na agulha o suficiente para explodir Gaza e todo mundo dentro? Ora, se a ideia fosse matar todos, por que mandar infantaria lá se 500 misseis resolvem o problema? Pior, se a ideia fosse matar todos, não levaria 75 anos…

    3. Daniel Liaz

      Precisa ter forno para ser algo sistemático? O próprio fato de usar um ataque terrrorista como pretexto para o massacre não faria parte de um sistema? Mas bom Rubens. Vamos parar por aqui. Se não, ao invés de apenas parecer, vai ficar óbvio que se trata de um bozolino.

    4. Milton Cohen

      Daniel, simples né cara...você tá vendo algum campo de concentração com fornos? Se a ideia era matar todo mundo, explode a faixa de Gaza toda. Que tipo de 'genocídio' leva 75 anos sem ser concluído?

    5. Daniel Liaz

      E gostaria de saber como vc pode ter certeza de que não há um plano sistemático de extermínio por parte de Ixhaell? Só pq eles não admitem isso publicamente? O Sr. Acha que Hittler anunciou para o mundo o que estava fazendo enqto o fazia?

    6. Daniel Liaz

      Não lhe chamei de bozolino. Disse que atacar uma pessoa ao invés de argumentar é algo típico de bozolino (assim como usar o termo descondenado). Então pra vc, cercar toda uma região, cortar água, luz ,remédios, atacar hospitais, deslocar toda a população civil para um canto desse território cercado e começar a bombardear essa região não é algo sistemático? Isso sem falar nas anteriores invasões de terras pallestinnas para assentamentos juhdeos, confinado cada vez mais essa população....

    7. Milton Cohen

      Daniel, não existe um planejamento de extermínio sistemático de palestinos, mas houve um durante o III Reich. Qualquer pessoa com o MÍNIMO de bom senso sabe a diferença, inclusive pessoas do próprio PT. Sua estratégia é me chamar de bolsonarista só porque eu não bato palma para tudo que teu capo faz? Good luck with that, pal!

    8. Claudio Gomes

      Até o Jaques Wagner admitiu que a comparação é descabida. É uma regra moral implicita, nunca se usa o nazismo e seu lider como exemplo para nada. Se é para comparar, por que Lula não falou do massacre de Mao, de Stalin, de Pol Pot, ou da faxina étnica nos Balcas?

    9. Daniel Liaz

      Ora Rubens. Em vez de ofender a pessoa (coisa típica de bozolino), pq vc não explica as razões de achar a comparação descabida. Pq esse massacre em curso (e está ainda no início), é tão diferente do de Hiitler? Se fizermos uma proporção tempo do conflito x número de pessoas massacradas, a atual tá ateais intensa. Ademais, não foi um discurso do Lula. Foi uma entrevista. E em nenhum momento ele usou a palavra Hollocausto. Se informe melhor pra não passar vergonha

    10. Milton Cohen

      Bolsonaro não é presidente há tempos e está há 3 passos da jaula. Deixe-o em sua irrelevância e foque no shitshow causado pelo descondenado.

    11. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Estava indo bem até o "descondenado". Aí mostra a ideologia, no sentido que os partidários do ex-presidente, que morou na Flórida, atribuem a seus adversários. Ninguém é condenado até transitar em julgado. Vale para o ex-morador da Flórida também.

  6. Anete Araujo Guedes

    Um povo segue sendo dizimado, e o resto do mundo, como já sucedeu em várias ocasiões, se cala. Ou melhor, assiste ao vivo e a cores o massacre. O mais importante, o mais urgente nesse momento é censurar, é se mostrar escandalizado com a fala de Lula.

    Responda
  7. Mauricio Rios Caputo

    Um texto correto. A Folha de São Paulo há muito tempo deixou de ser um jornal relevante, hoje é um panfleto sindical pelego e um reduto de anacronismos. É assim mesmo. Um texto aqui que lance luz sobre as sandices inomináveis do abestado despertará barulho e fúria por parte dos leitores militantes devotos do deus etílico larápio apedeuta.

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Argumentos?

  8. ADILSON CORTEZ

    O autor do texto,dá ênfase na fala do Senhor Lula quando deveria destacar o assassinato brutal de crianças e mulheres.Onde estão os soldados do Hamas presos e mortos em combate? Quanto ao depoimento do Jair compete a justiça como é de conhecimento de todos! Independente do fato provocado pelo Lula a convocação está mantida .Fala sério quer dizer que Lula nesse momento ERROU? Quem está errando é a humanidade em permitir que esse massacre continue

    Responda
  9. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

    Lamento pelos reféns, lamento pelo seu sogro e sogra que tiveram que partir às pressas de Is como vc nos contou. Mas eu também lamento as mortes de crianças e demais civis de Gz. A partir de hoje, deixo de te ler...

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Mauricinho, chama o daddy pra ter ensinar a ler e a argumentar. Deixei de ler a Jorge, mas continuo assinante da F.

    2. Mauricio Rios Caputo

      Já vai tarde.

    3. Mauricio Rios Caputo

      Já vai tarde.

  10. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

    Jorge, você é mãe? Mas, enfim, mesmo que não seja, nenhuma palavra sobre a morte de crianças palestinas?

    Responda
  11. Eduardo Elói

    A coisa estava estava caindo no esquecimento para a felicidade dos 'guerreiros', Lula veio e esquentou novamente. Botou o mundo desinteressado em resolver o problema de volta à responsabilidade. O Lula tem peso, o Brasil voltou a ter peso nas tratativas internacionais.

    Responda
  12. Carlos Gueller

    Acho que a comparação do Lula foi ruim mesmo, mas a Mariliz poderia ter a honestidade intelectual de dizer que na mesma fala o Lula definiu o ataque do Hamas como te rrorista. O texto sugere exatamente o contrário. Também acho importante destacar que o Lula se reuniu nesses dias com o presidente da Autoridade Palestina que tem uma posição moderada e promove o diálogo, governa na Cisjordânia e é rival histórico do Hamas. Fica claro que a política internacional não é a praia da jornalista.

    Responda
  13. Gilberto Rosa

    Lula poderia ter falado dos 40 milhões de nativos que se foram nas Américas com a invasão, dos milhões de negros jogados ao mar, dos 10 milhões de congolês devido ao rei Belga, ninguém ia se sensibilizar, fez certíssimo em lembrar o que aconteceu com aqueles que hoje defendem o genocídio. É de dar pena a insensibilidade desta roteirista, 8 mil crianças, mil mutiladas segundo a Cruz vermelha.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      De fato a mínima crítica às ações israelenses já dá ao crítico a carteirinha de nazista oferta por defensores intransigentes de qualquer ação israelense.

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      De fato qualquer crítica a Israel já fornece ao crítico uma carteirinha do partido nazista. Bem, os nazistas eram a seu modo (contém ironia) democráticos: matavam judeus, comunistas, gays, deficientes, cardíacos, só não matavam negros, por não tê-los à mão.

  14. MARCOS VALERIO XAVIER RENDEIRO

    A Maríliz não viu, não sabe, não entendeu o que está acontecendo em Gaza.

    Responda
    1. RICARDO TEIXEIRA MARINHO COSTA

      Viu , sabe , mas certo ódio não a deixa se importar .

    2. Gilmar Maghenzani

      E nem quer saber

  15. Joao Cellos

    Quando a missivista vai condenar o sanguinário bibi e as práticas criminosas de Is rael? Falta-lhe a coragem e a decência que o presidente Lula teve.

    Responda
  16. neli faria

    Um Estadista mede as palavras que vai dizer, porque sabe que fala em nome do País que dirige; já o oportunista não mede as palavras, porque se acha mais importante do que o país.

    Responda
    1. neli faria

      O GadoVermelho à míngua de saber fundamentar, apela para o subjetivo. A manada segue o que o Boiadeiro comanda. Para a Manada que não pensa: só no primeiro semestre de vinte e três, quase vinte mil brasileiros morreram. Onde estava o boiadeiro?

    2. neli faria

      Senhor Daniel se o senhor é Daniel Vai com os Outros, eu não sou. Tenha personalidade: erre ou acerte sozinho. E Mire no Brasil: nos mais de dezesseis anos de governo lula, quantos brasileiros não morreram,? Mais do que em todo Oriente , mesmo os países populosos, nesse tempo. Olhe para o Brasil, olhe para o desgoverno lula.

    3. neli faria

      Daniel e as mortes de Brasileiros aqui? O Senhor acha normal, lula, minúsculo de propósito, no Poder há mais de dezesseis anos e a insegurança pública continuar?Nos anos de desgoverno lula, mais de quinze anos, e agora, quantos brasileiros morreram por insegurança pública? mais do que lá.ou vidas brasileiras não importam?

    4. Daniel Liaz

      Ademais, esse seu comentário padrão já conhecemos. Mas gostaria de saber pq a senhora acha tão errado alguém denunciar de forma veemente um massacre de civis, entre eles milhares de crianças.

    5. Daniel Liaz

      Neli. A senhora esqueceu de ir comentar na matéria em que coletivo de juhdeos apoiaram a fala do Lula, contrariando sua tese se que todos, assim como vc, se sentiram ofendidos com a fala. É realmente uma pena que seu oddio/paixão pelo Lula atrapalhe tanto seu senso crítico.

    6. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Concordo Neli. Um presidente da República precisa medir suas palavras.

    7. Mauricio Rios Caputo

      Exatamente.

    8. Alvaro Almeida

      Dona Neli, a senhora daquelas que vai ao cinema e chora com filmes sobre o Nazismo. Fico imaginando a senhora vendo os assassinatos de 30 mil pessoas ( mulheres e crianças) em Gaza. Parabéns pelo sentimento...

    9. Gilmar Maghenzani

      Qdo o assunto é o Lula ou o PT vc muda se transforma em ódio que nem percebe que está sendo desumana

    10. Joao Cellos

      Lula está correto e teve a coragem de dizer o que precisava ser dito. Pra você estadista deve ser o assas sino bibi. Os inocentes mortos em Gaza não merecem a sua compaixão?

  17. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

    Mariliz, lamentamos pelos reféns, mas também lamentamos a morte de inocentes em Gaza. Você parece que não se comove com a morte de dezenas de crianças palestinas. Que pena, deixo de ler...

    Responda
  18. Otto Nelson

    Folha, gentilmente peço; desbloquei meu comentário ou vão pensar que a sua liberdade de expressão é uma via de mão única.

    Responda
  19. Bruno Sebastião Neto

    Deveria ser processada por calúnia e difamação ,Celso Amorim nunca falou nada disso, sua mentirosa !

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  20. Bruno Sebastião Neto

    Deveria ser processada por calúnia e difamação ,Celso Amorim nunca falou nada disso, sua mentirosa !

    Responda
  21. Adriano Kurle

    Falou com autoridade de "roteirista de tv". Cadê as pessoas que entendem do assunto e levam as coisas a sério para opinar sobre o que tem autoridade para opinar?

    Responda
  22. Darci de Oliveira

    Acho que o maior desastre são as 30 mil vítimas inocentes dessa guerra Mariliz ...

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      Exato. A empatia é seletiva para com uns 2mil. E nada de empatia para mais de 30mil, maioria de crianças e mulheres, sem falar dos obrigados a fugir das bombas, torturas, fome, sede, sem luz, sem remédios, sem hospital.

    2. Darci de Oliveira

      Só falta daqui a pouco você produzir uma crônica dizendo que o Lula também é culpado desse desastre...

  23. Gustavo Araujo

    Lamentavelmente a Mariliz segue no efeito manada da imprensa mainstream. Talvez uma lida na Convenção para Prevenção ao Geno cidio da ONU sirva como remédio. Talvez assim consiga perceber que há método e estratégia no propósito de Netanyahu em proscrever os palestinos da Faixa de Gaza, mulheres e crianças incluídos, naturalmente. A máquina do IDF funciona dessa forma, com esse objetivo, sem qualquer discriminação, azeitadas pelo ódio. Igualzinho a da Alemanha do Führer. Só não vê quem não quer.

    Responda
  24. Ricardo S Reis

    Gosto muito da coluna da Mariliz, mas dessa vez não foi feliz nas comparações, apesar de respeitar as opiniões dela. Lu la também não foi feliz, mas é um Chefe de Estado e tem que ter uma responsabilidade enorme. Do mesmo modo que Neta nyahu não representa mais o povo Ju deu, e poderia tratar o problema de forma cirúrgic@, usando inteligência e poder para acabar com o Ham mas. Parece que ninguém acerta mais nada.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Acabar com o Havmas?

    2. neli faria

      Um Estadista mede as palavras que vai dizer, porque sabe que fala em nome do País que dirige; já o oportunista não mede as palavras, porque se acha mais importante do que o país.

  25. Wilmar Mattes

    Triste a cortina de fumaça, o que querem esconder, os fatos de que os terrorismo do Hamas, a desproporção militar de Israel, em minha opinião é cortina de fumaça para esconder algo internamente no Brasil e de Israel, os próximos dias saberemos.

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      Exato. A empatia é seletiva para com uns 2mil. E nada de empatia para mais de 30mil, maioria de crianças e mulheres, sem falar dos obrigados a fugir das bombas, torturas, fome, sede, sem luz, sem remédios, sem hospital.

  26. Darci de Oliveira

    Você tem razão Mariliz : as trinta mil mulheres e crianças palestina mortas são todas terroristas. Lula pisou na bola, né ?

    Responda
  27. Luciano Mina

    a arrogância dos desinformados que querem informar....

    Responda
  28. Sandra Maria Cabral

    Ai Mariliz... doeu de novo... Ler o que você escreve tem chegado a doer... Preciso lembrar disso e evitar o próximo!

    Responda
  29. Sandra Maria Cabral

    Ai Mariliz... doeu de novo... Ler o que você escreve tem chegado a doer... Preciso lembrar disso e evitar o próximo!

    Responda
  30. Joel Domingos

    (continuação) "Eu não tenho vergonha e muito menos tenho razão para não dizer que eu mudo de posição e há muito tempo eu digo que prefiro ser considerado uma metamorfose ambulante, ou seja, mudando à medida que as coisas mudam", ao pedir apoio para a aprovação da CPMF durante discurso de lançamento do PAC da Saúde, em 05/12/2007. Ser camaleônico. Muda de coloração ao sabor das conveniências e dos conchavos políticos.

    Responda
  31. Rogerio Siqueira

    Matéria sem profundidade nenhuma. Pode-se criticar o resultado político das declarações de Lula, mas humanamente não, pois ele está cem por cento correto. A matéria deixa claro a falta de conhecimento da jornalista de fatos históricos (pra variar) e tenta demonizar os palestinos (pra variar novamente). É dispensável.

    Responda
  32. Luiz Carlos Silva da Cunha

    Novamente vem essa "jornalista" com suas falácias. Vou ler Gibi que aprendo mais...Acorda Folha de São Paulo, não somos imbecis. Pede para essa menina parar de escrever, pois tá ficando feio demais.

    Responda
  33. Rogerio Siqueira

    Matéria sem profundidade nenhuma. Pode-se criticar o resultado político das declarações de Lula, mas humanamente não, pois ele está cem por cento correto. A matéria deixa claro a falta de conhecimento da jornalista de fatos históricos (pra variar) e tenta demonizar os palestinos (pra variar novamente). É dispensável.

    Responda
  34. Rogerio Siqueira

    Matéria bem rasa mesmo, sem profundidade nenhuma. Pode-se criticar o resultado político das declarações de Lula, mas humanamente não, pois ele está cem por cento correto. Analisar o H@m@s com um frase com umas dez palavras não fala nada. A matéria mostra a falta de conhecimento de fatos históricos (pra variar) e tenta demonizar os palestinos (pra variar novamente). É dispensável.

    Responda
  35. Carlos Jardim

    barbaridade fsp

    Responda
  36. Carlos Jardim

    Se celso está ou não, não sei. Até agora sei que a fala não foi de improviso e sei que foram pesados os prós e contras pelo p t e sei que a comparação foi abjeta e sei que é legítimo Israel se defender do ataque terrorrista que sofreu mas a partir de agora sob risco de perder apoio por falta de humanidade! N ão está claro ainda o objetivo do p t( que é político) mas desceu há pouco em bsb o secretário com o próximo lance!

    Responda
  37. Jane Cotrin

    Bem,não tem mais saida para Mariliz a não ser não ler nunca mais o que ela escreve. Ficou rasa como um pires,coitada. E, talvez, não tenha mais condições de comentar na grande midia. Mas pode fuxicar com a vizinha.

    Responda
  38. José Davi

    Na coluna da Jorge os robozinho da censura são mais sensíveis. Vou melhorar no drible de palavras.

    Responda
  39. Manoel Marcilio Sanches

    Lula errou feio . . . Errou ao fazer uma comparação estapafúrdia. Deu munição a Netanyahu para justificar a barbárie contra a população de Gaza. Deu munição à oposição local que agora pode adicionar ao seu arsenal a acusação de que temos um governo antissemita. Se tivesse pedido desculpas, não teria causado tanto estrago. O argumento do Amorim é risível.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Vamos tirar o Celso e colocaremos vc pq se vc sabe mais do que ele o que estamos esperando né

  40. José Davi

    Jorge, e a as vida das mulheres e meninas palestinas não valem? Tu que és tão feminista não diz nada sobre a violência que soldados de I vêm fazendo?

    Responda
  41. Claudio Carvalho

    Escrever ainda é ofício nobre. Não é só porque a Inteligência Artificial generativa está fungando no gangote dos jornalistas que eles precisam vender a alma ao demo. Ética, responsabilidade e compromisso com a verdade, tudo isso junto dispensa barbitúricos na hora de encostar a consciência no travesseiro e dormir. Mas há quem prefira ganhar grana e destruir coisas belas; como ética, responsabilidade e compromisso com a verdade... vergonha!

    Responda
  42. Rodrigo à vora

    Mariliz, desastre onde? Nas ruas esburacadas e cheias de corpos de Gaza? Quem está condenando a fala de Lula tem sangre nas mãos. A fala expressou o que muitos pensam a respeito do Estado, não do povo judeu.

    Responda
  43. silvia ramos

    Fica nos roteiros de TV, Marilis. Você faz melhor.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Tem gente que tem costa quente e acha que pode tudo.

  44. mauricio silva

    Certo é que se tivesse um Lula em 40, certamente o mundo nao iria conviver com o holocausto por anos, e poderia nao ter morando 6 milhoes de judeus.... assim, nao temos que esperar israel matar 100 mil civis pra se indignar...o hamas se lixa para os palestinos, assim como usrael... somente o mundo civiluzado pra ter empatia por esse povo!

    Responda
  45. Rocia Oliveira

    Esta senhora nao vive no planeta terra. Para dizer pouco.

    Responda
  46. carlos jardim

    Bobagem pensar que foi fala fora do roteiro, bobagem que os danos não tenham sido calculados! Verdade que foi uma comparação suja e desproporcional assim como o andamento da legítima defesa de Israel tem evoluído. PT usou e ousou do timing que só o secretário americano descido há pouco em Brasília pode determinar o próximo lance.

    Responda
  47. Fauzi Palis Junior

    Não sabe de nada ou fecha os olhos enquanto matam mais um punhado. Mas estão lá longe não é?

    Responda
  48. ALUIZIO A DE BARROS

    O artigo da roteirista Mariliz é sucesso garantido a ser medido pelo número de comentários. Não pensem que seja pela qualidade do texto aliada à verdade dos fatos. Isto não tem importância para os leitores "indignados". Mas o número elevado de comentários (mais de cem) garante à articulista a permanência no quadro de colunistas da Folha. Involuntariamente estou eu contribuindo para o quantitativo de mensagens, quando tudo que queremos é qualidade no jornalismo feito a sério

    Responda
  49. José Roberto Pereira

    Você tem direito a 1 desejo: "Desejo que Mariliz Pereira Jorge vá dormir hoje e que desperte com sons altos de tiros, bombas e tanques de guerra, olhe em volta e perceba que está num campo de refugiados prestes a ser desocupado à força, que ao não encontrar seus pais ou familiares venha a súbita lembrança de que foram todos bombardeados em sua frente, olhe para seus pés descalços e sangrando, suas pernas e braços cobertos de pó de terra e perceba que está no corpo de uma pales tina de 7 anos".

    Responda
  50. Rafael Gallina Delatorre

    Coluna constrangedora. A colunista realmente não sabe o que fala. Constrangedora a abordagem de nossa imprensa. Nenhuma palavra pelo desrespeito total e xenófobo do governo de esrael com o povo brasileiro, enquanto que nosso PR cobrou o que todos os minimamente refletidos pensam do governo extremo daquele país. Não houve ofensa ao povo. É revoltante, tudo que se quer é evitar o extermínio palestiniano.

    Responda
    1. Cintia Klein

      A SRA Silvia parece que comete em seu comentário xenofobia, discriminação racial, e discurso de ódio. Tomara que nosso Presidente acredite em pesquisas com a população.

    2. Rafael Gallina Delatorre

      Cintia, se a imprensa fosse mais honesta e realmente informativa, fizesse uma discussão honesta sobre o assunto, e não apenas matérias tendenciosas que parecem compradas, teriamos uma opinião mais correta. Ademais, nosso pais está dividido, pelas eleições passadas e a ultima gestão. Mas aguardemos os desdobramentos.

    3. silvia ramos

      Quem está infeliz, sempre tem o Aliah para fazer. Tem até 0800 para o mundo inteiro. Chega de subserviência, Lula falou por nós, brasileiros que não são os "escolhidos". Parem com o genocídio dos palestinos.

    4. silvia ramos

      Cíntia Klein, não acredite em tudo que as pesquisas trazem,rs. A população brasileira, nem por amostragem, sabe, sequer, quando foi a Segunda Guerra Mundial, muito menos sabe sobre o Holocausto. Somos, infelizmente, uma nação de ignorantes, não aposte.

    5. Cintia Klein

      Comentário constrangedor. Pretende reproduzir o sentimento de todos os brasileiros. Qual a probabilidade de acerto? Alguns institutos de pesquisa já calcuram essa estatística, mais que metade dos brasileiros reprovaram a fala de nosso Presidente que originou a crise. É importante ler sobre a perspectiva de outros de vez em quando.