Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Luís Santana

    Omar Aziz respondeu à altura, disse tudo.

    Responda
  2. SIDNEI DOMINGUES CAETANO

    Coloca o Video do Senador Aziz, FSP. Manipulação, a gente vê por aqui.

    Responda
  3. josé SOARES

    Pacheco, primeiro limpe sua casa e faça reprimendas aos seus pares fisiológicos e incompetentes.

    Responda
  4. Emilio do Amaral Vergueiro Junior

    Um Congresso Nacional mais sujo que este país já teve, e seu Presidente Rodrigo Pacheco abrindo sua boca para repreender nosso Presidente Lula! O que Lula disse está no pensamento de milhões de pessoas mundo afora, mas foi o único que teve coragem de se manifestar publicamente! Rodrigo Pacheco, limpe primeiro este seu Congresso Nacional que vive infestado de ratos e ratazanas e também a sua boca!!

    Responda
  5. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

    Quem deve retratação é ele ao Lula por tamanha petulância!

    Responda
  6. Felipe Araújo Braga

    Ninguém publicou a nota de Omar Aziz, filho de pales tinos, que respondeu a Pacheco: toda a solidariedade ao povo ju deu, como ele disse. Agora: fazer um milhão de pessoas saírem de suas casas e matar 30 mil delas é aceitável? A direita se cala, da mesma forma como se calou quando 700 mil brasileiros morreram por falta de vacina. Omar Aziz se levantou quando Bolsonaro recebeu a neta de um ministro do Terceiro Reich parte da extrema-direita alemã, e por isso foi parabenizado pela Conib.

    Responda
  7. RINALDO SOUZA COELHO

    Como que a falta de conhecimento histórico e uma base simples de saber os fatos faz diferença. Tirando o antisemitismo clássico que tende a ser a roupagem básica da grande maioria das pessoas que destilam ódio contra o povo judeus, está a total ignorância sobre o que aconteceu de fato no evento entitulado holocausto. Um evento ímpar e premeditado que buscava eliminar todo um povo. Uma política de Estado. Hoje Israel se defende, é bem diferente. Mas o ódio e o medo segam.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Comentário péssimo. Uma violência é menor do que a outra então? A escravidão no Brasil, o genocidio dos povos indígenas e o massacre de pales tinos são pouco perto do Holo causto?

  8. ALEXANDRE MOURA

    Pacheco quis surfar na onda e o Aziz o colocou em seu devido lugar!! Quem não viu, procure no YouTube que vale a pena!! E de tabela deu uma lição na direita toda!

    Responda
  9. Gerivaldo Nogueira da Silva Nogueira

    Se não acontecer uma forte reação mundial, a extrema direita israelense não vai deixar pedra sobre pedra em Gaza, e nos demais territórios palestinos. E somente uma liderança como Lula teria e teve a coragem de falar o que realmente vem acontecendo a olho nú na Faixa de Gaza. São muitas as virtudes de Lula, mas só por essa fala, já daria ao Presidente Lula o Nobel da Paz.

    Responda
  10. Edson Capistrano

    Só pode ser piada Pacheco. Os cara mat4m mais de trinta mil em 4 meses e o Lula é que tem de pedir desculpas???!!!

    Responda
  11. LUIZ RODRIGO PIOLA BRANDT

    De Pacheco pra Pacheco, fique à vontade para consultar pela PF nossa arvore genealógica! Sua opinião não server nem pra esterco, Nem em São Paulo muito menos nas gerais.

    Responda
  12. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Lula não fez comparação numérica, nem metódica , eh óbvio. A referência foi a essência do ato . O ânimo que move uma e outra ação eh o mesmo, senão como explicar ter em ambos os casos atingido tantos inocentes , indiscriminadamente. Nem um nem outro o fez desmotivadamente, só pela guerra em si. Há um ânimo maior que impulsiona no sentido de tornar todos , um corpo só, e a ser eliminado.

    Responda
  13. Bruno Sebastião Neto

    Quando esse cidadão foi eleito presidente do senado até pensei que fosse um politico honesto ,mais ás mascaras começaram a cair em sequência ,até mostrar sua verdadeira identidade ,"de um politico oportunista" !

    Responda
  14. Bruno Sebastião Neto

    Quando esse cidadão foi eleito presidente do senado até pensei que fosse um politico honesto ,mais ás mascaras começaram a cair em sequência ,até mostrar sua verdadeira identidade ,"de um politico oportunista" !

    Responda
  15. Maria Cláudia Manzoli Turatti Tonon

    A Folha não deixa a gente expressar nenhuma opinião aqui! Vai para a moderação, para os capachos verem se não pega mais mal para esse jornaleco mentiroso, a desserviço da democracia!

    Responda
    1. ALEXANDRE MOURA

      É tão verdadeiro o que vc disse que outro dia fiz um texto só de elogios à Folha-UOL e mesmo assim foi pra moderação…e não foi publicado! Acho que entenderam a ironia

    2. paulo Raulino

      Verdade...

  16. Maria Cláudia Manzoli Turatti Tonon

    A Folha não deixa a gente expressar nenhuma opinião aqui! Vai para a moderação, para os capachos verem se não pega mais mal para esse jornaleco mentiroso, a desserviço da democracia!

    Responda
  17. Robson J Oliveira

    Quem é o Pacheco para falar em comparacoes. Esse mineiro tem que trabalhar em silencio e ficar calado

    Responda
  18. Maria Cláudia Manzoli Turatti Tonon

    Não sei se é burrice ou má intenção mesmo. Lula só disse o óbvio! O Bibi é genocida e quer aniquilar o povo palestino igualzinho o H. quis fazer com os judeus. Só usou o ataque terrorista do Hamas como incentivo. O princípio de ódio é exatamente o mesmo. E isso não pode jamais ser aceito, muito menos normalizado, nem contra judeus, nem contra palestinos, nem contra quem quer que seja. Parabéns, presidente Lula, o único estadista com coragem de dizer o que precisa ser dito!

    Responda
  19. Alberto A Neto

    Pacheco e Jacques estão mesmo chocados é com o fato dos palestinos estarem realmente resistindo! Por que não deveriam? Eles sabiam que o governo de extrema-direita de Israel retaliaria violentamente com apoio dos EUA e a União Europeia de boca fechada. Ainda assim não se conformaram! Antes, Bibi e seus sequazes criminosos de guerra expulsavam e matavam lenta, gradual e seguramente. Agora, rápida e intensamente, até ultimar a limpeza étnica de Gaza, ocupar e assentar mais colonos israelenses.

    Responda
  20. Jean Michel

    Só não há comparação possível para quem acha que uma criança ser assassinada por ter um vizinho terrorista é menos grave (!) do que uma criança ser assassinada por ser judia. A humanidade adoeceu.

    Responda
  21. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Ah! Pacheco. Vá passar pano assim para o governo de Is-rael lá na casa do chapéu.

    Responda
  22. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Só faltava essa: a fala desse boquirroto Pacheco, oficialmente, na presidência do Senado e do Congresso. Se ele acha assim, ele que se retrate perante o governo de Is rael invocando seus cargos legislativos. E por que essa história de que nada se pode comparar ao tal holo causto? Por que o sofrimento dos ju deus tem que ser maior que os de outras populações? Só eles sofrem no mundo? São as eternas vítimas da humanidade? Como descendente dos Filisteus deixo aqui meu protesto.

    Responda
    1. Sergio Aramis

      Não devemos minimizar a carnificina dos alemães contra os judeus, mas os Ju deus precisam parar de usar ho lo caus to como Guinness Book. Não vejo a mesma complacência com mais de 1.8 milhões de africanos mortos somente na travessia do Atlântico, na destruição dos povos indígenas, etc… Até quando Israel utilizará o vitimismo para cometer seus crimes e sempre com permissão dos americanos e europeus.

  23. DANIEL ROUSSO

    Pacheco, homem de visão, está totalmente certo. Bela e digna atitude.

    Responda
    1. Mykel Alexander Santos Gomes

      E qual(ais) argumento (s) mostra(m) a visão certa dele?

  24. Paulo Sarmanho

    Pacheco o Omar Azize já te respondeu. Recolha-se a sua insignificância.

    Responda
  25. LUIZ RODRIGO PIOLA BRANDT

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. LUIZ RODRIGO PIOLA BRANDT

      Pros idiotas que me chamam de preconceituoso pesquisem o sobrenome de meu pai!

    2. Marcelo Martins

      Sou descendente de português e consegui entender de primeira seu comentário preconceituoso.

  26. Pedro Rinaldi

    Estão esperando igualar a mortandade de palestinos pra comparar ao genocídio de judeus pelo nazismo?

    Responda
    1. Pedro Tadeu Oliveira da Silva

      30 mil não bastam. 1 milhão em campo de concentração, expulsos de suas casas, com a alimentação e água restrita não bastam. Pelo visto, é isso que se espera: igualdade na maldade.

  27. Celso Pinto

    Pacheco, pede pra.. e não torra. Tá se achando

    Responda
  28. André pedrosa

    Esse Pacheco é um lambe botas da extrema direita, esse governo de "isabel" é extremista, quer realmente acabar com o povo palestino e tomar suas terras, reclamam do anti...sse....tismo mas aplaudem o sio..nis...mo.

    Responda
  29. Laudgilson Fernandes

    A Folha quer tapar o sol com sangue de inocentes. Impossível.

    Responda
  30. André pedrosa

    Esse Pacheco é um lambe botas da extrema direita, esse governo de "isabel" é extremista e que realmente acabar com o oovo palestino e tomar sua terra.

    Responda
  31. Laudgilson Fernandes

    Aziz , como diz a garotada, lacrou. Pior foi quando citou o Navalny e sua tatuagem da suástica. Sobre a visita de uma nazista, filha de nazista e o silêncio ensurdecedor daquela casa.

    Responda
  32. Rubens gonçalves

    Folha estadao globo. O financimento vem do yong poor.

    Responda
  33. Luiz eduardo Mendes

    Quando a folha dará a voz ao lado árabe e palestino, aliás o que precisa acontecer para a colônia árabe se manifestar??

    Responda
  34. LUIZ LEAL

    Tentei postar um comentário sobre dois acontecimentos de hoje em G aza, mas foi para a moderação. Tomei conhecimento pela imprensa estrangeira, porque a nossa é pelega.

    Responda
    1. LUIZ LEAL

      Militares de Is Hell abrem fogo contra população fa minta que tenta de aproximar de caminhões de ajuda humanitária, que acabou suspensa.

    2. LUIZ LEAL

      Estados Unidos vetam nova resolução exigindo cessar fogo.

  35. Mykel Alexander Santos Gomes

    A narrativa do Holocausto foi construída com tortura de prisioneiros de guerra.

    Responda
    1. Mykel Alexander Santos Gomes

      "Nega cionista do Holo causto. Crime tipificado por lei." Há controvérsias, mas uma lei assim é anti-ciência, pois a principal confissão (que aparece até em seriados), a de Rudolf Höss foi mesmo sob tortura, algo admitido em qualquer pesquisa séria. Como ficamos?

    2. Mykel Alexander Santos Gomes

      A perícia e o exame forense não apoiam tal narrativa. Além disso, aqui vai o parecer de um dos maiores combatentes ao revisionismo, J. C. Pressac sobre os relatos: " A má qualidade, o exagero, a omissão e as mentiras são as marcas registradas da maioria dos relatos desta época. " (Valérie Igounet, Histoire du négationnisme en France, p. 651 e seguinte). Isso é só a ponta do iceberg!

    3. Mykel Alexander Santos Gomes

      Já não conseguem mais argumentar hoje o que se argumentava no calor da guerra e da propaganda de guerra. O tema é pretendido ser histórico mas alavancado com pressão de cegueira religiosa. É falado, mas não examinado.

    4. Mykel Alexander Santos Gomes

      É preciso reiterar que mesmo pesquisadores judeus mais capacitados já não podem afirmar que casos famosos como Rudolf Höss (e esse é tema de seriados que desinformam as pessoas) deve ser considerado como prova.

    5. DANIEL ROUSSO

      Nega cionista do Holo causto. Crime tipificado por lei.

  36. Elias Estevam da Ribeiro

    A retratação do Lula bem que poderia ser o dedo do meio para este Pachequinho idiota.

    Responda
  37. LUIZ LEAL

    Pacheco, como presidente do Senado, deveria se solidarizar com o povo que está sendo massa crado e exigir explicações dos parlamentares que receberam, no Congresso, representantes de uma instituição que defende os interesses de um país estrangeiro e tenta acobertar suas atro cidades. Lembrando que a conib representa os interesses de um país |(agressor, diga-se de passagem) e não de um povo.

    Responda
  38. JOS LUIZ CONEGLIAN

    Ele precisa de um esclarecimento melhor sobre o Holocausto palestino de Gaza do que aquele que o Senador Omar Aziz fez pra o sr. Pacheco?

    Responda
  39. José Roberto Pereira

    Nem a Folha nem a Globo tem um pingo de integridade jornalística para dar destaque a fala de Omar Aziz. Preferem evidenciar os capachos sio nistas, que são muitos em nosso Congresso. Recomendo ao leitor que infelizmente já paga por esse jornal, que procure por outra mídia e assista o vídeo de Aziz na íntegra.

    Responda
    1. Rubens gonçalves

      Assisti no yiu tube. O problema que existe e o sionismo da imprensa. Quanto ao pacheco. Papel higienico.

  40. fauzi salmem

    A comparação foi perfeita no q tange à mortandade de seres humanos. A forma com q cada um operou para matar é que foi diferente. O OL oca usto dos jWdus foi único como motivo. O dos pa l es tinos tem outro motivo. Pelo sentido de defesa da população de civis, que inclue crianças (já tantas milhares mortas, mutiladas e orfanizadas) e pela preocupação em evitar a continuidade da matança, vê-se que a comparação do Lula foi coerente e merece apoio incondicional. Não tem de haver retratação.

    Responda
  41. Antonio Ribeiro Duarte

    Francamente, Pacheco deveria cobrar que Israel para de assassinar crianças, velhos e inocentes, na investida desde 8 de outubro já se foram quase 30 mil Palestinos, eram todos do Hamas, Israel é um estado assassino, que age da mesma forma que as polícias agem nas periferias contra os trabalhadores principalmente os negros onde todos são suspeitos. A criação do Estado de Israel já em si é um crime, mas a continuidade dos assassinos de Palestinos pelos colonos é comparável a que Hitler fez.

    Responda
  42. WELLINGTON SILVA DE MIRANDA

    Um senador sem brilho algum.

    Responda
    1. DANIEL ROUSSO

      Pacheco, pessoa digna de respeito.

  43. Rafael Alves Albuquerque

    quem pacheco na fila do pão? pelo menos a autoestima tá ok

    Responda
  44. Jose Roberto X de Oliveira

    Bravo, Lula! Homem sério, batalhador e um Estadista! Não ligue para parte de brasileiros capachos de outros países ou de fascistas. Sua intenção foi denunciar o genocídio do povo palestino não combatente e não menosprezar o Holocausto!

    Responda
    1. Maria Cláudia Manzoli Turatti Tonon

      Muito bem resumido! Perfeito! Lembrando que o Lula chamou também o Hamas de ter.r.oris.ta e em nenhum momento ofendeu nem ju.deu.s nem ninguém!

  45. Marco A Moreira

    Senado puxando a orelha do presidente, mais um pedido de impeachment protocolado, EUA criticando a comparação do presidente, é bom ele se cuidar.

    Responda
    1. Marcos Medeiros

      Cale a boca, Magda, recolha-se a sua insignificância.

    2. Jose Roberto X de Oliveira

      É a diferença entre um Estadista e um brasileiro com complexo de vira lata. Muitos brasileiros acham que devem baixar a cabeça para Estrangeiro por não se achar qualificado

  46. Josue Oliveira

    Lula vai se desculpar sim. Mas só depois que ls reaI devolver todas as terras fu rta das dos paIestlnos.

    Responda
    1. DANIEL ROUSSO

      Isso na sua concepção, que parece nada saber da história da região.

  47. Elcio Simielli

    Presidente do Senado. Sendo tratado como um qualquer. O STF tão presente nestes temas, está oculto. E o Lira, ah o Lira….

    Responda
    1. Rubens gonçalves

      Pacheco e um mero servical de israhell.

    2. Luiz eduardo Mendes

      O Lira tá calculando o quanto vai cobrar a mais para cada projeto de lei.

  48. Natália Molina Romano

    Três dias falando sobre a declaração do Lula e e nada de mostrar vídeos e imagens do que está acontecendo em Ga-za né, Folha. MOSTRE no que Ga-za se tornou e deixe as pessoas tirarem as próprias conclusões.

    Responda
    1. Marcos Medeiros

      O dindin que estão recebendo não deixa.

  49. jose carlos toledo junior

    Rodrigo capacho, um bonachão patético que vive de insosos clichês, agora quer dar conselhos a diplomacia brasileira. Tenha dó capacho. Recolha-se a sua insignificância e deixe que os diplomatas brasileiros contornem a crise sem permitir que o buzina faça uso político da mesma e sem jamais se retratar. Tenha dó.

    Responda
  50. Josue Oliveira

    Essa palavra, que pertence a eles, era um ritual para conseguir algo com Deus. Hoje nem falar pode.

    Responda