Marcelo Viana > Matemática e economia, valendo R$ 1,3 trilhão por ano Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Marenildes Pacheco da Silva

    Pensando no paragrafo que diz que o Brasil integra o grupo de elite da pesquisa na área, lembrei de um descendente de japonês que dizia quando o assistia: "Não importa o que você sabe, o que importa é o que você faz com o que você sabe"

    Responda
  2. Eduardo Giuliani

    Viajou na maionese entre causa e consequência. O que faz o país crescer é o aumento da demanda agregada. Sem este aumento o matemático fica em casa ou vai pilotar Uber. Contudo a lição mais importante é que os dois principais economistas da Humanidade, Smith e Keynes, eram matemáticos. O que demonstra que Economia é uma ciência exata. Então taxa de crescimento é determinística e não crescemos porque matemáticos não estão envolvidos com nossa economia.

    Responda
    1. Eduardo Giuliani

      Economia é Ciência Exata. Mas as decisões econômicas são tomadas com base em questões políticas. E tem escola que mistura os assuntos e coloca economia nas ciências humanas. China é principal evidência empírica com crescimento consistente por 40 anos. Demanda Agregada envolve consumo interno e externo (exportações), assim como investimentos. Aí que entra o câmbio restringindo importações e aumentando potencial de exportações.

    2. José Cardoso

      Concordo em parte, mas não que economia seja uma ciência exata. Não se vê discordâncias de 180 graus entre físicos e químicos, como há entre economistas. Demanda agregada é condição necessária para que haja crescimento, mas pode não ser o crescimento do país em que se vive. A China por exemplo se beneficia da demanda agregada do resto do mundo por seus produtos industriais.

  3. Custódio Contraponto

    O problema são os super-salários (entre 60 e 250 mil/mês) no Judiciário/MP. . Por causa deles, muitos jovens que seriam brilhantes engenheiros, biólogos, geólogos, empresários, etc, acabam optando pela Faculdade Pré-Concurso (no que se tornou o curso de Direito). Sou ninguém não, mas quem estudar os malefícios indiretos dos super-salários (acreditem, o problema orçamentário é o menor dos problemas) ganhará notoriedade nacional !!!

    Responda
    1. Marenildes Pacheco da Silva

      numa sociedade do espetáculo e da visibilidade é o mesmo que uma atração fatal, um fetiche ou magnetismo.

  4. José Cardoso

    Lembro de uma frase do Pascal: 'entre dois espíritos postos em iguais condições, aquele que sabe geometria é superior, e possui especial vigor'.

    Responda
  5. Arnaldo Simal

    Há pouco tempo, enquanto jogávamos golfe, meu parceiro que havia sido incumbido de mostrar o panorama da pesquisa científica brasileira -Matematica incluída- em um evento da FAPESP pediu minha opinião. Respondi, "diga que a pesquisa brasileira vai bem mas ainda não sabemos o que fazer com ela".

    Responda
  6. Arnaldo Simal

    Há pouco tempo, enquanto jogávamos golfe, meu parceiro que havia sido incumbido de mostrar o panorama da pesquisa científica brasileira -Matematica incluída- em um evento da FAPESP pediu minha opinião. Respondi, "diga que a pesquisa brasileira vai bem mas ainda não sabemos o que fazer com ela".

    Responda
  7. filipe moura lima

    A matemática é fundamental para o progresso econômico e social de um país e é também fator de cidadania.

    Responda
  8. sergio lima oliveira

    Sempre que puder conte, meça, pese. Sem a matemática não se consegue ir muito longe nas atividades de diárias. A importância da matemática no PIB parece até o óbvia mas que nada, taí um evento próprio para medir o peso da exatas na balança do país ou melhor de todo e qualquer país.

    Responda
    1. sergio lima oliveira

      Sempre que puder conte, meça, pese. Sem a matemática não se consegue ir muito longe nas atividades diárias. A importância da matemática no PIB parece até óbvia, mas que nada, taí um evento próprio para verificar o peso das exatas na riqueza do país ou melhor de todo e qualquer país.

  9. Vito Algirdas Sukys

    A funcão da matemática é estar a serviço das ciências exatas e da economia. Hilbert tentou salvar toda a matemática através do método axiomático. Gödel com seus teoremas mostrou os limites. No último ano a economia do Reino Unido e Japão entraram em recessão. Testamos a física teórica com a experiência como tendo o sistema como um todo, testamos na matemática um conjunto de axiomas com a experiência e estudamos a consistência pelo pensamento intuitivo. Como explicar o declínio do PIB do UK?

    Responda
    1. José Tarcísio Aguilar

      Telescópios não explicam o universo, nem os microscópios à vida. São ferramentas que a ciência e a sociedade não podem mais abrir mão. A matemática é bem anterior a tudo isso, pense só no Egito antigo, das lavouras às pirâmides! Que bom ver seu valor intrínseco explicitado em números!

  10. ROBERTO de lima cruz

    Brasil, leia o texto, leia o texto!!! Esse e todos os outros já colocados no UOL. Brasil ensine matemática com dedicação e pedagogia, assim os alunos não vão ter medo dela.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.