-
Anete Araujo Guedes
Lula não errou, ele apenas teve a coragem apontar a limpeza étnica, o massacre, o deslocamento de um povo sem as mínimas condições de sobrevivência. Uma experiência desumana, inominável pela qual passaram os judeus. Tratou-se de um alerta a um genocídio que vem sendo normalizado, assistido ao vivo e à cores. Nenhum chefe de estado condenou as declarações de Lula e, ao que tudo indica, começaram a sair da inércia. Netanyahu se encontra cada vez mais isolado.
-
João Paulo Zizas
Está ficando cada vez mais descortinado o que, na verdade, sempre foi claro: uma das mais significativas metas do atual chefe do Planalto é alinhar o Brasil a déspotas e grupos armados interessados em desafiar as nações mais livres e avançadas do mundo. Assim, é natural Lula não querer pedir desculpas por ter externado suas aberrativas visões sobre a legítima reação do país hebreu à barbárie da qual recentemente foi vítima.
-
Joao Massucci
Ressignificação. quando criamos um novo significado é preciso, também, remover a conotação moral do significado existente. Aliás, trata-se de um engodo: ressignifica-se para se apropriar do valor moral para algo que não guarda as mesmas características.
-
Anete Araujo Guedes
O escarcéu realizado em torno da declaração de Lula, não passa de uma, entre as costumeiras táticas dos extremistas de direita, para tirar o foco das intimações do inelegível e militares de alta patente para depor na PF, devido à criminosa tentativa de golpe de estado, de demolição do estado de direito.
-
Marcos Benassi
Mais um excelente texto, caro xará. Some-se aos seus argumentos a relativa desimportância da adequação ou não do uso de hhhoolocausto à barbárie Iiissraelense: há incivilidade e crimes de guerra, por parte de um país de gente que tá cansada de saber o que isso significa. Não dá pé, né?
-
Marcos Benassi
Muito grato da referência, Gilberto.
-
Gilberto Camargos
Caro Marcos, se assinante da Netflix, assista ao episódio 9 do comentário sobre momentos da Segunda Guerra mundial. Tem tem comparação; tá tudo lá, ou quase, mas dá para ter boa ideia. Desimportante?, adequado? inadequado?, um horror, cara. Fico aqui pensando se depois você continuaria com a mesma visão, embora eu não tenha nenhuma pretensão de mudá-la, longe disso.
-
-
Antonio Catigero Oliveira
Há menos de dois anos passávamos todos os dias vendo manchetes sobre a ignorância truculenta de um presidente de extrema-direita, que por sinal se deu muito bem com o açougueiro Netanyahu. As entrevistas do capitão de milícia faziam a maioria do Povo Brasileiro sentir vergonha de ter uma figura repugnante como presidente. É por isso que temos certeza de que a maioria do Povo Israelense não apoia este morticínio de civis palestinos.
-
CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA
Comentários com fundamentação histórica são triados, censura do poder econômico!
-
Marcos Benassi
Sençura da burrrice Folhomática, caro Celso, voluntária e incontrolável: Iiissrael, Pppaalestina, hhhoolocausto, qualquer coisa que remeta ao conflito - assim como palavras dicionarizadas e CUltas, como ââânnus - têm de levar a mensagem que as carrega pro paw-de-arara da phôia. O pobrema não e5a fundamentação histórica, é a burrrice gerencial mêmo.
-
-
CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA
Ocupação, invasão e colonização, são termos que explicam a origem da violência contra os palestinos. Israel nunca respeitou ou pretendeu respeitar o território destinado a população autocne, por isso já recebeu condenação da ONU, usa a força contra mulheres, velhos e crianças, isso é no mínimo crime de guerra !
-
Luis Alberto Braga Rodrigues
Absolutamente correta a análise. Parabéns.
-
Fauzi Palis Junior
Não se pode usar a palavra sionismo???
-
Marcos Benassi
Caro que pode, prezado, deformando-a: sssiionista, sssiionismo, sssiioBaralho a quatro. Há que se contornar a burrrice sençurofrênica, basta isso.
-
-
Fauzi Palis Junior
Está difícil falar aqui. Se a opinião é favorável aos atacantes pode tudo e todos. Se não é barrado. Tá difícil
-
antonio brito
Insista a esperança de que pode evoluir. Os jornais que se fecharam na própria opinião estão sem leitores
-
-
Rodolfo Smaran
Um povo que já passou por tantas provações tratar dessa forma uma minoria?
-
Fauzi Palis Junior
Ok. Deixa alguém decidir fazer uma guerra contra vc. A qualquer custo. Daí pode dar sua opinião
-
José Cardoso
Não vejo nada de criminoso na política do Netanyahu. Pode-se criticar a opção pela guerra é verdade. Ele poderia ter renunciado pela falha da segurança na fronteira, e um sucessor a corrigiria. Restaria o problema do reféns. Mas uma vez que decidiu-se pela guerra, isso significa mortos e aleijados aos milhares. Se o objetivo é quebrar as pernas do grupo palestino, não há outro caminho.
-
ALEXANDER STRUM
Lula podia aproveitar o seu prestígio junto ao Hamas e interceder pela libertação dos reféns. Se obtiver sucesso, além de obter um cessar fogo imediato ele se tornaria favorito ao prêmio Nobel da paz e ainda aumentaria as chances do Brasil conseguir uma cadeira no Conselho de Segurança da ONU. Pensem nisso
-
Fauzi Palis Junior
Já tentou e foi interceptado Não há interesse de Israel nem do EUA A guerra é mais interessante para os dois Os palestinos que se virem
-
-
Alberto Henrique
Lula acertou, alguém precisava dar uma cutucada nesses k nalhas que governam is;rael.
-
ALEXANDER STRUM
Se a política de Netanyahu é criminosa qual seria a política correta? operações cirúrgicas que estenderiam o conflito por muito mais tempo e provocaria maior número de baixas de soldados israelenses? render-se ao Hamas esperando o próximo 7 de outubro? entregar Israel para o Hamas? rezar? Todos criticam mas ninguém tem uma solução alternativa concreta e viável? Se tem, não divulgam. Porque será?? Lembrando que foi o Hamas que começou esta guerra e mantem dezenas de civis como reféns.
-
Bruno Dias
Discurso pró-genocídio pode, censores da Folha?
-
Fauzi Palis Junior
Existem e muitas. Primeiro vale lembrar que Israel financiou o surgimento do Hamas para se opor ao Fatah. Segundo Israel sabia do ataque e esperou acontecer para justificar o extermínio. Terceiro tem força e inteligência para destruir apenas os guerrilheiros Quarto poderia ter perdido ajuda internacional para isso Quinto
-
-
Marco A Moreira
O presidente na sua ânsia por reescrever a história - até a sua, ajudado pelo amigos do STF- fez uma ofensa grave a todos o Judeus devido a ignóbil comparação. Demonstrando ao mundo toda sua hipocrisia ao eliminar as chances de ser um intermediador nas negociações para a unificação da Palestina, paradoxalmente, ajudando o déspota Israelense.
-
Pedro Eduardo Fortes
Perfeito o comentário, a análise, nada mais a incluir, parabéns.
-
lilian santos
Lula não errou, e tanto que somente a mídia bolorenta , atrasada e ignorante, juntamente com políticos ignobeis da direita xucra e extrema direita tosca e violenta que estão dando xilique.
-
CHEDES PACHECO DA SILVA
Lula mostrou os seus fun dilhos, mas deixou Neta nyhu nu. A trincheira do holocausto, onde a política hebraic8 se escondia para legítimar suas atrocidades, vieram à tona. Lula atingiu tão forte a retórica dissimulada daquele governo, que o desespero em desmontar o estrago de Lula, veio rápido. Humilharam o povo brasileiro através do nosso embaixador. A fala de Lula sacudiu os sonolentos jornalismo e políticos do mundo, mostrar a sua capacidade de analisar Gaza.
-
João Batista Tibiriçá
Lula não citou a palavra que os arrepia.
-
João Batista Tibiriçá
Lula não citou a palavra que os arrepiam. Isto tudo é oportunismo. O que estão fazendo com Gaza é repudiável. Um milhão de refugiados/desabrigados em cinco meses de destruição. É muito fácil guerrear na terra dos outros! Destrói tudo e larga para lá.
-
Regina Fonseca
Concordo, o presidente não deveria ter dito o que disse, mas entendo o que o levou a falar. Um presidente que invade hospitais na busca por te r ro ristas age igual ao seu i ni mi go. Um presidente deve ser superior e não agir igual.
-
Matheus Battistoni
Bom artigo, concordo com muita coisa, menos da suposta desaprovação popular do Netanyahu. Ele é o legítimo representante do povo judeu no mundo, tem sido reeleito há décadas e o seu projeto imperialista é apoiado pela maioria da comunidade judaica. É só ver a posição da Conib.
-
Ronaldo Oliveira
Conib, a tah, sei.
-
-
Ricardo Andrade
Quando todos os jornais e jornalistas erram juntos, evidenciam que não existe livre pensamento na vida impressa, apenas uma submissão medrosa. Como é triste e pobre o jornalismo brasileiro. Se Netanyahu é criminoso, obviamente o erro é de quem o apoia e dos que temem denunciá-lo. O malabarismo retórico é pura covardia.
-
Ricardo Andrade
Correção: na imprensa, não na vida impressa.
-
-
Nevair Lessa
Quando vc começa a ler um artigo desse jornalista, se você souber pouco do assunto, ao final saberá menos ainda. Esse jornal_x_ já teve gente boa escrevendo nele. Atualmente não sobra quase ninguém que realmente prenda a atenção do leitor. Uma lástima
-
Josue Oliveira
Outra que não pode falar é gh et to de var só via. Eles pra ti can isso em gh za, proibindo os paIestlnos de sair pelo mar. Como o povo pode fazer comércio? Como surgirão empregos? Seria com o Uruguai proibir os gaúchos de se aproximar de sua orla.
-
Josue Oliveira
Tem mesmo que começar a acabar com essa estória de não poder falar essa palavra. Falou, omundo desaba. Eles são os donos dessa palavra? Eu não cito para não pagar royalties.
-
Marcos Medeiros
O presidente Lula está certo, I está fazendo com os P, o que fizeram com eles. Diante de uma mídia e governos que se fazem de cegos para não vê o que está acontecendo e passam pano para o aniquilamento do povo P. Lula, como humanista, não deve mesmo ficar calado. Parabéns ao presidente, diante dos que se calam para as at roc idad es.
-
Hernandez Piras
Sim, a política de Netanyahu é criminosa desde o seu primeiro dia de governo, ainda nos anos noventa, quando ele aliou-se taticamente ao Hamas e à Jihad Islâmica para destruir os Acordos de Oslo e desmoralizar a Autoridade Palestina. E, mesmo assim, os crimes que ocorrem hoje em Gaza nada tem a ver com o Holocausto. Netanyahu sempre agiu de forma repulsiva e Lula agiu como um medíocre lider estudantil.
-
Ronaldo Oliveira
Antes da fala de Lula, um grande órgão de imprensa brasileiro, sem viés a esquerda ou a direita, comparou Gaza ao gh eto de Varsóvia. Lula agiu como um líder estudantil, você já precisa estudar.
-
-
Leonardo Trindade
A última frase deste texto e nada a mais.
-
Mykel Alexander Santos Gomes
Continuando Se não tem diplomacia, tem hamas então. E com o registro de que atrocidades do hamas foram fake news até pela folha difundidas (bebês degolados). Também israelenses civis caíram por fogo Amigo
-
Mykel Alexander Santos Gomes
Qualquer entrada no tema refuta Israel. Ex. Hamas não é o começo do problema. Havia a via diplomática através de Arafat e Rabin, mas extremistas Sionistas (terroristas? ) mataram os dois, e apoiaram o Hamas na época. Agora o Hamas atrapalha eles, mas foi além e atingiu toda imagem artificial de Israel.
-
Bruno Sebastião Neto
Como á verdade dói ,o Lula só falou a verdade !
-
Bruno Sebastião Neto
Como á verdade dói ,o Lula só falou a verdade !
-
Joao Cellos
Is rael utiliza o holo causto pra praticar crimes e não ser nem sequer criticado. Fato irrefutável.
-
Luiz Carlos Silva da Cunha
Lula errou ao falar a verdade? Você é jornalista mesmo?
-
Leonardo Trindade
Na posição de mediador do conflito, errou. Você não negocia a liberação de reféns xingando o sequestrador.
-
-
José Davi
Lula falou a verdade e a nossa imprensa não lida bem com a verdade que não seja do mercado financeiro.
-
Cintia Klein
A verdade sob a ótica do Ha más. Mesmo nível de racismo e discurso de ódio. Acusação que de nova, não tem nada, só espanta pela perspectiva que usou. Recebeu aplausos do.. Ha más.
-
Cintia Klein
Verdade? De autentica, a fala do Presidente não teve nada, é um cliché. Porém infelizmente carrega o mesmo teor e ódio racial das falas do Ha más.
-
-
Marcelo Luiz de Lima
Por que é guerra Israel-Hamas e não Israel-Palestina?
-
JORGE CESAR BRUNO
Impecável o texto do colunista! Parabéns!! O presidente Lula errou e deveria se retratar, quando achar mais adequado, não agora sob ataques da diplomacia de Israel!! Deveria ter sido enfático nas críticas ao governo israelense, e não ao povo judeu, mesmo não sendo essa a sua intenção!! Que reflita mais, sobre os improvisos!
-
marilza abrahão
Em que parte da fala do governante brasileiro aparece as duas palavras que causam arrepios em qualquer ser humano? Fatos que se classificam sob elas existem à séculos, Hiroshima e Nagasaki são um deles, e ele não citou a população hebraica mas nomeou o inominável austríaco e suas vítimas. Onde está o erro? Na parte tomada pelo todo, característica do pensamento da imprensa na análise do fato em questão. Interesses pautam esse debate e não o mundo real.
-
Gilmar Maghenzani
Procure ler o que o Lula disse
-
-
Valter Luiz Peluque
A Folha impede que nós expressemos adequadamente. Lula está certo e a imprensa brasileira é uma aber ração
-
Paulo Sales
Impresa brasileira quer que o mundo acabe em barranco pra morrer encontada. Fraca e preguiçosa.
-
-
Paulo Sales
Lula pode ter falado mais que precisava. Mas o que lula falou? Ele disse " quando ri (resolveu) acabar com os ju. Resolveu. Lula não disse ho, falou sobre intenção,; objetivo. Ai eu pergunto a todos . Bibi, quer ou não quer acabar com os palestinos em gaza, e ficar livre da faixa?
-
Adriano Ferreira
O lado bom desse imbróglio do Lula com Israel é que fez a grande mídia esquecer o Bolsonaro. O Lula é a Taylor Swift da vez.
-
Paulo Sales
Hahaha
-
-
José Ricardo Braga
Retipificar o Genoccídio.
-
José Ricardo Braga
Retipificar o Genoccídio.
-
José Ricardo Braga
Quem o formulou o tipo genoccidio poderia ter se declarado 'impedido', visto se sentir parte das vítimas e essas, obviamente, têm visão única de um crime, não necessariamente a mais justa. Retaliações são evocadas instintivamente e retaliações não trazem Justiça.
-
José Ricardo Braga
A tipificação, talvez não por isto, ficou específica demais, se calcando em intenções e provar intenções é coisa difícil, até comprometedora (fala muito da gente):
-
José Ricardo Braga
'Se fosse eu, teria feito assim!' É claro que quem comete crimes (depois de tipificados) evita 'dar bandeira' dessas coisas...
-
José Ricardo Braga
Longe de ser contra quem fez o trabalho competente e mais por ver uma ressignificação da palavra, que o MAG destaca aqui, acho que há o conflito devido ao 'tipo' não corresponder à idéia que a população tem daquilo que Hittler fez.
-
José Ricardo Braga
Acho então que a legislação deveria passar por reforma. Eram crimes desconhecidos, como disse Churchil, é normal ter havido imprecisão nas condições em que foi tipificado.
-
-
João Vergílio Gallerani Cuter
Tenho a impressão de que o título da matéria (excelente!) distorce profundamente o conteúdo.
-
Roberto Jorge Chaves Araujo
Ué, onde foi que "Lula errou"?! Não foi dito. Ninguém se lembra da expressão "o Papa de Hittler" para o sumopontíficie que se calou sobre o Holocausto? Lula ACERTOU e muito! Calar sobre a barbárie é, inclusive deixá-la prosperar.
-
Roberto Jorge Chaves Araujo
Ué, onde foi que "Lula errou"?! Não foi dito. Ninguém se lembra da expressão "o Papa de Hittler" para o sumopontíficie que se calou sobre o Holocausto? Lula ACERTOU e muito! Calar sobre a barbárie é, inclusive deixá-la prosperar.
-
Bruno Dias
"Lula errou" é artigo de fé, tem que partir desse pressuposto, não precisa ser argumentado senão a Folha não publica. Tem que rezar um pai-nosso aí depois o capital deixa o pseudointelectual aqui escrevinhar a opiniãozinha dele
-
-
Humberto Giovine
Finalmente, um articulista aborda a recente crise entre Israel e o Hamas, e a fala de Lula, de maneira equilibrada e imparcial. O ponto principal não esta na declaração de nosso presidente, mas na ação be li ge ran te, cri mi no sa, e totalmente descabida de netanyahu. PS: Àqueles que defendem o direito de Israel de se defender, pontuo: defesa é uma coisa, as sas si na tos em massa de civis desarmados é outra bem diferente.
-
VITOR LUIS AIDAR SANTOS
"Lula errou e política de Netanyahu é criminosa" - simples, direto e correto.
-
JORGE CESAR BRUNO
Concordo plenamente! Foi cirúrgico o colunista!!
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.