Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ezequias De Lima

    Invasão e ocupação de território há 56 anos, pode? Pode isso, Arnaldo?

    Responda
  2. Ezequias De Lima

    O "Katztrófico" ministro de Relações Exteriores de Israhell conhece bem a frase: Acuse seus adversários do que você faz, chame-os do que você é. O interessante é que sempre tentam se passar por vítimas. Estão promovendo uma chacina em Gaza, e querem se passar por santos. Hehehehe... Será que Freud conseguiria explicar? Choremos, irmãos!

    Responda
  3. Tersio Gorrasi

    Sr chanceler, qual seria a sua sugestão de como um país deveria agir quando é brutalmente atacado por terroristas que fazem toda sorte de barbaridades com pessoas inocentes, as levam como prisioneiras em Gaza, e de lá lançam incessantemente foguetes contra esse país.Cruzar os braços e continuar a viver normalmente como se nada estivesse acontecendo?

    Responda
    1. Patrícia Viana

      Procure por Carta de Balfour, Acordos de Oslo, ocupação ilegal dos territórios palestinos, assassinato do Primeiro Ministro israelense Rabin, acredito que terá uma resposta sugestiva própria.

  4. Andréa Haddad Gaspar

    É uma falha da Folha (mais uma) censurar não publicando comentários de seus assinantes. Devo ter virado persona non grata para esse jornal hahahaha. Folha, publique meu comentário.

    Responda
    1. MERCEDES NAZAR CANDIDO

      Eu também sou sempre censurado quando é sobre este assunto. (Abner Nazaré Cândido)

  5. Sadi Medeiros Junior

    Muito bem, Presidente Lula e Ministro Mauro Vieira. Sigam seu caminho e deixem a fas cis tada falar.

    Responda
  6. Luiz Gomide

    Comentário que fala sobre o massacre de inocentes é sempre colocado na geladeira. E este jornal, que se diz na defesa da liberdade de imprensa, não está dando uma linha sobre o julgamento de Julian Assange no Reino Unido.

    Responda
  7. Luiz Gomide

    Não sou Lulista, mas aprovo 100% a posição do Brasil. Israel, não é o "James Bond" das nações, ou seja, agente com direito a matar para defender interesses.

    Responda
    1. Marenildes Pacheco da Silva

      Não sou lulista, bolsonarista ou petista, mas aprovo também, com moderação claro, acho que deve-se pensar um pouco antes de falar, principalmente um chefe de estado, pois todo risco vira um francisco, aí os oportunistas deitam e rolam para manipular os mais tolos.

  8. Manoel Marcilio Sanches

    A diplomacia brasileira perde qualidade a cada dia. Não adianta justificar o desastre da fala de Lula com argumentos paralelos. Vejam a situação do Embaixador de Israel: desafia o governo com declarações, já se reuniu com Bolsonaro sem que esse seja mais nada e ameaça participar da evento na Paulista. Nada pode ser feito contra ele, pois só iria piorar a crise. Ou seja, a nossa diplomacia se coloca numa posição sem saída.

    Responda
    1. Dagmar Zibas

      Desastre humanitário e vingativo ou crueldade selvagem da punição coletiva é o que está acontecendo na Faixa. Desastre diplomático é a conivência das diplomacia dos países de primeiro mundo com a limpeza étn em curso. Excelente resposta de nosso chanceler. O mundo engoliu calado a altivez do posicionamento de nossa diplomacia.

  9. JAYME KOPELMAN

    Caro chanceler Mauro, um anão diplomático enxerga cortina de fumaça até em cortina do Itamaraty. JK

    Responda
    1. Dagmar Zibas

      Seu viés é compreensível. Muita pena porque está do lado errado da História, ao lado de algozes de mais de 10 mil crianças, além das enterradas nos escombros de seus lares. Ao lado da desumana punição coletiva e da limpeza etn. A história dirá quem é o anão que está envergonhando a humanidade.

  10. José Augusto Bernabé

    Por essa análise medíocre o Chanceler serve muito bem para ser o Embaixador do Samba na Sapucaí, é mais um petista a se somar ao presidente medíocre e assinar o veredicto de sermos sim, insignificantes perante o mundo. Isso é uma Vergonha.

    Responda
    1. Jose Roberto X de Oliveira

      Fico me perguntado se existe algo humano em brasileiro que diz esse tipo de coisa.

    2. José Carlos Monteiro da Silva

      E sobre o massacre de civis -- velhos, mulheres, crianças -- em Gaza, ô barnabé, você não tem nada a dizer?

    3. Dagmar Zibas

      A história dirá quem está envergonhando a humanidade com o sacrifício de mais de 10 mil crianças, além daquelas enterradas nos escombros de seus lares. Shame on them e sobre todos que apoiam os algozes de inocentes.

  11. armando moura

    Lula deveria afirmar que iria se retratar e pedir desculpas de joelho, no centro de Jeru salem, proximo ao muro das lamen tações, se os sio nis tas tirarem as tropas de ga za, deixar entrar de imediato a ajuda humanitária e parar o ge nocí dio já. Não vão parar, o governo precisa mostrar que pode mas sacra r aos eleitores internos. Ho lo causto nunca deveria ter acontecido mas a humanidade tem que olhar os erros para não repeti los sejam la em que escala forem. Lula pos o dedo na ferida.

    Responda
  12. MARIA DOLORES DE NUNES

    Não sei até onde vai a minha ignorância, mas sempre entendi o holocausto enquanto processo com o objetivo explicito e exclusivo de extermínio de um povo (judeus). No caso de Gaza, denunciado por Lula, a finalidade é outra: a extinção do estado Palestino.. com isso, não há holocausto, mas matança desenfreada com a finalidade da ocupação e dominação de uma área territorial. Utilizar da matança de povos com a finalidade de dominar territórios, infelizmente, sempre existiram

    Responda
    1. Dagmar Zibas

      Ainda bem que exprime modéstia no inicio, mas mesmo assim se expõe. A definição exata de genocídio é: plano e ações concretas para eliminação completa de um grupo nacional, religioso ou étnico por qualquer que seja o motivo. Exatamente o que está acontecendo , como descreve o chanceler.

  13. Pierre Laville

    As palavras provocativas do Presidente deslocam o Brasil de seu potencial papel como negociador. Do ponto de vista diplomático, foi irresponsável.

    Responda
    1. Patrícia Viana

      Se houvesse de fato uma negociação concordaria com você. Não há! Os Acordos de Oslo foram enterrados, Rabin foi assassinado, Netanyahu é claro ao dizer que não haverá solução política para o povo palestino na criação de um Estado e que os colonos que ocupam ilegamente os territórios não regressarão.

    2. Dagmar Zibas

      Do ponto de vista ético foi perfeito.

    3. Marco A Moreira

      Irresponsável e hipócrita. Pois se não apresenta nenhuma distúrbio neurológico sabia a repercussão de sua fala.

  14. Milton Cohen

    'Nação amiga' de quem, cara pálida? dos terroristas do Hamas?

    Responda
    1. Milton Cohen

      Dagmar, como os refens não tem nada a ver, minha senhora? Cada uma...

    2. Dagmar Zibas

      Não se vexa de expor sua grotesquerie em público? As milhares de crianças e mulheres sacrificadas nada têm a ver com os reféns. Bibi sabe disso e sabe que os fanáticos do outro lado tb não desistirao. O plano desde sempre foi de limpeza étnica. Os reféns são apenas desculpa para eliminação total do povo.

    3. José Carlos Monteiro da Silva

      E a sua "humanidade", Carvalho, se estende aos civis massacrados em Gaza?

    4. Milton Cohen

      Dagmar, seus amiguinhos terroristas já soltaram os refens ou sua 'humanidade' se restringe apenas a não-judeus?

    5. Dagmar Zibas

      Do povo sacrificado da Palestina. Dos pais desesperados procurando ajuda inexistente para seus filhos feridos ou mortos vivos gemendo sobre os escombros de seus lares.

  15. Dario Lima

    Em nome de Deus vamos continuar matando, por isso as igrejas sempre andaram de braços dados com os militares.

    Responda
  16. Alexander Wapf

    Na fronteira entre o Egito e Gaza existe um muro com cercas e arame farpado, para garantir que nenhum refugiado palestino possa fugir para o Egito. Países árabes não recebem refugiados palestinos... male male o Brasil recebe.

    Responda
  17. neli faria

    O ministro tem que apoiar o chefe, senão é exonerado. Causa-me perplexidade as frases dos fanáticos vermelhos serem iguais aos do amarelo: foi para isso que votei para ele; o Boiadeiro está certo. Bovideo segue sempre o que o Boiadeiro fala.

    Responda
    1. neli faria

      Dario se for a mim, se enganou. Votei para lula. Por acaso conheço parte de Is ra el, mas, não por motivo religioso. Para isso vou ao Vaticano e à Aparecida. Conheço a Síria, Jordânia, Cisjordânia... Votei para lula, mas ao contrário dos senhores, não deletei senso crítico e a Inteligência. Político é para ser cobrado e não idolatrado. Sra. Dagmar o ministro tem que endossar o que o lula falou, caso contrário, sairia sua exoneração. Pois não!

    2. Dagmar Zibas

      Por que não tenta refutar os fatos descritos pelo chanceler? Há alguma justificativa para o moticicinio de milhares de inocentes, em gde maioria de mulheres e crianças? Os seres humanos(?) que estão promovendo esse horror, essa punição coletiva e limpeza étnica não tem qq moral para repreender ninguém. As atrocidades são deles, não de Lula. É cortina de fumaça, sim.

    3. Clair Calandreli

      Dario! Vc já está nesse estágio de loucura?

    4. Dario Lima

      Calma irmão crente, o Mito vai voltar com Malafaia e Jesus

  18. Roger Hoefel

    Massacre de crianças é inadimissível

    Responda
  19. Pery Pedro

    Já eu acho que a fala é cortina de fumaça para o maior déficit dos últimos vinte anos. Mas a esquerda é isso. Como é nosso dinheiro sendo gasto, gostaria de saber onde e como.

    Responda
    1. ademir sampaio de campos

      Bozolóide detectado

    2. Pery Pedro

      Os precatórios não foram inventados por ele nem pelo Lule, portanto estou falando do déficit já excluídos os precatórios. Ainda é o segundo maior da história, atrás apenas do déficit durante a pandemia, que foi o maior da história em quase todos os países do mundo. .

    3. Dagmar Zibas

      Hilário. Sabe pq do déficit? Pq o mito deixou armadilhas fiscais imensas, como a desoneração dos combustíveis às custas dos cofres dos Estados, calote nos precatórios, etc. Zerou o cofre com "bondades" para ganhar eleições, como "bolsa caminhoneiro" etc. Essas armadilhas foram desfeitas e o mercado está tranquilo. O deficit era esperado. As agências de risco têm aumentado a nota de confiança no país. Aceite para sofrer menos e para não passar vexame aqui.

  20. valdir de macedo

    Na vdd é tabu falar em holocausto. Fato gravíssimo que mancha a humanidade. Mas o mundo já viu muita atrocidade calado. A escrivadão pra citar um exemplo. Essa guerra atual tem q ser repensada

    Responda
  21. William Forte

    Parabéns, Presidente Lula! Sua coragem em falar a verdade e colocar a segurança e o bem-estar humano acima de outras questões é inspiradora. Acredito que sua postura firme e humanitária o coloca como um forte candidato ao Prêmio Nobel da Paz. Sua liderança visionária e compromisso com a justiça social, tanto no Brasil como no cenário internacional, o tornam um símbolo de esperança para um mundo mais pacífico e justo. #LulaNobelDaPaz

    Responda
    1. Marco A Moreira

      Senhor William seu mentor foi hipócrita, se ele quisesse realmente ajudar o povo Palestino não atacaria covardemente o povo Judeu com essa comparação. Agiu como falso humanista, sabendo que devido a comparação não participará de nenhuma negociação após o fim da Guerra.

    2. Roberto Freire

      O cara meteu fogo no parquinho e você pede o nobel da paz...

    3. Pery Pedro

      E fez isso enquanto caminhava sobre as águas! Lule é realmente nosso salvador! E isso é a elite intelectual do país, que pode ler e assinar a folha. Estamos sozinhos.

  22. JOSE GUILHERME SOARES SILVA

    Netaniahu pode esperar, a sua hora vai chegar!

    Responda
  23. JOSE GUILHERME SOARES SILVA

    O Presidente hora alguma cometeu desdém ou menosprezo com a hecatombe máxima do holoccaust! Netaniahu e seus asseclas (muitos brasileiros) usam tal fala pra manter a limpeza étnica em curso, nos territórios palestinos.

    Responda
    1. Roberto Freire

      Mencionar Hitler ao falar sobre o Estado Israelense é, no mínimo, uma enorme falta de educação.

  24. Gerlane Souza

    Um chefe de Estado que se diz amigo de Israel que, não sabe história mundial que,não soube se expressar, faz uma declaração grave e vergonhosa . Pedir desculpas ao povo de Israel pela comparação é o correto: “Não é aceitável que uma autoridade governamental aja dessa forma".

    Responda
    1. ademir sampaio de campos

      Pedir desculpas??? Quem assassina 30mil mulheres e crianças tem que ser fuzilado isso sim!!!

  25. Alexander Wapf

    O Lula só esta indignado em ser taxado de "persona non grata", é sobre isso, logo ele que quer que todos o amem. Seu ego está ferido... mas não precisa se inquietar, pois como gosta de se comparar a Jesus (e se acha inclusive melhor que ele), fique sabendo que nem este agradou a todos...

    Responda
  26. FLAVIO CALICHMAN

    "Não é aceitável que uma autoridade governamental aja dessa forma" se aplica às declarações abjetas de Lula, que os chiliques e faniquitos do preposto de Celso Amorim no Itamarati, isso si, tentam encobrir como cortina de fumaça. Qualquer erro ou descortesia da diplomacia israelense empalidece diante da enormidade do que Lula disse. Mauro Vieira está preocupado com formalismos secundários e não enxerga o principal, por cegueira ideológica ou subserviência funcional.

    Responda
  27. ademir sampaio de campos

    Bibi que exterminar os pales#tinos e roubar suas terras. Não passa de um grileiro de quinta categoria. Parabéns presidente Lula , vc está certo. Nada de pedir desculpas pra esse ver#me.

    Responda
  28. ademir sampaio de campos

    Lula esfregou a verdade na cara do açougueiro de gaza. É pouco pra quem já assassinou 30mil mulheres e crianças. O inferno é pouco para um criminoso desse tipo.

    Responda
  29. Roberto Rangel

    Que trabalhão que a diplomacia brasileira vai ter para amenizar a estupidez internacional do nosso presidente.

    Responda
  30. anderson santos

    Parabéns presidente é o primeiro chefe de estado a ser elogiado por um grupo terrorista, isso sim é moral de verdade ao contrário.

    Responda
  31. Walter Quirino

    Parece até que o mundo vai parar com o que Lula falou.

    Responda
    1. ademir sampaio de campos

      Já está parando, em I heell o povo já está nas ruas. O homem sabe o que faz!!!

  32. Elisabeth Beraldo Faria

    Vamos ver se o mundo agora abre os olhos é gen0c.sim. Bibi não é a alma do povo judeu.

    Responda
    1. Roberto Freire

      Nem Lula a do povo brasileiro...

  33. SAMYR AUAD

    Ge no ci das! Desde quando o argumento de carni ceiros geno cidas tem algum respaldo. Parabéns, presidente por dizer o óbito ululante.

    Responda
  34. Sávio Carvalho

    É por isso que fiz o L, o Presidente Lula está certo

    Responda
  35. adel eddine

    O tom chulo e belicoso do chanceler israelita tem por objetivo impedir qualquer pedido de desculpas. Em paradoxo elevou a figura do presidente brasileiro. Mas por tabela incentiva as manifestações de domingo na Paulista, abrindo possibilidades de conflitos e óbitos

    Responda
  36. Arnaldo Facciotti

    Isso é ser embaixador ? O roblema é outro, diz respeito à comparações equivocadas, para não dizer outra coisa, sobre holocausto não de 2 países, não de resoluções da ONU e não com relação a utilização de bala de canhão para matar formiga.

    Responda
  37. adenor Dias

    Há comentaristas dizendo que Lu-La perdeu a chance de ganhar o Nobel da Paz, após a comparação que fez entre o Holocausto e o morticínio na palestina! Eu sugiro que dê o premio ao presidente de Israel...

    Responda
    1. Cintia Klein

      Ou um, ou outro.

    2. Cintia Klein

      Acredito que não exista essa dicotômia.

  38. Ricardo Andrade

    Oitenta porcento dos ju deus de is rael são contra Netanyahu, segundo pesquisa demostrada por Mauro Paulino, ex-data folha, atualmente na Globo News. Cinquenta e sei porcento responsabilizam Netanyahu pelo ataque do Ha mas. A Folha não mostra isso, mas o vídeo está bombando.

    Responda
  39. Leonardo Gama

    Cada passo até agora, inclusive aquela fala do Lula (obviamente ensaiada), parece ter sido longamente planejada pela diplomacia brasileira. Curioso para onde isso vai chegar!

    Responda
  40. adenor Dias

    O Lula tem que aprender a ser hipócrita como o presidente americano! Os assa ssi nos me -lin-dro-sos pode ma-tar e ainda se aplaudido. A atitude de Israel, põe em duvida sim, o Ho-lo----causto!

    Responda
  41. armando moura

    Lula deveria afirmar que iria se retratar e pedir desculpas de joelho, no centro de Jeru salem, proximo ao muro das lamen tações, se os sio nis tas tirarem as tropas de ga za, deixar entrar de imediato a ajuda humanitária e parar o ge nocí dio já. Não vão parar, o governo precisa mostrar que pode mas sacra r aos eleitores internos. Ho lo causto nunca deveria ter acontecido mas a humanidade tem que olhar os erros para não repeti los sejam la em que escala forem. Lula pos o dedo na ferida.

    Responda
    1. adenor Dias

      Uma boa sugestão! Israel parar de matar os palestino que nada tem haver com o Hamas, e Lula vai a Jerusalém e pede desculpa aos judeus ofendidos! Assim se torna uma coisa diplomática. Afinal ninguém está comemorando a morte de 6 milhões de judeus no holocausto, e sim lamentando a morte de 30 mil palestino que muito provável não são terrorista...

  42. Josue Oliveira

    Ora, desde WWIIque eles mat tam os paIestlnos para barrer as terras e houbá-las. Reiteradamente, como política de estado. E isso tem um nome, é je no cid io feito por si on is tas.

    Responda
  43. Guilherme tacidelli

    Um anao doplomatico…

    Responda
  44. JOS LEANDRO

    lula se ferrou. ele tem muitos inimigos dentro do congresso nacional, que vão depena-lo sem e nem piedade! os pés eram em parte ferro e parte barro: essa parte da revelação que Daniel revelara ao rei se refere aos dedos dos pés que eram em parte de ferro e em parte de barro, assim por uma parte o reino será forte, e por outra será frágil; quanto ao ferro misturado com barro de lodo, misturar-se-ão com semente humana, mas não se ligarão um ao outro, assim como o ferro não se mistura com o barro

    Responda
    1. Leandro Piva

      Tirando os deputados da extrema-direita BBB, sedentos por uma oportunidade de revanche, quais apoiarão um impeachment contra o presidente cujo "erro" foi se manifestar contra o extermínio de civis inocentes?

    2. Clair Calandreli

      Patolagem!

    3. JOS LEANDRO

      lula acreditou ser uma rocha firme, mas é um ídolo que tem os pés de barro e ele foi atingido por uma pedra que atingiu sua base de barro! Deu pra ti, lula!

  45. Luiz Carlos Fonseca

    Chanceler de Israel e Netanyahu façam uso do instrumento recomendado pelo jornalista Ricardo Boechat para o Malafaia.

    Responda
  46. Mario Habka

    Mauro Vieira está certo !!! É uma cortina de fumaça da matança de palestinos inocentes!!!

    Responda
  47. Mateus Azevedo

    O massacre da população civil da Faixa de Gaza só confirma o que autoridades britânicas encarregadas dos contatos com os chefes sionistas nas décadas de 1930 e 1940 relataram a Londres: são gângsters. De fato, que espécie de trogloditas compõem o governo Netanyahu?

    Responda
  48. Ricardo Andrade

    Lula sempre será lembrado com um dos principais líderes políticos do mundo. Netanyahu e seus comparsas serão lembrados como criminosos de guerra.

    Responda
    1. Paulo César de Oliveira

      Lula é um ignorante que fala demais.

  49. Edson Capistrano

    O que maltrata a mente do leitor é colocar os argumentos além dos fatos . A imprensa, os extr4mi5tas , os políticos da terra plana , querem fazer crer que Netanyahu está certo e o Lula falou bobagem, afinal o que é 30 mil frente a 06 milhões ??? É só uma questão de matemática. Falta muito pra emparelhar os números...então mete bomba !!!

    Responda
  50. Telma Saraiva

    Um deputado do PL está dizendo qie vai denunciar o presidente do Brasil por antissemitismo na corte de Haia. Ele podia ficar ficar sem essa. Era só ter reconhecido o erro imediatamente após a fala.

    Responda
    1. Maria Cláudia Manzoli Turatti Tonon

      Qual erro? Lula não ofendeu nenhum judeu! E está coberto de razão! Muito orgulhosa do meu predisente que é homem corajoso e diz o que tem que ser dita!