Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Maria da Graça Pimentel

    Argumentos irrefutáveis de que nada justifica a morte de crianças seja de que lado for... o líder israelense que usa a guerra pra se manter no poder, e rechaça quem pensa diferente, não tem nada a perder do famoso líder nazista

    Responda
  2. Maria da Graça Pimentel

    Precisamos lembrar todo dia: matar crianças é o fim da humanidade! "Porque Hamas matou, Israel pode matar"? não! Não há nada de humano no 'lider' israelense que quer prolongar a guerra apenas para se manter no poder (como finalmente registra hoje um editorial desta folha)

    Responda
  3. Patrícia Viana

    O que mais me assombra de todo esse horror é o bloqueio de Israel à ajuda humanitária, para mim é esse o ponto central que prova o intento genocida.

    Responda
  4. Ricardo Lobo

    Esse fracasso moral coloca mais uma mancha na nossa história social e política. Vergonha irreparável a omissão do mundo perante essa tragédia perpetrada por um governo extremista. Seu protagonista, Netanyahu, tem que ser ser julgado e condenado pelos crimes cometidos.

    Responda
  5. Alcione Malheiros dos Santos

    E foi a fala do presidente Lula que escandalizou e não os horrores na faixa de Gaza! Os editores da Folha leram este artigo? Ah, bom!

    Responda
  6. Pedro Luis S C Rodrigues

    Artigo é um ótimo exemplo do que conduziu a ONU a atual irrelevancia

    Responda
    1. ROGERIO MARCOS DE SANTOS

      A irrelevância de denunciar um genocídio fotografado, postado e televisionado; a irrelevância de denunciar o bombardeio indiscriminado de residências, hospitais, campos de refugiados; a irrelevância de denunciar a expulsão de mais 2 milhões de pessoas de suas casas e residências; a irrelevância de de denunciar a morte de milhares de crianças, mulheres e inocentes, a irrelevância de ser contra a Barbárie.

  7. José Bernardo

    Gostaria de me iludir pensando que a quase totalidade dos colunistas deste jornal que estão apopléticos com a fala de Lula lerão este texto e entenderão afinal onde está o problema verdadeiro...

    Responda
  8. RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA

    A Europa reagiu tarde contra o furioso Hitler praticando o inominável contra o povo judeu. Não estaria agora fazendo o mesmo em relação aos palestinos? Ainda há tempo para reagir e cobrar imediato cessar fogo na faixa de Gaza.

    Responda
    1. Patrícia Viana

      Vários judeus já comparam Gaza ao Gueto de Varsóvia com a diferença de que ainda podemos fazer algo.

  9. José Fernando Marques

    A fala polêmica de Lula, portanto, não foi "desvario". Faz todo o sentido. A situação é por demais cruel, chega a ser inacreditável que aconteça sob os olhos de todos.

    Responda
  10. Joaquim Branco

    "Mas não podem justificar o que está acontecendo com todas as crianças, mulheres e homens em Gaza". Esta frase de quem conhece os horrores vividos pela população de Gaza, inclusive mulheres e crianças, deveria servir para todos entenderem claramente que o primeiro ministro de I é um criminoso de guerra e quem o apoia é seu cúmplice. Nem na guerra mais cruel se fez isso com os civis.

    Responda
  11. Marcelo Magalhães

    O presidente Lula, ao se manifestar contra o geno cidio, foi massacrado pelos Isra elenses, que se sentiram melindrados, mas não reconhecem a dimensão do seu crime. É incrível que o povo agressor insista em atribuir a quem luta pela paz a pecha da desumanidade. Dão se o status de povo de Deus, com direitos exclusivos sobre fenômenos históricos, que lhes permite o linchamento de quem ouse desafiar. O único caminho é cessar fogo imediato.

    Responda
  12. antonio brito

    Excelente artigo partindo de quem trabalha no meio do conflito. Quantos jornalistas já morreram nessa guerra contra os palestinos? Um chute, mais do que a guerra do vietnã

    Responda
  13. Marcos Benassi

    Bem, Seu Martin, frente à sua exortação, só posso dizer o óbvio: do ponto de vista da Pppaalestina e da ONU, o pior que se pode fazer é ficar quieto. Donde se conclui que a fala do Lula não foi tão má quanto se quer fazer crer. Avante (não o partido político).

    Responda
  14. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    Na verdade, quem esta6preocipado com todos os inocentes que estão morrendo? Ninguém.

    Responda
    1. Maria Cláudia Manzoli Turatti Tonon

      O presidente Lula está!

  15. Anete Araujo Guedes

    Em vez de se escandalizarem com mais um genocídio, entre tantos realizados pelo mundo, contra países que não são considerados grandes potências mundiais, o alarde vem sendo realizado contra o discurso do presidente Lula, por ter tido a coragem de censurar, de dizer que, no passado, o mesmo aconteceu com os judeus.

    Responda
  16. Marcos Medeiros

    Lula está certo, mas os meios de comunicação, aliados a I, estão usando o que foi dito, como cortina de fumaça para apoiar o chefe de I, que representa o que de mais atrasado existe na humanidade. Em função do que passaram se acham no direito em fazer o mesmo com P, só não vê quem é insensível ao sofrimento humano. O mundo civilizado não comporta mais o que estamos vendo, fecham os olhos e apoiam I, mesmo estando errado o que estão fazendo diariamente, a erradicação dos P.

    Responda
  17. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

    Parabéns pelo texto. Prova de que Lula está certo.

    Responda
  18. Odair Ferreira Ferreira

    Se, realmente este é o retrato fiel da situação em Gaza Aonde estão os paladinos da moralidade e respeito ao ser humano. A guerra deveria ser apenas para matar soldados, quando se mata mulheres e crianças de maneira discriminada, o nome muda para extermínio.

    Responda
    1. Maria Cláudia Manzoli Turatti Tonon

      Igual H fez com os J. Lula tem absoluta razão.

  19. Fauzi Palis Junior

    Uma voz sensata. Parabéns

    Responda