Elio Gaspari > A irresponsabilidade de Lula Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 4 5 Próximas
A ignorância é o principal fator. Este e o último PR nós envergonham. Saudades do Fernando Henrique Cardoso, um presidente a altura do cargo, desfilando elegância e inteligência por onde andasse.
Desfilando elegância do tipo: "somos um paÃs de caipiras" e "à s vezes, eu fico p*t0 com o Brasil". Esse era o nosso grande presidente sociólogo, aquele mesmo que comprou sua reeleição e abriu a caixa de pandora.
Sim. Era só por os pés fora do paÃs e já desandava a falar mal do Brasil. Esse era grande!
Eu tenho é muito orgulho dele.
O grande erro de FHC foi a reeleição. Não houve nada mais nocivo para o paÃs, o eleito no primeiro dia de mandato já está pensando em como se reeleger.
Insisto com algumas pessoas próxima que o conhecimento de história ajuda a entender o mundo no qual vivemos. O artigo em questão, expõe dados verdadeiros da história dos últimos oitenta anos. Já o Lula, mercê do carisma, inteligência e argúcia, precisa entender que falar de improviso é erro grave para quem pretende ser estadista: palco diplomático é diferente de palco polÃtico. Ajudem-no aqueles pós-graduados e doutorados que o cercam, para refinar a postura dele, que a liturgia do cargo exige.
É doloroso e vergonhoso ver um jornalista chegar à sua maturidade nessas condições. Subserviente, capacho, reacionário, conservador e Irrelevante.
Já já vira um Alexandre Garcia!!!
Lula fez besteira ao criar uma crise. Ele não fala só pra base da militância. Criou um desgaste diplomático desnecessário e deu munição pra oposição se articular. Como resolver? Pedir desculpas aos judeus e não ao Estado de Israel, que reagiu de forma oportunista nesse episódio.
Lula não criou crise alguma. É a imprensa brasileira que está criando crise do Lula contra Israel. Lula falou a verdade. Enquanto a comunidade internacional está quieta com o massacre dos Palestinos, Lula externou a indignação do povo brasileiro de bem, que não se conforma com a matança explÃcita do povo árabe.
Lula não criou crise. Ele fez foi um monte de gente que está em cima do muro ficar coberta de vergonha com a sua coragem.
Interessante foi a notÃcia que li no jornal, na coluna GIBA 1 , de que os comentários sobre a atuação do Lula nessa crise estão na proporção de 1/10 como favoráveis. Não é o que constatei nos comentários abaixo. É quase unânime a favor dos comentários do Presidente.
O presidente perdeu uma ótima oportunidade de ficar calado, ainda não deu pra ficar com saudades do Bozo, que tinha desinteria verbal, mas Lula está claramente se esforçando pra eliminar a desvantagem que ele tem. A conferir.
Não. Ele aproveitou a chance de expor o genocÃdio. E o mundo todo ouviu.
Ele não conhece, mas lembro o GenocÃdio Armênio de 1915 com 1,5 milhões de mortos com requintes de extrema crueldade perpetrados pelos jovens turcos ao fim do Império Otomano (meu pai estava lá). Lembro a deportação forçada de 120 mil armênios de Artsakh no Azerbaijão, onde viviam há mais de um milênio. SaÃram somente com a roupa e isso ocorreu há poucos meses.
Tenho muito interesse e já pesquisei muito sobre a história da Armênia, que teve seu território reduzido a quase menos da metade pela ação imperialista de seus poderosos vizinhos, entre outras desventuras. Povo sofrido e solenemente ignorado pelo dito Ocidente, cuja régua considera apenas um povo como vÃtima de atrocidades.
Muito barulho por nada. No final das contas o que Lula disse foi exatamente o que a maioria das pessoas pensam no mundo todo.
Eu não sou antisemita. Penso que ocorrem excessos , crime de guerra, ações desproporcionais que ser criticadas por todo mundo.
Mas um Presidente deveria fazer pronunciamento de imprensa com a perspectiva do Ha más?
Fiquei com o estômago embrulhado ao ler tanto despautério. Aproveite para ir ao túmulo de seus gurus da ditadura, acho que nem eles teriam capacidade de produzir tal peça de retórica
Todos sabemos que quem se apoia na semântica do que Lula falou, apoia o genocida Bibi, simples. 30 mil vidas, 8 mil crianças, mil mutiladas, não se pode discutir a essência.
Tem muito bla bla bla nessa história! Existe interesses diversos, faz parte da polÃtica, porém, é preciso perceber que o ataque ao povo Palestino é desproporcional, e a continuar como está, será difÃcil o povo Palestino continuar existindo.
Não existe mais imprensa livre no Brasil. Estão todos a serviço de is heel. Vergonha!!!
Curioso é que os minions diziam o mesmo da folha, só trocando a ideologia que ela estaria servindo.
Correto, grande imprensa livre, vale muito ver icl notÃcias no YouTube, chega a ter 3 vezes mais audiência que a CNN, graças a decadência de Folha e outras. A cortina está caindo, a elite do atraso está nua.
O mesmo nos States e Europa, ainda bem que temos outras fontes de informações.
Sobre a ignorância do sr. Presidente, dá um desconto. Não como o sr. pode, porque não tem tudo na memória, ele falou sem ter à mão equipamento e Internet no momento e tomado de indignação e o que é natural e não tantas manifestações somente protocolares ou com resoluções que, se aprovadas, serão logo descumpridas, ou o Estado já antecipou operações que seriam vetadas. História registra q forças israelenses já agiam assim antes de ser Estado. É preciso resgata-las, expiar culpas.
Srs, Se Lula se desse ao respeito, eu o respeitaria, mas sendo eleito ele tem o mandato, não o respeito por direito. Esse, só se conquista, não se toma. Aliás, o que ele toma é outra coisa...
É de respeito também que estou falando, sr. João. Ainda que me faltasse, muito pelo contrário, se o sr. se deu mesmo ao trabalho de ler meu contrário, a questão está superada. Ele foi eleito.
Ignorância tem o Sr. Se soubesse um pouco a respeito de Lula o respeitaria.
Sr. Gustavo, é mesmo da presunção que estou falando...
Mr Rosa, já dizia a mãe do Tambor, no desenho Bambi: "Se você não conseque dizer uma coisa agradável, então não diga nada!" É verdade que faltou essa figura na vida do presidente, mas tem o Itamaraty, que faz clipping das coisas inteligentes
Lulopetistas acusam o "golpe". Como pode, tantos articulistas e intelectuais deste centenário jornal paulistano ousarem criticar o "Mandela" brasileiro? Sabujice ideológico enseguece.
Não é sério Charles, intelectual é Lule!
Intelectuais? É sério isso?
* ideológica, claro.
Sob a gestão de Luis Frias, a Folha faz um jornalismo só para seus patrões e patrocinadores lerem. Lamentável.
Quando Deus ordena os militares saem para matar, o governo de Bibi tem ultra ortodoxos.
Não há crime de guerra em Gaza, Gaspari. É genocÃdio sim. Há um exército que reafirma cada vez mais a posição de Israel de impedir permanência do estado da Palestina. E o senhor sabe muito bem disso. A imprensa brasileira continua lacaia dos Estados Unidos, e realimentando a famosa pecha do complexo de vira-lata cunhada por Nelson Rodrigues.
Dias passados um grupo de civis israelenses se postou em frente de um portão de entrada do guertto de G. e impediu a passagem de caminhões com alimentos para os sobreviventes do guetto .Os israelenses que controlam o portão atenderam o pedido e não deixaram os caminhões passarem e o grupo vibrou de alegria e dançou e cantou, enquanto o alimento se deteriorava. Vi isso no canal da DW TV. Um dos detalhes de como se prática o G. Que não se pode denunciar.
É impressionante como a imprensa brasileira desinforma, existem zumbis defendendo Bibi, assim como defendem nosso genocida Bolsonaro, que eliminou 500mil vidas a mais do que seria pela média mundial do covid, meio milhão de pessoas se foram por desumanidade, na pale stina mais de milhão deslocados, casas destruidas, mil crianças mutiladas, e tem quem ainda defende, sem constrangimento, sem humanidade.
Não se pode falar nada contra os eleitos de Deus, nesse caso, Deus ordenou e os milicos saÃram pra matar com a benção do Bibi e dos ortodoxos, o povo religioso mais cruel do mundo.
Ao que parece a Folha de Telaviv baixou um salve geral para todos os seus articulistas. Não basta apenas censurar qualquer comentário que empregue termo que julgam associado a "você sabe qual paÃs"...
Somente uma grande imprensa no mundo apoiou Bibi, a brasileira, nem a de Is ra el foi unânime. Parabéns Gaspari, parabéns Folha, parabéns Conib. Estou indo me informar pelo ICL notÃcias, que corajosamente, ontem bem qualificou quem é Bibi e seu governo, genocidas.
Marco Moreira eu apoio em 100% o Lula. Não disse absolutamente nada desrespei toso. Há muito mais coisas em comum entre a ação de Israel e o Holo causto que há diferenças.
Lula foi antisemita ao realizar a comparação. Se mantivesse as crÃticas , até alegando genocÃdio - apesar de controverso, não haveria problema. Quanto fez a comparação foi covarde, desrespeitoso , hipocrita.
Moreira não existe excesso, e sim genocÃdio. Quem verdadeiramente é contra o massacre, não é contra o que Lula falou. Mil crianças mutiladas segundo a Cruz Vermelha, não há controvérsia.
Você tem razão. Todavia, conve nhamos, fala bonito o manso, não fala? E é isso, ao que parece, o que vende: opiniões; e, para vender para nós, letrados, tem que ser uma opinião assim, ensa buada. Jorna lismo? É para os fracos. Deixa para a Dalpiva, para o Guilher me Amado, para o Demori, para o Nassif, até para o Medo e DelÃrio, que no caso da sabo tagem militar na questão indÃgenas/garimpo, está dando show.
Um retrato da democracia defendida pela tigrada: só ler aquilo que lhe convém.
Que decepção Gaspari Era seu fã Lula somente disse a verdade que precisava ser dita
Onde esta este apoio senhor Gilberto? Todos os colunistas foram unânimes em condenar os excessos do governo de Israel.
Poisé, o Lula pra o mundo todo é a esperança da paz, no entanto, para os jornalistas brasileiros é um irresponsável? Aà é o que eu classifico de jornalista de uma imprensa marrom.
A bolsonarada em peso apoiando a Folhinha de São Paulo .
Para o "mundo" lulopetista, kkk!
Para o mundoÂ… hehe
Desculpe, Neli. Formalmente a Guerra acabou com a rendição do Japão. Eu quis dizer que a Alemanha já estava derrotada, e o Japão de joelhos, mesmo antes das bombas atomicas. Em setembro 44 houve o Armisticio da Itália com os Aliados mas os alemães ocuparam o norte e centro da Itália e a guerra lá só acabou em 26abr1945.
Setembro de 1943.
Com certeza Lula sabia o que estava dizendo e se colocou, ,com toda as responsabilidades advindas, ao centro de uma questão inadiável, o fim do massacre em Gaza. O resto são suscetibilidades e desvio de foco de uma imprensa esclerosada e servil aos donos do capital.
Muitos paÃses e populações concordam com o Lula, mas ele não usou sua experiência quando proferiu uma declaração desse tipo isoladamente. Declarações assim devem ser conjuntas, resultado de um encontro internacional. Se usasse sua experiência não estaria nessa situação.
Pelo visto até o colunista do Cozinha Bruta vai ter que escrever um artigo e tentar demonstrar que o Lula errou ao dennunciar o morticiinio.
"I ataca comboio humanitário em Gaza após rota ter sido autorizada pelo Exército, revelam documentos da ONU Caminhão transportava suprimentos alimentares quando foi atingido; a última vez que a organização conseguiu entregar alimentos na região foi em vinte e tres de janeiro, segundo informações obtidas com exclusividade pela CNN" O Globo
Perfeito.Um Estadista mede as palavras que vai dizer, porque sabe que fala em nome do PaÃs que dirige; já o oportunista não mede as palavras, porque se acha mais importante do que o paÃs. Ele se acha mais importante do que o Brasil. Não se pode apontar nada contra o boiadeiro que a manada se desembesta a criticar,subjetivamente, quem falou. Os apoiadores dele, está no Poder mais de16 anos, deveriam verificar a insegurança pública no Brasil: ceifou mais vidas do que as guerras no Oriente Médio.
Daniel confira a Folha de vinte de maio de vinte. Ele, o deus, disse: ainda bem que a natureza criou...! Sob a falácia de defender o SUS. Como se o sus em seus ,hoje, mais de dezesseis anos de poder fosse um nhs britânico. Votei para esse senhor não foram por razões pessoais, foi pelo Meio Ambiente, porque penso nas próximas gerações. Não sabe definir o que é fauna e flora? Seu Luiz: quem não sabe fundamentar apela para o Subjetivo.
E qto ao argumento de que a senhora votou duas vezes "para" o Lula. Oras bolas. A senhora mesma já publicou as razões e são meramente pessoais: porque VC gosta da fauna e flora e SUA irmã, Clemenci, faleceu lamentavelmente de covid pq o Bozo atrasou as vacinas. E, veja, estou argumentando e fundamentando
IncrÃvel Neli vc insistir sem nenhuma vergonha nessa fake de que o Lula comemorou o covid. Absurdo. Ele disse algo sobre isso numa única vez: "penso que talvez haja pelo menos algo de bom nesse vÃrus. Vai mostrar as pessoas a importância de se ter um sistema de saúde público de qualidade. Não serão as empresas privadas, mas os governos que terão que enfrentar esse mal". Aà vc recorta essa única fala e repete a fake trocentas vezes.
A senhora Neli fala em fundamentar mas nunca fundamenta nada. Só repete os mesmos comentários clichês. E o ódio pelo Lula vai ao ponto não só de perder o senso de humanidade e não dizer uma palavra sequer em favor das crianças e mulheres massacradas. Vai tão longe, que ela vive repetindo que a FSP está a serviço do Lula. Pior, sempre que questionada com argumentos fundentados, tervigersa e se diz ofendida.
Entendi Neli, se acontece em um lugar, fica justificado que aconteça no outro, é uma forma fácil de justificar a própria desumanidade.
Não é ódio, Gilberto. É pior: é inveja.
Sr José Roberto quem diz,ainda bem que surgiu o covid é o quê? Ele disse sob a falácia de defender o SUS. Na época mais de dezesseis mil brasileiros haviam morrido. Ele só é humano só com os estrangeiros? Há um Brasileiro sequestrado pelo grupo.E vidas brasileiras não importam para o boiadeiro atual. Votei para ele duas vezes.
Senhor Gilberto: à mÃngua de saber fundamentar objetivamente, o senhor apela para o subjetivismo. Se eu tivesse isso, ao Boiadeiro atual, não teria votado , duas vezes, para ele. Invés de o senhor pitacar, faça um levantamento e veja quantos brasileiros morreram nos mais de dezesseis anos de governo lula,muito mais do que em todo Oriente no mesmo perÃodo. Sr. José Roberto: nada me ofende, até porque sou humana. O lula comemorou o surgimento do covid. Então ele é desumano com os brasileiros?
Falei a mesma coisa para Neli dias atrás, ela não compreendeu e entendeu como uma ofensa pessoal. Cobrei e tentei resgatar a humanidade dela, uma pessoa que perdeu familiares para essa mesma falta de humanidade promovida pela extrema-direita autoritária e mentirosa, e que hoje acomete o povo Pales tino.
Seu ódio a Lula, de leitora da imprensa da bilionária elite do atraso, é maior que sua humanidade. Mil crianças mutiladas não são suficientes para comover Neli.
Notórios Bozopatas por aqui se travestindo de isentos, dando coro a falsa equivalência trazida por ca-pan-gas da mÃdia. Não que não se possa criticar; mas isso tem sido feito com deso-nestidade v-il. Bozopata tem distúrbio cognitivo e desvio de caráter crônico, nunca sei se eles escorregam nas cascas de banana jogadas pela imprensa, ou embarcam com dolo.
Neli, não estou dizendo que não possa criticar. Elas são necessárias. Meu ponto é a desonestidade da crÃtica. Comparar os arroubos retóricos de Lula e Bolsonaro não é honesto; pegar erros na forma utilizada e ignorar o conteúdo não é honesto. Na essência estamos crucificando Lula por ele ter usado uma comparação a um ato que o mundo considera incomparável, e todos estão esquecendo o que de fato está acontecendo no local. A manifestação é legÃtima, talvez tenha sido feita de forma equivocada.
Neli, que apoiou o golpe, que colocou Bolsonaro no governo, sempre se vangloria por ter tirado o genocida depois, como se fosse o suprassumo da inteligência. Deveria é pedir desculpas pelos erros anteriores e não se vangloriar por ter visto o erro.
Existem vidas inteligentes no Brasil fora da dicotomia lula e bolsonaro.Votei para lula em 2022 pelo Meio Ambiente e porque bolsonaro foi terrivelmente mau presidente, se tivesse sido apenas mau presidente, como fora mau militar, teria anulado como o fiz em 2018. O lula foi eleito com menos de dois por cento dos votos.Ou seja,se não fosse os isentos, o Boiadeiro seria o outro.Ao digitar treze não deletei: senso crÃtico, inteligência e o aforismo:polÃtico é para ser cobrado e não idolatrado.
"Não tenho provas, mas tenho convicção" de que a Folha foi mesmo vendida para o Grupo Jovempanzista "Que Tistreza". O que me assusta é que os poucos articulistas de longa data que a Folha não demitiu na covardia, preferem vender sua alma ao bolsionismo do que procurar outro emprego ou aposentar-se com a honra que restava.
Paulo, continuamos para nos contrapor ao que não concordamos. Mas tbem assinamos outras mÃdias mais independentes.
Se detestam a Folha, pq assinam? Estranho, não?
Nem o Elio Gaspari se salvou… todos de plantão para desviar a atenção do leitor do terrror que não pode ser chamado pelo nome correto.
Nessas horas é que sentimos uma falta tremenda de Jânio de Freitas, Cristina Serra, Vladimir Safatle, Reinaldo Azevedo, André Singer, Gregório Duvivier e vários outros demitidos assim que a extrema-direita deixou o poder. Mas a Folha de Tel Aviv - Um Jornal a Serviço do Sionismo - tem método e objetivos claros.
A fala do presidente está errada, mas a situação que denunciou, não: há quatro meses o exército de Israel mata a população desarmada de Gaza; até água e alimentos estão sendo usados como arma! Fala-se em cerca de 30 mil mortos, qual o número de mutilados? Israel tem que ser contido, até porque sua matança resgatou uns poucos reféns. A libertação destes deve ser procurada com negociações, em que os dois lados terão que ceder.
Não acredito que Elio Gaspari esteja precisando desse emprego de articulista da Folha para escrever tanta bobagem. Afinal, para que se mata mulheres e crianças senão para evitar que um povo se reproduza?
O método empregado pelo carniceiro do Jordão é de uma simplicidade aterrorizante, que o renomado jornalista finge não ver. Negar o genocÃdio palestino, classificando-o simplesmente como crime de guerra, se transformará em uma nódoa indelével na carreira de Gaspari.
Irresponsabilidade é ver inocentes morrendo e focar em fala que na verdade trouxe de volta o debate necessário.
Que escorregada, Elio. A Segunda Guerra terminou por causa das 2 bombas atômicas jogadas no Japão?
Ué, dona Neli, com o comentário a senhora só confirmou a observação do Sr. Vezio...
Foi sim. A guerra chegou ao fim em setembro daquele ano, com a rendição da Itália que estava sendo ocupada pelos aliados desde julho. A Alemanha havia se rendido muito antes. E as bombas foram jogadas em Hiroshima, conheço, uma linda cidade, em seis , e Nagasaki, preciso conhecer!, em nove de agosto.
Se L. errou, foi pelo fato de usar um termo que não abarca a totalidade da tragédia do povo Pal., tanto no presente quando ao longo de sua história. É muito pior que gen.: assassinatos, mortes por fome, doenças, apatia, opressão, restrição, desesperança. Morte lenta e certa. Para o povo ju deu sobrou a solidariedade do mundo. Para o Pal. sobrou a indiferença e a omissão. Um povo sem dinheiro portanto sem importância para o mundo. Trinta mil mortes em poucos meses é o que?
Até tu, Elio Gaspari!
Até todos, colega. O editorial do jornal, na segunda, foi como uma cartilha para todos os articulistas. Assim como o carniceiro do Jordão, eles não iam perder essa oportunidade...
O Bolsonaro, pela sua truculência, pode ter envergonhado alguns brasileiros aqui internamente,principalmente os gêneros mas o presidente medÃocre atual conseguiu envergonhar o Brasil internacionalmente dando ao Mundo o retrato fiel de nossa insignificância.
Não fale pelos outros, eu e milhões e milhões não achamos o paÃs insignificante.
O democrático jornal escalou todos os seus articulistas, em suas diferentes esferas de posicionamento polÃtico, para condenar a declaração do presidente brasileiro. Tudo como manda o editorial e o manual. Para o mundo ocidental, apenas um povo pode ser classificado como vÃtima. O resto é irrelevante.
Irresponsabilidade é vermos alguém com tanta inteligência aparente, se furtar ao que foi dito e bem dito. É genohssÃdio premeditado e tramado. Quando se exterh-mina mulheres e crianças tem na sua sÃntese a fratura de um possÃvel futuro. . Atacar a fala de Lula e nunca ter se manifestado sobre este crime contra a humanidade, torna duvidosa a sua indgnação. A pernada do Lula tem endereço:Netanyahu.
Esse tema é um campo minado retórico e diplomático. Pra se movimentar nele, Lula deveria ser aconselhando a dirigir suas crÃticas sempre de forma individualizada a Benjamin Netanyahu (indivÃduo/governo) e nunca a Israel (Estado) ou aos israelenses (povo). As chances de detonar outra bomba reduziriam.
Seo Elio, sou obrigado a reconhecer que hoje, vosmecê foi supimpa: claro nas definições jurÃdicas internacionais e estarrecedor na demonstração de erros e ignorâncias. Não há dúvida que o Lula trouxe carretas de oxigênio ao então moribundo Bozo et caterva. JK
E ele aÃnda tem a pretensão de ser mais esperto por não ter estudado! Representa a média do pensamento da classe média baixa dos anos 60/70!
Lula poderia ter falado dos 40 milhões de nativos que se foram nas Américas com a invasão, dos milhões de negros jogados ao mar, dos 10 milhões de congoleses devido ao rei Belga, ninguém ia se sensibilizar, fez certÃssimo em lembrar o que aconteceu com aqueles que hoje defendem o genocÃdio. É de dar pena a vida insensivel de Gaspari, apoia o genocÃdio, com palavras mal disfarçadas.
E irrelevante se o Lula está certo ou errado. O fato é que Israel comete crime de guerra, no mÃnimo.O resto é conversa ideológica das partes.
Como disse o Senador Jacques Vagner, o Lula acerta na crÃtica e erra na comparação descabida com o Holocausto. Sugiro que o Lula vá ao Twitter e diga: “como disse Luter King, é sempre a hora certa de fazer a coisa certa, e neste momento, o certo é me desculpar com todo o povo judeu, em especial à queles que vivem no Brasil, pelo equÃvoco que cometi quando comparei a guerra absurda e criminosa conduzida pelo governo de extrema direita do @netaniahu e o holocausto. (continua)
É inacreditável que em pleno século XXI jornalistas e historiadores ainda se abraçam ao significado etimológico da palavra genocida; ou vocês esperam que nações ou chefes de estado explicitem publicamente suas intenções? Assim foram nossas mortes na pandemia e assim está sendo em Gaza. Lula erra quando tenta improvisar, comete deslizes de precisão histórica e utiliza um ato considerado incomparável. Agora comparar a estupidez do Bozo é desonesto intelectualmente; Bozo erra com dolo e método.
Netanyahu é um corrupto que quer diminuir o poder da Corte Suprema para perpetuar-se. Sim. É fato. Lula? Ora, outro corrupto que contou com a benevolência de um sistema que agora faz "revisionismo" jurÃdico para dizer que quem confessou roubar foi "injustiçado". O populismo lulista se contrapõe ao negacionismo bolsonarista para tirar dividendos polÃticos. Lula quer holofotes, não para a tragédia humanitária em Gaza, mas para si.
Elio é um grande. Vê-lo criticar a fala absurda do seu mandatário sem deixá-lo triste, é como ver a Daiane dos Santos fazendo o duplo twist carpado. A fala foi uma casca de banana em uma turne espetcular e vitoriosa. Não é culpa dele, é culpa de sabe-se lá quem o esteja conselhando. E, veja, o Bolso também fez. Serão quatro anos de O Bolso era pior. A turne é uma tentativa de mudança de biografia de presidiario preso por corrupção para estadista. Não cola. Mas é com nosso dinheiro.
Amigo, colocar Lula e Bolsonaro no mesmo prato de comparação, e assim depreciar a ambos, é o esporte preferido de Gaspari e uma orientação informal do editor do jornal. Matam duas lebres indesejadas à soberba intelligentsia paulistana concomitantemente. Elio, decerto, é um grande...subserviente.
Criticar Lula e depois comparar com Bolsonaro, que não está vinculado ao tema, para parecer isento, é baixaria que pega os bobos da Folha.
Você colocou o dedo na ferida lulopetista. Lula está obcecado em tentar apagar a imagem de corrupto que cultivou mundo afora. Para isso, faz "populismo diplomático", só que isso nos prejudica.
Estamos bem de presidentes. Lula é o menos pior, Bolsonaro já teria posto fogo no Brasil.
Triste chegar nesta idade assim, forma hipócrita de se evadir do que realmente interessa, 30 mil vidas, 8 mil crianças, mil mutiladas segundo a Cruz Vermelha, sem término. Gaspari o mais velho representante de nossa velha e vendida elite do atraso.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Elio Gaspari > A irresponsabilidade de Lula Voltar
Comente este texto