Elio Gaspari > A irresponsabilidade de Lula Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 4 5
Quantos colunistas medÃocres a Folha vai trazer para vir fazer negacionismo de genocÃdio? Arrebanharam todos os cabras da redação para rezar a mesma missa? Vão todos ter que se arrastar pela mesma lama?
Se fossem só os medÃocres , estaria bom. Lá , se não rezar o credo liberal, o frias põe na rua.
Você não chamou EG de medÃocre. Chamou?
Afinal, não entendi se o professor é a favor ou contra a matança promovida pelo governo de Israel em Gaza…
Se o Netanyahu não quer ser comparado com Hitler, que pare com a matança de palestinos.
Mas essas práticas negacionistas estão na essência da direita arruaceira , em todo o planeta.
O páreo é duro pra ver entre Lula e Bolsonaro quem nos faz passar mais vergonha.
Ótica caolha!
Nem um , nem outro, o Oscar vai para a terceira via.
O experiente e letrado jornalista começou bem a sua análise do imbróglio diplomático admitindo que Lula escorregou numa casca de banana. Porém, prossegue requentando outros deslizes retóricos a fim de reforçar a sanha antilulista. Preferiu superestimar o deslize na casca de banana e subestimar o caráter humanitário do "falante". Enquanto se discute semântica, a matança de civis desarmados prossegue, impune.
Perfeito. Esperar que o colunista leia e tenha humildade para ao menos pensar sobre.
Putz Jaqueline, prezada, que educação... Invejei.
De toda a enrolação anti lula do Élio, o que importa tá lá no miolo: genocÃdio e crime de guerra. O primeiro , ele diz "em QQ lugar" , eh uma questão de logÃstica , que não define a ideia em si. O segundo ele e todos admitem a existência, e qual eh esse crime admitido por todos? Eliminar indistintamente civis inocentes. Com que intensão ? No Japão era forçar o fim da guerra. E agora na região em questão, eh isso? Os EUA transformaram o Japão em território americano e varreram os japoneses ?
Dá uma treinada antes de explanar, Chico. Você não fala coisa com coisa. Por um momento achei que fosse a Dilma comentando...
Presidente Lula: "Sabe, o que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino, não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus"
É querer demais que este senhor que nunca leu um livro conheça algo de história. Lula com sua visão ultrapassada de mundo joga pelo ralo séculos da boa diplomacia brasileira.
Tem gente que lê muito e não é sábio, de outro lado tem pessoas que leram menos ou nada e são sábios. Já quem apoia o genocÃdio, é desumano mesmo, com ou sem leitura.
A Gabi Amarantos faria melhor, bem melhor, como comentarista-leitora...
Chama o ernesto araújo. Dipromata bão é esse...
O Lula deve lido mais do que você e a sua geração
Muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu O que é que seu bozo fez com a diplomacia?
Netanyahu é um sanguinário que matou até agora mais de 30 mil Palestinos. Esse GenocÃdio infame deve parar e o Presidente Lula é o único no planeta que tem a coragem de falar contra esse GenocÃdio.
Ôôô sêo Elio, 'cabei de ler um artigo do seu Martin Griffiths, um dos chefão da ONU, pedindo que o peçoau mexa a boca e o traseiro em prol do fim do confrito. Parece que nosso guia, como diz o senhor, não tá tão errado, não...
Gregório, tô apostando que a Gabi lê melhor que você. Quem chama(va) o Lula de Nosso Guia, ironicamente, é o atticulista. Eu, como indicado por escrito, só repeti. Recrama com o sêo Elio, faz favor.
Nosso guia? Fale por você e sua bolha. O pensamento deste homem com idade avançada e evidente déficit cognitivo não representa o povo brasileiro.
Esse jornalista se mete a sabichão da história e fala muita besteira. Conceitos se refazem, assim como fascismo tem uma dimensão histórica como evento do entre-guerras , ele pode sofrer deslizamentos semânticos e ser empregado em outros tempos. "Fascismo eterno" diria Umberto Eco. Qualquer historiador sabe disse. Com genocÃdio a mesma coisa. Matar crianças e mulheres indiscriminadamente é o quê? "Sequelas da guerra" ? Ou será que é do tipo faceiro que acredita em um "genocÃdio do bem"?
Acrescento: matar crianças e mulheres palestinas, palestinas repito, indiscriminadamente e privar um povo de água e outros bens fundamentais é o quê? Sequelas da guerra? Francamente!
A clareza moral de Lula sobre Gaza surge no meio da vergonhosa cumplicidade ocidental – para não mencionar a cumplicidade árabe – no genocÃdio e nos crimes de guerra em Gaza.
A FSP está comprovando a tese de Nelson Rodrigues: toda unanimidade é bur ra. Unanimidade na indignação seletiva diante da fala de Lula (valendo qualquer coisa, mesmo desonestidade intelectual ao distorcer falas e conceitos), unanimidade no silêncio e omissão diante da monstruosidade que o Estado de I comete em Gaza.
O mêdo da esquerdalha ainda é o ex-presidente? Vcs são muito pequenos, os anos 70/80 ainda não acabou. Vcs ainda não entenderam que ficaram para trás. Vcs são pobres e demais de espÃrito. INFELIZES!
Vai acabar logo. Com o bozo e os milicos bozoloides na papuda...AÃ seremos felizes...
Mu
A FOLHA e a rede Globo queriam tanto se livrar do Bolsonaro que escolheram o cara errado para apoiar. Parabéns por ajudar acabar de afundar o Brasil com esse irresponsável de 9 dedos. Hoje mesmo estou cancelando minha assinatura.
Isso, cancela mesmo!
Afundar ? Lula é o único presidente que consegue fazer o Brasil decolar. Já o fez em 2 mandatos e está fazendo de novo agora.
Inclusive a Dipirona é proibido seu uso nos estados unidos de tão forte que é.
Oh Élio!!!! Misericórdia! Deus tem pena de ti! Tira esse rancor do peito irmão! Isso não te faz bem ! Lula pode até dar umas escorregadelas daqui e ali..isso é do ser humano. Mas tem acertado mais que errado! Fala dos Certos também homem!
E, só faltou dizer que o extermÃnio da população civil de duas cidades japonesas não foi genocÃdio...
Foi assassinato em massa , mas genocÃdio eh outra coisa.
Esses colunistas sinistros não deixam nem o Luis assumir seus próprios erros.
O Gaspari, infelizmente, perdeu a mão, está se deixando pautar pelo enorme rancor contra o Lula III. Este texto não faz jus ao enorme talento jornalÃstico do Elio.
O frias disse ao Élio: no momento vc não precisa fazer esse jus, eu quero que vc faça jus ao gado. Ele vai votar, e precisa ser liberal. O resto a gente vê depois que conseguirmos ajudar a dar o próximo golpe liberal. Essa eh a eterna tarefa da direita brasileira.
os peh-teh-bahs estão esquecendo algo importante - Milhões de brasileiros votamos em Simone Tebet no primeiro turno , e, em Geraldo Alkmin, no segundo turno . não queremos, de forma alguma, a volta do turista motoqueiro, autointitulado imbroxável e não coveiro, responsável por setecentos mil óbitos .
Votaram no Aécio, apoiaram o golpe Temer, votaram no Bolsonaro na primeira, vai esperar o que? Os bilionários da elite do atraso indicarem o próximo messias, que un dia também colocarão entre os ba ndi dos. Aprendizado, zero. Até defender genocÃdio sõa capazes para atacar o Lula, mentes rasas.
Ao expor a imensa ignorância do descondenado - o professor Helio deixa a petralhada indignada, que chora muito, mas não contesta as falas do demagogo.
Lula teve e está tendo a coragem que falta a grande mÃdia Brasileira, simples assim. Contra fatos, não há argumentos.
A irresponsabilidade é única e exclusiva do atual Governo de Israel, que promove sim e a grande imprensa sabe disso, um genocÃdio de crianças , mulheres e idosos Palestinos na Faixa de Gaza. Lula teve a coragem que falta a muitos lÃderes mundiais de dizer a verdade, colocando o dedo na ferida. A falta de apoio à Netanyahu ficou explÃcita com a ausência de apoio da comunidade internacional ao seu chamado de apoio contra a fala de Lula. Fatos.
Recebe Maduro com tapete vermelho; declara que a Ucrânia também é culpada pela guerra; silencia no assassinato de Navalny; compara o massacre de Gaza ao holocausto e passa pano para as ditaduras de Cuba, Nicarágua, Irã. Junto com seu assessor Amorim joga o Brasil na contra mão da democracia. Custo alto pra tirar o antecessor.
Uai, sêo Elio, sua opinião sobre o Luloverno é, portanto, ótema: basta que o Chefe cale um pouco mais a boca, e tá tudo bão. Creio que vou por aÃ, também.
A matéria do sr Gaspari é mediocre, repleta de acusações infundadas e denota um sentido pouco humanitário. Todo apoio ao pr Lula pela coragem e por ouvir mais o coração do que tentar tapar o sol com a peneira da retórica polÃtica. Isso é ser humano... Gaspari, se esconda...
a tal da elite brasileira tem verdadeiro pavor que um homem que estudou até a quarta série seja capaz de se posicionar de forma tão veemente e correta - a maior parte dos cidadãos do globo estão a aplaudir Lula - enfim essa gen ta lha brasileira, travestidos de jornalistas, não aceitam que o nosso presidente, com a sua fala simples, impactue muito mais do que esse pseudo-intelectualismo. Viva Lula. Palestina Livre.
Eufemismo difÃcil esse né? A tragédia de um é mais trágica do que a de outro? Pq vc não escreve sobre o Bibi sanguinário?
A fala de Lula ostenta a falta de conhecimento e cai na tentação de reabilitar o nazismo.
O nazismo não precisa de Lula para ser reabilitado. Ele se encontra no momento em franca ascensão.
A mÃdia prefere falar da frase ao invés de falar da matança. Me parece uma mea culpa por não ter tido a iniciativa de condenar a matança de forma veemente. Silenciaram durante a segregação de décadas e aceitaram a matança como ‘um direito de defesaÂ’, discurso dos opressores. É isso que se chama incompetência?
o ex condenado eh uma fabrica de falar besteiras. sempre foi....
A embaixadora americana na ONU disse esperar a çolyção phinal em Gaza, quando vetou proposta de cessar fogo da Argélia. Pode isso, Hélio?
O fantástico caso de uma coluna que ficou velha antes mesmo de ser impressa. Que decadência
Vai deitar pros pés com essa conversa pra boi dormir, Elio! Com todo respeito: até tu Brutus!
É triste ver o fim melancólico do colunista. Existiu uma época que esperava ansiosamente para ler. Desde o apoio incondicional à lava-jato, fiquei com o "pé atrás ', mas mesmo assim fazia questão de ler. Mas foi ficando pior cada vez pior. Plenamente decadência. Realmente, muito triste. Felizmente, a Dorrit continua sendo uma colunista maravilhosa
Churchill discordaria de Gaspari quanto ao significado da derrota decisiva do mais poderoso exército da Wehrmacht, o VI de Paulus, em Stalingrado. Antony Beevor, o principal historiador da II Guerra considera que vitória nazista em Stalingrado impediria o desembarque na Normandia no "Dia D". O Exército Vermelho e o marechal Zukov quebraram a dorsal nazista. Stalingrado foi de fato o ponto de inflexão da II Guerra e do III Reich de Hitler. O erro de Elio pode causar crise diplomática com Putin.
o lula se ferrou! ele tem muitos inimigos dentro do congresso nacional e esse pessoal vai depenar o lula! todo Ãdolo tem os pés de barro e o lula foi atingido por uma pedra que desceu barranco abaixo e o atingiu bem na sua base de barro! esse já era!
Olha o nÃvel da galera que apoia o genocÃdio, é de dar vergonha, não que apoiar o genocÃdio não seja milhares de vezes pior.
Com esse nome da pra entender a retórica
O super herói da corrupção se deu mal, mas, seus seguidores contratados não aceitam.
É interessante como fica exposto o nÃvel dos que não gostam do Lula e apoiam o genocÃdio.
Gaspari luta consigo mesmo. Um final de carreira melancólico. Como um colunista social barato, busca apenas impressionar em cada parágrafo que escreve. Distorce a história (Stalingrado foi, sim, o marco da derrota nazista, pois concentrou o maior exército alemão ali) e desdenha dos fatos ("não é genocÃdio, é só crime de guerra")
Tomo!!?
A outra vez que um rebuliço dessa natureza ocorreu, foi quando Hannah Arendt publicou seu livro Eichmann em Jerusalém. Naquela época ela estendeu o que já se conhecia como banalidade do mal, em que identificou a participação de envolvidos na replicação do mal. Embora repleto de crÃticas, hoje fica claro como a percepção da autora viria a se confirmar de uma maneira inconteste diante dos eventos que assistimos pasmos, a reedição protagonizada pelos que foram vÃtimas.
Caro Elio, vamos no popular: Netanyahu não é flor de cheirar, quis passar por cima do STF deles lá e se não fosse o conflito estaria na corda bamba. Lula explicitou o bom senso ao mundo de que não se pode destruir um prédio com cinquenta famÃlias, só por que tem um soldado inimigo lá dentro. Israel tem como evitar isso, foi um alerta!
O texto também ressalta equÃvocos históricos anteriores de Lula e expressa preocupação sobre como sua atuação na cena internacional pode impactar negativamente a diplomacia brasileira. Em suma, a análise destaca a necessidade de cautela e precisão ao lidar com questões sensÃveis em contextos geopolÃticos complexos.
Ahh hélio. Vc ta muito velho pra escrever besteiras. Faz isso não!
A crÃtica aponta para a preocupação com a inadequação das declarações de Lula sobre o conflito em Gaza, destacando a necessidade de responsabilidade ao abordar questões delicadas como genocÃdio e o Holocausto. A coluna expressa apreensão quanto à influência potencial dessas declarações na diplomacia brasileira e conclui que citar termos sensÃveis como "feridas expostas" pode ser um erro que provoca desconforto e dor.
Sim está acontecendo uma guerra em Gaza, mas o Brasil não é a ONU ou tribunal de Haia para fazer mediação de conflito mundial. O erro foi ter citado a palavra proibida que é uma ferida exposta que causa dor.
Lula está certo!
Certo Ricardo. Paulo Roberto podia ser o Demétrio escondido, ali tem tudo que pagam pro Demétrio falar nas colunas dele, só repete, sem absolutamente conhecer algo. Pior é que esse pessoal vota no Aécio, sai na rua por Temer, vota no rachadinha das joias, mas não tem a menor capacidade de perceber que é continuamente enganado.
Leia um pouco cara: Irã tinha Reza Pavlevi agora Kamanei Nicarágua Somoza agora Ortega Venezuela Carlos Andrés Peres, e uma elite medonha, agora Maduro. Chile? Salvador Allende/Pinochet. Quer mais?tem a BolÃvia e sua triste história em recorde em golpes de estado. Vietnam, lembra? Poxa estava esquecendo do Congo. Conhece a história do Congo? Patrice Lumumba? Um tal de Leopoldo da Bélgica e sua edificante biografia? Trouxe grandes avanços civilizatorios a Ruanda. Pensar faz bem.
Calado é um poeta.
Sim, ele, Maduro, Ortega, Putin, Kin Jung-un, Yatolá Kamenei e outros. Todos certos. Resto do mundo, errado. Pensa um pouco cara.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Elio Gaspari > A irresponsabilidade de Lula Voltar
Comente este texto