Comente*

* Apenas para assinantes

coment√°rios

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Regina Célia Baldin

    Artigo corretíssimo.

    Responda
  2. Caio Iglésias Bertazzi

    Perfeito

    Responda
  3. DANIEL ROUSSO

    Lu la, ex presi di√°rio e descon denado de v√°rios proces sos por corrup √ß√£o em golpe jur√≠ dico, seria um bom candi dato a pr√™mio No bel da Igno r√Ęncia ou Hipo crisia. Ver gonha para o Bra sil.

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Acho que foi o remédio. Ou falta dele. Esse é o comentário que você deveria postar no zap do grupo da família e não aqui. Alias, difícil de entender.

  4. Mauricio Coelho goiato Goiato

    A quest√£o ambiental vai muito bem ¬Ö recordes de queimadas na Amaz√īnia , cerrado , pantanal . S√≥ n√£o est√° pegando fogo no mar . Os Yanomamis agradecem ..

    Responda
  5. Denise Ambrosi

    O que interessa √© a ess√™ncia. Ningu√©m t√° a√≠ para precis√Ķes hist√≥ricas.

    Responda
    1. DANIEL ROUSSO

      Voc√™ falar besteira, n√£o tem problema. No caso de presidente, se imp√Ķe a responsabilidade do cargo.

  6. Maurilio Fernandes Figueiredo

    Lula adora falar demais. Adora ditaduras. Quando ele quer n√£o se posicionar diz que n√£o sabe o que est√° acontecendo e se reserva o direito de ficar calado. Em outros momentos fala sem ter conhecimento do que est√° acontecendo. Vai se queimando com o eleitorado que votou nele para fugir do bozo.

    Responda
    1. DANIEL ROUSSO

      E assim também ganha descrédito e legitimidade internacional, posicionando o Brasil, "gigante por sua própria natureza" em um "anão diplomático".

    2. DANIEL ROUSSO

      E assim também ganha descrédito e legitimidade internacional, posicionando o Brasil, "gigante por sua própria natureza" em um "anão diplomático".

  7. Mozart Cabral

    O autor deste test√≠culo n√£o est√° nem a√≠ para as mais de 12 mil crian√ßas explodidas pelas bombas da soldadesca do rei David - onde n√£o h√° uma guerra, e sim um genoc√≠dio aberto -, pois ele deve pensar que elas formam o ex√©rcito terrorista, na realidade um grupelho acuado sem meios de revidar ao terrorismo de Estado; mas tudo isso o mundo moral j√° sabe, entretanto para este senhor e sua grande m√≠dia venal, amoral, n√£o tem a menor import√Ęncia, mas para Lula, e n√≥s, com vergonha alheia, tem!

    Responda
  8. fauzi salmem

    Gosto dos artigos do Gaspari, mas quando ele escreve sobre a quest√£o pa_lest_ina, acho melhor que se calasse, pois mostra uma vis√£o distorcida da realidade, talvez para satisfazer seus chefes CEoNistas. Lula falou tudo que o mundo precisaria de saber, com a grandeza de um estadista. Longa vida para Lula!

    Responda
    1. fauzi salmem

      Rousso, os CEonistas s√£o os maiores n√© sci os, por ignorarem as regras humanit√°rias para com o efeito de suas agre√á√Ķes desproporcionais √† agre√á√£o de outubro. Dezenas de milhares mortos, centenas de milhares famintos e desabrigados. Trabalham contra si aumentando o antissemitismo mundo afora.

    2. DANIEL ROUSSO

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. silvia ramos

      Gaspari √© um "j√™nio" verde-oliva. Como a Falha abriu m√£o de um J√Ęnio de Freitas e permaneceu com este senhor?

  9. MARCIO Gionco

    Não sei o que é pior, o Lula falando as neira ou a petezada paga com fundo partidário patrulhando a Folha. Vão tra ba lhar

    Responda
    1. Severo Pacelli

      Para de ruminar. Tenta as portarias dos quartéis, quem sabe lá alguém te escuta.

    2. silvia ramos

      O pior √© ler as manifesta√ß√Ķes ruminantes do gado reacion√°rio e bolsonarista.

  10. Jorge Oliveira

    A irresponsabilidade de Lula da sua ousadia de dar nome aos bois, hienas, crocodilos etc.. O Hamas matou mais de mil pessoas é terrorismo? Agora o exercito judeu sionista mata mais de 30 mil pessoas sendo destas 25 mil mulheres crianças se isto não é terrorismo e holocausto? 0 foi irresponsabilidade de Lula?

    Responda
  11. Clair Calandreli

    Vai firme,Lula e não ligue para os semitas disfarçados de brasileiros na nossa imprensa!

    Responda
  12. Zenaldo Loibman

    As declara√ß√Ķes de Lula despertam antissemitismo, e isso n√£o lhe cai bem.

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      N√£o gosto doa coment√°rios do Lula, mas n√£o acho que despertem o antissemitismo. Quanto as a√ß√Ķes atuais do estado de Is..el, talvez despertem mais.

  13. Zenaldo Loibman

    O presidente , por motivo desconhecido, assumiu o discurso do grupo Hamas, essencialmente antissemita, que n√£o lhe cai bem.

    Responda
    1. Jorge Oliveira

      Tem que mentir ent√£o Lula dar de avestruz para n√£o desagradar comunidade sionista tupiniquim?

  14. Alexandre Dias

    O ministro da Segurança Nacional de Iael, Itamar Ben-Gvir, defendeu o fim da ajuda humanitária a Gaza horas após a morte de mais de cem pessoas durante distribuição de suprimentos.

    Responda
  15. Alexandre Dias

    A ministra da Igualdade Social e Empoderamento Feminino de Iael, May Golan, disse estar orgulhosa da destruição deixada na Faixa de Gaza e desejou que cada criança possa contar a seus netos o que fizeram os ueus.

    Responda
  16. Itamar Perenha

    Tenho a impress√£o que esse senhor encanecido e com uma boa colet√Ęnea de livros expende ju√≠zos de valor inapropriados. N√£o sou muito adepto da diplomacia presidencial de nenhum pa√≠s. Acho que os diplomatas s√£o formados para isso e aprendem negocia√ß√£o. Tamb√©m aprendem a fala dissimulada que diz uma coisa quando quer dizer outra. Lula pena porque usa a linguagem direta, embora o mundo respeite as suas opini√Ķes caboclas cheias de sabedoria de vida. Baixe a bola caro escriba.

    Responda
  17. Fernando Liberato

    Quantos mortos ontem na faixa de Gaza? Eram todos terroristas? Ignorante? Quem est√° ignorando o que?

    Responda
  18. FREDERICO FLOSCULO PINHEIRO BARRETO

    Realmente... Lula é um caso que merece o estudo dessa psicologia da personalidade dos que enlouquecem com o poder. No caso, Lula tem a desculpa do imenso ressentimento da prisão. Sua incontinência verborrágica desmoraliza a ele próprio, mas ao Brasil, sobretudo. Nunca fale ao abismo, que, cedo ou tarde, responderá.

    Responda
    1. Severo Pacelli

      Bora eliminar palesti..nos. O deus evangélico isra..lense ordenou.

  19. Armando Vieira

    Cuidado sr. Elio. O fantasma de Ibrahim Sued pode puxar sua orelha pela falta de coerência.

    Responda
  20. LEANDRO SCHMAEDEKE

    Palavras, palavras, palavras de quem n√£o gosta do Lula. Mas, sobre o principal que voc√™ n√£o falou: concorda com a matan√ßa dos palestinos? Os alvos principais dos carniceiros alados do Bibi s√£o crian√ßas, mulheres e idosos, porque mais indefesos. Est√° bom pra voc√™ isto tamb√©m? O pior foi comparar o genoc√≠dio dos palestinos de agora (que os EUA tamb√©m negam porque s√£o c√ļmplices, financiadores) com o holocausto dos judeus, negros, √≠ndios, ciganos que ocorreu no passado?

    Responda
    1. Severo Pacelli

      Impressiona a empatia do Alexander Strus com o genocí..dio de mulheres, crianças e idosos. Com Boso tirou dos armários essa gente doentia.

    2. ALEXANDER STRUM

      Impressiona a sua empatia com as famílias dos mortos e sequestrados pelo Hamas que, é bom lembrar provocou esta guerra, e usa sua população como escudo humano. Isto não parece ser motivo de sua preocupação.

  21. Marcelo Masiero

    Seu Elio anda amargurado.

    Responda
  22. Marcelo Masiero

    Seu Elio anda amargurado.

    Responda
  23. Alberto Soares Soares

    Mais gosta de falar mal do Lula, vai estudar um pouco, se atualizar Elio.

    Responda
  24. Humberto Isidoro

    Os caras mataram trinta mil entre esses , onze mil crianças e a irresponsabilidade é do Lula. mundo estranho e bizarro. Será que merecemos outro diluvio pra limpeza da humanidade?

    Responda
    1. Armando Vieira

      Prezado Humberto. Aguarde a a gran finale das mudan√ßas clim√°ticas; n√£o √© preciso dil√ļvio.

  25. Rafael Alves Albuquerque

    falou o Sr. Caça-cliques

    Responda
  26. Neucir Valentim

    Sem nenhum etarismo, eu fico bobo como esses senhores envelhecem na pol√≠tica do jornalismo e n√£o entendem Lula, que j√° √© pela terceira vez Presidente e sabe conseguir capitalizar as informa√ß√Ķes e a forma√ß√£o do mundo, n√£o houve um l√≠der Mundial que contestou a imagem do Lula ou sua fala, exceto os escritores e pseudo jornalistas da folha da Globo e dos jornais que querem lacrar infelizmente jornalistas decadentes. Acho que viramos de novo a "Rep√ļblica da lava jato."

    Responda
  27. Tadêu Santos

    A Folha de S√£o Paulo n√£o publicou nenhum dos meus coment√°rios enviados ontem, dia 21/02/24. Sejam quais forem as raz√Ķes, considero-me um assinante censurado, sem nenhuma justificativa por parte do √≥rg√£o de imprensa. Isto pode Arnaldo?! NOTA O seu coment√°rio n√£o pode ser publicado automaticamente. H√° palavras no seu texto indicando que uma modera√ß√£o pr√©via ser√° necess√°ria. Caso queira publicar seu texto assim mesmo, clique em Enviar.

    Responda
  28. ANTONIO JOSE ALMEIDA SILVA

    A irresponsabilidade não é de Lula, e sim, do Estado de Israel!

    Responda
    1. DANIEL ROUSSO

      O Ha mas agradece.

  29. José Augusto Bernabé

    Mesmo sentado na privada aqui e em qualquer lugar no mundo ele sempre falou para o seu p√ļblico interno e os consumidores do famoso sandu√≠che, o PT nunca representou ou representar√° o Brasil.

    Responda
  30. Humberto Isidoro

    Parece que a fala do Lula é muito pior que a morte das milhares de pessoas em Gaza. Incrivel como até essa gente que se diz experiente cai no conto da extrema direita brasileira. E até parece que Israel tem uma placa no bolso e a cada vez que comete um crime de guerra levanta a placa para dizer que tem direito de fazer o que quiser porque houve o holocausto. Uma coisa tão terrivel não dá ao governo de Israel o direito de agir até no limite inferior do holocausto.

    Responda
    1. ANTONIO JOSE ALMEIDA SILVA

      Concordo!

  31. Max Morel

    Chega a ser engraçado ver a lulopetezada revoltada como o jornalista Gaspari.

    Responda
    1. Gilberto de Paula

      Concordo, Max. E eu sugiro uma providencia f√°cil para nosso presidente n√£o falar tanta bobagem e nos envergonhar tanto: √© s√≥ ir para essas cerim√īnias s√≥brio e acatar os conselhos dos diplomatas

    2. Gilmar Maghenzani

      claro max somos inteligentes não caímos em conversinha de militar

  32. Gil Filho

    Esse é de uma fala totalmente sem nenhum sentido, cheio de bobagens, pois no mundo inteiro nao apareceu sequer um Presidente desses Pais condenado a fala de Lula, pelo contrario. Apenas no Brasil, os vira latas da imprensa Brasileira estão falando bobagens aos montes.

    Responda
    1. Sergio Siqueira

      O silêncio basta como resposta e o espanto com tanta estupidez.

  33. Almir Alves

    Sem anistia, Bolsonaro na cadeia!!!

    Responda
  34. Paulo Bacaltchuck

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  35. Carlos Silva

    Elio, seu texto tem bastante material para reflexão, mas sendo ou não Genocídio, são quase 30.000 civis mortos. Bastaria que um deles fosse seu filho, sua Mãe ou seu irmão para que talvez você mudasse sua opinião. Se fosse este o caso, sinceramente você ainda escreveria o mesmo texto?

    Responda
  36. ingrid muller xavier

    A irresponsabilidade de Elio se manca cara! vc acha mesmo que conv√©m tacar o pau no Lula neste momento de √Ęnimos acirrados? Qual √© a sua? √® dar muni√ß√£o pros bolsonaristas? Acorda!

    Responda
    1. Max Morel

      Desonestidade intelectual aí é mato.

  37. Maria de Felipe Martinez

    Elio Gaspari provavelmente saiba que em 1982 o presidente Reagan, horrorizado após 11 horas de bombardeio ininterrupto de Isabel sobre Beirute, que resultou em 100 mortos, dos quais 66 crianças, ligou para o Menachem Beguin e disse a ele, literalmente: isto é um holo causto, pare já. E parou em meia hora. Agora, 30.000 mortos, dos quais 12.000 crianças, isso é o que? O Elio, na sua alta sapiência, acha que é só massacre. Está precisando da Madame Natasha.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      tem de lacrar o Lula ele é bozolino

  38. Wilson Oliveira

    Presidenturista em lua de mel.

    Responda
    1. Sergio Siqueira

      Voltou pior que com Dona Marisa que gostava d discrição

  39. Luiz dos Santos

    Genici dio foi forte realmente mas porque o Elio n√£o conta um pouca da hist√≥ria. Do surgimento do H√° mas, do seu financiamento feito por Isra el, dos assentamentos ilegais nos √ļltimos 75 anos. Da maneira como vivem na Cisjord√Ęnia, que nem tem o H√° mas. Fraco seu ponto de vista.

    Responda
  40. EDILSON ROCHA SILVA

    De ignor√Ęncia - deliberada ou n√£o - entendem os jornalistas, que sabem de tudo um pouco. Mas ignorar o que acontece em Gaza hoje ou o que vem acontecendo h√° d√©cadas com o povo palestino, me parece muito grave. Ou n√£o se acredita na cobertura em tempo real da limpeza √©tnica em ambas as √°reas, cada vez mais restritas, dos territ√≥rios¬Ö pelo amor de Deus!

    Responda
  41. Mario Kurtz Filho

    ..."De onde Lula tira essa ideias, n√£o se sabe'... do esquilo: Amorim...

    Responda
  42. Carlos Fernando de Souza Braga

    Grupos judaicos brasileiros e de Israel (e de diversos países) discordam do seu Eliio.

    Responda
    1. RODRIGO NAFTAL

      Sabe qual a diferença? Israel e em outros países democráticos, a discordancia, por mais sem embasamento que seja a opinião. Tentei divergir em Gaza?

  43. Daniel Liaz

    Que coisa curiosa. In√ļmeros colunistas e mat√©rias da folha criticando (de forma meio repetitiva, sem aprofundamento, √© preciso reconhecer) a fala do Lula. Quase n√£o se v√™ algu√©m tratando da quest√£o levantada por ele. Mas, mais do que isso , espanta n√£o haver o mesmo empenho em noticiar e dabater o massacre em curso no oriente m√©dio

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Ficam identificados todos os funcion√°rios da Conib, simples.

  44. PAULO AFONSO F DE CARVALHO

    Elio caducou.

    Responda
  45. PAULO AFONSO F DE CARVALHO

    Elio caducou.

    Responda
  46. Luiz Ferreira

    Genocídio, segundo o Oxford Languages: "extermínio deliberado, parcial ou total, de uma comunidade, grupo étnico, racial ou religioso". Parece que o colunista adaptou o verbete para amparar a sua crítica. Esperava um pouco mais do autor que escancarou a ditadura.

    Responda
    1. Ademar Adams

      Mas que bajulava herr Geisel.

  47. andre pedrosa

    O antisse....não vai voltar por causa do lula não, vai voltar, por causa do prório "isabel" e seu primeiro ministro "geno" Netanyahu.

    Responda
    1. DANIEL ROUSSO

      O antis semitismo existe independente da guerra em Ga za, a qual é só uma oportunidade para os adeptos se manifestarem e extravasarem seu ódio.

  48. Alexandre Oliveira

    Meu caro √Člio Gaspari, vejo que o Sr subiu ao andar de cima, como o Sr costuma dizer. Est√° a um passo de se tornar vi√ļva, como o Sr tamb√©m costuma dizer. Lula n√£o foi irrespons√°vel, foi corajoso e embasado na sua vasta experi√™ncia. O Sr para escrever, necessita de fontes; o presidente det√©m informa√ß√Ķes dos servi√ßos de intelig√™ncia e de seus assessores. Andar de cima para nos lembrar de forma preconceituosa que Lula n√£o tem estudo e o Sr √© o decano do jornalismo brasileiro. Vamos aposentar????

    Responda
  49. Eduardo Giuliani

    Elio. Um pouco de Hist√≥ria. Alemanha matou vinte e quatro milh√Ķes de russos e seis milh√Ķes de semitas.

    Responda
    1. Eduardo Giuliani

      Grande maioria civis. Fascista mata civil. Netanyahu faz o mesmo. Lula Janja está na direção certa e pegou na ferida. Pena que os semitas, por uma questão de Propagando Ocidental, associa este genocídio só sobre eles, esquecendo dos russos.

  50. José Fernando Marques

    A compara√ß√£o entre as duas situa√ß√Ķes √© justa: o que importa s√£o as vidas em ambos os casos.

    Responda