Coment√°rios para:

Debaixo de vara

VER COMENT√ĀRIOS EM Ruy Castro

Comente*

* Apenas para assinantes

coment√°rios

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Mozart Cabral

    Ao dizer que o presidente "Lula errou feio" ao denunciar o neocolonialismo genocida de mais de 75 anos, o autor cometeu uma vergonhosa falta de humanidade para com as mais 12 mil crianças trucidadas pela soldadesca de David atualmente, onde a grande maioria dos chefes de Estados ocidentais são indiferentes e têm a cumplicidade da grande mídia e seus jornalistas venais. Aquilo não é uma guerra - onde estaria o outro exército? - mas a continuidade do extermínio de um povo e de suas moradias.

    Responda
  2. Nilton Silva

    Lula errou feio. Tivesse ficado calado e apenas lido o que o Itamaraty preparou, a semana seria inteirinha dedicada ao Bozo.

    Responda
  3. Sergio Akira

    Em breve, n√£o poderei citar bolsonaro, nem seus asseclas(incluindo essa folha)

    Responda
    1. Sergio Siqueira

      A Folha quer se transformar em GIBI para menores de 10 anos. Pudica!

  4. Sergio Akira

    Vergonhamente. , a FSP CENSUROU meu comentário.Vem coisa pior por por aí

    Responda
  5. Edson Jos√© Neves J√ļnior

    √Č lament√°vel que jornalistas vendam a sua autonomia para continuar empregados. Lament√°vel, mas compreens√≠vel, dada a mediocridade de certos comportamentos. Lula disse que √© genoc√≠dio porque j√° s√£o mais de 30 mil mortos na destrui√ß√£o causada pelo governo de Israel. Imposs√≠vel defender que todos esses mortos s√£o militantes do Hamas...

    Responda
  6. Marcos Benassi

    √Ē√ī√ī Ruy, 'tadinho do Bozo! Se ele n√£o fala, a explica√ß√£o deve estar na foto da Reuters que finaliza seu artigo: t√° parecendo banguela! Vai que √© por isso, e n√£o por ser um casca de ferida, que ele n√£o quer ir √† PF?

    Responda
  7. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

    Dessa vez não teve graça, Rui. Crianças plstin sendo operadas sem anestesia pq I não deixa entrar os insumos em g. Men ge le fazia, mas de propósito... Ops nada de comprcao...

    Responda
  8. jose fior neto fior

    Que espetaculo, ver o 'imbrochavel' debaixo de vara.

    Responda
  9. jose fior neto fior

    Que espetaculo, ver o 'imbrochavel' debaixo de vara.

    Responda
  10. jose fior neto fior

    Que espetaculo, ver o 'imbrochavel' debaixo de vara.

    Responda
  11. Clovis Castello Miguel

    Gente : o mundo gira e a Luzitania roda ! Sobre o que Ruy est√° falando ? Soltem o freio de m√£o

    Responda
  12. Clovis Castello Miguel

    Puxa cambada vocês estão agarrados no freio de mão !

    Responda
  13. Edemar Afonso Gonçalves

    "Ruy,Ruy,Ruy roubaram a mulher do Ruy,dizem que fui eu,digo que n√£o foi" ,seria o Bibi?

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Puxa, que inteligente!

  14. Manoel Carlos Oliveira Rezende

    Muito interessante: "n√£o entendeu porque √© petista", "n√£o entendeu porque na Ucr√Ęnia..." "porque N√£o quis entender". √Č t√≠pico de terraplanistas. Ou voc√™ √© Bolsol√£o ou voc√™ √© comunista e n√£o h√° meio termo. Ora! V√£o catar coquinhos ou "ler" o Olavo...

    Responda
  15. Jorge Dur√°n

    "Vai pra casa, Padilha" (como dizia o Gordo. Todos todas e todes temos direito a um terrinha pra chamar de nossa, até Bibi, um israeli corrupto, tem esse direito. 30 mil palestinos assassinados é pouco, para vc, Ruy?

    Responda
  16. Rodrigo Flexa

    Poxa, não esperava isso do articulista, até parece que não foi informado do massacre em curso, jornalista esconder os fatos é feio.

    Responda
  17. Paulo Roberto Cugini

    E para piorar, "adevogados" N√ÉO fazem (mais) Justi√ßa (salvo raras exce√ß√Ķes). S√£o contra um Brasil melhor, mais justo e solid√°rio al√©m de n√£o valorizarem as pessoas dignas, honestas, honradas, trabalhadoras, etc, etc. J√° estou cansado de "assistir" os "ban-ban-ban milion√°rios "botar" panos quentes em TUDO". Pobre Brasil! Assim n√£o d√°, n√©?

    Responda
  18. Taniara Aguiar de Souza

    √Č impressionante a quantidade de lugares comuns e bizarrices que acomenteram os articulistas desse jornal. Ou estar√£o escrevendo "debaixo de vara" para tentar encobrir o "holos" (inteiro) "cedere" (matar) do "genos" (ra√ßa) palestino?

    Responda
  19. Webe Queiroz

    Lula teve a coragem dos verdadeiros Líderes. E os dias vindouros respaldaram com o devido remédio. Acabar com as atrocidades e massacres de crianças e mulheres inocentes.

    Responda
    1. SERGIO SWAIN MILLER

      Lula nem sabe direito o que é holocausto e quando aconteceu . Além da deficiência cognitiva , de sempre , aparenta , em razão da idade e antecedentes , estar no início de processo neuro degenerativo . Deveria ser contido e preservar sua história .

  20. LUTHERO MAYNARD

    Lula cometeu uma impropriedade: tocar em assunto sens√≠vel em momento t√£o delicado. Melhor que tivesse se limitado √† defesa dos palestinos sem alus√Ķes outras (a compara√ß√£o com o Holocausto foi uma imprecis√£o hist√≥rica perfeitamente perdo√°vel). O importante √© que a fala dele serviu de muni√ß√£o para o os conservadores do governo de Israel e para os fascistas tupiniquins, diuturnamente empenhados em atacar o governo petista.

    Responda
  21. VITOR LUIS AIDAR SANTOS

    Perfeito novamente, Ruy.

    Responda
  22. Daniel Liaz

    Rui. Vc viu qtos países censuraram a fala do Lula, apesar de terem sido intimados a fazê-lo pelo Bibi?

    Responda
    1. LUTHERO MAYNARD

      Discordo totalmente da aprecia√ß√£o injusta dos colunistas da Folha, que estariam ignorando as mortes ocorridas na Faixa de Gaza. Tenho lido os jornais americanos: a atua√ß√£o de Israel √© noticiada e analisada, com um vasto contradit√≥rio. N√£o existe unanimidade. Nos jornais franceses e brit√Ęnicos Gaza tamb√©m √© tratada com a mesma seriedade e amplitude e motiva uma inesgot√°vel pol√™mica.

    2. Daniel Liaz

      E, a partir de hj, vc e os demais colunistas que se empenham tanto em criticar o Lula v√£o passar a acompanhar e reportar o que se passa em gaaaazzzza com o mesmo empenho?

    3. Daniel Liaz

      Tem visto a mudança de discurso de vários países, inclusive os EUAs hj? Será naie a fala do Lula foi tão errada assim? .

    4. Daniel Liaz

      Viu como se manifestou o coletivo jouhdeu ontem? E como se manifestou o líder da oposição em Ixhaell hj?

  23. Daniel Liaz

    Rui. Vc viu qtos países censuraram a fala do Lula, apesar de terem sido intimados a fazê-lo pelo Bibi? Viu como se manifestou o coletivo jouhdeu ontem? E como se manifestou o líder da oposição em Ixhaell hj? Tem visto a mudança de discurso de vários países, inclusive os EUAs hj? Será naie a fala do Lula foi tão errada assim? E, a partir de hj, vc e os demais colunistas que se empenham tanto em criticar o Lula vão passar a acompanhar e reportar onqie se passa em gaaaazzzza com o mesmo empenho?

    Responda
    1. Gisele Cezaro Burger

      Exatamente

  24. Antonio Carlos Aleixo

    A fala de Lula foi a melhor que ele fez durante este mandato. Qual o sentido de meter Lula num texto sobre o covarde imbroxavel...

    Responda
    1. Daniel Marques

      O sentido é mostrar que Lula e Bolsonaro são duas faces da mesma moeda, um depende do outro para manter o país em chamas.

  25. Paulo Jr

    O texto me pareceu perfeito. Só lamento a profusão comentários a favor de um ou outro. O sem coragem tenta apagar as bobagens que fez, e o que muito fala, se prende ao rancor e a amargura incompatíveis com o cargo que exerce.

    Responda
  26. Elisabete S

    Mas, n√£o peceberam que o atual pres. da rep. fica disputando com o ex presidente para chamar aten√ß√£o da m√≠dia sej√° l√° no que for? Houve uma conversa com alguns petistas mencionando a necessidade de estar ¬®sempre na m√≠dia, fazer barulho¬®, assim como fazia o ex presidente durante 4 anos no poder. O atual gostou do estilo do ex em muitas coisas, ali√°s. Essa de estar na m√≠dia 24hs buzinando √© modus operandi para desviar de suas incompet√™ncias com milh√Ķes de problemas. PT √© s√≥ marketing.

    Responda
  27. Alexandre Rodrigues

    A relut√Ęncia de Bolsonaro em comparecer a PF faz sentido. N√£o pelas raz√Ķes invocadas por seus advogados, longe disso. Para quem se considera incom√≠vel, depor debaixo de vara deve ser pavoroso.

    Responda
  28. raul neto

    Sem d√ļvidas, Ruy. Lula sendo um pol√≠tico t√£o sagaz dessa vez vacilou feio. Para qu√™ chamar a aten√ß√£o nesse momento em quase estamos conseguindo justi√ßa contra o inomin√°vel?

    Responda
  29. Gustavo Michelin

    Ver o Ruy ser ofendido pela esquer da lha acefala não tem preço

    Responda
  30. Gustavo Michelin

    N√£o fala assim sen√£o o partido corta tua mesada

    Responda
  31. Hipolito Lima do Carmo

    Ora ora bozominios falando de que contradição é só que eles sabem.fazer porque o qi dessa gente é bem pequena tem preguiça de pensar aí o outra pensa por eles

    Responda
  32. Spartaco Almeida

    Admiro Ruy Castro, e esta √© uma de suas cr√īnicas mais bem escritas. As considera√ß√Ķes sobre o tema da vara de marmelo est√£o muito saborosas de ler. Parabenizo, apesar do final p√≠fio que trata da fala de Lula - e a an√°lise equivocada √© o menor problema.

    Responda
  33. Ivan Silvano

    Mas que lamento deste senhor. Credo!!!

    Responda
  34. Ednilson Alves Deo

    Isso tudo é reflexo do ser "humano", que massacra animais em campos de concentração e agora massacra a si mesmo.

    Responda
  35. Antonio Ronaldo Jatene

    Quanto amor e bem querer o Jornalista Ruy Castro tem pelas artes, especialmente pela m√ļsica. Entretanto, √© lament√°vel que tenha tanto √≥dio pelo ex-presidente Bolsonaro.

    Responda
    1. Paulo Afonso Laurentis

      N√£o h√° d√ļvida de que o "√≥dio" √© um sentimento reprovado pela grande maioria das doutrinas religiosas. Mas n√£o se pode negar que ele √© consequ√™ncia de uma (ou mais) a√ß√£o/√Ķes praticada(s) pelo "odiado" contra quem passou a "odiar", que causa a este grande dor ou contrariedade. Quem acompanhou o notici√°rio sobre pol√≠tica brasileira nos √ļltimos 20 anos sabe exatamente quais segmentos da sociedade (e porque) t√™m √≥dio, respectivamente, de Lula e de Bolsonaro.

  36. Roberto De S Matos

    Quem deveria estar debaixo de varas, é quem ver milhares de serem inocentes serem covardemente assassinadas e não tem coragem de reagir mesmo quando rep. De seu país é humilhado publicamente. Toma vergonha

    Responda
  37. José Bernardo

    O foco deveria ser a monstruosidade em curso em Gaza, promovida pelo governo de I, e n√£o eventuais imprecis√Ķes sem√Ęnticas ou hist√≥ricas de quem corajosamente procura denunci√°-la, diante de um coro de sil√™ncio e omiss√£o. Quando at√© algu√©m da estatura de um Ruy Castro embarca na unanimidade bur ra da FSP, aludindo a uma pueril "saia justa", √© realmente desalentador...

    Responda
  38. alfredp Conde

    Senhores(as): Gostaria que retirassem o meu coment√°rio. N√£o paga a pena! Alfredo

    Responda
  39. alfredp Conde

    Deve ter uma clásula no contrato de trabalho dos jornalistas da Folha, do Estadão e do Globo que os obriga a defender o indefensável. Está mesmo havendo uma matança desenfreada!

    Responda
    1. neli faria

      A folha sempre foi um jornal a Servi√ßo do lula. Sou assinante h√° mais de trinta anos e antes lia a Folha dozotro! Todo jornalista se acha intelectual , ent√£o √© petista, pseudointelectual ! Matan√ßa √© no Brasil, pela inseguran√ßa p√ļblica. Pesquise .

    2. carlos jardim

      Tenho lido muito isso em comentários. Devo ser oligofrênico pois raramente concordo que o texto defende o bozo e certamente não foi desta x que minha cachola captou nem sopro subliminar de tal mensagem !

  40. Aldo luiz Cabrini

    Até tu Brutus, ops Rui Castro ,jornalista q sempre respeitei, leitor de seus livros e admirador da pessoa q vc é indo p o mesmo caminho do Elio Gaspari . Realmente acho q alguns dos meus ídolos na verdade tem pés de barro.

    Responda
    1. Fl√°vio Sasso

      Mi,mi,mi. Em breve a cabeça da serpente vai acordar na cadeia.

  41. Aldo luiz Cabrini

    Até tu Brutus, ops Rui jornalista q sempre respeitei, leitor de seus livros e admirador da pessoa q vc é indo p o mesmo caminho do Elio Gaspari . Realmente acho q alguns dos meus ídolos na verdade tem pés de barro.

    Responda
  42. Luciano Mina

    "Deixou o Brasil de saia justa"? que lacaio....fale por vc ....

    Responda
  43. Clemens A F Schrage

    Parece que a maioria das pessoas n√£o entendem a diferen√ßa entre genoc√≠dio e o Holocausto. Os genoc√≠dios ocorrem com frequ√™ncia assustadora. Basta lembrar a Siria. Mataram 560 mil pessoas at√© 2016. No Holocausto, os nazistas faziam sab√£o de judeus, capa de livro e abajures. Nas pseudo pesquisas m√©dicas n√£o tinha anestesia. As c√Ęmaras de g√°s eram instala√ß√Ķes industriais em grande escala para matar centenas a milhares de pessoas por dia. Genoc√≠dio e Holocausto n√£o s√£o sin√īnimos.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Nenhum povo tem o.monop√≥lio do sofrimento? E quem disse isso? A quest√£o n√£o √© esta, nem tampouco se Israel est√° cometendo crimes de guerra. Quanto a isto, n√£o h√° d√ļvidas. A compara√ß√£o com o Holocausto foi um erro que s√≥ deu muni√ß√£o a Netanyahu para afastar as cr√≠ticas de Lula. Reconhecer a impropriedade da compara√ß√£o e reiterar as cr√≠ticas aos crimes de guera seria muito mais proveitoso de que insistir na infalibilidade do "deus Lula".

    2. José Bernardo

      N√£o creio que para as centenas de milhares que est√£o sendo submetidos a retalia√ß√£o indiscriminada com deslocamento for√ßado, bombardeio, massacre e mutila√ß√£o de milhares de mulheres e crian√ßas inocentes, amputa√ß√Ķes sem anestesia, fome, sede e doen√ßas impostos, a diferen√ßa seja relevante, meu caro. Nenhum ser humano, nenhum povo tem o monop√≥lio do sofrimento...

  44. Paulo Dos Santos

    Os maiores atores do cenário político internacional e também de outras áreas do mundo civilizado, apoiam Lula. A sociedade (humana) internacional, clama pelo fim da bárbarie feita pelos desumanos. As pessoas que têm empatia com o sofrimento de um povo, não aguentam mais os discursos diplomáticos e inócuos. Não importam as palavras, a desproporção da analogia com o aniquilamento, o que importa é o aniquilamento. Parece que a playboyzada do ex-reino de Pasárgada nunca entenderá isso

    Responda
    1. Hernandez Piras

      E o que fez Lula, Paulo, Agiu, tomou medidas concretas? Não! Fez exatamente o mesmo tipo de discurso diplomático inócuo que têm feito os outros líderes. Com a diferença de que o discurso desastrado de Lula deu munição a Netanyahu. Só isso.

    2. César A C Sanchez

      Quem seriam esses "maiores atores do cenário político internacional", poderia citá-los, só para exemplificar?

  45. Paulo Dos Santos

    Os maiores atores do cenário político internacional e também de outras áreas do mundo civilizado, apoiam Lula. A sociedade (humana) internacional, clama pelo fim da bárbarie feita pelos desumanos. As pessoas que têm empatia com o sofrimento de um povo, não aguentam mais os discursos diplomáticos e inócuos. Não importam as palavras, a desproporção da analogia com o aniquilamento, o que importa é o aniquilamento. Parece que a playboyzada do ex-reino de Pasárgada nunca entenderá isso

    Responda
  46. Jo√£o Carlos saraiva torres

    Lula tirou de foco reunião de Bolsonaro...só da o Presidente na mídia. Povão com as atitudes dele.

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Engraçado. Por que será que a imprensa precisa dar tanto, mas tanto, mas tanto destaque a fala do Lula. Contrasta com o silêncio geral qto ao massacre em curso na pallestinna

  47. Daniel Liaz

    Rui. Acho que vale a pena lhe lembrar que Lula foi levado a depor sob vara, apesar de nunca ter se recusado a depor ou ter criado desculpas para não enfrentar a justiça. Infeliz a metáfora.

    Responda
  48. Catharina Pinheiro

    Ruy você acha que vive em uma novela do Manoel Carlos? Do Leblon para Copa, dando um pulinho em Paris de vez em quando para espairecer um pouquinho. Ainda bem que Gaza fica bem longe, né?

    Responda
  49. Catharina Pinheiro

    Volta para o seu apartamento em Paris, Ruy. Quem sabe de l√° voc√™ consegue disfar√ßar o seu ran√ßo elitista, √© dif√≠cil ver um metal√ļrgico no poder, n√©? Pior ainda, ele n√£o sabe falar franc√™s, que vexame! Chama os vizinhos do Leblon e de Copa para fazer um panela√ßo.

    Responda
    1. LUTHERO MAYNARD

      Catharina, o seu ressentimento em rela√ß√£o ao Ruy Castro foge at√© dos padr√Ķes do ressentimento habitual dos bolsonaristas raiz. Por f,alar em raiz, qual a raiz desse ressentimento? Paris, Leblon, Copacabana, escritor admirado pelas elites cultas e pelos leitores de livros e jornais? Ningu√©m - especialmente o Ruy - acha dif√≠cil ver um metal√ļrgico no poder. Ao contr√°rio, √© orgulho de mais da metade da popula√ß√£o. Em tempo: Lula n√£o precisa de defesa t√£o canhestra e pedestre. PT sauda√ß√Ķes.

  50. ROBERTO de lima cruz

    Até tu Ruy? Leia o texto de Ronilso Pacheco pode levá-lo a refletir!!! Lula falou tudo o que muitos líderes gostariam de falar!!!

    Responda