Comente*

* Apenas para assinantes

coment√°rios

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Jo√£o Teixeira de Lima

    Em 2015, se n√£o me engano, o pr√≥prio genocida israelense BN, disse que hitler n√£o queria matar judeus e sim expulsa-los, por que n√£o houve manifesta√ß√Ķes contra esse senhor? Agora fica falando asneiras de Lula que falou a verdade quem muitos n√£o tiveram a coragem de falar. J√° deveria ter expulsado um embaixador e se necess√°rio cortar rela√ß√Ķes em todos os sentidos. S√≥ para lembrar, o governo Lula retirou quase 1.500 pessoas da faixa de Gaza e ainda tem avi√£o esperando mais. #LULATEM RAZ√ÉO

    Responda
  2. Maria de Felipe Martinez

    O que a FSP n√£o diz e que na Europa Lula virou um her√≥i. Ele falou o que os pusil√Ęnimes, com raras exce√ß√Ķes, n√£o se atrevem a dizer. Tem vivas a Lula na maioria dos jornais, menos os de extrema direita, que incrivelmente pelo seu sesgo f√£s Cista, apoiam a Isabel.

    Responda
  3. SERGIO ROBERTO ORTIZ NASCIMENTO

    Manda vazar. Esse povo n√£o da lucro e quer se paparicado o tempo todo. Matam milhares e se passam por vitimas. Bibi com certeza usa a Su√°stica embaixo do terno.

    Responda
    1. Cintia Klein

      √Č, esse povo quer ser paparicado, mata milhares, passa-se por v√≠tima. Iranianos? Su√≠√ßos? Sui√ßos? Qualquer resposta aponta ignor√Ęncia oriunda de pr√©-conceito racial.

  4. cleuton rodrigues

    Nunca fui PT e nem quero, mas tirando a infeliz expressão Holocausto, o restante da fala do Lula em relação ao governo Benjamin Netanyahu foi super acertada e se governo de lá quiser romper com o Brasil, demorou !

    Responda
  5. Luis Alberto Braga Rodrigues

    A posi√ß√£o de Lula vai ao encontro da maioria dos l√≠deres e da popula√ß√£o mundial, haja vista as manifesta√ß√Ķes que v√™m ocorrendo no mundo inteiro com muita for√ßa. O massacre da popula√ß√£o civil, hoje, na faixa de Gaza √© crime de guerra, pois crian√ßas e mulheres, principalmente, est√£o sendo dizimadas.

    Responda
    1. Cintia Klein

      O R√ļssia tamb√©m est√° cometendo crimes de guerra. At√© o meio do ano passado, foram 200 mil ucranianos mortos. Acho importante condenar e cobrar dos l√≠deres de ambas as na√ß√Ķes. Se n√£o, fica parecendo que a cobran√ßa tem distin√ß√£o por etnia.

    2. Cintia Klein

      E as outras popula√ß√Ķes que est√£o sendo mass acradas como na Ucr√Ę nia, em crime de guerra segundo relatado pela ONU? Elas importam menos? Tamb√©m seria bom fazer essas cr√≠ticas -romper rela√ß√Ķes? Ou s√≥ algumas mortes importam? Se for romper com j u d e u s somente fica parecendo racismo.

  6. Eloisa Giancoli Tironi

    Expulsar o Embaixador de Israel? T√£o de zoeira? A confus√£o foi causada por uma gigantesca escorregada de nosso Presidente. Os de l√° est√£o aproveitando a ocasi√£o. O causador devia deixar de reclamar.

    Responda
    1. SERGIO ROBERTO ORTIZ NASCIMENTO

      Manda vazar. Esse povo n√£o da lucro e quer se paparicado o tempo todo. Matam milhares e se passam por vitimas. Bibi com certeza usa a Su√°stica embaixo do terno.

  7. RUTH RUTMAN

    E a dor fos bradileiros. E a vacina da dengue q é insufiviente. O dinheiro q falta para a saude, educacao e infra estrutura no pais q pura acaso ele é presidente. E o genocidio diario da pop. negra e pobre das periferias e favelas? Tem uma favela no rio q chama gaza

    Responda
    1. Cintia Klein

      Precisas, Telma e Ruth.

    2. Telma Saraiva

      Corrigindo o que meu teclado completou errado: leia-se "inflar".

    3. Telma Saraiva

      O Lula, o Amorim e o Vieira estão tão ficados em Gaza que conseguiram tirar das manchetes o problema seríssimo da tentativa de golpe do inelegível; e talvez até consigam inflação o ato do dia 25.

    4. José Bueno

      Agora temos governo, que está recuperando o que estava sendo destruído. E está com um programa de desenvolvimento técnico e responsável que precisa resistir às tentativas de boicote pela m i di a e pelo congresso.

  8. marcius carvalho

    Cara, é surreal. Que desastre esse governo. Que vergonha!

    Responda
    1. SERGIO ROBERTO ORTIZ NASCIMENTO

      Argumento seubque é vergonhoso. Baba o Bibi, corrupto e genocida.

    2. José Bueno

      Srm argumento.

    3. José Bueno

      Srm argumento.

  9. Marcos Longaresi Carvalh√£es

    Tira a garrafa de pinga dele urgentemente.

    Responda
    1. Adriano Ferreira

      Só depois que tirarem o pepino do seu...

    2. José Bueno

      Hoje Lula atendeu o pedido do governo estadunidense e conversou duas horas com seu representante, que saiu da reuni√£o muito animado. Acho que n√£o foi por causa do aperitivo.

  10. Marcos Longaresi Carvalh√£es

    Israel est√° morrendo de medo do embaixador dele ser expluso, agora sim a guerra acaba, acaba de ficar pior.

    Responda
    1. Eloisa Giancoli Tironi

      Hiiii, devem estar moreendo de medo mesmo.

  11. Marcos Longaresi Carvalh√£es

    Israel est√° preocupad√≠ssimo com essa situa√ß√£o, o governo deles vai dormir na geladeira de tanto medo das declara√ß√Ķes do apreciador de caldo de cana destilado.

    Responda
    1. Adriano Ferreira

      Falou outro apreciador de outro tipo de caldo.

    2. SERGIO ROBERTO ORTIZ NASCIMENTO

      Quem n√£o bebe eu nem converso. Povo chat0!!! Kkk

    3. Eloisa Giancoli Tironi

      Amém, José Bueno.

    4. José Bueno

      Se a extrema direita n√£o conseguir acabar com a democracia em I s ra e l, como est√£o tentando enfraquecendo o Poder Judici√°rio, teremos logo um novo governo, que garantir√° a continuidade das rela√ß√Ķes diplom√°ticas adequadas entre os dois pa√≠ses.

    5. Felipe Ara√ļjo Braga

      O que você ganha puxando o saco de um paizinho insignificante, violento e racista?

  12. José Bueno

    Lula não se calou com a dor do H oloc aus to e nem com a dor provocada pelos terroristas do Ha ma s, que ele também condenou. Tanto entendeu a dor das vítimas de Hi ler que se referiu a esta dor para mostrar a dor produzida pela monstruosa carnificina produzida pelos is rae le nse s. Esta dor dos p al est i nos é que está sendo ignorada pelos s io nis tas.

    Responda
  13. José Bueno

    Vamos ser fi√©is aos fatos. Lula condenou a invas√£o russa e defende uma solu√ß√£o diplom√°tica para o dif√≠cil e sangrento conflito entre ucranianos e russos. Lula condenou a invas√£o i srae l en se e defende uma solu√ß√£o diplom√°tica para o dif√≠cil e sangrento conflito entre p al est i nos e is rae le nses. Lula quer solu√ß√Ķes e sabe que estas n√£o vir√£o com mais armas, s√≥ vir√£o com a busca diplom√°tica da Paz.

    Responda
  14. Jorge Peregrino Braga

    O Gueto de Varsóvia foi criado em 1940. Agora a história se inverte e Israel cria o seu "Gueto da Palestina"!

    Responda
  15. Mario Donizete Pelissaro

    Pr√° mim, expulsa!

    Responda
  16. Fauzi Palis Junior

    Expulsão imediata até o governo terrorista de Israel cair.

    Responda
  17. MARIA F LUPORINI

    Lula tem razão, mas isso é um erro. Espero que seja fofoca da Folha.

    Responda
  18. Rodrigo Flexa

    Viva o presidente Lula!

    Responda
  19. CL UDIO CASTELO DOS SANTOS

    Esse Paulo Pimenta e o Lula s√£o uns irrespons√°veis.

    Responda
  20. Joao Luiz Coimbra

    Caso ocorra essa ruptura diplom√°tica, qual seria o impacto causado pelo n√£o fornecimento das pe√ßas eletr√īnicas de origem israelense, essenciais para a produ√ß√£o dos ca√ßas suecos Gripen, dos cargueiros KC-390, e dos Tucanos A29 pela Embraer. E os drones militares fornecidos por Israel ao Brasil.

    Responda
    1. frankklim alencar figueiredo

      Meu caro Jo√£o. Se isso acontecer. Livramos os pentecostais dos estelionat√°rios e charlat√Ķes da f√© que levam esses coitados ignorantes pra serem batizados no C√≥rrego do Rio Jo√£o. S√≥ isso. Tb, como o amigo disse a√≠. Nos livramos das piratarias de equipamentos que alimenta o crime no Brasil, como aparelhos em m√£os de Bozo e seu grupo criminoso.

    2. Alberto Melis Bianconi

      E as engenhocas de espionagem da Abin?

  21. maria eloisa montero miguez

    A dor que v√°rias gera√ß√Ķes de judeus e n√£o judeus carregam jamais deveria ser desconsiderada e a diplomacia brasileira tem sido extremamente seletiva. Outros lideres tem causado sofrimento paulatina e initerruptamente, mas o governo se cala diante dos lideres como da r√ļssia, venezuela, coreia do norte etc.

    Responda
    1. Cintia Klein

      Basta acompanhar a guerra da R√ļ ssia com a Ucr √Ęnia, tamb√©m condenada como crime de guerra. H√° dois anos em curso, 200 mil ucranianos mortos, dois anos passaram-se e vemos a dificuldade que √© interromper esse imbr√≥glio, e responsabilizar Putin por isso.

    2. José Bueno

      Lula tanto entendeu a dor das vítimas de Hi ler, que se referiu à atrocidades q ue a produziu para mostrar a dor produzida pela monstruosa carnificina produzida pelos is rae le nse s.

    3. José Bueno

      Lula não se calou com a dor do H oloc aus to e nem com a dor provocada pelos terroristas do Ha ma s, que ele também condenou. Tanto entendeu a dor das vítimas de Hi ler que se referiu a esta dor para mostrar a dor produzida pela monstruosa carnificina produzida pelos is rae le nse s. Esta dor dos p al est i nos é que está sendo ignorada pelos s io nis tas.

    4. José Bueno

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    5. Mario Donizete Pelissaro

      Na guerra Russia x Ucrania tem 1 exercito contra outro exercito, soldados contra soldados. Em Gaza, um exercito poderoso com as mais modernas armas contra velhos, criancas e mulheres

    6. Wilson Rossi

      Que dor é essa? Vem vc. com essa vitimizacao outra vez? Os palestinos são as vítimas, por favor.

    7. MARIA F LUPORINI

      Não foram e nunca serão desconsideradas. Isso não é desculpa para o governo si o nis ta matar outros povos, cuja dor também não deve ser desconsiderada.

    8. MARIA F LUPORINI

      A dor de gera√ß√Ķes de judeus √© igual √† dor de gera√ß√Ķes de africanos, ind√≠genas, de todos os povos que est√£o em guerra. Todos os povos s√£o humanos e sentem. O povo judeu sofreu muito, mas n√£o pode matar outros povos fora do direito internacional e do desejo da maioria dos pa√≠ses do mundo.

  22. CELSO RIBAS

    A melhor coisa dentro desse processo todo foi escancarar a m√° vontade da imprensa brasileira com Lula.

    Responda
    1. frankklim alencar figueiredo

      Porta-voz

    2. frankklim alencar figueiredo

      Isso mesmo meu caro Celso. Foi e est√° sendo vergonhoso a forma que a imprensa agiu e est√° agindo. N√£o representam os interesses do Brasil. Agindo como porta vozes dos agressores.

  23. Jo√£o Batista de Junior

    Dois Estados é a solução.

    Responda
  24. maria eloisa montero miguez

    Se isso √© diplomacia nasci diplomata. Jamais trataria com descaso a dor que v√°rias gera√ß√Ķes de judeus e n√£o judeus trazem dentro de si com o holocausto, o que n√£o isenta Netanyahu. Boa oportunidade para o presidente e o PT reverem sua postura seletiva. Ferozes com alguns sil√™ncio com outros. Nem uma palavra sobre putin, maduro, noriega, kin etc que tanto mal fazem a humanidade paulatina e initerruptamente. √Č o varejo da crueldade!!!

    Responda
    1. Wilson Rossi

      Vc. Quer o que? Que o mundo se sinta culpado e permita que roubem e matem . O presidente nunca foi tão feliz em sua declaração.

    2. MARIA F LUPORINI

      O que você sente quando vê a imagem de uma criança Palestina mutilada? Se não for a mesma coisa que sente, você tem misericórdia seletiva.

  25. leonardo oliveira

    Brasil passando vergonha diplom√°tica.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Vergonha frente a quem? A imprensa de Ban√Ęnia? Serio?

  26. Ivan Bastos

    Nestas quest√Ķes internacionais o melhor √© seguir a experi√™ncia do Itamaraty.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Aposto que Lula e o Itamaraty estão muito afinados. Nem a imprensa, com destaque para esta Folha, com sede de condenar qualquer fala do presidente, encontrou qualquer coisa em que pudesse se apegar. E estão ouvindo até o que conversam no cafezinho.

  27. MARIA F LUPORINI

    Concordo com absolutamente tudo o que Lula falou, mas não se deve escalar mais a crise. Nada de expulsar o embaixador. Pensemos com a cabeça e não com a emoção.

    Responda
  28. NACIB HETTI

    Aproveita e expulsa também os embaixadores dos ditadores que não respeitam os direitos humanos, tipo Putim, Maduro, Erdogan, Kim, Ping, etc.

    Responda
  29. Tersio Gorrasi

    Interessante que Putin vai de s√≥ love s√≥ love com as mulheres, idosos e crian√ßas da Ucr√Ęnia, mas isso n√£o interessa ao nosso grande estadista defensor dos vulner√°veis

    Responda
    1. José Bueno

      Vamos ser fi√©is aos fatios. Lula condenou a invas√£o russa e defende uma solu√ß√£o diplom√°tica para o dif√≠cil e sangrento conflito entre ucranianos e russos. Lula condenou a invas√£o i srae l en se e defende uma solu√ß√£o diplom√°tica para o dif√≠cil e sangrento conflito entre p al est i nos e is rae le nses. Lula quer solu√ß√Ķes e sabe que estas n√£ vir√£o com mais armas, s√≥ vir√£o com a busca diplom√°tica da Paz.

    2. Alberto Melis Bianconi

      Dif√≠cil de entender com a escassez de neur√īnios, eu imagino. R√ļssia agrediu um Estado, n√£o montou um campo de concentra√ß√£o a c√©u aberto.

  30. Sidmar Garcia

    Israhell genocida

    Responda
  31. Alberto Melis Bianconi

    Mais censura aqui.

    Responda
  32. Alberto Melis Bianconi

    Que o governo de Israel n√£o esquece nem perdoa, se √© que podemos confiar no que diz este jornal, n√£o se deve duvidar. Eles n√£o fazem a menor ideia do que seja conversar e negociar, colocam-se acima de qualquer outra na√ß√£o. Mas a Folha n√£o deveria faltar com a verdade, especialmente a verdade recente, na cabe√ßa de todo leitor. Os estagi√°rios que assinam a mat√©ria podem at√© ter pregui√ßa de consultar as edi√ß√Ķes anteriores, mas essas tens√Ķes vem de antes da fala De Lula.

    Responda
  33. najila abdallah jeha

    Já tem motivos para expulsão desde quando ele se reuniu ano passado com a oposição ao governo atual.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Mais censura aqui.

    2. Alberto Melis Bianconi

      Mas o Estado de Israel subordina a diplomacia ao conflito b√©lico, justo o contr√°rio que o Brasil, hoje, busca fazer. Ent√£o, o que se poderia esperar? Ele usam todas as armas de que disp√Ķem, inclusive pautando nossa imprensa, em seu objetivo de expans√£o sobre o territ√≥rio palestino.

  34. SAMYR AUAD

    J√° passou da hora de colocar esse embaixador do regime terrorista de IsraHelll para correr. N√£o podemos compactuar com na√ß√Ķes que promovem o ho locausto de um povo.

    Responda
  35. Humberto Giovine

    A expuls√£o do embaixador israelense, tendo como consequ√™ncia o rompimento das rela√ß√Ķes com Israel, n√£o afetaria em nada o Brasil, pois, o com√©rcio com aquele pa√≠s representa menos que 1% do nosso com√©rcio internacional. At√© porque, esta medida, se houver, seria somente enquanto netanyahu estiver no poder. Lula e o governo reafirmam que sua condena√ß√£o √© exclusivamente ao governo de Israel e nunca ao povo judeu!

    Responda
  36. Telma Saraiva

    Se o fechamento da embaixada de Is rael implicar em prejuízo dos evangélicos e católicos que gostam de peregrinar em Is real, o Lula poderá esquecer um quarto mandato, pois não terá mais o voto dos cristãos.

    Responda
    1. Telma Saraiva

      O problema incontornável dos petistas é que vocês vivem com um carimbo na mão, prontos pra rotular a quem vocês acham que conhecem. Vocês demonstram ser tão extremistas quanto os seguidores do inelegível.

    2. Vitor Heisenberg

      Votos de fan√°ticos e perdedores d√£o azar.

  37. vicente oliveira

    com a fala do lula aprendi algumas coisas sobre jornalismo,1 os jornalistas Brazucas s√£o as criaturas mais subservientes ao poder que qualquer outra,2 os colunistas com raras excess√Ķes v√£o no mesmo caminho,j√° os leitores mostram em grande parte mostra senso critico e senso de humanidade,o resto da reba, terraplanistas eleitores do coiso ou ao muro( a eterna 3 via) sempre cheirosos e limpinhos v√£o com a voz dominante., nenhum deles preocupados que um povo esteja sendo exterminado..

    Responda
  38. max ribas

    Bota pra correr. Eu autorizo.

    Responda
  39. Andréa Costa

    *Isarafel* está fazendo palanque. Fazendo estar,. da lhaço com uma fala que não teve intenção de menos , pre,.zar a história do hol. Mas querem dizi,..mar os pal, esti, nos,. Isso pode?

    Responda
  40. frankklim alencar figueiredo

    Bom. Quem vai perder com um suposto rompimento do Brasil com Is Rael s√£o os ignorantes pentecostais que caem nas m√£os de estelionat√°rios e charlat√Ķes da f√© que cobram caro pra batizarem no c√≥rrego chamado Rio Jord√£o.

    Responda
    1. DANIEL ROUSSO

      Professor de mer da!

  41. Alfredo Gomes de Azeredo

    Sem mais delonga e sem desculpas. Não é desse dicionário chulo de porta de botequim, que as tratativas entre um embaixador e um chefe de Estado podem se dar. Esse linguajar de bolsonarista foi comum em outros tempos. Lula é um estadista respeitado em todo o mundo...exige respeito!

    Responda
  42. Andréa Costa

    Ninguém pode criticar esse Estado protegido pelos EUA?

    Responda
  43. Anderson Costa

    A FSP censura meus coment√°rios. Lament√°vel

    Responda
    1. EUGENIO LIMA

      Verdade Nao aceitam que falamos a berdade.

    2. Andréa Costa

      Só de escrever o nome do país eles não deixaram meu comentário sem ir para a moderação .Tive que reescrever.

  44. Anderson Costa

    O que houve na II Guerra Mundial foi terrível e foi feito de forma sistemática contra os judeus. Não adianta passar pano. O que esta ocorrendo atualmente contra os palestinos é sistemático. Lula está certo.

    Responda
    1. DANIEL ROUSSO

      O presidente errou feio ao fazer compara√ß√Ķes.

  45. Andréa Costa

    Ninguém pode criticar o Estado de Israel, o protegido dos EUA? Lula está errado? Em nome da caça a terroristas, Israel está dizimando os palestinos. Já fez um "cercamento" (o "gueto", Gaza) e tem passe livre para matar inocentes?

    Responda
  46. Paulo Henrique

    Presidente, demorou para expulsar o embaixador deste Regime colonialista. E n√£o ligue para a lamenta√ß√Ķes da ala viralatista brasileira. Estes, infelizmente, sempre existir√£o.

    Responda
  47. jayme terra

    Relacoes com Israel é pequena. Esse Neyta jah ceifou a vida milhares criancas e vai fazer mais. Lula esta correto. Que o mundo se junte a ele e evite outro massacre.

    Responda
  48. DANIEL ROUSSO

    Brasil logo sediar√° a primeira embaixada do Ha mas.

    Responda
    1. DANIEL ROUSSO

      José Bueno, ao contrário do que afirma, o governo não classifica o Ha mas como grupo ter rorista.

    2. jayme terra

      Oh Terra plana dos ETs jah deu. Sai do Zap

    3. jayme terra

      Parabens presidente. Vexcia tah correto e verdadeiro. √Č um massacre

    4. José Bueno

      De novo, Russo?!

    5. José Bueno

      Já temos uma Embaixada da Autoridade da P ales tin a reconhecida pelo governo brasileiro. E o H a ma s foi considerado organização terrorista pelo governo Lula.

    6. José Bueno

      Já temos uma Embaixada da Autoridade da P ales tin a reconhecida pelo governo brasileiro. E o H a ma s foi considerado organização terrorista pelo governo Lula.

    7. José Bueno

      Já temos uma Embaixada da Autoridade da P ales tin a reconhecida pelo governo brasileiro. E o H a ma s foi considerado organização terrorista pelo governo Lula.

    8. Marco A Moreira

      N√£o duvido nada!

  49. Bruno Dias

    Ontem a noite a conta oficial do governo israelense no Twitter estava acusando o presidente Lula de negar o Holocausto ¬Ė¬†uma afirma√ß√£o estapaf√ļrdia e ofensiva, mas que a Folha nem vem noticiar como parte desta 'crise'. O vi√©s sionista aqui √© muito √≥bvio.

    Responda
  50. jayme terra

    Expulsa O q Israel representa para O Brasil? Vender programa espiao,pro bozo curiah. A verdade dói e que Mundo ouça e esse Neyraniauh não mate mais 10mil com sua auto afirmacao e mais terras. Mulheres criancas e idosos inocentes e sem armas.Pura malda//

    Responda