Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. JOÃ O MUCCI

    Alguém podia perguntar para o Senhor Blinken se lançar bombas atômicas em civis é Holocausto ou é só As-sas-si-na-to?

    Responda
    1. DANIEL ROUSSO

      Depende do contexto.

  2. Adonay Engelke da Cruz

    Não, não, não é genocídio. É só um massacre! Aliás qualquer holocaustos comparada ao holocausto judeu é sempre menor.

    Responda
    1. DANIEL ROUSSO

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  3. Fábio Nogueira

    Genocídio como a TPI classifica pode ser que não... Mas lá em Gaza está acontencendo uma enorme covardia, uma matança desalmada, uma mortandade absurrda e um assassinato em massa...

    Responda
  4. Luciano Otavio de Araujo Carneiro

    Faltou desenhar

    Responda
  5. LUIZ LEAL

    Brilhante a linha de raciocínio que Blinken apresentou a Lula: Como seu padastro morreu no holo austo significa que não está havendo geno cidio em G aza. Não sei porque Lula ainda perde seu tempo ouvindo esses aloprados sem noção.

    Responda
    1. Fábio Nogueira

      Daniel Rousso, você é um sion_ista extremado...

    2. Matheus Battistoni

      É que nem um russo defender Putin porque seu avô morreu na 2° Guerra.

    3. DANIEL ROUSSO

      É o tipo de comentário i diota!

  6. Manoel Marcilio Sanches

    Quem fala o que quer, ouve o que não quer.

    Responda
  7. José Bernardo

    Comentário à margem da gravidade da situação: a manchete em letras garrafais é primorosa, tão relevante como se fosse: "Blinken diz a Lula que Papai Noel não existe". Alguém esperava que ele dissesse outra coisa? Se é obvio, por que o destaque?

    Responda
  8. Rodrigo Costa

    Enquanto se preocupam com palavras de fulano ou Beltrano... hj mesmo, agora, já, nesse minuto, continuam matando idosos, crianças, mulheres e homens inocentes. Todos eles concentrados em uma faixa minima de terra denominada Gaza.

    Responda
  9. André Ribeiro dos Santos

    Redigi um comentário no qual não consta nenhuma palavra de baixo calão ou termos ofensivos (como em muitos comentários aqui), os únicos nomes que citei foram do primeiro-ministro e do país que administra, me referindo a um pronunciamento dele. Mesmo assim, meu comentário foi enviado à moderação. Por quê, Folha?

    Responda
    1. LUIZ LEAL

      Porque seu comentário com certeza era uma crítica ao lado que a fsp defende. No meu caso também essas palavras são "inapropriadas".

  10. André Ribeiro dos Santos

    Há um detalhe que a grande imprensa brasileira está ignorando, ao que parece intencionalmente, que é o fato de nenhum outro líder mundial ter se manifestado contra a fala de Lullla, exceto os EUA, mas isso já era esperado. Benjamin_Netanyahu fez um pronunciamento conclamando os demais países do mundo a apoiarem Isr@el em sua causa e se posicionarem contra o Brasil. O que recebeu de volta foi um estrondoso silêncio.

    Responda
    1. LUIZ LEAL

      Lembrando, André, que no caso dos Estados Unidos eles mandaram um representante de alto escalão para bajular o Lula.

  11. Ernesto Pichler

    Citam textos religiosos ishâmicos dizendo que os juheus devem ser ehiminados. Ora, nada de novo: vejam o texto do Povo de Deus no Deuteronônnio. Fica claro que a liguagem re ligiosa é apenas simbólica, por mais viohentas que sejam as ameaxas contra os povos "não escolhidos".

    Responda
    1. Matheus Battistoni

      E no livro de Josué o Deus Jeová manda matar todas as mulheres e crianças de Jericó, menos a prostituta Raab, que traiu o seu povo. Essa piranha lembra a mídia goi apoiando Israel nesse genocídio, que é muito pior que o da Bósnia.

  12. Ernesto Pichler

    Citam textos religiosos islâmicos dizendo que os judeus devem ser eliminados. Ora, nada de novo: vejam o texto do Povo de Deus no Deuteronômio. Fica claro que a liguagem religiosa é apenas simbólica, por mais violentas que sejam as ameaças contra os povos "não escolhidos".

    Responda
  13. Ernesto Pichler

    É claro que há uma intenção genoxida, com um planejamento de violência e expulsão da população pahestina. O amas foi criado por IsaHell através do cultivo de um ódio crescente contra a ocupação, opressão e humilhação aplicadas pelos sioneo-n. O levante do gueto era esperado e provocado para justificar o presente mass acre. O representante da nação patrocinadora de isaHell e de seus crimes não poderia assumir isso.

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Foi de propósito nakba, né. Gostei.

    2. Ernesto Pichler

      Sr. Nakba, não se brinca com genoxídios.

    3. Mario Habka

      Ele está Blinkando né ?

  14. ARI JOSE ANTONIA

    Saudade do mito! A maior crise diplomática foi uma piada com a esposa do Macron..kk

    Responda
    1. Carlos Silva

      O tal do mito era distante de tudo e pouco inteligente para opinar sobre qualquer coisa. Era, é e sempre será um ogro desprovido da minha capacidade de gestão até de um galinheiro.

    2. RUY ALCIDES DE NETO

      não entendi a piada, vai pra Gaza para entender

    3. Joao Cellos

      Eu acredito em você estar com suadades do mito. Pessoas perversas e golpistas se atraem.

  15. ARI JOSE ANTONIA

    Saudade do mito! A maior crise diplomática foi uma piada com a esposa do Macron..kk

    Responda
  16. ARI JOSE ANTONIA

    O Brasil voltou..kkk

    Responda
  17. ARI JOSE ANTONIA

    O Brasil voltou..kkk

    Responda
  18. Sam Duart

    Chegar e perguntar do representante de um país que apoia ativamente essa guerra por motivos estratégicos e financeiros é o mesmo que a polícia chegar em uma boca de fumo e perguntar se lá há tráfico de drogas. Logicamente vão afirmar que não.

    Responda
  19. Joao Cellos

    Já teve até ministro Is raelense (Amichai Elyiahu) propondo utilizar arma nuclear em Gaza e vem esse imbhecil com essa conversa mole de que não há genocídio em Gaza e que Is rael está só se defendendo e que o holoc austo e blablabla. Is rael e o irmão grandão dele merecem a repulsa mundial.

    Responda
    1. RUY ALCIDES DE NETO

      será que é comercio de armas...

    2. Marina Gutierrez

      O sujeito é húmplice.

  20. armando moura

    O geno cidio tem que cessar. É cru el demais. O sio nismo guarda similaridades com outros ismos. Se o holo causto fossem trinta mil ju deus e dez mil crianças seria aceitável? O geno cidio nao tem escala e is rael tem um gover no ter ro ris ta que mas sa cra com armas ameri canas.

    Responda
    1. DANIEL ROUSSO

      Entendo que criticar Is rael todos tem direito, todavia não precisa ficar repetindo a questão do holo causto. Isso que dá ter um presidente sem cuidado com as palavras. O ga do acé falo o segue sem criticismo.

  21. Marina Gutierrez

    Quando negam alguma coisa,podem ter certeza que é verdade.

    Responda
  22. Rodrigo Negrão

    Ah bom, se ele falou que não tem, ta tudo certo...

    Responda
  23. Alexandre Rodrigues

    O assust ador que a fala do lula Incomoda mais do que crianças e mulheres despe da çados literalmente.. basta ver como a mí dia lida com o caso.

    Responda
  24. Alexandre Rodrigues

    Só seria genocídio se fosse gente branca, um bando de pobre árabe, ninguem liga mesmo.. da mesma forma que homo sexuais, ciganos e deficientes são apagados quando se fala de holoca usto,

    Responda
    1. Maria de Felipe Martinez

      Exato, Alexandre. Calcula-se que entre 15 a 17milhoes de pessoas foram aniquiladas nos campos de concentração nazistas, dos quais 6 milhões eram ju Deus e foram aniquilados por serem Ju Deus, ou seja, foi um geno cidio. Ciganos, homossexuais, socialistas, comunistas, cristãos praticantes, prisioneiros de guerra, além de desafetos em geral somam outros tantos milhões. No caso dos ciganos foi também um Geno Cidio. No caso atual, os ap les tinos estão sendo aniquilados por sê-lo. E sim Geno Cidio.

    2. Marina Gutierrez

      Exato, o povo Roma,homossexuais, epilépticos, doentes mentais e outros doentes não constam das listas.

  25. Marcelo Fogaça

    Não tem a escala industrial do holocausto. Mas o holocausto foi um genocídio. Gaza passa por um processo genocidario desencadeado por um estado ( 60% dos mortos são criancas e mulheres )

    Responda
  26. Luiz Bartolotti

    O Lula quando improvisa é um desastre , agora resta , “ não foi bem isso que eu quis dizer ou tiraram isso do contesto “ nestes pronunciamentos ou se estuda o faz uma cola na mão .

    Responda
    1. RUY ALCIDES DE NETO

      não acho que ele improvisou, se fez isso foi brilhante, pois de uma forma ou de outra... disse que o Rei está Nu...é uma estratégia para dizer a verdade falara a verdade claramente.. não acha... se discorda vai pra Gaza, ótimo destino para quem acha que está tudo legal por lá

  27. Antonio Alencar

    Hamas não é o povo palestino. O genocida Bibi caça o Hamas, mas acerta em mulheres e crianças indefesas ! É genocídio !

    Responda
  28. Sérgio Sayeg

    Quem se julga o representante da unica nação que barra toda é qualquer iniciativa de paz da ONU para repreender a fala de Lula? Não tem moral para dar palpite...

    Responda
    1. Sam Duart

      Esperar que o cúmplice se declare culpado é um pouco demais. A história já nos mostrou que por mais errado que os americanos estejam, nunca admitem. Os Japoneses esperam até hoje uma retratação pelas bombas atômicas jogadas em civis.

    2. Marina Gutierrez

      Um mero mensageiro de recados da dupla Biden & Bibi.

  29. Sérgio Sayeg

    Quem se julga o representante da unica nação que barra toda é qualquer iniciativa de paz da ONU para repreender a fala de Lula? Não tem moral para dar palpite...

    Responda
  30. Matheus Battistoni

    Blinken é judeu, não vai acusar seu próprio povo, é claro.

    Responda
    1. DANIEL ROUSSO

      Matheus, em primeiro lugar Blinken é Secretário de Estado, em segundo lugar, cidadão americano, em terceiro lugar, ju deu.

    2. Matheus Battistoni

      Ah, tá. Ele vai respeitar mais a cidadania goi americana do que os quatro mil anos de história judaica da sua familia e o apoio da bilionária comunidade do "povo eleito" nos EUA. Ridículo

    3. DANIEL ROUSSO

      Blinken representa os EUA, independente da origem.

  31. wilson kfouri

    Leiam o texto de hoje de Lúcia Magalhães na FSP, sobre o abraço de afogados enter Biden e Netanyahu

    Responda
    1. DANIEL ROUSSO

      Contra a libertação dos reféns, Terrorista!

    2. Marina Gutierrez

      Obrigada pela informação.

  32. wilson kfouri

    “ Uma nova pesquisa mostra que 51% dos israelenses dizem não acreditar ser realista o objetivo de Netanyahu —a destruição completa do grupo terrorista Hamas. Entre os americanos que se identificam como democratas, 62% dizem que Israel foi longe demais. E 35% do público geral diz ver que o que está em curso em Gaza como um genocídio. O apoio de Biden a Netanyahu é um abraço de afogados que ameaça afundar o legado real da sua Presidência.” Trecho da matéria de hoje na FSP de Lúcia Magalhães

    Responda
  33. wilson kfouri

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. DANIEL ROUSSO

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. Cintia Klein

      Não foi mediador, creio que seja um engano. Seu pensamento foi divido com presidente, de maneira discreta e sem revelar a mídia qualquer desafeto. Já o nosso Presidente deu um discurso tendencioso, parcial, diretamenta à imprensa em evento na Etiópia. O ha más agradeceu publicamente. Entidade cuja missão é exterminar todos os j ud eus da face da terra.

    3. Leonilda Pereira Simoes

      Não seria o indicado num mundo ideal, algo de que estamos muito longe. Ao menos Biden dá umas broncas combinadas no Netanyahu, que antes da guerra estava nas cordas por causa da população fazer passeata dia sim dia também contra sua vontade de interferir no judiciário, como o inelegível daqui. Agora pensam só na volta dos sequestrados e nem se preocupam com as milhares de mortes diárias dos palestinos.

  34. wilson kfouri

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. DANIEL ROUSSO

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. Cintia Klein

      Caro Wilson, os judeus ocupam diversos cargos, dos mais estruturais ao mais altos. Assim como brasileiros, italianos, espanhóis, portugueses. Sem assim intencionar, parece que você repetiu um estigma sobre os judeus. Uma ideia seria ler o livro 10 mitos sobre j ud e us da historiadora Maria Luiza, se você tem interesse e vontade de abordar sobre essa população. Tem até PDF na Internet. " os j u d eus mandam nos eua" mito antigo, está no livro.

    3. Matheus Battistoni

      E o Federal Reserve? E o New York Times? E a CNN? E os estúdios de Hollywood? E a Disney? E o Banco Blackrock ? Tá tudo dominado

  35. César A C Sanchez

    É, parece que Lula teve uma aula de Diplomacia.

    Responda
    1. RUY ALCIDES DE NETO

      na verdade ele deu uma aula de diplomacia amigo

  36. José Bernardo

    Um comboio transportando alimentos autorizado pelo exército de I para adentrar o território foi bombardeado. Pelo exército de I. Mas toda cruel monstruosidade, contanto que não seja chamada de "genocídio", está autorizada e chancelada pelos EUA...

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      E um outro comboio que ia entrar no guetto através do portão Karen, do lado de ISreael, foi barrado por um grupo de israelenses, homens r mulheres com crianças, não deixaram os caminhões passarem e os soldados israelenses protegeram o grupo, fecharam o portão e o grupo cantou, dançou e pulou de alegria e os alimentos estão lá...se deteriorando.

  37. Maria Antonia Di Felippo

    "Não há ge no cídio em Gaz"? Tenho vontade de chorar. Pela criação do estado da Pales..

    Responda
  38. Joao Cellos

    Ou seja, já que houve o hol ocausto Isr ael pode continuar assas sinando e o resto do mundo tem que se calar. Faça o favor. Por acaso vidas jud ias são mais importantes do que quaisquer outras vidas?

    Responda
  39. Marcelo Barbosa

    É a posição do maior país judaico do mundo, nenhuma novidade até aqui.

    Responda
    1. Maria Antonia Di Felippo

      Esse senhor veio ao Brasil para dizer esse absurdo?

  40. Augusto Colombo Junior

    Grande novidade. Até os jhu deus querem a criação de um estado Pha les tihno. Desde que seja assinado um tratado de não agressão. Só falta os países Árabes e os phales thinos concordarem. Na primeira proposta, quando da criação do estado judheu, os palestinos ficaram com oitenta por cento da Pale stihna. Os Árabes rejeitaram. Queriam a destruição do estado juhdheu. E deu no que deu.

    Responda
    1. LUIZ LEAL

      Três correções Colombo: 1 - Em 1948 havia 80% de ar bes e 20% de jeus, que ficaram com 53% das terras. 2 - Is hell não aceita mais a criação de um estado pal, como já afirmaram seus governantes. 3 - Quando diziam aceitar exigiam que fosse um estado desarmado, ou seja, à sua mercê.

    2. Joao Cellos

      Colombina, isso significa que mulheres, crianças e outros inocentes devem ser assas sinados por Is rael?

    3. Matheus Battistoni

      Judeus nao querem Estao Palestino coisa nenhuma kkk

  41. LORENA PARDELHAS

    Isso continua rendendo manchetes só no Brasil. Deve vender jornais ou não seria tão obviamente inflado pela imprensa.

    Responda
  42. CAIO TEIXEIRA

    Ao final, o americano falou rapidamente com a imprensa no local. "Foi ótima a reunião. Sou muito grato ao presidente [Lula] pelo seu tempo. Os EUA e o Brasil estão fazendo coisas muito importantes juntos. Estamos trabalhando juntos bilateralmente, regionalmente, mundialmente. É uma parceria muito importante e somos gratos pela amizade", afirmou Blinken.

    Responda
    1. Maria Antonia Di Felippo

      É mesmo?

  43. Bruno Sebastião Neto

    Já prestaram atenção que nunca existe uma classificação para os atos bár ba ros de Isr. ? Provavelmente eles não consideram seres humanos, e sim baratas(E se acham filhos de deus )

    Responda
    1. CHRISTINA TIGRE

      Os únicos escolhidos por Deus, o povo de sion

    2. Cintia Klein

      E para os atos bárbaros da Rússia?

    3. Marina Gutierrez

      Effie Eitam, ex lider do "National Religious Party" declarou: "Eu não chamo essa gente de animais, são criaturas vindas da profundezas e não é por acaso que o estado de I. recebeu a missão de preparar o caminho e militarmente livrar o resto do mundo dessas forças das trevas." O Rabbi Yacoov Perrin, israelense "colono" e rabino afirmou:" Um milhão de árabes não vale uma unha de um judeu"

  44. Bruno Sebastião Neto

    Já prestaram atenção que nunca existe uma classificação para os atos bár ba ros de Isr. ? Provavelmente eles não consideram seres humanos, e sim baratas(E se acham filhos de deus )

    Responda
  45. Mateus Azevedo

    O holocausto terminou em 1945. Já lá se vão quase 80 anos... o massacre de Gaza está ocorrendo agora. E os maiores responsáveis pelas atrocidades, em pleno Século XXI, século dos "direitos humanos ", são Israel primeiramente, em seguida os EUA, que lhe dão armas , recursos e apoio político p seguir com esta vergonha. Sem falar da covardia europeia. Todos "liberais" com o sangue dos outros...

    Responda
  46. Hélcio Toth Renda

    Hoje, nos jornais de Buenos Aires, esse assunto virou nota de rodapé. Agora é G20.

    Responda
  47. Rodrigo Flexa

    Um senhor da guerra que nega o massacre.

    Responda
  48. Alcione Malheiros dos Santos

    Em 24 de março de 1944 soldados da SS massacraram mais de 300 italianos (homens) na caverna Ardeatine nos arredores de Roma. Foi uma ordem de Hitler para vingar a morte de 33 soldados alemães pela resistência italiana. O führer determinou que para cada soldado alemão morto fossem executados 10 italianos. Em 2024 os terroristas do Hamas assassinaram 1200 israelenses. E o governo de Israel já matou 30 mil palestinos. São quase 30 palestinos para cada vítima israelense. Crianças e mulheres!

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Alcione, eu ia comentar sobre isso, essas cavernas são tambem conhecidas como "Fossas Ardeatinas" e ficam perto das catacumbas.

    2. Augusto Colombo Junior

      A diferença é que os soldados italianos não eram ter ro ristas. Não de gho lavam crianças e as sas sinavam civis inocentes.

  49. Gilberto Rosa

    Dio Santo!! Um jewde do país que entregas as armas do genocídio pede reuniâo com Lula? Tem Bolsonarista e colunista da folha querendo pular a janela.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      "È vero, mama mia!".

  50. jose etore turatti

    Sério isso?

    Responda