Comente*

* Apenas para assinantes

coment√°rios

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Rosamaria Silva

    Deveria o chanceler israelense ouvir o choro e a angustia das crian√ßas e m√£es palestinas, que passam de 15 mil. Tamb√©m comete injusti√ßa a brasileira, em n√£o reconhecer os esfor√ßos do governo brasileiro no resgate do seus e limitar-se, como a maioria, no rep√ļdio de uma √ļnica frase, ignorando o teor de toda a fala do presidente Lula, e de todo o sofrimento posto de forma contundente, denunciando sen√£o um genoc√≠dio ou uma limpeza √©tica, pelo menos um crime de guerra cometido por Netanyahu.

    Responda
  2. Rogerio Siqueira

    Com certeza deveria ouvir, mas imediatamente ap√≥s ela sair do cativeiro. Assim o governo israelense n√£o teria tempo para lev√°-la a um lugar isolado e instru√≠-la a falar somente o que eles deixariam, pois √© isto que acontece na pr√°tica. Est√° na cara que esta entrevista √© mais destas arma√ß√Ķes.

    Responda
  3. renato mocellin

    Cortina de fuma√ßa para distrair a opini√£o p√ļblica em rela√ß√£o √† carnificina que ocorre em Gaza. √Č farto material para os opositores do Presidente Lula. Se perguntar para boa parte desses pol√≠ticos quando, como e por que ocorreu a Partilha da Palestina n√£o saber√£o articular meia d√ļzia de frase. Ser perguntar o que foi o atentado ao hotel Kim David, o massacres de Deir Yassim, de Sabra, de Chatila... A extrema-direita √© ignara!

    Responda
  4. Telma Saraiva

    O governo brasileiro "humanista" fez ouvidos moucos ao clamor da primeira dama da Ucr√Ęnia em favor das dezenove mil crian√ßas ucranianas de por tadas.

    Responda
    1. Joao Cellos

      Você realmente acha que é comparável uma guerra entre dois exércitos e outra onde só há exército em um dos lados? Acha realmente que é razoável a sua comparação?

  5. Telma Saraiva

    Em setembro de 2023, a primeira dama da Ucr√Ęnia fez um apelo aos l√≠deres mundiais na assembleia geral da ONU para que eles ajudassem a trazer de volta as 19.000 crian√ßas ucranianas de portadas √† for√ßa pelo Putin pra serem submetidas √† lavagem.cerebral e terem suas identidades apagadas. Algu√©m viu o "humanista" se comparecendo dessas crian√ßas?

    Responda
  6. jose etore turatti

    Os decentes, como Lula, ouvimos o clamor dos oprimidos e massacradas. E Lula os defende Os covardes e desumanos ouvem só o que lhes interessa, vergonhosamente

    Responda
  7. jose etore turatti

    Os decentes, como Lula, ouvimos o clamor dos oprimidos. E Lula os defende. Os covardes e desumanos ouvem o que lhes interessa.

    Responda
  8. Regina da Silva Mariano

    O Israel Kats o podia fechar a matraca....

    Responda
  9. Rogerio Siqueira

    Acho que deveria mesmo, inclusive se este refém tivesse acabado de sair do cativeiro. Só vale depois de Israel levá-lo para um lugar exclusivo durante horas e depois liberá-lo (porque será?).

    Responda
  10. Telma Saraiva

    Os petistas s√£o t√£o contradit√≥rios. O ataque aos jovens que estavam no festival de m√ļsica n√£o foi aleat√≥rio. Is rael √© cercado por ditaduras, religiosos fan√°ticos e teocracia que odeiam o estilo de vida israelense. Por√©m, os petistas apoiam o Jamas. Nunca os vejo criticando o Jamas.

    Responda
    1. Regina da Silva Mariano

      Afff.....que l√°stima esse coment√°rio!

    2. Edson Badra

      seu coment√°rio tem tanta besteira e fake e voce deve ser daqueles que rezavam pra pneu

  11. Nat√°lia Molina Romano

    Supera, homi

    Responda
  12. Patrícia Viana

    D√° muito trabalho encobrir a verdade. Lula ouviu os sobreviventes dos ataques israelenses dos √ļltimos 75 anos. In√ļmeras vezes Israel j√° foi condenado pela ONU por violar os direitos, territ√≥rios e vidas palestinas. O mocinho √© mais vil√£o do que se imagina. √Č uma verdadeira viagem come√ßar essa pesquisa.

    Responda
  13. Daniel Vitorazzi

    A extrema direita de lá é sócia da daqui, não esqueçamos disto. A comparação de Lula julgo inadequada, mas a lacração da turminha do Bibi denuncia que o golpe foi forte.

    Responda
    1. Marcos Zucker

      Você acha que o golpe foi forte?? Eu acho que o golpe foi baixo! Acho ótimo alguém por aqui achar a comparação inadequada…não existe paralelo entre elas!

  14. marcos fernando dauner

    Qual o valor de nossa balança comercial com esse pequeno pais asiático ? Não creio que , financeiramente, valha a pena perder tempo com eles . Temos parceiros comerciais muito mais interessantes : América do Sul, China, EUA, MCE, mundo árabe .

    Responda
    1. Regina da Silva Mariano

      Perfeitamente!

  15. frankklim alencar figueiredo

    Se Lula governasse o Brasil em 38, não haveriam Campos de Concentração na Europa. Teria gritado Socorro, como fez agora. Seria criticado pela imprensa tb, como está sendo agora.

    Responda
  16. frankklim alencar figueiredo

    Esse chanceler enalteceu o líder na zis ta da Holanda. Chamou-o de amigo de Is Rael.

    Responda
  17. Bruno Dias

    Um país que fica fazendo mimimi em postagens no twitter não é um país sério

    Responda
  18. Rodrigo à vora

    Esse chanceler e seu governo criiminoso são sintomáticos. Estão cegos e doidos por retratação e aprovação internacional, a fim de que lhe amenize a evidente culpa que carregam pelo Holocaussto Palestino.

    Responda
  19. Marcelo pires

    Acho que esse senhor chanceler est√° confundindo alhos com bugalhos...

    Responda
  20. Edemar Afonso Gonçalves

    Porque n√£o te calaa

    Responda
  21. Edson Capistrano

    Já eh, não colou a lacração de Israel. Crianças sendo mortas aos milhares no século XXI, na nossa cara, e estamos aqui discutindo se uma tragédia justifica outra . Tá certo nosso presidente é preciso parar a guerra, ainda que tenha de usar palavras que machucam . Talvez assim o mundo acorde....

    Responda
  22. Antonio Carvalho

    Quer dizer que na visão do Sr Embaixador , as atrocidades cometidas pelo Hamas autoriza Israel a cometer 100 vezes maiores atrocidades sobre gente inocente ? Que logica tem isso ? Afinal a vingança de Israel é justa matando gente inocente ? . Matem gente do Hamas e a proposito quantos soldados do Hamas mataram e quantos refens soltaram ? Porque a verdadeira intenção é inviabilizar o Estado Palestino destruindo a infraestrutura de Gaza matando e mutilando o maior numero possivel de crianças

    Responda
  23. Laudgilson Fernandes

    O Chanceler deveria ouvir os gritos desesperados dos pais e mães de crianças mortas. Ou o grito aflitos das crianças que perderam os pais. E são milhares.

    Responda
    1. Patrícia Viana

      Augusto, respeitosamente sugiro que procure por mais informa√ß√Ķes. Illan Papp√© e Norman Finkelstein s√£o √≥timas refer√™ncias te√≥ricas. Miko Peled √≥tima refer√™ncia militar de Israel. Todos s√£o judeus.

    2. Augusto Colombo Junior

      P√Ķe na conta dos terroristas do Hamahas. Que usam a popula√ß√£o civil como escudo e as pro√≠be de sa√≠rem das zonas de combate.

  24. jose etore turatti

    Lula est√° certo.

    Responda
  25. jose etore turatti

    E o governo de Israel e o resto do mundo deveriam olhar para o massacre de crueldade só comparável com o Holocausto em curso na Palestina, especialmente Gaza. Lula acerta por mostrar sentimentos humanitários.

    Responda
  26. Augusto Colombo Junior

    Lula √© um kor rupto, antissionista, defensor de ditadores e terroristas. Conseguiu ser pior que o bozo. A √ļnica diferen√ßa √© que ele √© do bem. A√≠ pode. Hi p√≥ kri tas!

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Haja pasto! Até domingo a Folha será a provedora. Cuidado com a indigestão... mental, digo.

    2. Augusto Colombo Junior

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. Laudgilson Fernandes

      Antissionista, antifascista, antinazista, qualquer ser humano digno é também.

    4. Augusto Colombo Junior

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    5. elizeu santos lemes

      gugu, ja doou hoje??? se n√£o vai...

  27. Augusto Colombo Junior

    Lula √© um kor rupto, antissionista, defensor de ditadores e terroristas. Conseguiu ser pior que o bozo. A √ļnica diferen√ßa √© que ele √© do bem. Ai pode. Hi p√≥ Kristen tas!

    Responda
    1. JOSE RADA NETO

      Chapou hein..

  28. Antonio Freitas

    E ouvir também os milhares de mortos em Gaza

    Responda
  29. Paulo Henrique

    Quem é I. Katz na fila do pão? A Folha precisa dar mais espaço para as dem ocracias e para a civilidade e não para representantes de governos grileiros e r acis tas. Lógico que sempre aparece aqui no Brasil aqueles que sofrem de síndrome de vira-lata, mas vamos ter um pouco de dignidade, né?

    Responda
  30. Sergio Dias

    O governo nao aprovou o ato terrorista do Hamas, só discute a proporcionalidade do ataque à Gaza. Esse chanceler im be cil quer palanque pro governo dele, mandem ele pro in ferno.

    Responda
  31. Sam Duart

    Isra el faz um ataque coordenado na faixa de Gaza estilo Blitzkrieg. Criou uma das maiores pris√Ķes a c√©u aberto do mundo. Milhares de pessoas de uma mesma etnia confinados e morrendo por ataques cont√≠nuos. Milhares de mulheres e crian√ßas com risco eminente de morte por fome devido ao cerco. Senhor Chanceler tem raz√£o. N√£o tem nenhuma similaridade com o Holo causto.

    Responda
  32. Joao Cellos

    Is rael consegue ser pior que a Alemanha naz ista. Um ministro de Is rael, Amichai Eliyahu, prop√īs fazer um ataque com armas nucleares em Gaza. √Č s√≥ procurar. Enquanto um regime matou com g√°s o outro cogita matar com armas nucleares.

    Responda
    1. Joao Cellos

      Antis semita? Hahaha. Colombina, voc√™ √© s√≥ um palha√ßo que n√£o possui argumentos e parte para uma ofensa descabida e criminosa. Cuidado com a imputa√ß√£o falsa de crime, tamb√©m conhecido como cal√ļnia.

    2. Augusto Colombo Junior

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. LUIZ Carlos Rodrigues Freitas

      Grande diplomata de buteco copo sujo, genocida.

    4. Sergio Dias

      Ali√°s Cesinha, apesar da Ucr√Ęnia ter sido invadida, l√° √© uma guerra em Gaza n√£o, simplesmente s√≥ um ataca.

    5. Sergio Dias

      Pelo que sei, quem visitou o Kremlin foi o Bozo, e tbm n√£o falou nada sobre a Ucr√Ęnia.

    6. César A C Sanchez

      Joãozinho, posso então dizer que você e Lula ostentem mau-caratismo por minimizarem a morte de dezenas de milhares de crianças, mulheres e idosos ucranianos assassinados diariamente pelos bombardeios de Putin? Indignação seletiva e hipócrita essa do fanfarrão Lula. Espero que não seja o seu caso.

  33. andre s cardoso

    Sr. Israel Katz, sua palavras valem tanto quanto uma c√©dula de R$ 3,00. A sua ret√≥rica covarde e mentirosa tenta justificar o genoc√≠dio promovido pelo governo sionista de Israel, usando indevidamente as trag√©dias vividas pelo valoroso povo Judeu. Dos mais de 30.000 mortos por Israel nas a√ß√Ķes na faixa de Gaze 92% s√£o civis, 70% s√£o mulheres e crian√ßas. A taxa de mortes de crian√ßas √© maior que a da II Gerra. Gaza foi totalmente destru√≠da. Isso tem um nome : LIMPEZA √ČTNICA.

    Responda
  34. Rogerio Almeida

    O chanceler israelense devia ouvir qualquer palestino que vive no Gueto de Gaza. Devia saber como é o dia-a-dia de pessoas comuns submetidas à ocupação por décadas.

    Responda
  35. WAGNER DE CARVALHO GARCIA

    Este Ministro de Israel deveria ir na Faixa de Gaza e ver a destruição que fizeram por lá, antes de ficar falando asneira.

    Responda
  36. marcius carvalho

    Este lula é um perigo. Sujeito mais incauto

    Responda
  37. Antonio Catigero Oliveira

    H√° menos de dois anos pass√°vamos todos os dias vendo manchetes sobre a ignor√Ęncia truculenta de um presidente de extrema-direita, que por sinal se deu muito bem com o a√ßougueiro Netanyahu. As entrevistas do capit√£o de mil√≠cia faziam a maioria do Povo Brasileiro sentir vergonha de ter uma figura repugnante como presidente. √Č por isso que temos certeza de que a maioria do Povo Israelense n√£o apoia este mortic√≠nio de civis palestinos.

    Responda
  38. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    Deixou de ser chanceler para ser soldado.

    Responda
  39. Ernesto Pichler

    Para entender os juheus religiosos basta ler o Deuterononio.

    Responda
  40. Ernesto Pichler

    Lula nunca insultou o povo juheu. Atacou apenas um governo nahionista genohida que quer rouhar as terras pahestinas expulxando ou mahando os pahestinos. Um governo que criou o hanas e o óhio contra a oprexxão e humilhaxão de décadas na expectativa de um Levante do ghueto que justificasse o mass acre.

    Responda
  41. wilson kfouri

    Is ra ele √© um estado ge no ci da e petulante que manda nos EUA e quer mandar no mundo. Lula deixou Netanyahu n√ļ

    Responda
  42. Sergio Siqueira

    Quem acredita que povo judai é santo , temos apenas um: Geová.

    Responda
    1. José Bonato

      N√£o √© geova. √Č jav. Para um bom cat√≥lico.

  43. José Marques Mendes

    Ser√° que ele pedir√° desculpas pelos palestinos mortos e expulsos da palestina pelos sionistas durante o mandato brit√Ęnico?

    Responda
  44. Fl√°vio Fernandes Marinho

    E o chanceler israelense deveria passar o dia no solo de Gaza .

    Responda
  45. Marina Ferreira Pacini

    O povo brasileiro esta kgndo para o que esse gncda facsta pensa.

    Responda
  46. RENATO FRANCISCO DA ROCHA

    Só exitem guerras porque quem faz a guerra não participa dela. Se a lei da guerra obrigassem a Elite principalmente os presidente dos paises a ir para a linha de frente, duvído que teria uma guerra no mundo.

    Responda
  47. Sam Duart

    Chanceler deveria ouvir os 3 compatriotas mortos pelo próprio exercito de Isra el que estavam fugindo de Gaza sem armas e com bandeiras brancas. Que devido a sede de vingança e um protocolo de extermínio foram confundidos com cidadãos Pales tinos. Mas me esqueci que foram assa ssinados pelas mãos do próprio povo né Chanceler? Porque seu exército confundiu com civis Pales tinos.

    Responda
  48. Franz Wagner

    Justifica-se ent√£o: Os terroristas segundo consta, executaram 1.250 israelenses. Ai, Israel na figura fascista do Benjamin manda exterminar (at√© o √ļltimo levantamento), nada mais nada menos do que 30 mil pessoas. Podendo dobrar esse n√ļmero nos pr√≥ximo 15 ou 20 dias. Enquanto isso em Gotham City, o nefasto EUA, veta mais uma vez na ONU o fim do cessar fogo, porque n√£o genoc√≠dio na parada.

    Responda
    1. Sergio Siqueira

      Se esquece que o dinheiro do mundo est√° nas m√£os destes nefastos?

  49. Bruno Dias

    O Estado de Israel usa o próprio povo, que dizem querer defender, como cenografia para atacar um chefe de estado com quem tem uma desavença. Transformam o sofrimento real de uma pessoa em um show de vitimismo barato, em nome da propaganda genocida.

    Responda
  50. LUIZ LEAL

    Esses radicais sio nistas deveriam entender que a casa caiu. Ninguém mais cai nessa conversa de antisem itismo para justificar mat anças, expropriação de terras, destruição de casas, deslocamentos forçados, prisão de menores, execução de jornalistas, e por aí vai. A máquina de propaganda enferrujou de vez. Kaput! Não sei porque a fsp continua enchendo suas páginas com esse diversionismo e nem mostra o que Eles estão fazendo e todo o mundo está vendo.

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Ora, a Folha tem que alimentar o pessoal. Domingo devem ir com a pança, digo, cabeça cheia a saudar nosso mito joia.

    2. Ernesto Pichler

      Preciso o correto, Leal.