Comente*

* Apenas para assinantes

coment√°rios

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. silvia ramos

    A Noruega declarou-se neutra na II Grande Guerra, mas isso não foi suficiente para barrar a invasão nazista. Deveriam ter aprendido que não basta tentar não se envolver, porque a história segue o seu curso. Aguardar as Cortes internacionais se pronunciarem, em relação ao genocídio praticado por Israel contra os palestinos de Gaza, é de novo esta tática de enterrar o pescoço na areia e deixar o pescoço de fora. Enquanto isso, mais de 30 mil palestinos mortos. A maioria mulheres e crianças. *corpo

    Responda
  2. F√°bio Nogueira

    Mas isso não é argumento para Isr_ael se vitimizar e continuar com o massacre dos palestinos no "gueto" de Gaza...

    Responda
  3. Joao Cellos

    E por que não se compara? Três porcento da população de Gaza já foi assas sinada por Is rael. Por acaso uma vida pal estina vale menos do que uma vida jud ia? Jud eus não são piores que ninguém, mas também não são melhores.

    Responda
    1. DANIEL ROUSSO

      O Ha mas é responsável por essas mortes, pois utiliza os pales tinos como escudo. Is rael tem a obrigação de se defender e faz tudo ao seu alcance para evitar casualidades entre civis.

    2. F√°bio Nogueira

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. DANIEL ROUSSO

      Com sua cegueira ideológica, impossível de entender.

  4. Jose Roberto X de Oliveira

    Lembro do sequestro do Abílio Dinis. Colocaram camisa do PT nos sequestradores. O Celso Daniel foi morto por uma quadrilha que sequestrava quem rodava com carro importado. Bolsobarro faz reunião com chefe de Estado da Arábia Saudita. Lula faz reunião com Ditador Sanguinário da Arábia Saudita. E eram a mesma pessoa. A desinformação de sempre sorrateira.

    Responda
  5. Rubens gonçalves

    Um crime nao justifica outro. Realmente o holocausto esta longe de ocorrer em gazA gazs so tem 2.5 milhao de habitantes. E ate sgors do morreo 30 mil.

    Responda
    1. silvia ramos

      S√≥? Mulheres e gestantes. O que significa? Que as futuras gera√ß√Ķes palestinas est√£o sendo exterminadas e que n√£o restar√£o mulheres em idade f√©rtil para procriar. Esse √© o m√©todo de exterm√≠nio estabelecido.

  6. José Geraldo Cordeiro

    Prêmio Nobel. Pretensão e água benta não faz mal a ninguém

    Responda
  7. Lu Mo

    O genoc√≠dio ind√≠gena nas Am√©ricas, que matou mais de 50 milh√Ķes, n√£o se compara pq? E o genoc√≠dio do Congo, que matou 10 milh√Ķes? E o genoc√≠dio Arm√™nio? E o genoc√≠dio dos negros durante a escravid√£o? Pq um tem que ter mais valor do que o outro? Para mim, todos s√£o terr√≠veis. A dor √© a mesma

    Responda
    1. silvia ramos

      Vai ver que é porque esses povos não são os "escolhidos"...

    2. DANIEL ROUSSO

      Pois é, esses fatos só reforçam que a afirmação do Lula foi bastante desonesta.

    3. F√°bio Nogueira

      Lu Mo, seu coment√°rio est√° perfeito.

  8. frankklim alencar figueiredo

    Se Lula governasse o Brasil em 38, não haveriam Campos de Concentração na Europa. Teria gritado Socorro, como fez agora. Seria criticado pela imprensa tb, como está sendo agora.

    Responda
    1. DANIEL ROUSSO

      Lula é um bsndido, hipócrita, sofrendo de indignação seletiva.

  9. DANIEL ROUSSO

    Quanto mais tempo passa sem o Lula se desculpar da sua fala descabida e grotesca, mais distante vai se tornando seu sonho de se tornar uma liderança internacional e/ou ganhar o prêmio Nobel da Paz.

    Responda
    1. silvia ramos

      Com fascista n√£o h√° acordo.

    2. DANIEL ROUSSO

      Lula, seus sonhos de protagonismo mundial v√£o se distanciando.

    3. Adalto Fonseca J√ļnior

      Digamos que sejam reais as aspira√ß√Ķes e as proclamadas "perdas" tamb√©m sejam. Continuar√° sendo nada diante do sofrimento dos inocentes acontecendo agora, no momento em que escrevo estas palavras. N√£o acredito que Lula esteja preocupado com o pr√™mio Nobel, com a vida de palestinos inocentes sim.

    4. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      N√£o se desculpe, Lula!

  10. Ricardo Andrade

    80 porcento dos ju deus de is Rael s√£o contra a guerra e contra Netanyahu com Mauro Paulino mostrou na Globo News.

    Responda
    1. Ricardo Andrade

      Giovanni, se nem a população isr aelense apoia a guerra e Netanyahu, por que você defende esse massacre? Esse é o seu caráter?

    2. Giovanni Mangraviti

      E que tem isso a ver com equpar√°-la ao holocausto?

  11. Adalto Fonseca J√ļnior

    E tudo continua no caminho da legitimação da barbárie sem qualquer pudor da parte do Ocidente. As vítimas inocentes, traumatizadas, doentes e desnutridas têm suas vidas tão banalizadas quanto às vidas perdidas no Holocausto. A superioridade numérica é de fato uma justificativa aceitável?

    Responda
    1. silvia ramos

      A leitura desse genoc√≠dio √© que, ao exterminarem crian√ßas e mulheres, novas gera√ß√Ķes de palestinos, ali em Gaza, deixar√£o de existir. √Č mais grave do que parece, tem m√©todo.

  12. Maria Sylvia de Albuquerque Maranh√£o Pereira de Sousa

    E a chanceler ridícula da Alemanha, que reivindica a total responsabilidade do Holocausto para seu país? Parece aquelas crianças da minha juventude, que vendo o balão caindo, diziam "ninguém tasca que é meu!". Pelo amor de Deus! Ninguém pode falar dos crimes nazistas: só os judeus e os alemães. E os bombardeios de Hiroshima, Nagasaki, Dresden e Hamburgo?

    Responda
    1. silvia ramos

      A partir do momento em que os palestinos foram reduzidos à condição de animais, desumanizados, como os judeus foram pelos nazistas, tem comparação, sim. Curioso é que, no Brasil, quando os afrodescendentes foram equiparados a bovinos, os judeus do Clube hebraico riram.

    2. Gaya Becker

      Os ju Deus falam sobre isso ao mundo todo tempo. An gela M erk el foi muito ho nes t√° em re co nhe cer que o p√≥ v√ī ge rm√Ęn ico √© o √ļnico respons√°vel pelo que aconteceu com os ju Deus. Se um povo fala ao mundo e o outro povo reconhece ao mundo, ent√£o n√£o existe segredo nessa tr a ge dia historica que deva ser falado somente entre os dois povos!

    3. Gaya Becker

      Os ju Deus falam sobre isso ao mundo todo tempo. An gela M erk el foi muito ho nes t√° em re co nhe cer que o p√≥ v√ī ge rm√Ęn ico √© o √ļnico respons√°vel pelo que aconteceu com os ju Deus. Se um povo fala ao mundo e o outro povo reconhece ao mundo, ent√£o n√£o existe segredo nessa tr a ge dia historica que deva ser falado somente entre os dois povos!

  13. Rodrigo Cabral

    As vozes do mundo começam a ser ouvidas…

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Do mundo branco e de olhos azuis. Por acaso o prezado sabia que a √Āfrica do Sil pediu a condena√ß√£o, no Tribunal Internacional, por genoc√≠dio?