Comente*

* Apenas para assinantes

coment√°rios

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. neli faria

    O Futebol √© o √ļnico esporte que um time Pequeno pode ganhar de um Clube grande. Nenhum outro esporte ocorre ¬†isso: nem no basquete, v√īlei, ¬†at√© na F√≥rmula1: um pequeno n√£o ganha do Grande.F√≥rmula1: o Hamilton para pilotar um carro simples e coloque um motorista ¬†comum a pilotar o F√≥rmula1 dele: na primeira curva o Hamilton permanecer√°. Um Oportunista fala o que pensa, porque se acha mais importante do que o Pa√≠s que dirige, j√° o estadista mede as palavras, porque sabe que fala em nome do Pa√≠s.

    Responda
  2. neli faria

    Repiso-me, é uma heresia  comparar o técnico do Santos, saudoso, Luis Alonso Perez, com o oportunista do lula.  O oportunista  se acha mais importante do que o País. Um estadista mede as palavras, porque fala em nome do País , o oportunista n se acha mais importante do que o país.

    Responda
  3. Samuel Santos

    Quando o Kfouri (um dos tres jornalistas de futebol críticos vivos no país) falou no goleiro Lula. Jamais imaginei que fosse o Lula do Corinthians. Pensei se tratar do Lula Monstrinho do Náutico pernambucano. Vice-campeão brasileiro ganhando uma das três partidas contra o Santos. E que tinha o melhor lateral direito do país na época. O magnifico Gena! Que nunca chegou nem longe da seleção. O preconceito sudestino permanece né Kfouri? Dona Neli Faria, vai ver se eu tou no Pq. São Jorge.

    Responda
    1. neli faria

      Quem n√£o sabe fundamentar objetivamente ataca subjetivamente. Nem sei onde fica o Parque S√£o Jorge. Conhe√ßa Futebol e aprenda: √© o √ļnico esporte que um time Pequeno, min√ļsculo, pode ganhar de um Clube grande. Nenhum outro esporte ocorre isso: nem no basquete, v√īlei, at√© na F√≥rmula1: um pequeno n√£o ganha do Grande. No Futebol sim! F√≥rmula1: ponha o Hamilton para pilotar um carro simples e coloque um motorista comum a pilotar o F√≥rmula1 dele: na primeira curva o Hamilton permanecer√°.

  4. Antonio Ara√ļjo

    Mais uma do passador mor de pano...

    Responda
  5. ALEXANDER STRUM

    Caro Flavio, compartilho da sua decep√ß√£o e indigna√ß√£o com o que acontece em Gaza e em outras partes do mundo. Como (provavelmente) sou bem mais velho que voc√™ j√° me habituei a aceitar a diferen√ßa entre o mundo ideal que eu desejo, e o mundo real no qual eu vivo. No mundo real, infelizmente, h√° pessoas m√°s, que cometem atrocidades e que obrigam as potenciais v√≠timas a se defenderem. √Č ruim, mas √© assim. Bem vindo ao mundo de verdade. Sds Alex

    Responda
  6. neli faria

    Uma heresia comparar o técnico do Santos, saudoso, Luis Alonso Perez, com o oportunista do lula. O oportunista se acha mais importante do que o País. Um estadista mede as palavras, porque fala em nome do País , o oportunista não mede as palavras.

    Responda
  7. ALEXANDER STRUM

    Flavio, o Hamas ataca civis israelenses indiscriminadamente com m√≠sseis e foguetes. 5. O Hamas n√£o participa de negocia√ß√Ķes com Israel porque seu objetivo √© a elimina√ß√£o de Israel. Se voc√™ tivesse que aconselhar o primeiro ministro de Israel que conselho voc√™ daria? Pense que conselho voc√™ daria para o presidente do Brasil se um pa√≠s vizinho do Brasil fizesse o que o Hamas faz, e voc√™ teria que viver sob chuva de m√≠sseis.

    Responda
  8. ALEXANDER STRUM

    Caro Fl√°vio, n√£o se trata de dente por dente, trata-se de sobreviv√™ncia. Vamos aos fatos relacionados a esta guerra. 1. O Hamas atacou Israel sem ser provocado 2. O Hamas √© um grupo terrorista que diz em seu estatuto que pretende eliminar Israel e todos os judeus para implantar um califado islamico (se n√£o acredita procura na internet 3. O Hamas usa sua popula√ß√£o civil como escudo humano e armazena armas em instala√ß√Ķes civis (escolas, hospitais, etc). Segue

    Responda
    1. neli faria

      A Esquerda √© incoerente e n√£o sabe pensar. √Č contra o Pa√≠s que tem Tel Aviv porque os EUA apoiam. N√£o sa√≠ram dos anos sessenta e oitenta, n√£o sabem que o Muro caiu. A Esquerda √© contra porque l√° √© a √ļnica Democracia do Oriente M√©dio, e a esquerda √© contra Democracia. Votei para lula, mas, n√£o deletei meu senso cr√≠tico; um oportunista que n√£o sabe o que diz.

  9. Flavio Camilo

    Outra coisa, Israel n√£o se gaba de ter um servi√ßo de intelig√™ncia maravilhoso, ent√£o por que n√£o usa, sendo assim mais cir√ļrgico nas investidas e n√£o causando a morte de tantos inocentes? Pq atacam hospitais? Pq crian√ßas est√£o mutiladas pelas bombas ? Pq o Bibi n√£o foi exonerado por incompet√™ncia, j√° que o Hamas atacou sob suas barbas? Pq tem tanto ignorante dando opini√£o e nem sequer sabe a origem e como funciona a Faixa de Gaza ?

    Responda
  10. ALEXANDER STRUM

    A profunda reflexão da leitora Neli ilustra bem o nível dela e de muitos outros comentaristas. Muuuu

    Responda
    1. neli faria

      Meu n√≠vel, realmente, n√£o igual ao do senhor. Pol√≠tico √© para ser cobrado e n√£o idolatrado. Meu n√≠vel n√£o se iguala aos snowflaker vermelhos e amarelos, porque ao digitar o voto n√£o deletei minha intelig√™ncia, senso cr√≠tico e bom senso. Pol√≠tico, senhor, √© para ser cobrado. Idolatrar? idolatro uma Marie Curie e n√£o a dupla de oportunistas: lula e bolsonaro.Min√ļsculos para ambos de prop√≥sito. Fiz-me entender?

    2. neli faria

      Existem vidas inteligentes no Brasil fora da bov√≠dea dicotomia: boiadeiro atual e anterior. Votei para lula, e jamais votaria para bolsonaro. Sabe por qu√™? Porque sou inteligente e conhe√ßo um oportunista de longe, e jamais votaria para militar. Votei para lula por minhas Crian√ßas da Flora e da Flora e pelos povos origin√°rios e porque bolsonaro, min√ļsculo como lula em homenagem a grandeza!, foi terrivelmente mau presidente. Mas, ao digitar treze n√£o deletei meu senso cr√≠tico e nem intelig√™ncia.

  11. neli faria

    O lula sempre foi paparicado pela M√≠dia, principalmente pela Folha.A Folha sempre foi um Jornal a servi√ßo do lula, min√ļsculo de prop√≥sito.E se ele, e seu snowflake, n√£o quer ser cobrado, renuncie e deixe a presid√™ncia para o vice. Pol√≠tico √© para ser cobrado e n√£o idolatrado. E comparar o lula atual, com o Grande Lula treinador do Santos? Uma heresia pol√≠tica e futebol√≠stica!

    Responda
  12. ALEXANDER STRUM

    Juca, já que você publicou um caso realmente dramático de uma criança Palestina, para equilibrar seu comentário, publique tambem um caso de criança israelense que foi vítima do ataque do Hamas. Para contextualizar, sugiro lembrar os leitores que foi o Hamas que começou a guerra, promete repetir ataques como o de 7 de Outubro, e utiliza sua população civil como escudo humano.

    Responda
    1. neli faria

      Flavio: esqueceu que lá não é o povo escolhido por Deus? Lá convivem : ateus, muçulmanos, católicos, budistas. Tel Aviv pode se olhar nas ruas andam irmanamente o Ortodoxo e muçulmano. Como sei? Vi! Esquerda é incoerente: não apoia democracia.

    2. Flavio Camilo

      Caro Alexander, é razoável esperar do "povo escolhido de Deus" alguma coisa diferente de olho por olho e dente por dente? Foram massacrados no Holo causto e agora ma tam e mutilam milhares de crianças e mulheres e inocentes? Israel sempre foi visto como um país com um serviço de inteligência exemplar... Não é o que está parecendo. Nunca vou aceitar as matanças de ambos como algo natural. Se EUA e o resto dos apoiadores quisessem penso que agiriam exemplarmente e não como bárbaros.

    3. ALEXANDER STRUM

      Caro Flávio, não defendo a matança de ninguém mas defendo que tanto uma pessoa como um povo possam se defender. Até agora além de críticas sobre a forma de Israel se defender não achei uma proposta de uma opção viável e concreta. Me apresente uma que evite as mortes de civis em Gaza mas também liberte todos os reféns, não aumente as baixas de soldados israelenses. Vou apoiar

    4. Flavio Camilo

      Ok Alexander, vai parecer pueril mas vc sabe a diferença entre o Hamas e os palestinos ?(são uma coisa só ?). Essa guerra não é Fla x Flu não rapá. Olho por olho e vai todo mundo ficar cego. Parece pra mim que vc está querendo dizer que: ora, se o Hamas atacou primeiro então os personagens do relato da doutora estão tendo o que merecem, e já que o Hamas mata inocentes vc então acha correto matar inocentes do outro lado. Certo?

    5. neli faria

      O bovídeo segue o que o boiadeiro fala. Se boiadeiro disser que o Sol é gelado , o bovídeo vai atrás:é gelado, é gelado, é gelado...

  13. SILVIA KLEIN DE BARROS

    Obrigada pela cora gem e hon esti dade inte le c tu al - ambas raras ultimamente nas colunas da Foia.

    Responda
  14. SILVIA KLEIN DE BARROS

    Juca, nem gosto de futebol atualmente. Mas hoje você ganhou uma leitora assídua.

    Responda
  15. CARLOS TARDIVO

    O governo judeu mata mulheres e crianças indefesas para manter-se no poder. Essa é a realidade. O que sofreram com os guetos e holocausto o fazem com os palestinos!

    Responda
  16. Nilton Silva

    "Estamos lutando contra animais e agindo de acordo". E o que os terroristas fizeram n√£o foi algo animalesco?

    Responda
  17. Celso Augusto Coccaro Filho

    Probleminhas: um Presidente da Rep√ļblica deve ser cauteloso, eis que representa toda a popula√ß√£o e os seus naturais antagonismos, que n√£o devem ser aprofundados. Nas rela√ß√Ķes externas, acaba sendo a palavra oficial do Pa√≠s, por√©m sem pr√©via constru√ß√£o dial√©tica e avalia√ß√£o diplom√°tica, o que causa problemas. Enfim, para n√£o vulgarizar, deve se tomar cuidado com a diferen√ßa entre crimes de guerra e crimes contra a humanidade (genoc√≠dio). No mais, h√° de fato muito exagero e oportunismo.

    Responda
    1. Celso Augusto Coccaro Filho

      Em tempo, o Lula goleiro surgiu com fama de craque e se foi com fama de frangueiro. No caso deste Lula, a história já se fechou.

  18. José Leon Crochík

    Neste momento, cabe lembrar a frase de Marx, que complementa a de Hegel: a hist√≥ria se repete a primeira vez como trag√©dia e a segunda, como farsa. Lu√≠s Bonaparte n√£o foi Napole√£o Bonaparte; os atuais l√≠deres mundiais antidemocr√°ticos n√£o s√£o a reedi√ß√£o dos anteriores. O que ocorre no Oriente M√©dio, nestes dias, ser√° de triste lembran√ßa para o mundo, mas associ√°-lo com o Sho√° pode contribuir para o esquecimento do que foi a barb√°rie tecnicamente desenvolvida, expressa nas c√Ęmaras de g√°s.

    Responda
  19. Cristiano Alexandria

    Sempre falam com absurda facilidade do negro capitão-do-mato quando QUALQUER negro critica o movimento antirracista; qualquer tipo de cárcere envolvendo trabalho forçado chamam de escravidão. Foram séculos e mais séculos de prisão sistemática, estatal, com apoio da burguesia e de caráter MUNDIAL contra uma raça específica. Mas o holocausto foi o pior genocídio da história? Navios negreiros matavam mais que os fornos de Auschwitz. A comparação faz a história ganhar vida e se manter em luta!

    Responda
  20. Eduardo Rossi Neto

    Valorizar mais uma frase dita do que 30.000 óbitos parece-se sim com comportamentos antigos da pior hhumanidade (dos dois lados)... Não estamos falando do passado, mas do presente! Parabéns Juca, concordo totalmente com você... também estou com saudades de ouvir o José Trajano!!!

    Responda
  21. Fernando Liberato

    Obrigado, Juca.

    Responda
  22. SILVIA TAHAMTANI

    E Israel ao invés de fazer o "mea culpa", segue se sentindo ofendido com a verdade nua e crua, descrita nessa página citado por Juca.

    Responda
  23. Marcos Benassi

    Adoram mêmo, sêo Juca: o peçoau tá eufórico. Aliás, copiando o método Galileu, apedredrejamento.na caradura. Tá um saco, perde-se o principal e válido, por uma periferia: tá bom, não e O hhhoolocausto, mas é um massacre inaceitável. Isso, passa. Tenha dó.

    Responda
  24. PAULO TAUFI MALUF JR

    Juca, voce sabe que o problema não foram as crítica aos métodos de BN, estas sim justificáveis. Holocausto é o ponto nevrálgico da comunidade judaica mundial, não se toca neste tema impunemente, alem do que os judeus europeus assassinados não estavam em guerra contra o NSDAP, daí o absurdo da comparação. E não fosse voce monoglota saberia que a repercussão da diatribe foi mundial, muito alem do bolsonarismo

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      The world needs Lula. √Č a frase q estava ontem no Empire Bulding ontem

  25. roberto foz filho

    Muito pertinente Juca. Parabéns

    Responda
  26. Jacques Toron

    Texto absurdo querendo aliviar as besteiras que Lula diz com compara√ß√Ķes e afirma√ß√Ķes mais idiotas ainda, o autor √© muito bom somente nos coment√°rios esportivos.

    Responda
    1. SILVIA TAHAMTANI

      Absurda é a sua visão míope.

    2. Alberto Henrique

      Parabéns ao Lula, deu uma bela cutucada no governo assassino e não no povo.

    3. Joaquim Branco

      Absurdo e vir aqui defender quem matou trinta mil pessoas, a maioria mulheres e crianças. Tenha dó, a vida de inocentes de ambos os lados importam.

    4. Marcelo de Souza

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  27. Vera Luz

    Assim √©, Juca. Lula n√£o fez um pronunciamento acad√™mico, mas pol√≠tico. Nessa inst√Ęncia, a compara√ß√£o cabe perfeitamente. Gaza n√£o √© um campo de concentra√ß√£o a c√©u aberto, pois campos de concentra√ß√£o a rigor, eram unidades fabris constru√≠das para matar gente. Gaza sofre uma invas√£o b√°rbara e que parece visar a elimina√ß√£o √©tnica. Nesse sentido a compara√ß√£o tamb√©m cabe. A imprensa corporativa brasileira cumpriu um papel vergonhoso nessa semana, mais uma vez. Roberto Gervitz

    Responda
  28. Carlos Telles

    Lula est√° certo.

    Responda
  29. Bruno Andreoni

    O estudo da mente que defende o indefensável pertence não à lógica, filosofia ou psicologia, mas à neurociência.

    Responda
  30. Lucia Coelho

    Parabéns, Juca! As pessoas estão mais chocadas com a comparação do que com o massacre em curso. Se Lula tivesse feito a comparação com o extermínio alemão na ...Namíbia, ninguém teria chiado. Se tivesse comparado com o genocídio em Ruanda ou no Congo, nenhuma voz se ergueria. Só o holocausto é incomparavel e impronunciável, pois ceifou vidas brancas endinheirados da Europa Central. Lula está certo, Juca também.

    Responda
    1. Marco A Moreira

      Senhora L√ļcia o presidente j√° tinha se manifestado em rela√ß√£o ao conflito - posicionamento correto , equilibrado face a morte de inocentes atrav√©s de bombas e obst√°culos a ajuda humanit√°ria. Criticou a ina√ß√£o da ONU. Apoiou a √Āfrica do Sul. At√© a√≠ tudo bem. Por√©m, quando fez a compara√ß√£o atingiu algo muito caro e triste para o Povo Judeu , tinha consci√™ncia disso, este foi o motivo das cr√≠ticas. Ele agiu de forma covarde.

  31. Rafael Pimenta

    Parabéns Juca! Como um cientista social esclarecido vc está sempre do lado certo da História.

    Responda
    1. Rafael Pimenta

      Nem tudo é relativo, genocídio é genocídio.

    2. Marco A Moreira

      Segundo o autor tudo é relativo então não tem lado certo da história.

  32. Osvaldo Martins dos Santos

    √Č isto Juca, a imprensa hip√≥crita e elitista, estremeceu de como√ß√£o ante um coment√°rio infeliz, mas permanece gelada de indiferen√ßa frente as atrocidades de um governo genocida.

    Responda
    1. SILVIA TAHAMTANI

      Bravo!!!

  33. Jorge Rodrigues

    Desconheço a existência de treinadores e goleiros corruptos. Logo, a comparação é inválida.

    Responda
    1. Lucia Coelho

      Conheço a existência de alienados obsessivos. Logo, seu comentário é que é inválido.

    2. Rafael Pimenta

      E de ex pr genocida cor rupto? Esse conhece e votou, não é mesmo?

  34. MATILVANI MOREIRA

    Bajulador!

    Responda
  35. marco martins

    Juca, vc e outros tantos colunistas desse jornal, perdidos na bajulação pelo Lula, vão perdendo a noção das coisas. Esses títulos de honiris causas são ganhos na canetada, não significam exatamente cultura. Daí vem o desconhecimento sobre história. Pouca cultura. Eu acho melhor vc se ocupar do futuro. E olha lá!!!!

    Responda
    1. SILVIA TAHAMTANI

      E vc soa como um rancoroso...se faz parte da manada bolsonarista, sinto dizer-lhe: perdeu mané.

    2. Lucia Coelho

      Sim, o conceito de Doutor Honoris Causa são exatamente isso. São diferentes dos títulos de quem cursou as disciplinas de doutorado e defendeu tese. Imensamente grata por explicar o que todo mundo já sabia. Ah, e para retribuir a gentileza: a água é molhada.

  36. Peter Janos Wechsler

    O colunista bem sabe que honoris causa n√£o tem nenhum valor acad√™mico e em nada diminui a ignor√Ęncia hom√©rica do presidente sobre o assunto.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Marcos e da√≠? Concordo. Apaga a ignor√Ęncia de Lula?

    2. Marcos Arrais

      Inteligente e culto era o mito, que fazia lives ao estilo Al Qaeda adotando linguajar de botequim como se estivesse falando com um amigo miliciano em churrasco. Além disso, sei de médicos bem formados e que estudaram bastante que se tornaram estupradores.

  37. Marco A Moreira

    O humanista seletivo que cala-se perante a destrui√ß√£o na Ucr√Ęnia, as pris√Ķes na Venezuela, as persegui√ß√Ķes na China, os assassinatos pol√≠ticos na R√ļssia n√£o precisava ter feito a compara√ß√£o - atingindo o povo Judeu. Com seus 40 doutorados tinha consci√™ncia da gravidade das suas declara√ß√Ķes. Existiu repercuss√£o - a organiza√ß√£o terrorista agradeceu o apoio! O tripresidente se n√£o olhar para seu povo e continuar agindo tresloucadamente caminha em dire√ß√£o a derrota - 7 X 0 talvez!

    Responda
  38. José Ricardo da Silva Souza

    Vivemos na era da hipocrisia onde só vale falar a verdade da maldade quando praticada pelos mais fracos mas quando se mexe no vespeiro dos poderosos há todos esses alarido. Israel está praticando genocídio, limpeza étnica contra o povo palestinos, e todos sabem disso. A diferença é entre os que falam o que está claro e os hipócritas defensores do capitalismo selvagem. Apenas isso.

    Responda
  39. Gerson Maia de Carvalho

    Como é bom acordar e ler matéria deste nível, Juca gosto de futebol e você nos seus comentários da show, agora aqui quando desviou do seu campo predileto deu show nestes comentaristas bajula dores da fa lha.....

    Responda
  40. Milton Cohen

    Você, a Milly Lacombe versão (mais) masculina, bajulando petistas? Não pode ser!

    Responda
    1. Marcos Arrais

      Pensei que estivesse falando do Ernesto Lacombe, aquele jornalista isento.

    2. Ricardo Schiavon

      Só pra constar, discordo de você e da Anete. Só apertei o like por acidente. Infelizmente não dá pra desfazer likes acidentais….

    3. Anete Araujo Guedes

      N√£o h√° mais pensamento, nem mais reflex√£o, tudo se transformou em guerra partid√°ria para os ressentidos.

  41. Ivo Mutzenberg

    Perfeito! Contraponto necess√°rio e correto. O Juca, neste jornal, e o Bruno Altman, no Youtube, s√£o vozes esclarecedoras e corajosas. Ainda bem que a imprensa consegue mostrar que existe uma vers√£o diferente da majorit√°ria.

    Responda
    1. Milton Cohen

      Breno Altman voz esclarecedora kkkkk tales from the bologneverse

    2. Milton Cohen

      Breno Altman voz esclarecedora e corajosa hahahahahah tales from the Marbaverse!

    3. Milton Cohen

      Breno Altman, voz esclarecedora? hahahahha tales from the bologneverse!

  42. Mario Aparecido Rodrigues de Souza

    Que babaquice esquerdopata , mirabola argumentos para habilitar o ex presidi√°rio Lula como Humanista que lambe as botas da ditadura venezuelana.

    Responda
    1. SILVIA TAHAMTANI

      Perdeu mané.

  43. Amauri Costa

    Grande Juca. Um esteio num jornal que chafurda no intuito de agradar parcela asquerosa da sociedade, mais um exemplo nefasto de uma m√≠dia pusil√Ęnime.

    Responda
  44. cassio farkuh

    Excelente!!!!

    Responda
  45. Bruno Sebasti√£o Neto

    temos uma imprensa que fica buscando conflito onde não existe ,e temos uma parte da sociedade Brasileira que sonha com uma dita dura ,a imprensa até se justifica porque ela vive de conflito(Batem tanto no presidente ) ,mais essa sociedade que deseja uma dit adura aí já é questão de hos pício !

    Responda
  46. LUIS VASCONCELOS

    Perfeito.

    Responda
  47. Gilton Silverio

    A Folha deveria botar seus rep√≥rteres nas ruas do Brasil e fazer ao p√ļblico aseguinte pergunta ? O que √© Semita ? A verdade √© que o Brasileiro nem sabe o que √© isso e no meu caso em pleno s√©culo 21 n√£o acredito sequer em Arca De No√© pela total falta de l√≥gica nessa hist√≥ria Bizarra ###

    Responda
  48. Gilton Silverio

    Depois de todos os desaforos ditos, eu ainda n√£o sei porque o Brasil n√£o rompeu suas rela√ß√Ķes com aquele Estado Americano no Oriente M√©dio ### Isso mesmo, Israel n√£o √© um Pa√≠s, √© um estado americano armado pelos EUA no Oriente M√©dio ### O Brasil tem que ter rela√ß√Ķes compa√≠ses amigos e tratarinimigos como inimigos ##

    Responda
  49. frederico barbosa

    Lulocausto!! Kfouri j√° foi! Acabou!

    Responda
    1. Marcos Arrais

      Só vai acabar quando o genocida e golpista for pra cadeia. E tá chegando a hora.

    2. Anete Araujo Guedes

      Nada acabou, está apenas começando. O inelegível foi convocado para dar depoimento sobre o 8/1.

  50. Joao Braga

    Kfouri...conta de novo aquela história que a Lava-jato impediu o Corinthians de ganhar o estádio de graça...a "corrupção do bem"... Me engana que eu gosto....afeee!

    Responda