Cotidiano > Terra yanomami registra 363 mortes no 1º ano do governo Lula, aponta ministério Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2
Resumo da notÃcia: pelo menos agora estão fazendo alguma coisa.
O desmatamento no cerrado (região centro-oeste) está bem mais elevado no governo Lula quando comparado com o governo Bolsonaro.
A Ministra NÃsia deverá escrever um livro: "Como salvei o Povo Yanomami". O prefácio deverá ser assinado pelo Lulad, mas escrito pelo dino ssauro!
Governo genocida?
O governo anterior fez de tudo para massacrar esse povo e conseguiu quase totalmente. O atual faz de tudo para reverter e não consegue totalmente. O efeito foi devastador do genô. Ah, pergunte se as forças armadas (a parte comprometidas com o crime local) estão colaborando de verdade.
As justificativas da Ministra Tapeba não são aceitáveis!Eu votei no Lula,mas isso é uma negligência absurda do Governo:são crianças,são vulneráveis e ameaçados pela ambição assassina de garimpeiros que tem aval e financiamento de engravatados de BrasÃlia.Para que tanto Exército no Sul do Brasil?Nossos maiores problemas são Norte e Centro Oeste.Isso é um genocÃdeo!Mude o ministro,faça um plano com proteção do Exército permanente!!!Esse custo nada é perto dos gastos versalhescos do Judiciário!!!!
Se preocupam (claro que é papo furado) com as crianças de Gaza, mas com as indÃgenas só se preocupavam quando era o outro governo. Agora é só dizer que no outro era mais, apesar do número a menor, e pronto. Tá resolvido.
É genocidio?
Mais um que não leu a matéria. Resposta: É genocÃdio sim. O autor será preso já, já...
Quem é a tal "ministra" das tribos indÃgenas mesmo? Sonia Guajajara? Ela é excelente para ficar viajando de lá para cá, mas atuar junto aos órgãos competentes, nem pensar.... Esse Lula está pior que o Bolsonaro e os Ãndios que Catar coquinho na mata. Uma vergonha....
Não deveria ter nenhuma morte. Em governo algum. Isso é falta de cuidado c os seus.
Isso é meio difÃcil. Se ninguém morrer em governo algum teremos a vida eterna.
Sem anistia, Bolsonaro na cadeia!!!!
GenocÃdio de brasileiros, Sr. Lula? Nossos povos originários continuam vulneráveis, também pela omissão de nossos governantes. Obviamente que o lulopetismo falará em "efeito JB", em "herança JB", mas nosso "estadista" tupiniquim pode e deve ser cobrado por entidades internacionais, ou vão alegar interferência na soberania nacional, pois "o Brasil voltou"?
Mais de 1500 estavam muito mal no fim do desgoverno Bozo
Vergonha,5 bilhões pra fundos eleitorais,deveria ser prioridade salvar essas comunidades indÃgenas,alguns deputados deveria dirigir verbas dessas secretas pra lá, pelos seria para uma boa causas, mas foram patrocinar Carnaval.
Grana aprovada com aplausos do PT e do PL bolsonarista!
O mercúrio entra no corpo e em alguns anos não sobra nem a alma. A ação nefasta do capetÎo ainda se estenderá por alguns anos.
Que manchete desonesta
Walmir, como vc é manipulador e desinformado. Mais de 1500 Ãndios estavam muito mal no fim do desgoverno Bozonaro. Os que se foram foram na conta do ex e seus asseclas.
Desonesta é a ação do Lula para resolver esse problema. Ficou pior que o Bolsonaro. Uma vergonha e "viva" a gestão da Sônia Guajajara....
1,2 bi só na terra ianomami e ainda tem as outras comunidades indÃgenas em outros territórios q ainda sofrem com as ações e descaso do governo anterior
O Bolsonaro é horrÃvel, mas o Lula está no governo há mais de 1 ano. E aÃ? O que ele fez junto com a Sônia Guajajara? Só viagens e blá-blá-blá. Descaso pior com o PT e Lula.
Além disso , os efeitos da contaminação por mercúrio, proveniente do garimpo ilegal, tem efeito duradouro por muitos anos. Mais um geno ci dio do des governo no JB.
E vamos cuidar do galinheiro dos outros, pois aqui vai tudo bem!!
Ivan, disse que estamos querendo cuidar do galinheiro dos outros e esquecemos o nosso. Não sabe onque é ironia? É da geração Z por acasao?
Então, segundo sua opinião, deverÃamos nos preocupar com outras coisas? Crianças morrendo em território brasileiro não tem importância? Ah, entendi! Deve ser mais um cristão de bem.
Ou seja, matéria para ser LIDA e entendida, mas a manchete é um presente para a extrema direita, que não lê.
Por sinal até agora nenhuma matéria do depoimento a PF de hoje do InelegÃvel e dos demais gol pis tas, O G 1 já detalhou como serão feitos os depoimentos de forma simultânea.
A própria reportagem fala que 22 foi subnotificado mas estampa na manchete que casos de mortes aumentaram em dois mil e vinte e três. Todos sabemos que o genocÃdio ocorreu no governo Bozoró e que a venda indiscriminada de armas gerou um problema para o Brasil.
Ah, bom! Se houve subnotificação nos anos anteriores, então essas 363 mortes são aceitáveis, é um número provavelmente “melhor”… E, como “o Brasil voltou”, não há mais “genocÃdio”, como havia anteriormente. Agora é só a incúria do governo federal, razão pela qual, talvez, tenhamos que comemorar que “só” morreram 363Â…
Só mudam as moscas, a M é a mesma! Cansado de ver tanta incompetência e descaso com o povo brasileiro, especialmente os vulneráveis. Vergonha! Vergonha! Vergonha!
Isso ainda é efeito JB. A contaminação por mercúrio usando nos garimpo ilegais tem efeito por muitos anos.
O que no governo Bolsonaro bolsonaro foi levado a sério? Tudo foi subnotificado, o paÃs ficou quatro anos entregue as baratas. Quando você tinha alguma coisa para revelar era colocado sigilo de 100 anos, acho que a imprensa esquece muito rápido das coisas.
Não tenho dúvidas que em dois mil e vinte e dois foi muito mais que o registrado. E pensar que para acompanhar a covid precisou do consórcio da imprensa. Os dados oficiais de dois mil dezenove a vinte e dois precisam ser vistos com lupa de auditor. Muitas falcatruas e mentiras. Quem lembra do 'superavit' nas contas públicas de 57 b?. Só os precatórios não pagos foi quase o dobro..fora icms, etc.. quadriênio perdido para a nação.
Não tenho dúvidas que em 2022 foi muito mais que o registrado. E pensar que para acompanhar a covid precisou do consórcio da imprensa. Os dados oficiais de 2019 a 2022 precisam ser olhados com lipa de auditor. Muitas falcatruas e mentiras. Quem lembra do 'superavit' nas contas públicas de 57 b. Só os precatórios não pago foi quase o dobro..fora icms, etc.. quadriênio perdido para a nação.
Ainda dá pra culpar o Bolsonaro ?
Governo duplamente genocida...com os yanomanis e por não comprar vacina contra a dengue a tempo.
O Brasil foi o primeiro paÃs no mundo a comprar a vacina da dengue, informe -se.
Do governo JB você quer dizer né Ari. Essas mortes são por contaminações por mercúrio dos garimpos, que tem efeito por muitos anos.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
E a atual ministra da Saúde (é socióloga) só falava em vacinas tempos atrás... agora se esqueceu de comprar as vacinas contra dengue...
O atual governo não é negacionista e a favor da ciência, comprou vacinas, bem como desenvolveu uma vacina nacional e ja esta vacinando de acordo com a prioridade de cada grupo, quanto ao povo indÃgena está corrigindo os atos irresponsáveis do inelegÃvel golpista.
Eu não sei, o outro mentiu, era de um amigo meu, foi agora mas a culpa é do outro. Daà vão as desculpas. A realidade: perdemos 363 indÃgenas neste governo e nenhuma desculpa muda isso, principalmente despidas de prova. Ninguém fala da vacina da dengue, ou seja, tudo vale na terra do amor.
José Fernandes, então tira os Ãndios do local. Vamos ser sinceros. Não existe nenhuma infraestrutura considerável a ser transportada. Se sabe que o motivo é o mercúrio, vão fazer o que? Ter elegido o atual presidente não faz as pessoas ressuscitarem e nem deixar de perecer. Se sabe que o problema é o mercúrio, resolvam o problema, caso contrário, todas esses falecimentos desde 1o de janeiro de 2022 para cá são culpa do atual governo sim.
Geraldinho , essas mortes ainda são efeito d contaminação por mercúrio pelos garimpos ilegais , patrocinados pelo seu micto.
Não ê or acaso que o mito se tornou inelegivel e logo estará no xilindro entre os crimes descaso com as nações indÃgenas.
Genocidio yanomami?
"Banalidade do mal" no caso dos indÃgenas é assustadora.
Mentira! Serio? Mas nós não gastamos 2 bilhões lá? Ora... pra onde foi esse dinheiro extra?
Governo fraco! Tá conseguindo ser pior que o Bozo nessa área. Chama a Janja!
Fraquinha a sua análise. Essas mortes são por contaminação por mercúrio dos garimpos ilegais do JB , que efeito por muitos anos.
Total absurdo. Ministros deveriam cair, onde estão as prioridades? Vergonha
Consequência da necropolitica da extrema direita terrorista durante os 4 anos do inelegÃvel, o governo atual não distorce números e está corrigindo o legado do governo anterior.
Lula conseguindo ser pior que o Bolsonaro.
Fiquem com seu mito gol pista na Papuda enquanto o governo atual corrige as ca ga das dos 4 anos do inelegÃvel que declarou em vÃdeo que ele estar na cadeira de presidente era uma ca ga da.
Tipo assim. Ficou o PT 16 anos no poder e nada acontecia com yanomami. Em 4 anos a terra foi arrasada. E agora mais um ano de PT e está tudo resolvido...
Sim. Essa ignorância é consequência do Bolsonaro. Nesses 4 anos o senhor Flavio Fernandes perdeu totalmente o senso de ridÃculo
Foram 4 anos tóxicos com o inelegÃvel.
Uma demonstração de como o governo atual é inoperante.
Som, o governo tem sido inoperante, tem confiado aos militares um trabalho que deveria ser executado por forças civis e parece não compreender a gravidade do problema. Quanto ao governo passado, ele era muito operante,no sentido de exterminar o povo yanomami.
Consequência da contaminação e descaso de 4 anos do inelegÃvel genocida que desejava acabar com a população indÃgena.
Agora não é mais genocÃdio?
Consequência da polÃtica genocida do inelegÃvel criminoso.
Joga a culpa no Bolsonaro e está tudo certo, o povo que não sabe achar um culpado.
O objetivo do inelegÃvel sempre foi acabar com o povo ndÃgena, tai o resultado de deixar passar a boiada, vc tem ciência disso.
Tu vês
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Cotidiano > Terra yanomami registra 363 mortes no 1º ano do governo Lula, aponta ministério Voltar
Comente este texto