Ilustríssima > Lula está certo sobre Gaza e não é antissemita Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 3 4 5 Próximas
O problema de lula é condenar Israel mas não condenar a Rússia
Parece q as pessoas escolheram deixar de enxergar e de escutar, embora tem olhos e ouvidos sãos. Parece q as pessoas se deixaram manipular por religiosos imorais, q em nome da religião falam p obter beneficios próprios. E parte da nossa imprensa é omissa ou conivente com aqueles q promovem massacres.
Perfeito. Texto lógico, racional, lúcido e muito bem fundamentado. Não vejo como rebater os argumentos que não repetindo a laddainha oficial cionn
excelente texto.
Lula está certÃssimo, excelente texto!
Alguns colunistas da fsp deveriam ler esse texto.
Agradeço o artigo. O que Lula fez? Mostrou, na Ãfrica, que os sionistas no poder tem semelhanças e mesmo identidades com o nazismo, com as formas de opressão mais repulsivas.
Excelente. Agradeço o artigo. Lula fez algo insuportável para o extremismo sionista israelense no poder: mostrou através de uma ação de um polÃtico internacional a relação entre sionistas no poder em Israel e o nazismo.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Sensacional. Excelente texto.
Artigo lúcido e isento. Parabéns ao colunista, que joga um pouco de racionalidade na discussão Israel X Palestina. Não é sobre o direito à autodefesa, é sobre o descontrole da face cruel da natureza humana. As guerras por si mesmas já são insanas. Essa guerra, com seu número desproporcional de vÃtimas civis, eleva a insanidade a um nÃvel intolerável.
É uma mistura de fanatismo religioso com educação que desumaniza e apaga mesmo, de mapas, de livros, de projetos. Todos nós perdemos um nÃvel de civilidade quando coisas assim passam a ser aceitáveis.
O historiador israelense Illan Pappé previu em 2015 a citação de Amalek e o genocÃdio no artigo "A BÃblia ao Serviço do Sionismo" e concluiu que o apagamento dos palestinos pelos sion1tas só mudará pela aversão da comunidade internacional aos abusos dos direitos humanos e civis básicos praticados.
Que artigo, meus amigos!!! Que artigo!!!
Obrigado, Glenn, você deu uma lição ao jornalismo corporativista brasileiro. A Globo, maior canal de TV no Brasil, deve se retratar no seu JN, pelo desfile somente de personagens levados ao ar em defesa da matança em Gaza! O contraditório não existiu nas matérias!
Análise muito bem feita! Parabéns.
Graças a Deus alguém neste jornal tem bom senso!
Jornalismo com conteúdo perfeito e alta qualidade. Como assinante, gostaria de periodicidade semanal.
Idem! Brilhante.
Parabéns pelo artigo, trazendo informações históricas relevantes, e mostrando a diversidade das pessoas de origem judaica. Aliás, talvez tenha sido exatamente esse admirável pluralismo que tenha sido avaliado como fraqueza pelos lÃderes palestinos. Vendo a divisão da sociedade, rachada ao meio pelas grandes manifestações contra o governo, acharam que a hora era propÃcia para um ataque devastador. Estão pagando caro pelo erro.
Nós brasileiros ficamos gratos por este artigo escrito com fatos, teorias e acima de tudo, com o conhecimento e sensibilidade de uma pessoa que tem a ancestralidade daqueles que já sentiram na pele as maiores crueldades feitas pelo ser humano. Depois desta declaração, oxalá talvez o debate esteja terminado.
Parabéns pela lucidez e humanidade deste artigo genial, pois resumiu toda a nossa indignação contra mais uma monstruosidade perpetrada contra pessoas indefesas diante das indiferenças e cumplicidades da grande maioria dos chefes de Estado e da grande mÃdia com seus jornalistas cÃnicos, venais e inúteis.
Fazia tempo que não lia um texto tão fino em um jornal. Extraordinário.
Eu tb! Brilhante!
Levei um susto. Pensei que fosse editorial da Folha, assumindo que errou. Que pena!
Nesta semana, em Haia, a China defendeu oficialmente o que já está escrito em vários tratados internacionais. O direito de um povo a resistência armada em caso de ocupação ilegal de suas terras. Ou seja, resistência armada pa les tti na não é t e rror ism o.
Em qualquer paÃs sério o WW não seria um âncora de telejornal com alcance nacional. Quanto mais se julgar no direito de criticar qualquer um por intolerância visto o episódio no seu último emprego. Mas no Brasil ele não so é âncora como também colunista no segundo maior jornal de SP. Será que o jornal e a emissora que o empregam concordam com o que ele disse na Globo antes de ser desligado? Fique ligado assinante!!!
Lula não serve pra nada .
Por que, então ele deixou que mor res sem mais Yanomamis em 2023 do que em 2022 quando o inelegÃvel era o pres?
É o maior estadista que esse paÃs já teve. Sua fala humanista a favor da vida em Gaza repercute em todo o mundo. Ele vale muito para um mundo de paz.
Coitado do segundo MaurÃcio.
Lula vai ganhar o Prêmio Nobel da Paz, para o horror da extrema-direita.
Texto claro e fundamentado. Parabéns. Repúdio ao estado de Israhell e ao holocaausto palestino.
Concordo com vc .
A clareza dos grandes. Parabéns, Glenn!
Willian Waack racista!
Pra mim é mais um pavão arrogante e colonizado. Um pavão racista então. Coitados do pavões. Eles não merecem isso. Foi mal pavão.
Glenn, Parabéns!
Suicidou-se! O ativista de direitos humanos Suleiman Al Ajuri, de 25 anos, foi um farol da esperança nos idos de julho de 2020. Ondas de perplexidade inundaram a Palestina. O destemido jovem liderou o movimento "Queremos Viver!": contra a pobreza e a omissão polÃtica do Hamas. Suleimam denunciava o "Gueto de Gaza". Se Ajuri optou à autoimolação, o ponto em que a vida vale nada, não mais haveria esperança. Al Ajuri preferiu a morte a viver prisioneiro do maior "Campo de Concentração": GAZA!
Finalmente um artigo honesto e corajoso, totalmente informativo e historicamente embasado na Folha sobre a verdadeira questão entendida na fala de Lula. Agradeço demais ao Glenn por contemplar meus tantos comentários enviados ao jornal em contestação de opiniões servis e reacionárias, que desviavam o foco da tragédia para atacar o presidente, justamente pela coragem dele dizer o que a imprensa sonega aos brasileiros.
Quem puder, por favor, leia o artigo do New Yorker citado pelo Glenn Greenwald. FinÃssimo.
Historicamente perfeito esse artigo! Precisou de um jornalista gringo pra sacodir a hi po cri sia de sal ma da desses citados do jornalismo brasileiro. LO DO.
Além dos palestinos,os sio nis tas tentam desumanizar todos ju deus.O povo palestino estão resistindo corajosamente a essa odiosa tentativa e ,felizmente, muitos ju deus também. Glenn Greenwald , Noam Chomsky,Miko Peled, Norman Filkstein , Ilan Pappé são provas vivas dessa resistência
Estou muito feliz por ler um texto honesto e que irradia luz com ideias bem construÃdas. Foi uma semana de escuridão. A FSP nos bombardeou com os alinhamentos dos colunistas usando de maneira colonizada e até mesmo infantil a fala de Lula. Tendendo ao atraso por falta de discernimento. Foi triste.
Um detalhe: quem começou a guerra foi a organização terrorista. Alguém acha correto o que eles fizeram? Óbvio que não justifica uma reação desproporcional atentando contra a vida de inocentes. Por favor seguidores do presidente gostaria que respondessem a minha indagação. Só lembrando : nenhum judeu atentou contra a Alemanha na grande Guerra.
Marco, respeitosamente vou te recomendar uma leitura curta que pode te ajudar a começar a entender a questão da ocupação. Paguei 3 reais para ler no Kindle, chama-se "A BÃblia a serviço do sionismo", de Illan Pappé (2015).
O que o Glenn faz é muito simples. Ele abre os olhos. Não surfa na onda. Não olha em volta para saber o que um jornalista bem quisto pelos colegas tem que dizer. Olha em volta para enxergar o que está acontecendo. Lula não é, nem nunca foi preconceituoso. Está protestando contra o extermÃnio sistemático de uma população sitiada. Parem de agir como ovelhas de um rebanho. Palmas em pé, até minha mão ficar ardendo de tanto aplaudir, para Glenn Greenwald.
Eu aplaudo junto a ti, ate a minha mao arder tb
Lu la até pode não ser antis semita, porém a afirmação dele foi desonesta e antis semita sim. Pode criticar Is rael como aliás tem feito sistematicamente , todavia não precisava citar o Holo causto, tema bastante sensÃvel ao povo ju deu, ao qual o presidente deve um pedido de desculpas.
Ishrael superou o Hhamhas em brutalidade. O que estava por trás da barbárie nazista, como bem ressaltou o Glenn? O desprezo pela vida humana, particularmente daqueles que pertencem a uma outra etnia, lembrando que esse desprezo em Hhithler não se restringia aos jhudheus. Nisso Ihsrhael se mostra idêntico aos nazhistas.
Sabia que os palestinos também são semitas?
Se Lula deve um pedido de desculpas é à Palestina, por não ter se manifestado antes. O que está acontecendo agora em Gaza, sempre aconteceu em proporções diferentes. Hannah Arendt deixou isso muito claro ao escrever sobre a banalidade bo mal.
Em hipótese alguma. Quem ainda vai pedir desculpas ao mundo e aos ju Deus será Netanyahu e seu governo no julgamento por crimes de guerra que virá, inevitavelmente. A humanidade não pode se curvar à esta gente insana.
O que Isa Hell faz com os palestinos é um tema muito sensÃvel a mim. Quem vai me pedir desculpas? Ou quem pedirá desculpas aos pais sem filhos, filhos sem pais, mães sem bebês. Isa Hell se colocou abaixo do ramaz com seu terra orismo de estado.
Simplesmente perfeito da primeira a ultima palavra, uma aula de doutorado que muito jornalista pop popstar por ae (verita magal…, carlitos sadenb…,etc) deveria trabalhar com imparcialidade , que nao seria nada alem de suas obrigações . Ainda bem que ainda temos voce Gleen.
Perfeita análise!
Obrigado, Glenn, por este artigo, estava faltando um jornalista, um intelectual do seu gabarito, que pusesse ordem nas ideias. Você fez isso brilhantemente, me ajudou a pensar no assunto. Que artigo maravilhoso!
Em 1979 o sr L teceu considerações bem interessantes sobre um certo dirigente alemão, em uma certa revista. Me pareciam beeem anti jew, mas o pessoal passa pano a roldo.
O que vem depois? - A falta de planos de iIsrael para depois de Gaza incomoda 'muito' aos Eua. Bibi desconversa sempre... Espera Trump, é o que indica. Mas, e depois de Trump (se for Trump)? O que pretende? Se é tácito que enquanto houver guerra ele permanece, ele tem interesse em continuar guerreando para sempre... O que vai inventar? Conquistar a LÃbia? Tá fácil pós-Kadafi. É de frente pra Europa... kk
Matriculem o Elio Gaspari, o William Wack na primeira fila do curso com o Glen. Gente minuscula que não consegue esquecer o seu rancor por ver Lula eleito. Mesmo que tenham que fingir que não existam os palestinos e que nada acontece em gaza , apenas a plaqueta carregada por Netanyahu que diz não me censurem por meus climes,
Permita-me acrescentar o Vinicius Torres Freire, a Pereira Jorge e a B. Korich.
O caso foi devidamente desenhado pelo articulista. Dados históricos, conclusões fundamentadas em fatos, argumentação lógica e impecável. Mas não se trata, no caso brasileiro, de racionalidade. Aqueles que atacam o presidente têm a sua propria agenda, repleta de motivos inconfessáveis. São adoradores do assassinato e da perfÃdia. Cúmplices do genocÃdio.
Na mesma linha que o presidente é cúmplice do desastre humanitário na vizinha Venezuela? Afinal de contas, Maduro é vÃtima de narrativa, e só, certo?
Qual argumentação lógica usou o autor? Baseado em quais premissas o holocausto judeu é igual ao que ocorre em Gaza? Desde quando podemos comparar um movimento de criação de um estado após a Guerra com este mesmo estado após 76 anos? Nada mudou?
Soluções por favor, chega de filosofias, vamos á prática!!
Antes é preciso fil osofia para abrir os olhos das pessoas para que elas vejam o que acontece de fato para se enco. rajarem nas ações praticas. Como dizia A. Einstein, um po.der organizado soh pode ser detid. o por outro p. oder organizado. (Net flix 2024)
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustríssima > Lula está certo sobre Gaza e não é antissemita Voltar
Comente este texto