Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ricardo fernandes

    O problema de lula é condenar Israel mas não condenar a Rússia

    Responda
  2. Raymundo de Lima Lima

    Parece q as pessoas escolheram deixar de enxergar e de escutar, embora tem olhos e ouvidos sãos. Parece q as pessoas se deixaram manipular por religiosos imorais, q em nome da religião falam p obter beneficios próprios. E parte da nossa imprensa é omissa ou conivente com aqueles q promovem massacres.

    Responda
  3. Daniel Liaz

    Perfeito. Texto lógico, racional, lúcido e muito bem fundamentado. Não vejo como rebater os argumentos que não repetindo a laddainha oficial cionn

    Responda
  4. FERNANDO CESAR R SANTANA

    excelente texto.

    Responda
  5. Renata Echeverria Martins

    Lula está certíssimo, excelente texto!

    Responda
  6. WELLINGTON SILVA DE MIRANDA

    Alguns colunistas da fsp deveriam ler esse texto.

    Responda
  7. Roberto Jorge Chaves Araujo

    Agradeço o artigo. O que Lula fez? Mostrou, na África, que os sionistas no poder tem semelhanças e mesmo identidades com o nazismo, com as formas de opressão mais repulsivas.

    Responda
  8. Roberto Jorge Chaves Araujo

    Excelente. Agradeço o artigo. Lula fez algo insuportável para o extremismo sionista israelense no poder: mostrou através de uma ação de um político internacional a relação entre sionistas no poder em Israel e o nazismo.

    Responda
  9. Vitor Heisenberg

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  10. MARIA F LUPORINI

    Sensacional. Excelente texto.

    Responda
  11. Demétrio Soares

    Artigo lúcido e isento. Parabéns ao colunista, que joga um pouco de racionalidade na discussão Israel X Palestina. Não é sobre o direito à autodefesa, é sobre o descontrole da face cruel da natureza humana. As guerras por si mesmas já são insanas. Essa guerra, com seu número desproporcional de vítimas civis, eleva a insanidade a um nível intolerável.

    Responda
    1. Patrícia Viana

      É uma mistura de fanatismo religioso com educação que desumaniza e apaga mesmo, de mapas, de livros, de projetos. Todos nós perdemos um nível de civilidade quando coisas assim passam a ser aceitáveis.

  12. Patrícia Viana

    O historiador israelense Illan Pappé previu em 2015 a citação de Amalek e o genocídio no artigo "A Bíblia ao Serviço do Sionismo" e concluiu que o apagamento dos palestinos pelos sion1tas só mudará pela aversão da comunidade internacional aos abusos dos direitos humanos e civis básicos praticados.

    Responda
  13. Patrícia Viana

    Que artigo, meus amigos!!! Que artigo!!!

    Responda
  14. Jose Walter

    Obrigado, Glenn, você deu uma lição ao jornalismo corporativista brasileiro. A Globo, maior canal de TV no Brasil, deve se retratar no seu JN, pelo desfile somente de personagens levados ao ar em defesa da matança em Gaza! O contraditório não existiu nas matérias!

    Responda
  15. Sueli Freitas

    Análise muito bem feita! Parabéns.

    Responda
  16. VALERIA BARRETO PERUNA

    Graças a Deus alguém neste jornal tem bom senso!

    Responda
  17. Galdino Formiga

    Jornalismo com conteúdo perfeito e alta qualidade. Como assinante, gostaria de periodicidade semanal.

    Responda
    1. Patrícia Viana

      Idem! Brilhante.

  18. José Cardoso

    Parabéns pelo artigo, trazendo informações históricas relevantes, e mostrando a diversidade das pessoas de origem judaica. Aliás, talvez tenha sido exatamente esse admirável pluralismo que tenha sido avaliado como fraqueza pelos líderes palestinos. Vendo a divisão da sociedade, rachada ao meio pelas grandes manifestações contra o governo, acharam que a hora era propícia para um ataque devastador. Estão pagando caro pelo erro.

    Responda
  19. Jose Walter

    Obrigado, Glenn, você deu uma lição ao jornalismo corporativista brasileiro. A Globo, maior canal de TV no Brasil, deve se retratar no seu JN, pelo desfile somente de personagens levados ao ar em defesa da matança em Gaza! O contraditório não existiu nas matérias!

    Responda
  20. Antonio Catigero Oliveira

    Nós brasileiros ficamos gratos por este artigo escrito com fatos, teorias e acima de tudo, com o conhecimento e sensibilidade de uma pessoa que tem a ancestralidade daqueles que já sentiram na pele as maiores crueldades feitas pelo ser humano. Depois desta declaração, oxalá talvez o debate esteja terminado.

    Responda
  21. Mozart Cabral

    Parabéns pela lucidez e humanidade deste artigo genial, pois resumiu toda a nossa indignação contra mais uma monstruosidade perpetrada contra pessoas indefesas diante das indiferenças e cumplicidades da grande maioria dos chefes de Estado e da grande mídia com seus jornalistas cínicos, venais e inúteis.

    Responda
  22. Roberto Piccelli

    Fazia tempo que não lia um texto tão fino em um jornal. Extraordinário.

    Responda
    1. Patrícia Viana

      Eu tb! Brilhante!

  23. Marcos Araujo

    Levei um susto. Pensei que fosse editorial da Folha, assumindo que errou. Que pena!

    Responda
  24. Paulo Henrique

    Nesta semana, em Haia, a China defendeu oficialmente o que já está escrito em vários tratados internacionais. O direito de um povo a resistência armada em caso de ocupação ilegal de suas terras. Ou seja, resistência armada pa les tti na não é t e rror ism o.

    Responda
  25. Lucas Travassos

    Em qualquer país sério o WW não seria um âncora de telejornal com alcance nacional. Quanto mais se julgar no direito de criticar qualquer um por intolerância visto o episódio no seu último emprego. Mas no Brasil ele não so é âncora como também colunista no segundo maior jornal de SP. Será que o jornal e a emissora que o empregam concordam com o que ele disse na Globo antes de ser desligado? Fique ligado assinante!!!

    Responda
  26. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Lula não serve pra nada .

    Responda
    1. Telma Saraiva

      Por que, então ele deixou que mor res sem mais Yanomamis em 2023 do que em 2022 quando o inelegível era o pres?

    2. João Batista de Souza

      É o maior estadista que esse país já teve. Sua fala humanista a favor da vida em Gaza repercute em todo o mundo. Ele vale muito para um mundo de paz.

  27. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Lula não serve pra nada .

    Responda
    1. Marisa Coan

      Coitado do segundo Maurício.

    2. Mauricio de Oliveira e Silva

      Lula vai ganhar o Prêmio Nobel da Paz, para o horror da extrema-direita.

  28. Rodrigo à vora

    Texto claro e fundamentado. Parabéns. Repúdio ao estado de Israhell e ao holocaausto palestino.

    Responda
    1. João Neutzling Jr

      Concordo com vc .

  29. Maria Aparecida Saraiva Magalhães de Sousa

    A clareza dos grandes. Parabéns, Glenn!

    Responda
  30. Maria Aparecida Saraiva Magalhães de Sousa

    A clareza dos grandes. Parabéns, Glenn!

    Responda
  31. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

    Willian Waack racista!

    Responda
    1. Adalto Fonseca Júnior

      Pra mim é mais um pavão arrogante e colonizado. Um pavão racista então. Coitados do pavões. Eles não merecem isso. Foi mal pavão.

  32. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

    Glenn, Parabéns!

    Responda
  33. Alberto A Neto

    Suicidou-se! O ativista de direitos humanos Suleiman Al Ajuri, de 25 anos, foi um farol da esperança nos idos de julho de 2020. Ondas de perplexidade inundaram a Palestina. O destemido jovem liderou o movimento "Queremos Viver!": contra a pobreza e a omissão política do Hamas. Suleimam denunciava o "Gueto de Gaza". Se Ajuri optou à autoimolação, o ponto em que a vida vale nada, não mais haveria esperança. Al Ajuri preferiu a morte a viver prisioneiro do maior "Campo de Concentração": GAZA!

    Responda
  34. Valter Luiz Peluque

    Finalmente um artigo honesto e corajoso, totalmente informativo e historicamente embasado na Folha sobre a verdadeira questão entendida na fala de Lula. Agradeço demais ao Glenn por contemplar meus tantos comentários enviados ao jornal em contestação de opiniões servis e reacionárias, que desviavam o foco da tragédia para atacar o presidente, justamente pela coragem dele dizer o que a imprensa sonega aos brasileiros.

    Responda
  35. João Vergílio Gallerani Cuter

    Quem puder, por favor, leia o artigo do New Yorker citado pelo Glenn Greenwald. Finíssimo.

    Responda
  36. Luiz Rocha

    Historicamente perfeito esse artigo! Precisou de um jornalista gringo pra sacodir a hi po cri sia de sal ma da desses citados do jornalismo brasileiro. LO DO.

    Responda
  37. wilson kfouri

    Além dos palestinos,os sio nis tas tentam desumanizar todos ju deus.O povo palestino estão resistindo corajosamente a essa odiosa tentativa e ,felizmente, muitos ju deus também. Glenn Greenwald , Noam Chomsky,Miko Peled, Norman Filkstein , Ilan Pappé são provas vivas dessa resistência

    Responda
  38. Adalto Fonseca Júnior

    Estou muito feliz por ler um texto honesto e que irradia luz com ideias bem construídas. Foi uma semana de escuridão. A FSP nos bombardeou com os alinhamentos dos colunistas usando de maneira colonizada e até mesmo infantil a fala de Lula. Tendendo ao atraso por falta de discernimento. Foi triste.

    Responda
  39. Marco A Moreira

    Um detalhe: quem começou a guerra foi a organização terrorista. Alguém acha correto o que eles fizeram? Óbvio que não justifica uma reação desproporcional atentando contra a vida de inocentes. Por favor seguidores do presidente gostaria que respondessem a minha indagação. Só lembrando : nenhum judeu atentou contra a Alemanha na grande Guerra.

    Responda
    1. Patrícia Viana

      Marco, respeitosamente vou te recomendar uma leitura curta que pode te ajudar a começar a entender a questão da ocupação. Paguei 3 reais para ler no Kindle, chama-se "A Bíblia a serviço do sionismo", de Illan Pappé (2015).

  40. João Vergílio Gallerani Cuter

    O que o Glenn faz é muito simples. Ele abre os olhos. Não surfa na onda. Não olha em volta para saber o que um jornalista bem quisto pelos colegas tem que dizer. Olha em volta para enxergar o que está acontecendo. Lula não é, nem nunca foi preconceituoso. Está protestando contra o extermínio sistemático de uma população sitiada. Parem de agir como ovelhas de um rebanho. Palmas em pé, até minha mão ficar ardendo de tanto aplaudir, para Glenn Greenwald.

    Responda
    1. Lucio Braz

      Eu aplaudo junto a ti, ate a minha mao arder tb

  41. DANIEL ROUSSO

    Lu la até pode não ser antis semita, porém a afirmação dele foi desonesta e antis semita sim. Pode criticar Is rael como aliás tem feito sistematicamente , todavia não precisava citar o Holo causto, tema bastante sensível ao povo ju deu, ao qual o presidente deve um pedido de desculpas.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Ishrael superou o Hhamhas em brutalidade. O que estava por trás da barbárie nazista, como bem ressaltou o Glenn? O desprezo pela vida humana, particularmente daqueles que pertencem a uma outra etnia, lembrando que esse desprezo em Hhithler não se restringia aos jhudheus. Nisso Ihsrhael se mostra idêntico aos nazhistas.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Sabia que os palestinos também são semitas?

    3. Marcelo Magalhães

      Se Lula deve um pedido de desculpas é à Palestina, por não ter se manifestado antes. O que está acontecendo agora em Gaza, sempre aconteceu em proporções diferentes. Hannah Arendt deixou isso muito claro ao escrever sobre a banalidade bo mal.

    4. Felicio Antonio Siqueira Filho

      Em hipótese alguma. Quem ainda vai pedir desculpas ao mundo e aos ju Deus será Netanyahu e seu governo no julgamento por crimes de guerra que virá, inevitavelmente. A humanidade não pode se curvar à esta gente insana.

    5. Luis Nascentes

      O que Isa Hell faz com os palestinos é um tema muito sensível a mim. Quem vai me pedir desculpas? Ou quem pedirá desculpas aos pais sem filhos, filhos sem pais, mães sem bebês. Isa Hell se colocou abaixo do ramaz com seu terra orismo de estado.

  42. Lucio Braz

    Simplesmente perfeito da primeira a ultima palavra, uma aula de doutorado que muito jornalista pop popstar por ae (verita magal…, carlitos sadenb…,etc) deveria trabalhar com imparcialidade , que nao seria nada alem de suas obrigações . Ainda bem que ainda temos voce Gleen.

    Responda
  43. Joao Quadros

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  44. João luis Teixeira da Cunha

    Perfeita análise!

    Responda
  45. GONCALO ANDRES FERNANDES

    Obrigado, Glenn, por este artigo, estava faltando um jornalista, um intelectual do seu gabarito, que pusesse ordem nas ideias. Você fez isso brilhantemente, me ajudou a pensar no assunto. Que artigo maravilhoso!

    Responda
  46. Joao Quadros

    Em 1979 o sr L teceu considerações bem interessantes sobre um certo dirigente alemão, em uma certa revista. Me pareciam beeem anti jew, mas o pessoal passa pano a roldo.

    Responda
  47. José Ricardo Braga

    O que vem depois? - A falta de planos de iIsrael para depois de Gaza incomoda 'muito' aos Eua. Bibi desconversa sempre... Espera Trump, é o que indica. Mas, e depois de Trump (se for Trump)? O que pretende? Se é tácito que enquanto houver guerra ele permanece, ele tem interesse em continuar guerreando para sempre... O que vai inventar? Conquistar a Líbia? Tá fácil pós-Kadafi. É de frente pra Europa... kk

    Responda
  48. Humberto Isidoro

    Matriculem o Elio Gaspari, o William Wack na primeira fila do curso com o Glen. Gente minuscula que não consegue esquecer o seu rancor por ver Lula eleito. Mesmo que tenham que fingir que não existam os palestinos e que nada acontece em gaza , apenas a plaqueta carregada por Netanyahu que diz não me censurem por meus climes,

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Permita-me acrescentar o Vinicius Torres Freire, a Pereira Jorge e a B. Korich.

  49. Marina Ferreira Pacini

    O caso foi devidamente desenhado pelo articulista. Dados históricos, conclusões fundamentadas em fatos, argumentação lógica e impecável. Mas não se trata, no caso brasileiro, de racionalidade. Aqueles que atacam o presidente têm a sua propria agenda, repleta de motivos inconfessáveis. São adoradores do assassinato e da perfídia. Cúmplices do genocídio.

    Responda
    1. Rodrigo Castro

      Na mesma linha que o presidente é cúmplice do desastre humanitário na vizinha Venezuela? Afinal de contas, Maduro é vítima de narrativa, e só, certo?

    2. Marco A Moreira

      Qual argumentação lógica usou o autor? Baseado em quais premissas o holocausto judeu é igual ao que ocorre em Gaza? Desde quando podemos comparar um movimento de criação de um estado após a Guerra com este mesmo estado após 76 anos? Nada mudou?

  50. Guilherme tacidelli

    Soluções por favor, chega de filosofias, vamos á prática!!

    Responda
    1. Lucio Braz

      Antes é preciso fil osofia para abrir os olhos das pessoas para que elas vejam o que acontece de fato para se enco. rajarem nas ações praticas. Como dizia A. Einstein, um po.der organizado soh pode ser detid. o por outro p. oder organizado. (Net flix 2024)