Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Roberto Pereira

    Glenn abre espaços para questionamentos que um não jud'u não pode fazer sem ser taxado de antis semita. Devo confessar que não consigo captar onde está o antis semitismo na fala de Lula, ou quando compara-se dois genocídios igualmente cruéis. Tenho menos de 50 anos, portanto só posso imaginar com base na história como foi o "início" do nazismo, naquele momento não existia ainda o parâmetro holo causto como comparativo, as mortes aconteciam progressivamente para chegar no absurdo...

    Responda
    1. José Roberto Pereira

      ... número de mais de 6 milhões. Não foi instantâneo, foi um processo demorado de ser interrompido, e que poderia ter sido ainda maior. Mesmo observando só o que ocorreu nos últimos meses em Gaza, já equivaleria ao "início" de algo semelhante, por si só já tornaria a comparação válida. Mas vai além disso, precisamos levar em conta a imagem completa, desde Mil948. Se não interrompermos isso agora, só poderemos comparar com o holo causto quando o número de mortes superar e bater um novo recorde?

  2. Felipe Vasconcelos

    Usar o ho lo c_usto como artifício retórico para legitimar sua opinião demonstra desconhecimento e insensibilidade pelo episódio histórico. Banaliza o horror, à serviço da ideologia. Desprezo humano há em toda a guerra. As 29 mil mortes não foram apuradas independentemente, mas pelo há mas.

    Responda
    1. Fernando Alves

      Sempre que querem matar indiscriminadamente, falam em "escudos humanos".

    2. Alexandre Pereira

      Terapia Ronaldo, terapia.

    3. jose carlos toledo junior

      Desumano, desonesto e desinformado.

    4. Ronaldo Almeida

      Deixa esse discursinho comprado da mídia pró-zion is mo. A quantidade de bombas derramadas sobre Gaza não deixa dúvidas quanto às intenções do zio nis mo. E falar de "escudos humanos" é asqueroso. E aí, vale relembrar, é o mesmo que os alemães faziam na Europa ocupada: em resposta a uma ação partisan, eram fuzilados dezenas de civis. É isso o que você está defendendo. Asco, apenas asco, é o que você merece.

    5. Samuel Fagundes

      Vai lá contar, então. Ou pede para os assa sinos da extrema direita israelense faze-lo. Cada absurdo aqui, viu??

    6. Felipe Vasconcelos

      A tal guerra só tem publicidade, coisa que as guerras na África infelizmente não têm. Desprezo humano há por uma organização que usa civis como escudo humano, para mobilizar a opinião pública mundial ao seu favor.

  3. Regina Elaine Gois Coutinho Lopes

    Ah, Gleen! Entrei no Intercept para ler algo que tirasse esse peso, essa opressão de mim, e encontro você aqui! Obrigada pelo texto, pela coragem de dizer o que precisa ser dito, sem medo e sem amarras, ao contrário de outras mídias. Sempre vou agradecer o grande humanista que você é, assim como nosso presidente. Uma voz coerente em um mundo tão hipócrita.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      O intercept americano está quase isolado nos EUA na denúncia do genocídio, tem ótimas matérias lá também.

  4. César A C Sanchez

    O sujeito da "Vaza Jato" ? Hummm, claro, Lula está certo!

    Responda
    1. Marcelo Pires Santana

      Há sujeitos imundos na alma também. Pode escolher

  5. Alvaro Jorge Jacinto

    Só não vê quem não quer.

    Responda
  6. Guilherme Torres Godoy

    25mil pessoas entre mulheres, idosos e crianças são o produto dessa masacre chamada guerra, a história um dia vai falar a verdade, atras, vão ficar parentes esperando a hora da vingança e assim o odio entre esses dois povos vai continuar.

    Responda
  7. jarbas cabral

    Não mando Palmas, mas o Tocantins inteiro. Bravo, bravíssimo!

    Responda
  8. Dionisio DeBarros

    Coluna brilhante de Glenn Greenwald. Nao eh a toa ser o mesmo ganhador do premio Pullitzer de jornalismo. Acoes de Is-rael sao injustificaveis. Nao adianta se esconderem sob o manto do holo-causto. Nenhum pais que se diz civilizado pode tratar seres humanos da forma com que tratam Palestinos de Gaza. Isso eh injustificave. EUA precisam rever sua posicao e ordenar a interrupcao da matanca ja.

    Responda
    1. Fernando Alves

      Argumento ridículo, Giselda. O H amas é um grupo terrorista. Seu pensamento é igual ao da "direita democrática e liberal" que aprova a polícia entrar em comunidade com cinquenta, cem mil habitantes e sair dando tiro em todo mundo porque há uns cem traficantes lá no meio. È vício de caráter isso.

    2. Dionisio DeBarros

      Atinamos sim Gisele. Pelo ataque terrorista que fez, ha-mas precisa ser eliminado e nunca mais retornar ao poder. Seus membros, se vivos, precisam todos pegar prisao perpetua, para que isso jamais se repita. O erro do ha-mas nao justifica o erro ainda maior do estado de is-rael de massacrar toda uma populacao para pegar os terroristas. Seria o mesmo que a PM entrasse numa favela para pegar bandidos e resolvesse matar toda a populacao local, so para ter certeza.

  9. Dirceu Barros

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  10. Afranio Andrade

    Vivi para ler este texto: enxuto, objetivo, completo, realista, firme e humano. A clareza solar deste texto me faz copiá-lo, colocá-lo em um quadro e relê-lo toda vez que eu me perguntar se é possível um posicionamento tão digno de admiração e respeito como o manifesto nestas linhas. E, ao autor, se permite, quero enviar um beijo em seu coração.

    Responda
    1. Dionisio DeBarros

      Concordo plenamente com vc, Afranio. Texto brilhante que toca nossos coracoes.

  11. ADILSON RIBEIRO

    A análise é perfeita e destoa da mídia tradicional que só atende aos interesses de quem a controla e da sua manipulação aos seus empregados jornalistas. Lula gerou um impacto no mundo com o seu comentário que no início enfureceu alguns. Agora, inclusive grande parte da mídia, já se contradiz e reconhece que o comentário tinha um único propósito, que é o de se indignar com as atrocidades cometidas pelo governo extremista de Israel.

    Responda
  12. Gilmar Maghenzani

    UFA até que em fim alguém teve a visão clara e elucidou o que acontece, o problema é que os jornalistas não devem dar opinião e sim relatar o fato e sua repercussão, a opinião deles que sejam guardadas

    Responda
    1. Maria Luiza Menten

      Parabéns, Glenn, importantíssima contribuição ao esclarecimento, em tempos tão conturbados, Lula tem razão!!!

  13. Marco Aurelio Bilibio

    Caramba, Glen Greenwald, muito obrigado por colocar luz sobre o tema. Seus colegas de imprensa que lerem seu texto precisam refazer seus pontos de vista. O gado gritando por impeachment não alcançaria ler vc, de qualquer forma…

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      130 políticos da oposição deveriam ler tbm

  14. Peter Janos Wechsler

    Artigo muito bem escrito com o qual se pode concordar ou discordar. Está escrito num nível elevado que em muito ultrapassa o conhecimento histórico e cultura de Lula. O teor poderia ser considerado como uma posição aceitável dos acontecimentos caso Lula fosse coerente nas suas pérolas. Não dá para ser humanista num caso e não sê-lo na Ucrânia, na Rússia e na Venezuela, etc.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Luiz. Inveja não sinto. Use argumentos sem adjetivar quem discorda.

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Mas é sempre assim. Janos não perde oportunidade de tentar diminuir e menosprezar Lula. Essa inveja é insuperável para ele.

    3. Peter Janos Wechsler

      João Cellos. Além de civis desarmados mais ninguém? Mil e duzentos devem ter cometido suicídio coletivo.

    4. Peter Janos Wechsler

      Telma. Você entendeu. Os outros não quiseram entender.

    5. Telma Saraiva

      Entendam a mensagem do Peter. O que levanta dúvidas sobre a postura do Lula é a sua aplicação do 'dois pesos e duas medidas' em suas avaliações. Ele é muito vocal na crítica a alguns, mas faz ouvidos moucos para outros que cometem atrocidades.

    6. Joaquim Rocha

      Você despreza o conhecimento histório e cultural de Lula apenas por preconceito. Não se pode supor sem antes conhecer.

    7. Gilmar Maghenzani

      Vc perde para o Lula fácil em qualquer assunto meu caro, ele falou tudo e está aí a prova pena que v não quis enxergar

    8. Joao Cellos

      Você acha mesmo que se compara uma guerra entre dois exércitos e uma "guerra" de um exército de um lado e civis desarmados do outro?

  15. Rodrigo Flexa

    É necessário alguém de fora para falar a verdade e colocar tudo no seu devido lugar, massacre é massacre, parabéns pela lucidez!

    Responda
  16. Renato Tartalia

    É um alívio ler um texto equilibrado e sem vieses desta ou daquela orientação política. Apenas a verdade foi dita aqui Fatos são fatos. Nenhuma mentira dita mil vezes se tornará verdade.

    Responda
  17. Alê Santana

    Texto lúcido, corajoso. Nos traz de volta à humanidade e a Esperança. Parabéns!!

    Responda
  18. Anna Amélia Meule

    Vão ao Xis e vejam a reportagem que a Al Jazeera fez sobre a menina Hind. Acabou de sair. Não percam.

    Responda
  19. Moara Semeghini

    Quase tão triste quanto ver as imagens e saber das informações dessa "guerra onde só um lado ataca" crianças, mulheres e seres humanos inocentes, é ver a maioria imensa da mídia fazer este horror parecer menor do que é e insistir em um erro de Lula, que só quis alertar a humanidade sobre o que está ocorrendo com os palestinos. Parabéns pelo texto. Que Deus proteja os palestinos, nossos irmãos.

    Responda
  20. sonia gobi

    Obrigado pela analise assertiva do texto. O que deve ser discutido é a repetição do metodo contra aqueles que merecem proteção . Enfim alguem refletindo meu entendimento .

    Responda
  21. benjamim picado

    natal chegando depois do carnaval: "Deixando de lado a incongruência que é ver William Waack se colocar como vigilante da intolerância e fiscal do que se pode dizer no discurso público, a pergunta que faço é: com base no que ele se coloca como porta-voz dos "judeus no mundo inteiro"?

    Responda
  22. gilberto gagliardi

    Uma vergonha a Folha manter como colunista esse colunista , Folha cumplice de ilícitos.

    Responda
    1. Lucia Coelho

      Aprendeu a palavra "ilícitos" ontem e quis aplicar.

    2. Marcelo Seraphim

      Apaga que dá tempo.

    3. Joaquim Rocha

      Vergonha foram as suas palavras ditas sem justificar nada.

    4. Joao Cellos

      E quais são os "ilícitos"? Consegue apontar?

    5. George Ricardo

      Vergonha tem que ter quem quer medir tudo por uma régua moral que impede que a visão de diferentes opiniões seja exposta.

    6. Gilmar Maghenzani

      vergonha é manter o Élio o Vinicius e Mariliz, ele não, pq falou a verdade independente de ideologia e não é funcionário de nenhum jornal portanto independente, a verdade que só aqui na banania é que criticaram o Lula

  23. José Leon Crochík

    Desolador o que ocorre no O. M.. Desumano o que ambos os governos praticam, sobretudo após 7 de 10 passado, por um conflito por terra. Ao redor da década de 1940, os que foram eliminados como peças defeituosas, não o foram por uma disputa territorial.

    Responda
  24. Juliano Danilo

    Com as últimas duas colunas, Glenn Greenwald subiu rápido ao top 5 de melhores colunistas da folha.

    Responda
  25. Severo Pacelli

    Folha e mídia brasileira é assim: morde e assopra.

    Responda
  26. Severo Pacelli

    Folha e mídia brasileira é assim: morde e assopra.

    Responda
  27. Severo Pacelli

    Folha e mídia brasileira é assim: morde e assopra. Primeiro crucificaram Lula por falar do genocídio em Gaza, comparando com o Holocausto dos judeus. Ora, essa analogia dita por Lula, está correta, não na dimensão dos mortos, torturados, feridos e desaparecidos, porém confinar pessoas, tirar a liberdade, impor regras autoritárias (inclusive pena de morte, prisão para crianças a partir de 12 anos, etc) e ainda assassinar diariamente crianças e idosos, é o quê? Defesa militar? Crie o estado da Pal

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Correto, a folha tem feito isto por várias vezes, 10 colunistas para atacar Lula, por fim, quando as pessoas não tem mais interesse em ler sobre o tema, libera um colunista bom para depois se intitular um jornal de visões diversas, é a mesma coisa em economia com os juros, por exemplo.

  28. DORIVALDO SALLES OLIVEIRA

    Está disponível um video sobre o tema, no site da Fepal, com o testemunho de Edgard Morin, dos alto de seu histórico de vida, labor intelectual, estatura moral e testemunha da história nos seus 102 anos de idade. Vejam.

    Responda
  29. Moara Semeghini

    Seu texto me traz alívio. Gratidão.

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      Não foram só palavras, Marcos. Foram palavrs seguidas de explicação lógica.

    2. marcos machado

      .....Palavras?.....só palavras, e nem são expressões da verdade......afinal, vivemos o tempo da pós verdade.....

  30. Moara Semeghini

    Muito bom!!! Lula está certo!!

    Responda
  31. José Roberto Pereira

    Esse texto deveria ser lido e discutido em todas as salas de aula do mundo. Já que em redações de jornais e TVs isso jamais irá acontecer.

    Responda
  32. Joao Antonio

    Ótimo texto. Grato.

    Responda
  33. Severo Pacelli

    Jornalista Willian Waak já sofreu penalidade por racismo e nunca gostou de Lula. Sempre foi aliado de super ricos. Dá prá confiar? never...

    Responda
    1. marcos machado

      .....e como sempre......silêncio total sobre o ato que originou o lamentável atual conflito e sobre o fato do hamas usar a miserável população como escudo, enquanto os seus líderes, bilionários, levam nanabesca vida nos emirados árabes.....

  34. Jean Michel

    Quando Glenn publica textos que considero fraco, aponto. Quando publica textos que considero bons, elogio. Parabéns, este está entre os textos mais esclarecedores e bem fundamentados que estão sendo publicados sobre o tema.

    Responda
  35. Paulo Sales

    Esse texto foi uma aula. Seria interessante, com certeza, ver boa parte da imprensa brasileira, essa que escreve para preservar seus empregos, sendo obrigada a opinarem sobre as ações do governo americano, na sua escalada militar pelo mundo. Será que seriam tão mediocres como são aqui no Brasil?

    Responda
  36. Eduardo Giuliani

    Fascista alemão matou 24 milhões de russos e 6 milhões de semitas. Se palestinos não tem nada a ver com os semitas, então deve ser comparado a matança de russos. Se palestinos vivem na mesma região que semitas, então a posição do Lula é ainda mais precisa.

    Responda
    1. marcos machado

      Parabéns! por escolher a verdade que satisfaz o seu desconhecimento sobre o tema.....

  37. Francisco Leitão

    Concordo plenamente

    Responda
  38. OSCAR SALAZAR JUNIOR

    Concordo com isso, o uso do holocausto por políticos como o premiê de Israel só enfraquece a memória do sofrimento indizível do povo judeu na Segunda Guerra. Além disso, os crimes de guerra em Gaza e o martírio dos palestinos vão manchar de vez a imagem de um país tido como civilizado e democrático.

    Responda
  39. André pedrosa

    Qual a diferença entre o povo que se acha o escolhido de Deus e o povo que se achava raça pura ariana? Nenhuma...tudo um bando de seres fora da casinha.

    Responda
    1. Fernando Alves

      A diferença é que grande parte desses do povo escolhido são tolerantes e humanitários. O problema é o governo de um país e seus inúmeros apoiadores mundo afora que, em sua maioria, nem são do tal povo escolhido

    2. DORIVALDO SALLES OLIVEIRA

      Generalizar também não ajuda em nada. É como desdizer as próprias vozes discordantes que o articulista apresentou alem de outras não tão ilustres, mas que, dentro do país, ousam discordar das ações do governo atual.

  40. Franco Oliveira

    Obrigado por me ajudar a entender ainda mais profundamente o assunto. Não tinha a dimensão da opinião de Judeus ilustres sobre a ideologia do autoritarismo judeu. De resto já conhecia a tendência da mídia brasileira em casos em que se pode enfraquecer Lula e de figuras pouquíssimos relevantes como WW.

    Responda
  41. Fauzi Palis Junior

    Parabéns com louvor. Seu artigo é claro, profundo e realista. Fico imensamente feliz de ver que o verdadeiro jornalismo nao morreu. Parabéns!

    Responda