Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. MARIA CHRISTINA DE ALMEIDA

    Bernardo, análise irrefutável.

    Responda
  2. Francisco Elias Fernandes

    Quem poupa o Lobo sacrifica a ovelha.

    Responda
  3. Marcos Benassi

    Belo texto, caro Bernardo: são um bando de DumBões.

    Responda
  4. Anete Araujo Guedes

    Uma responsabilização aguardada desde as atrocidades cometidas durante longos 21 anos de autoritarismo, censura, invasão de domicílio, suspensão do estado de direito, torturas cruéis e desumanas, execuções, ocultação de corpos, corrupção etc. Por saírem impunes, seguiram com o discurso de honra e amor à pátria. Como no passado vão tentar manipular, manobrar em prol dos interesses da corporação para, em uma próxima oportunidade, tentarem novamente um golpe. Punição e reformas são necessárias.

    Responda
  5. Agemir Bavaresco

    Uma sociedade que é capaz de universalizar a justiça em geral, superando as desigualdades, e distribuindo o jurisdição, em especial, explicita sinais de avanço ético-social para cooperar em relações nacionais e internacionais verdadeiras. Cumprimentos Bernardo pela lucidez e opinião jornalística.

    Responda
  6. Bento Brito Teixeira

    Bernardo. Um artigo com clareza e discernimento. Minhas referências.

    Responda
    1. Bento Brito Teixeira

      Escrevi reverências. Uma discrição analítica louvável.

  7. wilson kfouri

    A tentativa frustrada de golpe do miliciano psicopata genocida teve um subproduto interessante: pela primeira vez militares ,inclusive de altas patentes,serão julgador pela justiça comum .

    Responda
  8. Jorge silva

    Um militar fracassado tem raiva das forças armadas porque nunca chegaria muito longe lá. Expulso que foi . Saiu pelas portas dos fundos. Ele tem horror dos generais que cumprem a CF

    Responda
    1. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

      Nem a porta dos fundos nem da porta de frente! Esses milicos sempre são covardes e golpistas.

  9. José Roberto Pereira

    Meu medo é que continuamos no mesmo país que nem convocou Braga Netto na CPI da Covid.

    Responda
  10. lauro pereira

    Texto irreparável, digno de imprimir e guardar, ou melhor, usar como mantra de como não se comportar na vida

    Responda
  11. Marcelo Silva

    Parabéns pelo texto. Demonstra de forma cabal o quanto um governo formado por velhos senhores com perfil de adolescentes irresponsáveis podem fazer de mal a uma nação!

    Responda
  12. Anete Araujo Guedes

    Texto excelente. Não deixa escapar um detalhe da personalidade dos que se orgulham em vestir uma farda repleta de condecorações, dos possuem a desfaçatez de se acharem os guardiões da honra e da moralidade. São os que se consideram acima do bem e do mal, os que se dedicam a vida a servir a pátria. Não passam de um golpistas, sem moral e dignidade, repletos de privilégios, com altíssimos proventos e gratificações. Além de almejarem o poder absoluto.

    Responda
  13. MARIO RAMIRO

    Como funcionários públicos os fardados devem prestar contas dos seus desvios como qualquer outro, ora bolas. Chega de impunidade desonrada.

    Responda
  14. Anete Araujo Guedes

    O intento do inelegível e militares de alta patente era demolir o estado de direito, instalando no país uma ditadura militar. Ao se verem frustrados, quem sabe, graças à nossa democracia, durante os depoimentos eles possam ter o direito de escolher entre os vários métodos de tortura, que tanto apreciam: cadeira do dragão, pau de arara, afogamento, choque elétrico, extração das unhas, estupro, socos, pontapés etc. Poderão também ficar completamente nus.

    Responda
    1. Marcelo Silva

      O reizinho Bolsonaro está nu!

  15. VITOR LUIS AIDAR SANTOS

    Não teremos a punição de golpistas agora, da mesma forma que não tivemos aos que impuseram 1964. É tradição brasileira 'passar o pano' e bem por isso, Democracia é conceito sempre frágil no imaginário nacional. E sem Educação (E maiúsculo) de qualidade, continuaremos sob risco.

    Responda
  16. Joao Cellos

    Sem anistia!

    Responda
  17. GERALDELI DA COSTA ROFINO

    Que o digam os militares de Alta Patente qualificados, que se submeteram ás mentiras e bravatas do Capitão. Igualmente o Ten. Cel faz tudo, falsário de Cartão de Vacina do SUS e que levou o Pai, para, as falcatruas com as joias. Os que atentaram contra os Prédios dos Poderes da República, estão, sendo condenados com penas de 13,15 e 17 anos.

    Responda
  18. Marcelo Carneiro da Rocha

    Não há justiça em terra arrasada, é inacreditável que tal proposta vença num país com possibilidades como o nosso.

    Responda
  19. Hipolito Lima do Carmo

    Eu sinceramente não acredito em punição severa pra esse pessoal os cascudos talvez pagam alguma os graduados jamais serão punição tomaram que eu esteja errados

    Responda
  20. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Daonde veio a idéia que um militar pode tirar a vida de um seu conterrâneo ? Falo sobre a ditadura

    Responda
  21. GERONIMO APARECIDO DALPERIO

    Sr. Bernardo, ótima matéria. Bem lembrado sobre a importância de investigar e responsabilizar todos os agentes pelos atos irregulares praticados. Aplicação da lei não deverá ser branda aos que se acham diferenciados por serem de corporação não cívil. Hora de repensar e atualizar regulamento das instituições militares para o bem da democracia e da própria corporação.

    Responda
  22. newton penna

    Parabéns ao escritor com responsabilidade social.

    Responda
  23. José Cardoso

    O Bernardo se superou nessa. Muito bem escrito. Há de se perguntar como todo esse estado de coisas persiste. Uma explicação é que os militares fazem parte de uma sociedade bem mais ampla, onde a busca por levar vantagem em tudo é a norma. Dos setores desonerados que não querem perder a boca, à zona franca de Manaus, e até aos que descolam na justiça uma aposentadoria Mandrake do INSS.

    Responda