Cotidiano > Governo celebrou 'queda' de mortes de yanomamis em 2023, antes de dados completos saírem Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. neli faria

    E votei para esse senhor pelo Meio Ambiente. E os povos originários.Ele se preocupa com o Oriente Médio, tem um Brasileiro sequestrado e esquece q que foi eleito para Governar o Brasil .Um Estadista mede suas palavras, porque sabe que governa para todos. Um oportunista fala o que pensa, porque se acha mais importante do que o País .

    Responda
  2. Hernandez Piras

    Gostaria de saber até quando o Governo Federal deixará a Funai, Ibama, PF e Ministério da Saúde na dependência dos aviões e outros recursos militares. É sabido que as FFAA sempre favoreceram o garimpo contra os povos indígenas. É preciso dotar a Polícia Federal e Funai de recursos próprios para defender as reservas indígenas. Neste assunto, os militares não são nada confiáveis.

    Responda
  3. noel neves

    Tinha um general do exército, que foi destituído agora, que boicotava as ações governamentais na terra yanomami.

    Responda
  4. MATILVANI MOREIRA

    Para o cercadinho do Lulad passar o pano: aumentou o número de Yanomamis mortos e, também, o número de garimpeiros (eram 20.000 e agora são 30.000!). Tô nem aí! Quero levar a Rosangela para passear pelo mundo, com o meu cartão corporativo!

    Responda
  5. Carlos Fernando de Souza Braga

    Ao menos temos agora um governo que celebra a vida. O governo do genocida ou desdenhava da morte em massa dos indígenas, ou dava declarações como: "a cavalaria brasileira foi muito incompetente. Competente, sim, foi a Cavalaria norte-americana, que dizimou seus índios no passado e hoje em dia não tem esse problema no país".

    Responda
  6. Ricardo Pinto

    Passarão 30 anos e os vassalos esquerdistas dirão que a culpa das mortes de nossos ianomâmis é só bozo

    Responda
    1. neli faria

      Mais de dezesseis anos governa o Brasil e o subdesenvolvimento continua igual. O Bozo governou quatro anos e o atual , hoje, mais de dezesseis anos.

    2. Andréa Costa

      Não foi "só do Bozo" a culpa, mas ele potencializou, com a sua inércia e desprezo pela conservação da Amazônia e da natureza de um modo geral. As consequências serão duradouras.

    3. Ricardo Pinto

      Silvia, sendo um problema de longo prazo, então Bolsonaro herdou esse problema, não acha? Ou antes de Bolsonaro eles viviam no jardim do éden?

    4. silvia ramos

      Você se importa mais com isso ou com as crianças com desnutrição grave? A patologia é de médio a longo termo, e o governo Lula está tentando apagar o incêndio. Pergunte aos grileiros, garimpeiros ilegais e aos ocupantes do Ministério da Saúde, no desgoverno Bolsonaro, qual foi a "contribuição" deles.

  7. Bruno Sebastião Neto

    Qualquer índice que mostre tendência de queda de mortalidade se deve comemorar ,e muito ,até por quer a trajetória era de aniquilação total ,e promovida por quem ? Sim ,ele mesmo, o senhor Jair mata todos Bolsonaro !

    Responda
    1. Ricardo Pinto

      Qual era o índice de mortalidade antes do Bolsonaro?

  8. Bruno Sebastião Neto

    Qualquer índice que mostre tendência de queda de mortalidade se deve comemorar ,e muito ,até por quer a trajetória era de aniquilação total ,e promovida por quem ? Sim ,ele mesmo, o senhor Jair mata todos Bolsonaro !

    Responda
  9. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Seria interessante saber a quantidade de mortos mês a mês no ano de dois mil e vinte e três.

    Responda
  10. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    O genocídio indígena é fato, principalmente entre os yanomamis, e quem pratica isso são os garimpeiros ilegais, que envenenam os rios com mercúrio, metal pesado que acumula nos peixes e quando consumidos acumulam nos indígenas e outros animais carnívoros. Os garimpeiros sempre foram aliados do bolsonarismo e quando a região foi abandonada pelo ex pseudo governo anterior, foi ocupado pelo crime organizado que financia todos os garimpos ilegais. Falta hoje maior combate, principalmente das FFAA.

    Responda
    1. ROBERTO KEN NAKAYAMA

      Antes do bolsonaro, as FFAA faziam o apoio logístico, pois só eles tem equipamentos adequados para o apoio ao Ibama, Funai e PF, pela leniência de parte da corporação, o combate ao garimpeiro ilegal se tornou menos eficaz. Quando o crime se estabelece na vastidão do território Amazônico, como o governo bolsonarista deixou, fica mais difícil, outros aliados do ex pseudo presidente são os grileiros e madeireiros ilegais, este último amigo do contrabandista Sales, que queria ser prefeito de SP.

  11. Henry Galbiatti

    O Bozo era genocida e agora o que é? Morte natural?

    Responda
    1. Andréa Costa

      Você sabe que o Bozo continua sendo genocida. E quanto às mortes, você também sabe que foi por desnutrição, problema crônico que foi potencializado pela inércia do governo do genocida. Fato é que o atual governo precisa aumentar o apoio a esses indígenas, especialmente com alimentos e atendimento médico. Cuidar primeiro dos brasileiros e, depois, dos povos de outros países.

    2. silvia ramos

      Ele continua genocida. A desnutrição crônica é gravíssima e não se debela em pouco tempo. É consequência de Bolsonaro, sim, e Lula não é a causa. Será a solução. Até quando vocês comemorarão as tragédias? Se você tem filhos, compare as fotos dos indiozinhos com os seus, na mesma idade, e veja o que é a sorte de ter alimentos, acompanhamento médico e remédios na infância de qualquer ser humano. Depois, envergonhe-se do seu sarcasmo.

  12. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    A folha condenou lula muito precipitadamente, quatro anos de descalabro geral e em especial com os indígenas , que Bozo pesava em arrobas, seria impossível ter sido melhor que lula. Mas a folha alimenta o bolsonarismo , por causa do liberalismo.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      O senso de urgência dos petistas em relação a qualquer problema é proporcional a sua distância do poder. Quanto mais distantes, maior o seu senso de urgência. Quanto mais próximos, maior sua compreensão e paciência. Até a complacência do Governo em relação a militares que sabotam a proteção aos ianomâmis merece sua aprovação. Chega a ser comovente sua candura!

    2. silvia ramos

      Marco Moreira, para você é tão simples, que acredito que você possa implementar esse plano salvador por lá. Basta isso, mais aquilo outro que se fecha o ciclo de 6 anos de negligência, abusos, violência e abandono dos ianomâmis. No pensamento mágico, a criança e os bebês começam a comer do zero, com peso corporal mínimo, que mal os sustentam em pé e a cura chegou? É isso que vocês pensam? Não...a doença é grave, exige muito acompanhamento e acolhimento. Há organismos que justificam mais esforço.

    3. silvia ramos

      Marco Moreira, para você é tão simples, que acredito que você possa implementar esse plano salvador por lá. Basta isso, mais aquilo outro que se fecha o ciclo de 6 anos de negligência, abusos, violência e abandono dos ianomâmis. No pensamento mágico, a criança e os bebês começam a comer do zero, com peso corporal mínimo, que mal os sustentam em pé e a cura chegou? É isso que vocês pensam? Não...a doença é grave, exige muito acompanhamento e acolhimento. Há organismos que justificam mais esforço.

    4. Marco A Moreira

      Senhor Francisco bastava atenção do presidente-turista. Emergencialmente um hospital de campanha , segurança e alimentação. Depois um plano mais amplo para retirar os garimpeiros e manter acampamentos/bases para uma atuação mais ampla na área de segurança.

    5. Ricardo Pinto

      Então, resumindo: quando o governo era do Bozo, a culpa era dele. Agora o governo é do Lula, mas a culpa continua s não do Bozo?

    6. francisco e c viola

      Cesar, Bozo não eh nada, mas foi ferramenta , na sequência do golpe liberal . O liberalismo eh a ideologia por trás do mecanismo de domínio do poder financeiro. Banqueiros. Eles em si topam QQ coisa desde que consigam sempre reproduzir a própria riqueza privada, pessoal. Eh toda uma linha de ação usada pra convencer o povo que um dia ele chegará ao paraíso, se seguir as regras que impõem na administração da riqueza. A folha eh máquina de propaganda desse ideal.

    7. Augusto Colombo Junior

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    8. César A C Sanchez

      Bozo é liberal? Rs, acho que, se bobear, Haddad é mais liberal (Alckmin e Tebet com certeza). Bozo é populista. Lula também. Lembra das interferências na Petrobras?

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.