Opinião > Putin vira o jogo na Guerra da Ucrânia Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Luiz Carlos Silva da Cunha

    7 X 1 para Putin. O resto é propaganda da OTAN comandada pelo TIO SAM.

    Responda
  2. Ricardo Botto

    Tio Sam conseguiu acabar com a energia barata na Europa, vender gás cinco vezes mais caro e fazer os europeus comprarem mais armas americanas. Em contrapartida morreram algo em torno de 400 mil ucranianos. No final quando eles cansam de brincar deixam todo mundo para traz e vão cuidar da vida deles. Um pouco tarde para cair a ficha do jornal.

    Responda
  3. Manoel Cardoso

    Lágrimas de gado.

    Responda
  4. Luciano Gomes de Moura

    Já era esperado que a Rússia conseguiria reverter a desvantagem que estava tendo no conflito. Afinal, eclodiu um outro conflito de grandes proporções mais recentemente, a guerra entre o grupo terrorista Hamas e o estado de Israel, ora comandado por um criminoso, Netanyahu. E era de se esperar que esse segundo conflito atraísse a atenção das potências ocidentais, desviando o foco da guerra entre Rússia e Ucrânia. Isso explica, parcialmente, a atual situação relativamente fovorável de Putin.

    Responda
  5. Klaus Serra

    Penso que o poder militar brasileiro poderia mudar a sorte deste conflito, com nossos blindados estacionados nas proximidades de Kiev está na hora de nossas tropas se mobilizarem para o ataque. Usemos os recursos das emendas parlamentares para comprar munição e tanques para a invasão

    Responda
  6. Rodrigo Flexa

    O fato é que o governo ucraniano está recheado de neonazis, isso foi confirmado no mundo inteiro e até o jornal já reconheceu, mas sem dar destaque, enfim, EUA e mídia tentaram transformaram um fascistinha fanfarrão em herói da liberdade, mas deu tudo errado.

    Responda
    1. RODRIGO NAFTAL

      Claro. Viva o Putin. O baluarte da democracia.

  7. Dirceu Barros

    Haveria um tom de prazer do missivista ao acreditar numa vitória russa que ameaçaria o ocidente democrático? Ou interpreto eu muito mal?

    Responda
  8. Matheus Battistoni

    Imaginem se tivessem dado um trilhão de dólares para os palestinos se defenderem do genocídio. O Donbass é russo por direito.

    Responda
    1. RODRIGO NAFTAL

      Boa ideia l. Esse dinheiro iria direto para o H a m a a. Mais um democrata entre os leitores da Folha.

  9. Dilson Marques

    Tá chegando o fim do domínio arrogante e prepotente dos Impérios ocidentais. Tchau Império Britânico! tchau Françafrique! American Empire em contagem regressiva.

    Responda
  10. MILTON BARBOSA CORDEIRO

    A Ucrânia, eslava e russa, quiz se bandear para a OTAN e tratava os russófanos do seu território como inimigos, além de ter montado um exército com aparência e práticas nazistas. Deu no que deu!

    Responda
  11. Orasil coelho pina

    Caso o Ocidente permitir que a Rússia de derrote a Ucrânia, será o começo do fim da civilização ocidental!

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      O que é a civilização ocidental? Pois a Rússia é um país europeu, branco e cristão. Então, o que seria Ocidente? Pois o Brasil e a América Latina não são considerados Ocidente para a Europa Ocidental. Inclusive, tal conceito é tão bizarro que alguns consideram Is ra el Ocidente, enquanto a Grécia não!

    2. MILTON KAWATAKE

      @VICENTE OLIVEIRA, para de ser um papagaio de esquerda, vá estudar e saia dessa bolha e leia mais jornais além do 247 de burraldos!!! Você não viu no discurso de campanha do Trump dizendo que se ganhar vai sair da OTAN??? ...Os americanos estão cansados da OTAN falida que só vive sugando os americanos, a OTAN não consegue nem ajudar a Ucrânia com cartuchos de artilharia. .

    3. MILTON KAWATAKE

      ...A história se repete e os editorialistas neoliberais da Folha não aprendem mesmo. ...E ainda falam em "politica de apaziguamento" igual fizeram Inglaterra e França em 1939 e cederam uma região da Checoslováquia, os Sudetos, para Hitler que ganhou mais tempo para se prepararem melhor para a Segunda Guerra. ...Se a Rússia ganhar a guerra vão pra cima da Georgia, Moldávia, Estonia, etc., na linguagem da guerra militar o Ocidente e a OTAN se mostraram fracos e desunidos abandonando a Ucrânia.

    4. vicente oliveira

      Não e derrotar a Ucrânia, é derrotar o palhaço corrupto zelensk e a política imperial americana, é fazer com que todos entendam que o mundo agora é multipolar,com Otan ou sem Otan,acabou a hegemonia americana,assim como está sendo na Ucrânia, daqui apouco vai ser em Taiwan,depois em Israel e assim por diante,acabou está história de que interesses,de um império mudar os mapas conforme seus interesses.

  12. César A C Sanchez

    Sempre lembro dos russos no Afeganistão. Saíram vitoriosos? Análise precoce deste Editorial. Enfim, vamos aguardar. Acredito que a economia e o povo russo ainda sofrerão muito, também.

    Responda
  13. Helio Cardoso

    Mas Ucrânia não é um país livre e soberano? A Ucrânia atacou outro país? Imaginem se todos os países democráticos do mundo o governo mandasse matar opositores?

    Responda
  14. Petrônio Alves Corrêa Filho

    Assim como os EUA não aceitaram mísseis da antiga URSS em Cuba, Putin também não aceita a presença deles em suas fronteiras caso a Ucrânia entre para a OTAN. Isso é briga de cachorro grande. Acredito que a Ucrânia está fadada a aceitar os termos russos. Ninguém com a cabeça no lugar vai comprar essa briga de fato.

    Responda
  15. Manoel Cardoso

    Vira o jogo! Por favor, os leitores e assinantes da fsp tem autocrítica. A vitória da Rússia sobre a Ucrânia jamais esteve em risco. A Rússia planeja vencer a guerra, mas sem praticar genocídio.

    Responda
    1. Matheus Battistoni

      Verdade, a Rússia sempre foi favorita nessa guerra, Exército muito maior. O Donbass será russo

    2. MILTON KAWATAKE

      @MANOEL CARDOSO, pensa bem se a Rússia tivesse força que vocês esquerdistas acham que tem ela teria tomado a Ucrânia em uma semana no máximo. A ajuda ocidentais veio meses depois de 24-fev-2022 e a conta gotas como estamos vendo. ... Já estamos no segundo ano e entrando no terceiro!!!! Em que mundo tu vives? No Mundo de Bob???

    3. Orasil coelho pina

      Manoel, porquê não te calas!

    4. René Gottlieb Strehler

      Ah bom? Os russos não roubaram crianças para russificá-las?

  16. João carlos Gonçalves de souza

    Os americanos gastam mais de 60 % de seu orçamento com militares , enquanto cidades pelo país aumenta pobreza e moradores de rua . Na Europa idem , a periferia de Paris está igual aos morros do Rio de Janeiro. Com isso está difícil manter o apoio a esta guerra. A Rússia aumentou o comércio com a China e o sul Global.

    Responda
    1. MILTON KAWATAKE

      @João Carlos, sua mente foi afetada pelas fake news esquerdistas, leia em qualquer jornal de grande circulação qual foi o PIB e os gastos militares dos EUA, só para você conferir: PIB em 2022 - US$ 26,13 trilhões e Orçamento Militar em 2022 - US$ 1,5 trilhão. Ou seja, o orçamento militar é de 5,74%. ..Sei que as esquerdas emburreceram muito depois da ideologia neoliberal de Thatcher enquanto a direita sempre foi burra, pare de fazer as esquerdas passarem vergonha! OK(???)

    2. José Cardoso

      João, cuidado com o inquérito de fake news do Alexandre de Moraes!

  17. Carlos Roberto Viana Milward de Andrade

    Não será surpresa se Zelensky em breve pedir asilo em Israel

    Responda
    1. MILTON KAWATAKE

      Zelensky não é Putin que foge do tribunal internacional. O seu ministro Sergey Lavrov que ficou sem combustível no seu avisão no RJ pq a empresa que reabastece os aviões não fornece a países que tenha sanções dos EUA e UE. ...Sem Zelensky a Ucrânia estaria isolada pelas narrativas russas na grande mídia ocidental pelos agentes como Tucker Carlson. E Zelensky prova ser um político que domina a comunicação na grande mídia e redes sociais e fura a bolha criada pelos russos.

  18. Carlos Roberto Viana Milward de Andrade

    A Rússia ( um dos países da ex União Soviética ) foi o grande vencedor da Segunda Guerra , derrotando o nazismo . A história se repetirá novamente com a derrota da Ucrânia

    Responda
  19. Carlos Roberto Viana Milward de Andrade

    Manter o conflito é prioridade para os Estados Unidos , cuja indústria bélica representa 42 % do PIB. Zé Lensky está transformando o próprio país num amontoado de cinzas e escombros , com milhares de mortos e perda de parte do seu território . Seu futuro será ver o sol nascer quadrado na Rússia ou um exílio em Israel , com os bolsos cheios de $

    Responda
  20. Felipe Araújo Braga

    É bom que haja um contrapeso aos EUA no mundo, mesmo que sejam países tão perversos quanto em relação a fome de poder, como Rússia e China. A posição dos EUA em relação à guerra na Pales tina foi tão horrível que mostrou que o lema de liberalismo e democracia para eles e para as direitas de centro ao redor do mundo (inclusive no Brasil) são apenas arranjos retóricos que valem para brancos e ricos, não para o resto.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Ketline, desculpa, mas você está distorcendo as coisas. Não me refiro ao povo chinês, mas o Estado Chinês é sim um país imperialista e um dos grandes poderes militares do mundo. Que apoia a Coreia, massacra o Tibet e Taiwan, Hong Kong, etc. Se eu acho os EUA pior? Acho! Se eu acho que é bom que haja no mundo uma China e uma Rússia? Eu acho! Mas não venha passar pano.

    2. Ketline Lu

      Meu caro, me desculpe, mas chamar a China de perversa soa mais a xenofobia e a preconceito do que qualquer coisa... A China por acaso patrocinou ditaduras militares, na América Latina especialmente? A China possui bases militares espalhadas por todo globo? A China ganha economicamente com conflitos armados? Por favor ...

  21. Claudio Carvalho

    Jornal é aquele espaço onde você imprensa uma opinião publicada com o objetivo de torná-la opinião pública. A falta de vergonha de quem escreve e reescreve as opiniões desejáveis de momento é vexatória. Agora sobrou para o coach do Zelensky. É claro que o Putin havia calculado seu ato. Só a Folha queria vender outra história. Mas acho que é problema (por ser responsabilidade) de quem compra. Isso aqui é o laboratório das Fakenews...

    Responda
  22. Mario Solon

    Daqui a pouco virá outro editorial dizendo o contrário. Guarda este para comparar.

    Responda
  23. Washington Santos

    Era esperado. Ucrânia será apenas uma trincheira entre a Rússia e a OTAN. Apenas mais um país menor pegobo no meio de negócios de poder...

    Responda
  24. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Ou muito me engano, ou os prognósticos d Lula sobre essa guerra estavam corretos.

    Responda
    1. César A C Sanchez

      Lula pensa como Trump ...

  25. José Eduardo de Oliveira

    A Europa já se curvou para Putin e em breve se ajoelhará e beijará seus pés sujos de sangue. E que assim seja.

    Responda
  26. Marcelo Magalhães

    Quando o presidente Lula se negou a ceder munição para a Ucrânia foi estraçalhado pela mídia empresarial, que exigia uma posição alinhada com os EUA e Europa. Lula só argumentou que estava interessado na paz e que não corroboraria com a ferocidade bélica. Agora, que a burrada se torna óbvia, ninguém tem coragem de reconhecer que a não alimentação do conflito sempre foi a melhor estratégia.

    Responda
  27. José Cardoso

    Para os russos, a Ucrânia ser um país integrado à Europa soa como uma forte perda simbólica, já que era parte do seu império desde Catarina a grande. E deixando cada vez mais de ser o centro de um império eslavo (já perdeu a Polônia e a Lituânia) algo de sua identidade desvanece. Vão demorar para aceitar isso.

    Responda
    1. Konrad Ziemowit Miotlinski

      A Ucrânia é Polônia sao os países soberanos que podem decidir sobre o futuro deles. Como um Polonês que lembra os tempos de União Soviética posso te dizer que é a vida agora é muito melhor. A liberdade é muito importante. Por exemplo, agora posso morar em outro país e sempre voltar para minha terra. O meu pai enquanto era novo não tinha essa liberdade. Outras liberdades foram proibidas também. Um abraço!

  28. MARIA F LUPORINI

    Os russos venceram a máquina nazista na segunda guerra. Sem mais.

    Responda
    1. JUSCELINO PEREIRA NETO

      Não o fizeram sem ajuda dos americanos e canadenses. Pesquise sobre o Lend-Lease (Direito Público 77-11). Além da ajuda na casa dos bilhões de dólares, os yankees forneceram material por meio de remessas sistemáticas para a União Soviética que foram em comboio através do Ãrtico, o Corredor Persa, e a Rota do Pacífico.

    2. Konrad Ziemowit Miotlinski

      Isso não oferece liberdade de atacar outros.

  29. Valdir Teixeira da Silva

    Quanto mais tempo durar a guerra, mais a máquina de guerra russa vai produzir armas e aperfeiçoar o combate. A Ucrânia perde uma parte do território ou perde tudo. A Ucrânia vai terminar como um país acabado. A Rússia só aceitará a rendição com condicionantes.

    Responda
  30. Jorge Severo

    Putin nunca quis ocupar a Ucrânia, mas sim destruir seu exército, desnazificar e impedir sua entrada na OTAN, o que seria perigoso à segurança russa, pela proximidade. Carl von Clauzewitz o prussiano e teórico da guerra moderna disse que " Se és vizinho de uma grande potência, não a desafies". Parece que Zelensky não o leu e, se leu, não entendeu e, se entendeu, esqueceu. Todo alarido hoje é pura propaganda e desculpas ou pretextos.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Não só os EUA criaram está guerra, como a Otan a sustenta. O Zé só quis enriquecer às custas da morte do seu povo.

    2. Luiz Candido Borges

      O Zelenski não leu Clauzewitz nem qualquer outro clássico da guerra ou geopolítica. Trata-se de um oportunista que o destino reservou um papel muito particular, mas que já está acabando. Eu tempo: o articulista fala das "eleições farsescas" na Rússia, mas não menciona as "eleições inexistentes" na Ucrânia, pois o Zelenski as suspendeu.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.