Deborah Bizarria > As ruas falam: o que motiva protestos no Brasil e no mundo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. ALEX OBERHOFER

    A verdade é que nunca de viu tantas pessoas toscas e ignorantes. Não se trata de ter estudo ou dinheiro e sim, discernimento sobre a complexidade do mundo contemporâneo. Se existem pessoas capazes de fazerem oração para ET's, o que esperar do futuro da civilização?

    Responda
  2. Paolo Valerio Caporuscio

    Tantos protestos " motivados" e tudo continua na mesma.

    Responda
  3. Marcos Benassi

    Pô, Deborah, muito grato pela referência, parece muito interessante (colegas desavisad@s, é PDF aberto). Eu acho curioso, em nosso caso, que houve uma longa construção anti-petista nos anos que precederam as manifestações de 2O13; fico pensando o quão "democrático" possa ser uma conquista de demandas tendo esse tipo de origem sintética, proveniente de forças muito distantes do rés-do-chão. Enfim, ótima discussão, gratíssimo!

    Responda
  4. Felipe Araújo Braga

    José, deplorável cada palavra sua. Para você ter uma noção, São Paulo votou no Lula e em Haddad, o interior, mais conservador e nem por isso mais avançado, elegeu Bolsonaro e Tarcisio. E você fala do Nordeste, como se nos estados mais ao sul fossem todos ricos. Não são: a maior parte do povão que votou em Bolsonaro aqui é tudo classe média baixa, que se mata pra pagar as contas, mas se sente elite, igual você! Coitado.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Poi Zé, caro Felipe: enrolol do brabo. E vai sendo repetido, até que cola. Uai, não tinha Bozolóide posando de chefe da propaganda nnnaazista? Não há acaso nisso, o Goebbels Bozofrênico sabia o que fazia.

  5. Felipe Araújo Braga

    A população brasileira é majoritariamente pobre. Sem os pobres, Bolsonaro não teria sido eleito. O que faz um pobre votar em alguém que só o prejudica? É o pastor da igreja falando. No final, continuamos pobres, medíocres, subdesenvolvidos e o pior, com um genocida que tentou impor uma ditadura indo pra rua e pessoas como a Déborah defendendo isso!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Não a percebi "defendendo" a coisa, senão discutindo-a, meu caro. Lembremo-nos de que é função do blá ideológico dessa dereita, uma mistura de religião, má política e "economia", cooptar a miuçalha por vários flancos, "amarrando" um racioSímio econômico tosco à religiosidade e à dimensão comportamental. Se não colaria muito por um lado, o outro cola, e vai dando uma suposta consistência ao discurso; some-se a isso a questão das confianças recíprocas, envolvidas no método de difusão, as redes.

  6. José Cardoso

    Os protestos nas ruas nem sempre expressam a maioria do eleitorado. Em países muçulmanos como Egito e Turquia, as capitais são uma coisa e os grotões do interior outra. Mesmo no Brasil, embora as ruas das principais cidades sejam anti-lulistas, o líder populista tem muita força nos grotões do nordeste.

    Responda
    1. José Cardoso

      Como o voto é secreto não dá para ter certeza. Mas era o que as pesquisas pré-eleitorais mostravam a nível nacional.

    2. Felipe Araújo Braga

      No seu argumento então as pessoas melhor economicamente posicionaras e com mais anos de estudo apoiaram Bolsonaro?

    3. José Cardoso

      Felipe, não foi o que todas as pesquisas informaram. A grande vantagem do Lula era nos que ganhavam menos de 2 SM. Nos demais extratos perdia. E, coincidência ou não, essa faixa de renda é mais frequente no nordeste, mais pobre que a média nacional.

    4. Felipe Araújo Braga

      José, deplorável cada palavra sua. Para você ter uma noção, São Paulo votou no Lula e em Haddad, o interior, mais conservador e nem por isso mais avançado, elegeu Bolsonaro e Tarcisio. E você fala do Nordeste, como se nos estados mais ao sul fossem todos ricos. Não são: a maior parte do povão que votou em Bolsonaro aqui é tudo classe média baixa, que se mata pra pagar as contas, mas se sente elite, igual você! Coitado.

    5. Gabriel Ghilardi

      O Nordeste não é o Brasil

  7. Hercilio Silva

    Digamos que não escolheu os melhores protestos para citar, a partir deles o mundo piorou bastante, protestar de vez em quando pedindo tudo, não tem o efeito de mobilização frequente e com pauta definida. As primaveras viraram inverno, 2013 quase deu numa ditadura fascista. Certas pautas de certos grupos não cabem no mundo atual. Não dá pra ter capitalismo sem regras pré século XX. E não dá pra ter religião como constituição. Não é essa a crítica a vários países muçulmanos?

    Responda
  8. Francisco Marra

    A colunista bolsonarista usa de subterfúgios para justificar o golpismo do bolsonaro. O que vai acontecer amanhã é defesa de golpe e contra o STF as instituições.

    Responda
  9. MARCOS ANTONIO N J

    Me explica uma coisinha? E os crimes que Bolsonaro cometeu durante seus 4 anos de mandato? Chega a ser bizarro essa manifestação. Pior é achar que tal manifestação irá adiantar, o genocida merece e irá para prisão. Espero que Malafaia siga o mesmo caminho.

    Responda
  10. Alexandre Marcos Pereira

    A participação cívica e o protesto são componentes vitais de uma democracia saudável. Mas algumas diretrizes são necessárias. Qualquer forma de protesto deve respeitar os princípios fundamentais da democracia, incluindo o respeito pelos direitos humanos, a liberdade de expressão e o estado de direito. Isso significa protestar de maneira pacífica, sem recorrer à violência ou a ações que possam prejudicar alguém ou destruir propriedades. Em vez de polarização ou exclusão, diálogo.

    Responda
  11. Martins Costa

    Convite disfarçado. Vergonha!

    Responda
  12. Cr Cr

    Interessante a pesquisa mas o populismo e a manipulação digital (que vem desde exemplos como a atuação de Steve Bannon e da Cambridge Analytica no Brexit) não podem ser ignorados.

    Responda
  13. Paolo Valerio Caporuscio

    Tantos protestos e manifestações no Brasil e tudo continuam na mesma.

    Responda
  14. Sergio Makrakis

    Bizarria, você esqueceu de informar que o líder carismático, manipulador , diga-se de passagem, é suspeito de golpismo. Você não sabia?

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.