Ilustríssima > Esquerda morreu e extrema direita é única força real no país, diz Safatle Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 3 4 Próximas
A resposta para a esquerda está nas ruas. Vaias
Tá bom. Agora senta lá, Claudia.
Pelo que li, Safatle é um intelectual de esquerda. E, como muitos intelectuais de esquerda, dedica-se a criticar a própria esquerda, acentuando a divisão entre os esquerdistas. Desse jeito, eles não vão chegar a lugar algum.
O Lule não venceu, o Bolso perdeu. Ele trabalhou arduamente por uma grande rejeição merecida que vai ficar com ele para sempre. A esquerda so fica ou volta se o candidato da direita for alguém com uma rejeição tão grande quanto, que não existe, salvo ele mesmo. Ou mais de um candidato, o que poderia diluir o apoio. Fora isso, esquerda, roubem tudo o que podem, porque outro Bolsonaro que acordava todo dia e se perguntava Como Posso perder votos Hoje? Não vai acontecer.
O Safatle gastou muita argumentação e retórica empolada pra (não)explicar uma coisa óbvia: este livro é apenas uma coletânea de textos seus publicados em jornais. Ponto! (mas, se podemos complicar, pra que simplificar, não é?)
Lula obteve teve vitória na bacia das almas , vitória de pirro, um outra vitória como essa e a esquerda deixa existir.
qual esquerda, a bhurra ou a inteligente que está sempre com a sua estrela no puder?
Ôôô, uirá, muito grato da entrevista e de chamar atenção pro livro!
SuicÃdio polÃtico e fÃsico é não privilegiar a luta contra a extrema-direita e o milicianismo nas instituições.
Bravo, Safatle! Vc conseguiu, com sua nostalgia das utopias dos seculos XIX e XX, fazer a FSP promover a extrema-direita com suas fotos verde-amarelo. A esquerda se transformou, se diversificou e se complexificou, e isso põe muito medo em qualquer extremismo.
A forma de ser esquerda a partir do marxismo morreu. A esquerda do pós guerra no mundo ocidental é mais hegeliana e ainda é atual. Essa questão de classe social e de confronto final com a vitória da classe operária não existe mais. O Ford-Taylorismo americano e o keynesianismo são o caminho da esquerda atual.
Em linguagem filosófica essa forma de se expressar vaga, dúbia e inconclusiva se chama aporias.
A esquerda morreu na cabeça dele!
Propaganda do livro, mas a opinião é do autor. Essa visão de direita organizada é irreal. São uma orda de retrocesso de costumes, amparados em seitas e fanatismos religiosos e com um senso de inovação e desenvolvimento que, navegando na nau de um pseudo liberalismo, corroem os recursos da terra sem pensar para daqui dois dias. Erro é chamar de direita ou esquerda. A oposição a isso tudo será natural, oriunda da pobreza, dos desprezados, da fome e da terra.
Pra mim, a direita é que é a força real no paÃs, no momento ela apenas foi sequestrada pela extrema direita por falha principalmente da esquerda que, apesar de se dizer progressista, não soube de modernizar, ficando refém da tal pauta identitária que, repetindo, não dá votos.
A esquerda brasileira é diversa, rica e complexa, e se modernizou extraordinariamente. Alimentando-se de movimentos sociais e pesquisas acadêmicas. A reação à distribuição de riqueza é que é monumental, medieval e conspiratória neste paÃs. E a esquerda resiste ao poder do capital reacionário, podendo se aliar ao capital progressista, distributivo, socializante, preocupado com a conservação do meio ambiente e com a justiça social. Essa é a nova esquerda.
O que é modernizar na esquerda? Eu não entendo esse papinho. As relaçoes de produção e de classe continuam as mesmas. Mudou apenas as formas de exploração, como é o caso da uberização, que é uma forma de retirar os direitos da classe trabalhadora.
Para um filósofo materialisma, Safatle exagera no uso de modelos ideais.E restringe-se, para seu diagnóstico, ao PT, partido que, de fato, ja teve vida orgânica e socialmente enraizada, e hoje é quase totalmente uma máquina eleitoral, sob as ordens do maior lÃder popular da história da República. Entretanto, a esquerda vive nas fragmentações da época: no MST, no movimento indÃgena, em Galo, ou em Boulos.O empreendedorismo periferico é cheio de contradições. Mais dialética, por favor, professor.
Vive em Boulos? Então concordo que a esquerda morreu.
A cinversa precisaria ser outra! Por que a direita, através da sua m id ia e dos seus polÃticos, gasta tanto tempo e energia paea ficar contra os lÃderes identificados como de esquerda e contra os programas sociais no paÃs?!
A esquerda da América Latina se desmoralizou com seguidos atos de corrupção e oportunismo de seus dirigentes , principalmente no Brasil , lamentável
Esse Safatle é um bonachão. Infelizmente a esquerda ainda atrabalha o Brasil, com seus populistas, discursos vazios e muita roubalheira contra o Estado Brasileiro. O Safatle escreve textos bobos e utópicos para os grêmios estudantis. Está na hora de ele amadurecer.
O problema da esquerda é q o povo descobriu q ela não presta. O resto é consequência.
Toda generalização é bur ra, ja dizia o genial conservador (do tempo que havia uma direita inteligente), Nelson Rodrigues.
Meu amigo, nem sei quem vc é. Estou me referindo à esquerda polÃtica profissional como instituição. E essa o povo descobriu q não presta. Entendeu?
Um conhecido meu, amigo até, que vive sonegando impostos e mesmo sabendo que eu sou tido como "de esquerda" já me disse isso. Questionado se eu prestava, calou-se. Penso que o senhor Olavo deve ser a pessoa mais correta do mundo. Ou não?
Nunca existiu Esquerda no Brasil, a não ser a semântica da expressão em si, que projeta e alimenta um "debate" excludente dessa ou daquela via. No Brasil, quando muito, as Forças polÃticas em movimento se aproximam do Socialismo capenga e destituÃdo de um ideário futurista. A Direita, igualmente, enquanto ideas polÃticas, nunca existiu por aqui. Apenas um amontoado de gente "rica" (nem tanto) desconectado do que efetivamente é "Direita". Ambos, ED, defendem unicamente interesses imediatos.
Ganhamos a eleição! Imagine se "estivéssemos vivos"... kk. Em tempo: Minha filha de 5 aninhos já sabe cantar "Lulala".
Coitada de sua filha. Canta Lulala aos 5, que triste.
Leva a menina correndo pro médico examinar.
tadinha. A famÃlia vive de esmolas?
A esquerda apenas precisa de bons e sinceros filósofos. Do tipo que jamais são ouvidos.
De acordo com o autor, esse problema se esconde sob a luta com a extrema direita, que acaba legitimando, no plano polÃtico, todo tipo de aliança –inclusive aquelas que implicam a renúncia a bandeiras históricas. Só que, ao agir dessa forma, argumenta, a esquerda admite uma aproximação dos dois polos em disputa que a torna cada vez mais parecida com seus adversários de dez ou 15 anos atrás. "Isso parece responsabilidade no presente, mas é uma forma de suicÃdio polÃtico a médio e longo prazo".
A velha esquerda ainda não morreu, mas seus poucos integrantes estão ficando cada vez mais velhos e morrerão em 20 anos. Fora das universidades federais praticamente não existem jovens que comprem o discurso carcomido da velha esquerda. Os exemplos da história e uma análise das contradições e resultados colocam uma pá de cal sobre o este grupo. Restarão no futuro tonalidades de direita e talvez uma centro-esquerda.
O autor se referiu à Esquerda, mas acredito que este campo é mais amplo, em relaçao à extrema direita. O chamado centro democrático hoje virou um centro de negociações,. A extrema direita se aproveitou do discurso do neopentacostal, coisa que Brizola já denunciava, e hoje se tornou uma seita. A relação desta gente com Ihsr-a-el não se dá apenas porque o governo de lá também de extrema e sim porque defende a visão BÃblica de Davi. Não existe obra, existe somente a fé. Um pecador, mas ungido.
Os pontos fundamentais da esquerda é igualdade e soberania popular? Pensei que fosse a socialização dos meios de produção.
Estamos em 2021 e não na década de 1960. Só os maluquinhos do Pco ainda falam em socialização dos meios de produção.
Socialização dos meios de produção? Gente a esquerda né da arrepios.
O bolsonarismo é uma seita polÃtico religiosa, o lulismo é a outra, não sei porque a da direita é mais forte que o lulismo. Quem desapareceu mesmo foi o centro, foi engolido pela seita bolsonarista.
A Esquerda morreu porque nunca existiu, o que existe por aqui e se intitula de "esquerda" foi uma criação da Oligarquia de Centro nascida a partir da filosofia da Ditadura Militar recente que tinha criado dois Partidos PolÃticos os quais, unidos na elaboração da nova Constituição, armaram o Sistema atual e, como precisavam para se ter credibilidade, criaram o PT e seus derivados, todos originados da Oligarquia, o que se vê atualmente é a "Criatura (Lula) querendo devorar o Criador (Centrão).
Temos tudo que a direita sonha: povo ignorante, regados a igrejas, novelas e futebol Vida que segue e concentração de renda que aumenta.
Deve ser por isso que as regiões do Brasil com os piores indicadores de educação, saúde e segurança pública são, coincidentemente, governadas há décadas pela esquerda.
Uma nação analfabeta, vive de igrejas, trabalho árduo e mal remunerado, novelas, futebol, e patriotismo inconsciente irresponsável. Essa mensagem atingirá 0,00000% da sociedade. A maioria só lê manchetes e corre diariamente e incansavelmente para sobreviver. A luta é árdua, escola e sabedoria ficam para segundo plano. A direita mantém esse ciclo. A esquerda anda perdida para romper. E vida que segue.
É a pura realidade brasileira. Sem acordos um presidente não resiste a meio mandato. A saÃda mais extremista é educação e reeducação do povo brasileiro. Esse caminho, a direita e extrema direita não aceita. A esquerda e a extrema esquerda (esta existe a nÃvel pessoal e não como organização) capenga nesse campo. Até hoje não considerou professores como peça chave para reorganização de nossa civilidade. Seja pelo parco salário, seja por permitir conteúdos puramente tecnicistas.
Extrema esquerda e aquele que prepara o golpe para se perpetuar no poder, se os incautos não conseguem ver, talvez consigam ler, temos várias publicações, talvez em russo não consigam mas tem em inglês e português para um destes leitores.
Na minha opinião, quando um intelectual começa a fazer "provocações" e lançar frases de efeito como "a esquerda morreu" não sei não...
Safatle noa sabe do que está falando, é um provocador ignorante que acha que é intelectual. Uffff, paciencia !!!
"Partilhar colisões" seria a função da classe intelectual? Não é sem motivo que cada vez mais pessoas torçam o nariz para o valor do trabalho acadêmico intelectual.
Safatle rodeia, se aproxima, hesita, mas não fala que o propósito real de sua gramática é determinar como falar e se fazer compreender por uma massa imensa de ignorantes, idiotas e oportunistas pés-de-chinelos acostumados a reagir a palavras de ordem e conceitos enlatados da direita e esquerda.
Os respingos progressistas do Lula, considerado um histórico democrático saudosista, perambulando solitariamente em um espaço de difÃcil trânsito em razão da ascensão da extrema ultradireita, do bolsonarismo (e do trumpismo, do netanyahurismo), que berram sem planos e projetos objetivos para solucionar os reais e gravÃssimos conflitos socioeconômicos (ambientais, climáticos, liberdades..), que estamos vivenciando no âmbito local e global. OBS. O Boulos vencendo ou não em SP é outro Lula...
Complementando o comentário acima, sobre a quem ficará ou quem dará continuidade ao legado do lendário Lula da Silva, que peca por não propiciar o surgimento de novas lideranças ao PT ou à s esquerdas neste paÃs. Creio que o Haddad é um potencial ideológico à s polÃticas sociais, da mesma forma o Boulos, mesmo sendo de outro partido. Ambos podem dar conta da empreitada socialista, com enfase à lutarem pelas injustas desigualdades sociais que impedem o nescessário equilÃbrio e a sensatez democrátic
A maioria das pessoas que se auto definem como “de direita”, na verdade eles nem sabem o que realmente isso significa. Quem estuda, convive e pratica a polÃtica passa a compreender melhor a polÃtica ideológica, com isso deixa de se auto definir como “de direita” e passam a se definir como “de esquerda”.
Qual o motivo de chamar extrema direita e não extrema esquerda uma vez que o maior , é único, representante da extrema esquerda é o nefasto Lula, como o próprio autor define
Só um tonto completamente alienado da realidade para chamar Lula de extrema esquerda. Eu não entendo porque esse tipo de "gente" assina um jornal, eles já tem a sua realidade paralela.
Lula? O cara que enriqueceu bancos e se orgulha disso? O cara que nunca fez nenhuma reforma estrutural e se orgulha de projetos assistencialistas? O cara que escanteia a esquerda programática e se alia ao centrão e à direita? O cara que mais fez parceria público-privada e propôs privatizar presÃdios? Extrema esquerda seria dar o poder ao trabalhador. Cada dia com Lula no poder é uma derrota pro trabalhador e uma peneirinha pra tapar o sol. Lula só é extrema esquerda pra qm é de extrema direita.
O grande erro da esquerda é ter unicamente o Lula como âncora. Na verdade ele é um oportunista que tem um comportamento semelhante a um pêndulo, e na verdade não se mostra confiável com ninguem. Inegavelmente está penando neste terceiro governo, pois pelo que se diz, vendeu uma coisa ao centrão e não deseja ou não pode entregar. Na verdade não pode se afirmar onde isto terminará.
A direita está vivÃssima, no ponto, pra ressuscitar a esquerda, com a mesma pauta de sempre, no enredo da trama que não muda nada, nas próximas eleições. Da até um certo tédio.
Eu compreendo a mensagem do autor, bastante explÃcita no conteúdo, e leio os comentários ácidos dos direitistas derrotados nas urnas, inconformados com o retorno da esquerda ao Poder: a chama que mantém viva a união da direita é a mesma chama da falta de autocrÃtica que matou a esquerda, e a direita ainda não enxergou isso. A direita está assim, vivÃssima, no ponto, pra ressuscitar a esquerda morimbunda. O enredo do filme não muda em 2026.
Algumas das idéias-força que estruturaram a ação da esquerda atingiram seu objetivo, por isto esgotaram-se. O MST foi a que mais me chamou a atenção, reinventou-se em agricultura 'orgânica' pois os assentamentos provocaram o esgotamento da demanda. E ainda, a nova geração quer ir pra cidade estudar. Outras linhas também se esgotaram ou chegaram ao que era possÃvel. Tem que reformular, portanto. Autogestão tem existido bastante, só não vai pro lado que a esquerda imaginava...
O que o mundo precisa, é de ambidestros. Ou será que a necessidade é de quadrúpedes? Sempre que algum eminente esquerdista morre, seu sangue irriga a terra, e brotam novos rebentos, sedentos de justiça social. Quanto a direita, extremistas, são prova de que os genes neandertais estão aflorando, mais ativos do que nunca, ignorantes, agressivos, querem resolver tudo na base da força, clava, armas, veneram o conflito, bestas feras selvagens.
safatle é o pessimista necessário. lula é uma estrela de carne e osso. que um dia n estará mais aqui. eaà ?
Se não consegue explicar, vamos conseguir confundir !! Esse autor deve estar vivendo ainda a utopia que persegue os lunáticos. Esquerda ?? Que esquerda ? Tiraram o grande guru das masmorras, para o delÃrio dos viajantes e agora estão se sentindo órfãos, porque se tocaram que a maionese já estava estragada !!
Em suma, você não entendeu nada. Como vocês de extrema direita tem certo déficit cognitivo, quem sabe se você ler bem devagar consegue entender alguma coisa.
O histriônico Safatle.
Concordo que a esquerda morreu, falta somente o enterro.
A esquerda morreu? Só esqueceram de dizer isso para a grande msuoria da população da América Latina.
Se fizesse um pesquisa direcionada aos extremistas com á seguinte pergunta : O que é ser da extrema direita(Ideologias) Tenho certeza absoluta que ninguém conseguir responder ,portanto não existe força chamada extrema direita Brasileira ,e sim ó dio a tudo(Um vazio) !
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustríssima > Esquerda morreu e extrema direita é única força real no país, diz Safatle Voltar
Comente este texto