Ilustríssima > Esquerda morreu e extrema direita é única força real no país, diz Safatle Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 4 Próximas
Há uns 20 ou 30 anos atrás, a esquerda ainda discutia a necessidade urgente de uma reforma agrária. Era um tema importante. Alagoas importa 95% dos alimentos básicos. A maioria absoluta das terras produtivas são cultivos de cana-de-açúcar ou pastos. O resto é sertão, semiárido, improdutivo. Reforma agrária é apenas mais um dos temas abandonados.
O fato é que a sociedade, organicamente multicolorida, começou a ter espaço para aparecer, se manifestar e assumir seus múltiplos aspectos. Assim o sentido de esquerda ou direita acaba perdendo sua preponderância, mas com a diferença que a primeira, a esquerda, tem visão de coletividade, enquanto que a outra, a direita, é individualista em sua essência.
Lula esculhambou com a esquerda. Se abraçou com Alckmin, Meireles, Joaquin Levy, Eunicio Oliveira, Renan Calheiros, Romero Jucá e, agora, nos brinda com "Boulos e Marta Suplicy" em nome da governabilidade: a dele, que de esquerda não tem nada. Continua dando migalhas aos pobres e enchendo os bolsos dos banqueiros e rentistas.
Esquerda nos últimos 20 anos governou 15 anos, então, acho que não morreu, ao contrário só está nascendo.
Ora... Foram os radicalismos e erros da esquerda no passado que permitiram a emancipação dessa extrema direita. Concordo que são fortes, porém não têm propostas que possam modificar as estruturas sociais vigentes, além de terem feito muito estrago à democracia e à relação entre os três poderes. Comportam-se como anarquistas do conservadorismo, que apenas desejam manter seus privilégios em detrimento de avanços sociais reais. A esquerda atual está correta.
Esquerda nos ul
A esquerda verdadeira morreu quando o Lula assumiu o governo em 2003 e deu um chute na bunda dos seus seguidores e correu abraçar tudo o que tem de podre na polÃtica que nós tanto combatÃamos. O Salario mÃnimo constitucional, educação e saúde de qualidade para todos, que não é de graça. todo trabalhador paga impostos suficiente para ter saúde e educação de primeiro mundo. Hoje está aÃ, 70% dos trabalhadores vivendo de auxÃlios e pagando os impostos mais caros do mundo e sem esperança de melhora.
Tudo isso que você diz que ele dá sai do lombo dos trabalhadores. O salario mÃnimo não dá nem para comprar comida e o governo dá 6,9% de aumento no salario mÃnimo e dá 300% de aumento no salario do governo de minas. tudo o que o governo dá sai do salario dos trabalhadores que paga mais de 60% de impostos. E para os R$53 bilhões que o governo está usando para comprar apoio dos parlamentares.
João, ainda existem premissas e ideais dessa esquerda que você conheceu décadas atrás. Basta ver os programas sociais em curso neste governo, seja na educação, na saúde, para pessoas desassistidas, valorização do servidor público etc., que não foram vistas em outros governos. Isso precisa ser reconhecido e valorizado. Ao mesmo tempo, precisamos entender o nosso sistema polÃtico, especialmente nos dias atuais. E outra: radicalismos não elegem nem pra sÃndico mais.
A extrema direita esta povoada de pessoas que reúnem tudo o que a humanidade tem de pior.. Elitismo, exclusão social, homofobia, racismo, xenofobia, egoÃsmo, concentração de renda, indiferença com sofrimento alheio, fascismo, violência etc. Infelizmente a nova midia das redes sociais com suas virulência, e fake News , só veneficaram os grupos que idolatram estas coisas. A esquerda definha. Mas o Humanismo esta acima disso tudo e vai vencer no final. A escoria humana não vai vencer.
A esquerda brasileira só tem Lula, quando ele sair de cena, acabou. Será lindo!
A direita só tinha esse lixo, bolsonaro, e perdeu mané...
A ca dela do fas cismo está sempre no cio
A direita brasileira só tem Bolsonaro, ele saiu de cena, acabou mané, perdeu!
Acabo de descobrir que é possÃvel publicar qualquer coisa invocando um tÃtulo acadêmico ou coisa que o valha.
Muito "fatalismo" sobre a esquerda e superestimação da tal "extrema-direita", que é autofágica por natureza.
Mané é você Celso, eu não sou nem Lula e nem Bolsonaro é você é quem chu pa as bolas de polÃtico.
deus te ouça
Perdoe-me mas a primeira coisa que veio à mente após ler a matéria foi a música Maluco Beleza, do Raul. Sugiro a leitura do filósofo espanhol Daniel Innerarity; a esquerda tem muito para se ocupar. A extrema direita mundial é apenas um coletivo de ignorantes que vive de fake news, por isso parece ter uma “causa”.
Vou seguir minha maxima: em festa de jacu , nhambu nao entra. Tomara q esteja certo o rapaz
1.4. A esquerda não morreu. Pelo menos não como campo polÃtico para a transformação social e econômica. Entretanto, há problemas sérios, internos. Como o autoritarismo identitário, o qual se assemelha muito ao bolsonarismo, minando a própria esquerda. Ademais, a esquerda acadêmica não é pragmática: ela abraça discursos pouco verossÃmeis, e.g., acreditando que existam soluções fora da economia de mercado (com mais ou menos estado) passando por uma revolução de pequenos burgueses conscientes.
2.4 O empreendedorismo periférico e a teologia da prosperidade (neopentecostal) oferecem tábuas de salvação (sic), por isso o crescimento e abrangência, apesar de inúmeras picaretagens de apóstolos, bispos (sic) etc. Entretanto, leiam o artigo de Safatle 16 de dezembro de 2020, sobre a não existência de heterossexuais. Uma das conclusões é a busca de destituição da gramática heteronormativa.
Uma besteirada essa de dizer que näo existem heterosexuais.
3.4 O pressuposto (implÃcito) do autor é de que a linguagem constituiria a realidade ao nomeá-la, de que a palavra inventaria o mundo – quase que - ex nihilo. Entretanto, a realidade concreta é justamente ao contrário. Evidência neste caso? O Relatório Kinsey sobre comportamento sexual. O impeachment de Dilma foi golpe porque alguém do departamento de filosofia o nomeou como tal? Evidência neste caso? STF, congresso e instituições
4.4 O pior desempenho econômico da economia brasileira se deveu ao bolsonarismo? Bem, a nova matriz econômica começou em Dilma I e Bolsonaro apenas começou seu governo em 2018...Temer foi escolha consciente do PT. Há um delÃrio em discursos que agitam a militância e certos nichos moderninhos (como aquele contra a heteronormativade a partir de Lacan) mas que não ajudam a matar a fome do povo...preferem culpar terceiros ou o homem branco hetero cis. Acordem!
É...nesse tom só Freud explica...
Uma pessoa em negação assim como vários nós comentários. A esquerda não é tão forte quanto vocês temem que seja, apenas isso. Do outro lado está uma direita quebrada e refém de milicianos. Quem morreu mesmo?
Essa extrema direita, como não poderia ser diferente, sua postura retrógrada alçou vôo de galinha aqui no Brasil, o suficiente para provocar o tamanho do estrago que culminou no "dia da infâmia", com a tentativa de destruir os sÃmbolos dos Três Poderes.
O resumo é e tudo gira em torno do que quer e pensa a elite. Ainda mais quando a classe média é tratada com indiferença pelos governos progressista como os governos de Lula. Elite que considero das piores do mundo é predatoria escravagista entreguista golpista corrupta e muito hipócrita e tem na grande mÃdia sua caixa de ressonância
Safatle foi no ponto. Ninguém acredita mais em melhorar as condições do trabalhador, em educação pública de qualidade para todos; porque agora todo mundo quer brincar de CEO de empresa. Essa militância identitária idolatra o empoderamento, pois no fundo quer ser tão opressora quanto quem a discrimina. A extrema direita agradece.
Esse cara escreveu a matéria bêbado; nunca vi uma análise tão tresloucada!
Sou casada con um filösofo e estou acostumada a ler e ouvir coisas complicadas, mas esse dai escreve täo complicado que até eu fiquei desorientada.
Também achei péssima.
A extrema-direita é golpista, racista, homofóbica e misógina e com a vitória do Lula nas condições que foi obtida mostra sua pujança. Bolsonaro detonou 300 bilhões de reais ilegalmente para se reeleger e foi o único presidente depois da redemocratização que não conseguiu. Além disso se tornou inelegÃvel e será preso. Diante do exposto. não vejo onde o autor se baseou para formular esse pensamento
Boa, excelente análise!
Errata: a democracia mostra sua pujança
Nunca li tanta besteira em um artigo tão longo. É só analisar os fatos pra verificar que quem morreu de inanicao foi a extrema direita ...
Não, a extrema-direita anda não deu o último respiro porque numa comparação lógica com as esquerdas está o dinheiro. A extrema-direita tem sustentação financeira, eis a diferença no enfrentamento com o outro lado, é isso que a faz teimar a existir e a tentar institucionalizar a mentira. Há muito dinheirudo escondido patrocinando e mantendo tudo isso que é a chama da extrema-direita aqui e no mundo afora. O resto é baboseira de um escritor mal informado.
Sem a esquerda manca o que resta são fascistas imundos que se lambuzam e sorriem diante da miséria que impõe e participam diretamente da morte de milhões de pobres, famintos e desdentados que é a quase cem por cento da população brasileira.
Na realidade, nesse Brasil no qual as leis, regras, etc são criadas por indivÃduos compromissados apenas com o que vão ganhar, pobre, Ãndio, negro, etc só são citados nos discursos inflamados. Daà até a ação efetiva é uma distância quase infinita. Se o bolso é esquerdo ou direito pouco importa; o importante é que o dinheiro venha...
Chega de lero-lero! O povo quer soluções, não importa de onde venham. A esquerda fez os brasileiros sonharem com um paÃs justo. Ficou 12 anos no poder e não resolveu os problemas da educação, da saúde, da segurança e da habitação, sem falar em outros como o da infraestrutura, apesar de alguns avanços. O paÃs continua com os mesmos problemas seculares. Como foi a esquerda que propôs um novo paÃs e não o fizeram, são bem mais cobradas que a direita, que usa isso tudo a seu favor.
E a extrema direita terrorista fez o paÃs retroceder 59 anos, com adoração a Ulstra e outros ban di dos.
Não se constrói e nem se mantém uma democracia reduzindo a polÃtica a posturas radicais, antagonizadas por polos opostos. A esquerda radical nunca prosperou no Brasil. Lula só foi eleito presidente quando adotou a modo lulinha paz e amor, no que fez muito bem. Em 2022, se não tivesse negociado alianças, terÃamos novamente o inominável no poder, sem nem precisar de golpe.
Se a constelação progressista se agrupar em torno de um projeto real e factÃvel de renda mÃnima, o debate se a esquerda existe ou não se esvazia. A extrema direita detesta pobre e só dura a primeira eleição. Aà perde ou tenta golpe.
Manchete ruim, intencionalmente distorce o texto do autor. Este, por sua vez, deveria cuidar melhor das palavras, para evitar o uso indevido do seu discurso para produzir outros sentidos.
Eu acho que num horizonte distante, a extrema-direita cai. Vamos supor que Bolsonaro ganhasse e impusesse seu projeto. Os evangélicos podem ficar felizes com sua agenda de costumes retrógrada imposta. Mas daqui 50 anos, quando os pentecostais continuarem pobre, as condições de trabalho piorarem e o pior, Jesus não tiver voltado, continuarão defendendo isso?
Uspianos aristocráticos como Safatle olham o povo com asco, como uma massa de manobra que precisa de uma vanguarda, a história do Brasil mostra que as pessoas mais simples, quando tiveram possibilidade, votaram em projetos democráticos, por isso a constância de golpes no paÃs para derrubar a escolha da maioria. O bolsonarismo ganhou usando uma máquina inédita de desinformação pelas redes sociais e com o episódio da facada, do contrário estaria na lata de lixo. O autor é um adorniano dos Jardins!
Como você bem descreveu, Francisco, só observação, fatos, análises das contradições e conflitos presentes podem orientar a ação em favor dos desprevilegiados.
Acredito que a esquerda brasileira sofra de mau semelhante ao sofrido pela Igreja Católica. Enquanto o catolicismo prega que uma vida correta lhe garantirá uma pós vida eterna no céu, as Igrejas Evangélicas pregam que se você for fiel à Igreja, será recompensado com prosperidade nesta vida. Assim, a direita usa de mesma lógica, tendo como modelo a classe média dos EUA, predominantemente evangélica, como algo possÃvel de ser atingido nesta vida, bastando abraçar o neo liberalismo.
No vórtex dos ódios e da desinformação das redes, da sanha por autenticação e identidade grupal, pouco sobrará e a ameaça de uma sociedade cada vez mais tribal, violentÃssima, já está em toda parte..
Outro ponto que tem que ser revisitado é que a esquerda brasileira foi construÃda com os valores dos pensadores das revoluções do proletariado, que têm mais de um século. Houve pouca renovação ideológica nos discursos da esquerda brasileira.
Vou comprar ou "ganhar de presente" e ler, com fiz com os outros livros do autor.
Já acho que a Exrema direita vive um estertor. Sem projeto polÃtico viável que não seja a pauta neolibiral e a desconstrução das instituições sociais e democráticas, não passa de um fósforo.
Eu achei que o cara ia fazer uma análise séria da "condição dce" da esquerda brasileira, mas optou pela mesma verborragia burocrática dos comitês e da mudança de mundo a partir de dogmas, que ele chama "gramática". Cheiro de mofo no ar
Essa ideia de que a "esquerda morreu", só existe hoje a direita etc, são ideias de momento e sempre haverá os pessimistas de plantão, a diferença entre esquerda e direita é clássica e atemporal: a primeira acredita que existem sistemas de governo que podem mudar a realidade das pessoas, afastando-as da miséria e da pobreza, enquanto a segunda acredita que sempre existirão pobres e que está tudo bem assim.
Bravo!!
O que morreu na esquerda foram sonhos de igualdade absoluta que não de coadunam com a naturalidade nas relações humanas que privilegiam seu cercado em torno , sempre. Há uma nova esquerda surgindo muito mais consciente representada por exemplo por Tábata Amaral e outros . Agora precisa o Lula e PT saÃrem da frente e abrir espaço para o novo no século XXI.
Tabata Amaral, aquela que teve os estudos financiados pelo dono da Ambev, né? Tabata Amaral é esquerda fake, que votou a favor das reformas da previdência e das retiradas de direitos dos trabalhadores com carteira assinada... Deixa de passar vergonha....
Safatle é um intelectual de respeito, tem algo a dizer e ser ouvido, embora eu discorde de algumas de suas ideias. O fundamental na atual conjuntura histórica é isolar a extrema-direita, até por questões sanitárias, como a sociedade alemã foi a primeira a perceber.
Na minha opinião, a estrutura produtiva do Brasil ainda é, em grande parte, colonialista, a qual precisa da exploração da mão-de-obra e dos recursos naturais, sem qualquer "regulação". Esse tipo de estrutura só pode ser rompida com uma revolução, onde não se tem as garantias do que vem depois ou, com um processo contÃnuo e relativamente longo de investimentos em ações de incentivo à cidadania, educação e cultura.
A extrema direita não tem nada de novo a apresentar. Aliás muitas das absurdas teorias da Conspiração são exatamente iguais as daquele asqueroso panfleto de mentiras, os protocolos dos sábios de Sião. É incrÃvel como os absurdos são parecidos mudando apenas o inimigo que não existe.
Safatle é um profeta apocalÃptico romântico
Lendo a reportagem, repete-se aquele discurso antiquado, voltado única e exclusivamente para o atrasado progressismo. Palavras como ruptura, com os velhos ataques ao capitalismo, já ficaram para trás há muito tempo. Como citado o exemplo da Argentina, é o melhor para comprovar como que não dá certo o conceito de busca igualdade da esquerda. O paÃs vizinho aumentou sua linha de pobreza, com explosão da inflação etc. Cadê a igualdade? Cadê a solução? A esquerda não a tem.
Ando pensando nisso o paÃs é maravilhoso, mas a unica saÃda então para a maré de ignorância é Cumbica,é pra quem pode não é pra quem quer. Belo intelectual.
Com idéias como " autogestão da classe proletária" a " izquierda" vai pro brejo de uma vez por todas! Onde isso deu certo? Na China? Venezuela? Cuba? Coréia do Norte? Tá velhinho hem cara!
Análise corajosa em tempos sombrios de polarização e ódio extremos.
Análise necessária do professor Safatle. A adesão de quase toda a esquerda ao vale-tudo eleitoral, a transformou nessa caricatura trágica de auxiliar "progressista" das polÃticas neoliberais. Jogou fora a bandeira da ruptura, e janta na mesa da banqueirada.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustríssima > Esquerda morreu e extrema direita é única força real no país, diz Safatle Voltar
Comente este texto